Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

HardwareTechMobile

IBM anuncia chips FinFET de 5nm; litografia pode estrear em dispositivos Samsung

IBM anuncia chips FinFET de 5nm; litografia pode estrear em dispositivos Samsung





Share on Google+

A IBM apresentou hoje, juntamente com suas parceiras em pesquisa, Samsung e GlobalFoundries, os primeiros chips feitos na litografia de 5nm. Os chips apresentam uma evolução de desempenho significativa se comparados à geração de 10nm, segundo a empresa. Ao que tudo indica, essa arquitetura poderá estrear em smartphones da parceira Samsung. 

Dois anos atrás, a IBM havia anunciado chips de 7nm com 20 bilhões de transistores. Hoje, os chips de 5nm feitos na arquitetura FinFET contam com um total de 30 bilhões de transistores capazes de lidar com aplicações mobile, inteligência artificial e realidade virtual.

IBM anuncia sua nova geração de processadores quânticos - a mais poderosa até hoje

Esses chips prometem performance 40% maior do que nos chips de 10nm, ou até mesmo a mesma performance dessa geração consumindo 75% da energia.  A IBM ainda não anunciou data prevista para a litografia chegar ao mercado, apenas disse que estarão disponíveis "em breve".

IBM está trabalhando em bateria com fluxo líquido que alimenta e resfria o processador


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *