Já faz parte do pacote básico dos mitos dos hardware: as fabricantes sabotam a performance de seus produtos a longo prazo para dar uma motivação adicional no upgrade. A teoria acabou se confirmando com a Apple, que realmente reduz performance em iPhones para compensar a degradação da bateria. No mundo dos PCs, de tempos em tempos corre o boato que um novo driver está sabotando o desempenho de uma placa de vídeo.

Uma das empresas mais citadas nesses casos é a Nvidia, e que novamente está nos grupos de Whatsapp e de Facebook como vilã em um suposto downgrade na nova versão do driver. Um dos vídeo mais compartilhados é esse aqui, do Testing Games, mostrando que a versão GeForce 399.24 WHQL, lançado no dia 10/09, entrega em torno de 10% mais desempenho que a GeForce 416.16 WHQL, lançado em 04/10, uma variação de performance consistente ao longo dos testes e bem acima de uma margem aceitável de erro.

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i7-6950X - Análise
- Placa-mãe Asus X99 Strix - Análise
- Placa de vídeo Gigabyte GeForce GTX 1060 6GB G1 Gaming - Análise 
- Kit de memórias Kingston HyperX Predator DDR4 32GB 3000Hz (4x8GB) - Análise
- SSD Kingston HyperX Savage 240GB - Análise
- SSHD Seagate 2TB SATA3 - Site oficial
- Sistema de refrigeração liquida Thermaltake Water 3.0 Riing RGB 280 - Site oficial
- Fonte de energia Thermaltake Toughpower DPS G RGB 850W Gold - Site oficial
- Gabinete Thermaltake Core P3 - Site oficial
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz - Site oficial

Colocamos em ação nossa bancada de testes de placas de vídeo e uma GTX 1060 6GB, o mesmo chip gráfico usado pelo Testing Games, e rodamos uma bateria de testes com ambas as versões. Os resultados são os seguintes:

Em praticamente todos os testes o driver 399.24 entregou o melhor resultado. Porém as diferenças não significativas o suficiente para representar algo relevante, já que temos aqui uma variação inferior a 5%. É normal um benchmark apresentar pequenas variações nos resultados em diferentes rodadas de testes, então os singelos 1 ou 2 quadros por segundo de diferença na média não representam uma mudança digna de nota, tanto do ponto de vista estatístico quanto na experiência de um gamer, que jogando com a taxa de quadros em 52 ou 54 FPS, tem basicamente a mesma experiência.

Não há mudanças significativas no desempenho na comparação entre drivers

A mudança mais relevante foi em Shadow of the Tomb Raider, e não tem nada a ver com os meros 2 FPS a mais de média (novamente, dentro da margem de erro) que o driver mais recente entregou. O teste em 399.24 apresentou um artefato na renderização, fazendo as nuvens piscarem de um jeito estranho, algo que foi normalizado no 416.16. Isso mostra mais uma vez a importância de manter seus drivers em dia, não apenas por questão de performance, mas também para correções de bugs.

O caso mais grave no comparativo do Testing Games foi a variação no Forza Horizon 4, algo quem em nossos testes... não se replicou. Tivemos rigorosamente a mesma média de quadros rodando em ambos os drivers, lembrando que não dá pra usar o Afterbuner nesse game, então só podemos gerar o relatório da média de quadros. 

E se piorou no meu?
A situação que criamos obviamente não reflete todos os PCs que existem por aí, e não é totalmente descartada a chance de que sua configuração específica esteja passando por alguma instabilidade após uma atualização. Aí o ideal é começar reiniciando o sistema, para garantir que não há algum resquício de arquivos em cache de uma compilação anterior. Mantendo o problema, fazer uma instalação limpa ou usar aplicações como o Display Driver Unistaller e fazer a instalação do driver do zero podem ajudar a resolver alguma influência de drivers anteriores, ou até mesmo de outras fabricantes, atrapalhando.

Não fica descartada a possibilidade de que um novo driver traga algum bug, e nesses casos é bom buscar ajuda. No caso da Nvidia, um bom lugar para começar é o fórum oficial da empresa. Também vale dar uma conferida no próprio fórum do Adrenaline ou ir para a boa e velha busca na internet, listando o seu hardware e o jogo que está com problemas.