Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

InternetSegurança

Kaspersky alerta sobre Bad Rabbit, novo ransomware que pode ser a próxima "epidemia"

Kaspersky alerta sobre Bad Rabbit, novo ransomware que pode ser a próxima "epidemia"

25/10/2017 09:17 | | @joao_gan | Reportar erro

25/10/2017 09:17 | | @joao_gan | Reportar erro





Share on Google+

A Kaspersky está alertando para um novo ransomware causando um número crescente de infecções na Rússia. Chamado de Bad Rabbit pela sua própria página pedindo o pagamento do resgate, o novo ataque parece ainda bastante localizado no país, afetando principalmente empresas de mídia e agências de notícias, como a Interfax e a Fontanka.ru. 

O ransomware pede 0,05 bitcoin como resgate, algo em torno de US$ 280 na cotação atual. A Kaspersky está comparando o Bad Rabbit com o WannaCry e o Petya, chamando ele de "próxima grande epidemia", mas o ransomware da vez não está usando um exploit ou uma vulnerabilidade para infectar as máquinas. Ele usa o conhecido truque do instalador falso, que faz o usuário infectar a si mesmo. Esse tipo de malware geralmente se esconde na forma de instaladores do Adobe Flash de fontes não confiáveis.

A Kaspersky afirma que ainda está investigando o ocorrido, então as informações são escassas. Aparentemente outros países também foram afetados em bem menor escala. O site cita Ucrânia, Turquia e Alemanha. A empresa não sabe afirmar se pagar o resgate está devolvendo os arquivos, mas como geralmente acontece nesses casos, é difícil acreditar que o pagamento vai resolver.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *