Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

NvidiaHardware

A nova GT 1030 não serve pra jogos e ainda vai causar confusão

A nova GT 1030 não serve pra jogos e ainda vai causar confusão

29/06/2018 18:27 | | @kerberdiego | Reportar erro





Share on Google+

Diego Kerber

Vida Digital

Essa semana o pessoal do Gamer Nexus publicou seus testes com a GT 1030 equipada com DDR4 e, como já mostravam alguns outros testes na internet, a placa realmente apresenta um desempenho pífio ao lado da capacidade do outro modelo homônimo, a GT 1030 equipada com memórias GDDR5. 

Nvidia começa a vender GT 1030 com clocks de memória reduzidos

Trazer produtos novos com nomenclaturas iguais não são uma novidade nem pra Nvidia, nem para outras marcas de hardware, sendo que um exemplo é a GeForce GTX 1060, que depois ganhou uma versão com 3GB, e ainda mais recente a GTX 1050 que ganhou uma versão com 3GB. Mas o caso da GT 1030 DDR4 traz essa política a um patamar muito discutível: a placa simplesmente é um produto totalmente diferente em performance.

Referenciando novamente os testes do Gamer Nexus, e também esse comparativo acima, falamos de uma placa que eventualmente não entrega nem metade do que a GT 1030 GDDR5 era capaz, porém ambas as placas tem essencialmente o mesmo nome. É um caso bem pior do que a GTX 1060 3GB, pois aquela placa apresentou uma perda de desempenho de 10% e eventualmente você precisa reduzir qualidade de texturas ou resolução por conta da VRAM a menos, mas ainda é um produto relativamente capaz de desempenhar a função. A GT 1030 foi praticamente aleijada de sua capacidade de rodar games.


Veja a diferença de desempenho que as GT 1030 podem apresentar. Testes: Gamer Nexus

A GT 1030 com DDR4 foi praticamente aleijada de sua capacidade de rodar games

Qual a melhor? GeForce GTX 1060 3GB vs GeForce GTX 1060 6GB

 

A Nvidia obviamente sabe das capacidades (ou incapacidades) de seus produtos, e tinha outro objetivo para esse modelo:

"Devido a restrições no mercado de memória GDDR5, queríamos oferecer aos nossos clientes outra opção de memória. Orientamos os parceiros que eles devem especificar claramente seus produtos com o tipo de memória para que os usuários possam diferenciar claramente um modelo do outro" 

- posicionamento oficial da Nvidia

Mesmo indicando que é um produto um pouco diferente dos demais voltados a jogos, algo que a empresa faz de forma bastante modesta ao só tirar o X do combo GTX, a GT 1030 segue levando o nome GeForce, que é associado com games. E não é preciso ir longe para ver que ela segue vista com esse viés: "PREPARE-SE PARA JOGAR. A GeForce GT 1030 inclui todos os benefícios de desempenho da GeForce Experience. Ela é a porta de entrada para os games de PC casuais, fornecendo os drivers NVIDIA líderes do mercado para o desempenho ideal e a melhor estabilidade do mercado - tudo a um clique de alcance." Sem alterações, é assim que ela é descrita em seu site oficial

Mas acaba sendo bem diferente do caso da GTX 1060 3GB que tem o seu diferencial, os tais 3GB, logo ali "emendados" com o nome do chip quase em todo anúncio. A coisa fica bem diferente na GT 1030. A tecnologia da memória é algo que vai aparecer lá pro final do título do produto. Ou pior, você vai ter que ir longe para achar. Vou dar o exemplo de um anúncio que achei na internet, e marquei o primeiro momento em que a tecnologia utilizada na memória é especificado:

Não estou de sacanagem. Até a seta, não dava para saber se era GDDR5 ou DDR4, algo que dá mais de duas rolagens de tela para ser encontrado. Não vou marcar o link nem o vendedor porque não tem motivo para crucificar um, quando esse não é o único caso. A própria placa da MSI sendo vendida tem o nome oficial de GeForce GT 1030 2GD4 LP OC. Sim, você tem que manjar que 2GD4 significa 2GB de memória DDR4.

As chances são altas de consumidores
comprarem o produto errado

Em um mercado que tivemos que lutar para que o consumidor parasse de olhar para quanta memória uma placa de vídeo tem para determinar seu desempenho, quais as chances de termos um cliente consciente o suficiente para primeiro ver qual o chip gráfico, depois a quantidade de memória e depois ainda cuidar a tecnologia usada na memória?

E o Gamer Nexus tem razão em ficar irritado com o fato que nós da mídia também acabamos "pagando o pato" nessa história. Quem assistiu o vídeo acima, com nosso gameplay, viu uma placa que mesmo dentro de suas limitações "dá um caldo" quando usada para os jogos certos, segurando um competente 60FPS em GTA V em 900p ou um Overwatch em Ultra em FullHD. Se o consumidor comprar uma GT 1030 com DDR4, terá algo muito diferente disso. Imagine o potencial de desinformação desse vídeo que tem mais de 300 mil visualizações...

Por que não chamá-la de GT 1020?

Tudo podia ser resolvido com o mínimo de bom senso. Mesmo sendo o mesmo chip, a mudança das memórias impactou muito o desempenho em algumas aplicações. Batizar essa placa de GT 1020 já resolveria a questão. Eu já tinha a tendência a não recomendar a GT 1030 porque faz muito mais sentido gastar um pouco mais em uma GTX 1050 ou uma RX 560, mas agora também acho melhor nem passar perto dessa placa. Agora você também corre o risco adicional de errar na compra.

Diego Kerber
Sub-editor

Twitter: @kerberdiego

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego colabora com a Adrenaline na produção de notícias e artigos na coluna "Vida Digital".



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *