Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

IntelHardwareMicrosoftTech

Microsoft rompe dominância da Intel e anuncia plataforma para servidores em ARM

Microsoft rompe dominância da Intel e anuncia plataforma para servidores em ARM

09/03/2017 08:51 | | @joao_gan | Reportar erro

09/03/2017 08:51 | | @joao_gan | Reportar erro





Share on Google+

A Microsoft anunciou nessa semana o Project Olympus, sua nova plataforma de servidores em nuvem baseada em ARM que pode finalmente romper a dominância da Intel no segmento, ainda mais com seu design open source. A ideia da criadora do Windows é reduzir os custos no segmento ao incentivar a competitividade e a flexibilidade dos servidores. Destacando que o Project Olympus não é só algo do momento, mas todo um novo caminho para futuras tecnologias de servidores da Microsoft, Jason Zander, o vice-presidente da divisão Azure da nuvem da empresa disse o seguinte:

"Esse é o próximo passo lógico. É um compromisso significativo da Microsoft. Nós nem traríamos alguma coisa nova se não pensássemos que esse é um projeto comprometido e algo que faz parte de nosso roadmap."

O mercado de alta performance de servidores é dominado pela plataforma x86 e, por consequência, pela Intel, que deve ser até mais hegemônica nessa área do que no segmento doméstico. Segundo dados da própria empresa, ela domina 98% do hardware das empresas baseadas em nuvem. E, assim como acontece com computadores pessoais, a Intel não hesitava em aproveitar sua dominância para aumentar os preços. Agora, com outras gigantes se movendo para o mercado de servidores, como a Nvidia e a Qualcomm, além da AMD que já competia, mas segue se fortalecendo, a Microsoft viu a chance de finalmente se distanciar da Intel e ter opções mais acessíveis com o Project Olympus.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *