[+update]: Galera, finalizamos a votação e a participação do público foi massiva! Mesmo com restrições adicionais para evitar que pessoas votassem inúmeras vezes, a votação desse ano contou com mais participantes que a edição do ano passado, com mais de 10 mil votos em todas as categorias e com a disputa em headsets superando os 13 mil votos (ano passado tivemos em média 6 mil votos).

Em CPUs a AMD perdeu, mas está de volta ao jogo! A Intel ainda garantiu a dianteira com 58%, mas a equipe vermelha subiu de meros 27% do ano passado para 41% dos votos nessa edição. 

Nas categorias onde as marcas mais se destacaram, a Corsair faturou com folga a disputa em fontes e a Nvidia está disparada na frente como a favorita em chips gráficos. As disputas mais apertadas incluem a batalha da ASUS ROG e Logitech em teclado, Cooler Master e Corsair em gabinetes, HyperX e ASUS em headset e a disputa nos fones de ouvido colocou 5 marcas entre os 10 e 20% da preferência, sendo a categoria mais dispersa. A Asus foi a que levou mais categorias, ficando na frente em placas-mãe, placa de vídeo, monitor, teclado e fones de ouvido.

Obrigado a todos que participaram da escolha, e já estamos curiosos para descobrir como ficará esse ranking no próximo ano!


[+texto original]: No ano passado, perguntamos para vocês quais as suas marcas de hardware favoritas. A série de enquetes foi um sucesso, com milhares de votos, e foi muito interessante saber em quem nossos usuários mais confiam ou que fabricantes oferecem o melhor custo benefício!

Desde então, vimos novos lançamentos que trouxeram mudanças para o mercado, como as aguardadas CPUs AMD Ryzen ou as CPUs para desktop Intel Kaby Lake. Na parte de placas de vídeo, Nvidia e AMD lançaram novos modelos, como a GeForce GTX 1080Ti ou as RX 500 e RX Vega.

Isso sem contar as inúmeras novidades em periféricos que apareceram neste meio tempo. Por isso, está na hora de atualizarmos a pesquisa para saber se vocês mudaram de opinião nesses últimos tempos! Separamos as perguntas por tipo de produto para ficar mais fácil de eleger a marca de sua preferência nos principais componentes que fazem parte de um computador.

Seguimos alguns critérios para as marcas disponíveis entre as opções de cada pergunta, como se elas estão ou não disponíveis no Brasil. Caso não estejam de forma oficial, ao menos é necessário ter boa aparição em sites de vendas nacionais.

A própria representatividade da marca também foi um filtro, especialmente em componentes com muitas opções como gabinetes e periféricos. Optamos por não adicionar modelos sem expressão ou mesmo com produtos não focados em games ou de baixa qualidade.

A pesquisa vai ficar online por um mês, então não deixe de participar! Conte para a gente em que marcas você confia!

Processador


Placa-mãe


Chip de placa de vídeo


Placa de vídeo


Monitor


Memória RAM


Armazenamento


Gabinete


Fonte de alimentação


Teclado


Mouse


Fone de ouvido