Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

AMDHardware

AMD faz prévia de "modo dinâmico" que melhora performance de CPUs Threadripper

AMD faz prévia de "modo dinâmico" que melhora performance de CPUs Threadripper

08/10/2018 08:46 | | @kerberdiego | Reportar erro





Share on Google+

A AMD divulgou detalhes de uma nova configuração para operação dos processadores Threadripper, o "Dynamic Local Mode", algo como "Modo Local Dinâmico", em tradução livre. Ele tenta corrigir um dos pontos fracos dos processadores com alta contagem de núcleos da empresa, que é o acesso lento às memórias.

O salto de desempenho em games do
Threadripper 2990WX com o novo driver GeForce

O problema surge porque dos quatro dies que compõem os modelos Threadripper, apenas dois possuem canais de comunicação com as memórias (die 0 e die 2, na ilustração acima). O gargalo surge principalmente em produtos com mais de dois dies ativos, o que acontece no Threadripper 2990WX e no recém-lançado 2970WX, com uma queda significativa das latências e por consequência perda de desempenho em aplicações que dependem de eficiência nesse aspecto, algo que fez com que o 2990WX oscilasse em nossa análise, em alguns momentos se saindo muito bem, em outros, nem tanto.

Análise: MD Ryzen Threadripper 2990WX

A solução que a AMD está trabalhando passa por um ajuste dinâmico da alocação de recursos nos Threadripper. Via software a AMD irá migrar de acordo com a demanda o uso dos threads, focando em apenas núcleos com acesso rápido às memórias quando o aplicativo necessita dessa característica, ou se distribuindo entre todos os núcleos quando a aplicação escala bem em 24 ou 32 núcleos. Isso quer dizer que um game será rodado prioritariamente nos 16 núcleos com melhores latências com a RAM, enquanto uma renderização vai ser distribuída por todo o CPU.

Como ganhar performance em games no Threadripper 2990WX

Já era possível melhorar o desempenho configurando manualmente o processador para operar ou com todos os núcleos ativos, ou desabilitando alguns, dependendo do uso que o usuário faria. A grande vantagem do modo dinâmico é que ele se adapta automaticamente à demanda e que não é necessário reiniciar o computador para alternar entre essas duas possibilidades.

O modo local dinâmico estará disponível apenas no 2990WX e no 2970WX, mas não é uma limitação por serem os produtos topo de linha Threadripper. Modelos como o 2950X e 2920X, por exemplo, possuem uma estrutura em que não existem núcleos sem acesso direto às memórias RAM, então não há necessidade de implementar uma solução como essa. O novo recurso chega aos processadores Threadripper com alta contagem de núcleos a partir do dia 29 de outubro, e poderá ser configurado no Ryzen Master.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *