Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

AMDHardware

Slides vazados mostram estrutura dos novos Threadrippers e ganho de desempenho do 2990WX

Slides vazados mostram estrutura dos novos Threadrippers e ganho de desempenho do 2990WX

07/08/2018 13:48 | | @kerberdiego | Reportar erro





Share on Google+

A AMD já fez o anúncio oficial da nova geração de processadores Threadripper, porém não foi a fundo nos detalhes da arquitetura. Agora slides vazados pelo KitGuru mostram um pouco mais da estrutura dos múltiplos dies usados para chegar a contagem de até 32 núcleos no modelo mais parrudo da família, o 2990WX.

Veja as especificações dos Threadrippers de segunda geração e comparação com os anteriores

Não chega a ser uma surpresa como o feito de engenharia foi alcançado. A AMD ativou os dois dies que na primeira geração até estavam lá, mas não tinham uso. As imagens exibidas pelo pessoal KitGuru mostram como a empresa estruturou o chip com dois dies se comunicando com as memórias através de um canal duplo (dual-channel). Isso leva a um efeito óbvio: os outros dois dies ficam sem um canal de comunicação, dependendo dos outros dies para acesso aos dados nas memórias RAM, algo que deve impactar negativamente nas latências das memórias.

Isso impacta na performance, como fica evidente nos próprios comparativos que parecem ser da AMD. Os slides falam em um ganho de 64% quando comparado o 2950X versus o 2990WX, o que mostra que mesmo tendo o dobro de núcleos, isso não quer dizer que o hardware irá escalonar no mesmo nível.

Os slides também mostram múltiplos modos de operação do Threadrippers. Continuam em ação os modos Creators (com todos os núcleos ativados) e o Gaming (com apenas parte ativado). Assim o usuário pode tirar mais proveito de todos os núcleos e threads em aplicações profissionais mas também alternar para um modo de melhor compatibilidade com games, que raramente tiram benefícios de uma contagem alta de threads. Os modos UMA e NUMA continuam disponíveis no 2950X, com vantagens para cada um dependendo da situação.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *