Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

GoogleInternetSegurança

Usuários do Google Docs são o alvo de novo e bem elaborado golpe no e-mail

Usuários do Google Docs são o alvo de novo e bem elaborado golpe no e-mail

04/05/2017 09:12 | | @joao_gan | Reportar erro

04/05/2017 09:12 | | @joao_gan | Reportar erro





Share on Google+

Um novo truque de phishing no Gmail tenta acessar os dados dos usuários ao realizar uma falsa notificação de um documento compartilhado pelo Google Docs. O golpe em questão está se espalhando rápido e pegando muita gente desprevenida por como ele parece autêntico. O e-mail chega como se fosse de um dos seus contatos e depois é pedida uma permissão para acessar seus dados, como se fosse uma notificação do próprio Google Docs.

Ao dar a autorização para o app se passando pelo Google Docs você está entregando seus dados pessoais que possam ter gravados na sua conta do Google para os hackers. Esse tipo de ataque é conhecido como "phishing".

A melhor maneira de escapar é, primeiro, identificando um endereço de e-mail "hhhhhhhhhhhhhhhh@mailinator.com". Aparentemente, os e-mails do golpe chegam sempre endereçados para a vítima e também para este e-mail claramente aleatório. Se você recebeu um e-mail assim evite-o e reporte ao Google. Para quem achar que pode já ter caído no golpe, acesse sua lista de permissões de aplicativos e desmarque o falso Google Docs.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *