Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

PC Games

Nova versão da Steam Play traz Proton para rodar jogos do Windows em Linux

Nova versão da Steam Play traz Proton para rodar jogos do Windows em Linux

22/08/2018 09:46 | | @joao_gan | Reportar erro

22/08/2018 09:46 | | @joao_gan | Reportar erro





Share on Google+

A Valve disponibilizou uma nova versão da Steam Play que incorpora sua nova ferramenta pra rodar jogos do Windows em Linux, a Proton. Agora que a informação não é mais um rumor, a empresa confirmou que tem trabalhado com a CodeWeaver para fazer uma distribuição modificada do Wine (como muitos usuários do Adrena chegaram a especular) a fim de tirar dos desenvolvedores o ônus de otimizar os jogos para ainda mais uma plataforma.

A versão modificada pela Valve do Wine, chamada Proton, traz algumas melhorias específicas voltadas para games, como performance de multi-thread otimizada, suporte melhor para tela cheia, suporte melhorado a controles e disponibilidade para bibliotecas Steamworks e OpenVR.

Apesar de já ter sido disponibilizada para os usuários finais através da nova atualização da Steam Play, a nova ferramente ainda está em desenvolvimento e, no momento, a Steam só garante os seguintes jogos:

- Beat Saber
- Bejeweled 2 Deluxe
- Doki Doki Literature Club!
- DOOM
- DOOM II: Hell on Earth
- DOOM VFR
- Fallout Shelter
- FATE
- FINAL FANTASY VI
- Geometry Dash
- Google Earth VR
- Into The Breach
- Magic: The Gathering - Duels of the Planeswalkers 2012
- Magic: The Gathering - Duels of the Planeswalkers 2013
- Mount & Blade
- Mount & Blade: With Fire & Sword
- NieR: Automata
- PAYDAY: The Heist
- QUAKE
- S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl
- Star Wars: Battlefront 2
- Tekken 7
- The Last Remnant
- Tropico 4
- Ultimate Doom
- Warhammer® 40,000: Dawn of War® - Dark Crusade
- Warhammer® 40,000: Dawn of War® - Soulstorm​

Os jogos que rodam no Linux pelo Steam Play ainda não vão aparecer na loja como sendo compatíveis com Linux, já que o suporte não é nativo, então eles não são oferecidos para compra diretamente no sistema operacional, tendo que ser adicionados à sua biblioteca por outros meios.

Os usuários podem, por sua conta e risco, rodar qualquer jogo da sua biblioteca Steam em Linux indo nas configurações da Steam Play e marcando a opção "Enable Steam Play for all titles" (disponibilizar a Steam Play para todos os títulos). Neste caso você vai poder tentar rodar qualquer jogo com o Proton, mas a Valve não garante mais que não vai ter bugs, especialmente com jogos que fazem uso pesado de DRM e soluções contra cheats.

Enquanto isso a empresa segue testando mais jogos e garantindo seu funcionamento correto no Steam Play. A lista de prioridades de jogos a serem testados é definida pela Lista de Desejos dos usuários. Os jogos mais populares serão testados primeiro.

Para mais informações a respeito do Proton, incluindo o link do seu código (já que é open-source), confira a página da comunidade da Steam, em inglês.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *