Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

TechTendência

Japoneses começam a utilizar robôs em treino de voleibol

Japoneses começam a utilizar robôs em treino de voleibol

17/04/2017 11:38 | | @supermognon | Reportar erro





Share on Google+

As Olimpíadas de 2020 no Japão prometem ser um show para os geeks, mas até lá, os jogadores de vôlei do país já estão usufruindo de tecnologias avançadas para treinar. Segundo o site News Scientist, a Associação Japonesa de Voleibol adotou uma máquina de bloqueio para capacitar melhor seus atletas.

A tecnologia consiste em três pares de braços mecânicos presos em torsos que se movimentam em uma esteira em até 3,7 metros por segundo. A máquina é programável através de um software, que permite, por exemplo, simular táticas de defesa de times adversários.

O sistema de bloqueio foi desenvolvido em parceria com a universidade de Tsukuba e tem como principal objetivo melhorar a cortada dos jogadores. Basicamente, se um jogador consegue vencer uma máquina automatizada, possivelmente se sairá melhor contra um humano.

"Uma cortada é o jeito mais efetivo de ganhar pontos no vôlei. O trabalho do bloqueador é tentar fazer essa opção indisponível para o atacante, enquanto o atacante tenta encontrar espaço entre os braços para lançar a bola"
- Laura Woodruff, pesquisadora

A máquina está sendo utilizada em sessões de treino do time feminino de voleibol do Japão. Por enquanto, o sistema ainda não reage a ações humanas e só funciona com movimentos pré-definidos. O próximo passo dos criadores da tecnologia é implementar sensores nos torsos para acompanhar os movimentos humanos em tempo real.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *