Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

IntelHardware

Intel inicia testes com o Spin Qubit, pequeno chip voltado para computação quântica

Intel inicia testes com o Spin Qubit, pequeno chip voltado para computação quântica

13/06/2018 12:38 | | @supermognon | Reportar erro





Share on Google+

A Intel anunciou nesta semana o início dos testes do Spin Qubit, o menor chip da empresa voltado para computação quântica. Desenvolvido pela equipe da Intel D1D Fab, de Oregon, o componente é menor que uma borracha de lápis, como mostrado em imagens divulgadas pela companhia.

 O Spin Qubit é feito com as "mesmas técnicas de fabricação de silício" utilizadas pela Intel em seus outros produtos, mas conta com diversas especificações diferentes.

Para começar, o chip utiliza qubits (quantum bits), que carregam um elétron capaz de assumir os clássicos '0' ou '1' da computação convencional, mas também ambos os estados ao mesmo tempo, o que oferece mais poder para processamento.

Intel fala mais do Tangle Lake, seu processador
de 49-qubit para computação quântica

Segundo a Intel, os qubits são extremamente pequenos e possuem cerca de 50nm de diâmetro, sendo visíveis apenas via microscópio eletrônico. A unidade é tão pequena que cerca de 1.500 qubits juntos possuem o diâmetro de um fio de cabelo humano, aponta a empresa.

Além de ser extremamente pequeno, o compacto chip é feito para operar em temperaturas extremamente baixas, na faixa de -272° C, característica que é essencial para a computação quântica.

Com essas especificações, o Spin Qubit mostra que um futuro promissor está chegando para a computação quântica. Mais informações sobre os testes da Intel devem ser reveladas futuramente.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *