Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

GoogleInternetSegurança

Google Chrome consome até 13% mais RAM por causa de update contra Spectre

Google Chrome consome até 13% mais RAM por causa de update contra Spectre

12/07/2018 20:12 | | @supermognon | Reportar erro





Share on Google+

Já estamos na metade do ano e a vulnerabilidade Spectre ainda está causando dores de cabeça. A Google anunciou um novo recurso para o Chrome chamado Isolamento de Sites que promete mitigar de vez a falha de segurança, mas trazendo um aumento de até 13% no consumo de RAM do navegador.

Em uma publicação feita no site de segurança da Google, o engenheiro de software Charlie Reis revelou que a novidade aumenta o uso de RAM de 10 a 13% devido ao processamento extra.

O recurso de isolamento de sites subdivide a renderização das páginas abertas no navegador em processos individuais, o que aumenta consideravelmente a segurança e evita o vazamento de dados para aplicativos maliciosos. Por outro lado, a carga de processamento extra acaba pesando na memória, para a infelicidade de quem possui 4GB de RAM ou menos.

A vulnerabilidade Spectre foi divulgada no começo do ano e afeta processadores Intel, AMD e ARM. A Google já liberou o isolamento de sites para 99% dos usuários do Chrome no Windows, Linux, Mac e Chrome OS.

O 1% de usuários que está sem a atualização está sendo usado momentaneamente como amostra para aprimoramentos na tecnologia, que deve receber otimizações futuramente. 

"A nossa equipa continua trabalhando arduamente visando otimizar este comportamento para manter o Chrome rápido e seguro",
-  Charlie Reis, engenheiro de software na Google

Além de trazer otimizações de performance para o Chrome no PC, a equipe de segurança também pretende lançar o isolamento de sites para o Chrome nos smartphones.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *