Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

PC GamesXboxPlaystation

Depois de Metal Gear Survive, o que esperar do futuro de Metal Gear?

Depois de Metal Gear Survive, o que esperar do futuro de Metal Gear?

04/03/2018 12:30 | | @joao_gan | Reportar erro

04/03/2018 12:30 | | @joao_gan | Reportar erro





Share on Google+

João Gabriel

Hadouken!

A saída de Hideo Kojima da Konami não chegou a ser uma surpresa, já que muitos indícios e alguns vazamentos já vinham aparecendo há tempos antes do rompimento ser oficialmente anunciado. Mas, desde que o aclamado criador saiu da empresa, ficou a pergunta: "o que será do futuro de Metal Gear?". E o lançamento de Metal Gear Survive parece ter trazido mais dúvidas do que respostas para essa pergunta.

Recebemos uma key para Metal Gear Survive por aqui, como já mostramos num gameplay. Ainda não joguei o suficiente para emitir uma opinião a respeito da qualidade do jogo, algo que reservo para a análise que vai sair em breve, mas do tanto que conheci o jogo já posso comentar que estou ainda mais confuso para o futuro da franquia.

Uma análise excelente da Wired (em inglês, mas que recomendo muito), faz uma abordagem metalinguística do game. Num resumo tosco, a Wired basicamente afirma que MG Survive coloca o jogador na pele da própria Konami, recolhendo recursos dos escombros da franquia Metal Gear numa espécie de homenagem/despedida ao que já foi o jogo. Apesar de ter achado a ideia muito inteligente, não concordo totalmente que a produtora já esteja disposta a se despedir de um nome tão rentável.

MG Survive me parece uma espécie de laboratório para a Konami

Digo isso porque, pelo tanto que joguei até agora, MG Survive me parece uma espécie de laboratório para a Konami, onde a empresa resolveu misturar vários elementos ao mesmo tempo e ir testando o que pode ou não dar certo para o futuro da franquia. E o que pode ou não ser cobrado como microtransações, é claro.

Isso significa que fica muito difícil prever o que pode vir no horizonte, porque vai depender não só do sucesso de vendas do jogo, mas de quais elementos e mecânicas do game ficarão populares.

Este não é o primeiro spin-off de Metal Gear, como os fãs bem sabem. O aclamado hack'n'slash Metal Gear Rising pode ser considerado ainda mais diferenciado da franquia principal, mas nunca foi tão desacreditado quanto o Survive por ainda ter o dedo do Kojima ali. Isso me leva a crer que a Konami talvez esteja planejando lançar mais títulos em gêneros diferentes no universo de Metal Gear, não necessariamente continuar na linha dos jogos de sobrevivência. Pode ser que saia um shooter, um RTS ou até mesmo um RPG em turnos, vai saber. 

Série Metal Gear vai continuar sem Kojima, afirma Konami

Ao mesmo tempo, a produtora tem se distanciado do desenvolvimento de títulos triplo A com enorme investimento. Metal Gear Survive pode muito bem ser apenas um aproveitamento final de uma engine já pronta pra conseguir as últimas gotas de leite de uma vaca que já foi pro brejo. 

o nome Metal Gear estaria melhor descansando em paz

O que posso dizer, em minha dispensável opinião, é que o nome Metal Gear estaria melhor descansando em paz. E digo isso não porque MG Survive seja um péssimo jogo, mas principalmente porque, diversas vezes, o jogo seria melhor não tentando ser Metal Gear. As tentativas de ficar se amarrando na história principal e a pressão que existe num nome desse tamanho não ajudam em nada um game que poderia ser um divertido survival pra quem gosta do gênero e não liga a mínima pro Big Boss. (E não cobrar pra comprar a porcaria de um slot de save extra também ajudaria bastante)

João Gabriel
Jornalista

Twitter: @joao_gan

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *