Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

SegurançaWindows

Windows vai remover programas de limpeza e "otimização" duvidosos automaticamente

Windows vai remover programas de limpeza e "otimização" duvidosos automaticamente

01/02/2018 11:05 | | @joao_gan | Reportar erro

01/02/2018 11:05 | | @joao_gan | Reportar erro





Share on Google+

A Microsoft anunciou que os programas de segurança do Windows, como o Windows Defender, passarão a remover automaticamente aqueles softwares de limpeza e otimização do sistema que usam linguagem alarmista e coercitiva para assustar o usuário e fazê-lo comprar a licença do programa.

Esse tipo de programa geralmente mira nos usuários mais leigos. Ele pode ser baixado e instalado gratuitamente e faz uma "varredura" no sistema. Na maioria das vezes ele vai trazer resultados exagerados como "você tem senhas expostas" sem ser específico a respeito do problema e alertando para instalar a versão paga do programa para resolver os supostos "problemas". Agora o Windows vai considerar esse tipo de programa indesejado e removê-lo automaticamente, como a empresa informou:

"Nós usamos o critério de avaliação para determinar quais programas são identificados como malware ou softwares indesejados. No futuro, programas que mostrarem linguagem coercitiva serão classificados como software indesejado, detectados e removidos."

Para não cair no pente fino renovado do Windows, as empresas que fazem softwares de limpeza e otimização precisarão trazer mensagens específicas e detalhadas depois de escanear o sistema, evitando linguagem alarmista ou coercitiva.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *