Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

IntelHardware

Intel lança CPUs Cascade Lake-AP com até 48 núcleos

Intel lança CPUs Cascade Lake-AP com até 48 núcleos

05/11/2018 10:48 | | @kerberdiego | Reportar erro





Share on Google+

Ironicamente depois de acusar a AMD "grudar" vários processadores para fazer a linha Epyc, agora foi a vez da Intel apresentar uma solução com múltiplos dies em um único produto. A empresa fez o anúncio da Cascade Lake-AP, uma linha de processadores Xeon voltados a servidores com um total de 48 núcleos.

O processador traz dois dies conectados em uma estrutura MCP (Multi-Chip Package, ou pacote com múltiplos chips em tradução livre), uma abordagem que não era usada pela empresa desde a geração Kentsfield, entre 2006 e 2009. Além dos 48 núcleos, ele conta com até 12 canais DDR4 de comunicação de memória, podendo chegar a 96 núcleos e 48 canais de comunicação em um sistema com dois soquetes.

De acordo com a Intel isso torna esses produtos os mais potentes disponíveis no mercado para HPC (high-performance compunting, ou computação de alto desempenho), pronto para ciclos de trabalhos intensos em inteligência artificial ou PaaS (Plataforma como Serviço), oferecendo infraestrutura de alta performance na nuvem.

Para conectar os dois dies é usada a tecnologia Ultra Path Interconnect (UPI), tecnologia que segundo a Intel é superior ao Infinity Fabric da AMD por apresentar maior consistência em performance e melhor escalabilidade. Esse protocolo já é usado para a comunicação de servidores com até oito soquetes no mesmo sistema. O UPI substitui o QPI utilizado anteriormente, e melhora a comunicação entre os componentes em diversos aspectos.

Os chips baseados nessa plataforam com MCP devem chegar em 2019. 


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *