Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

AMDHardwareIntel

Intel pode usar tecnologias licenciadas da AMD nas GPUs de futuros processadores

Intel pode usar tecnologias licenciadas da AMD nas GPUs de futuros processadores

07/12/2016 08:50 | | @joao_gan | Reportar erro

07/12/2016 08:50 | | @joao_gan | Reportar erro





Share on Google+

Uma parceria inesperada pode estar se formando em "segredo", de acordo com os vazamentos mais recentes que dizem que a Intel pode acabar recorrendo à AMD para licenciar tecnologias de GPU em seus futuros processadores, ou seja, a Radeon Graphics.

Aparentemente essa informação tem circulado em fóruns especializados no exterior já há algum tempo e agora está tomando mais força, conforme as negociações estariam avançando. A princípio pode aparecer estranho que duas concorrentes tão históricas estejam formando uma parceria, mas uma análise mais aprofundada torna as informações bem plausíveis.

Antes de mais nada é importante destacar que o acordo em questão seria para o uso das licenças das tecnologias Radeon da AMD e, dependendo do que for combinado, a Intel pode acabar nem precisando colocar o selo da sua concorrente em parte alguma dos processadores, só pagar pelo uso da tecnologia e o acordo nunca ser amplamente divulgado no mercado. Outro ponto que precisa ser lembrado é que a Intel já faz isso com a Nvidia, usando licença de suas tecnologias para os gráficos de seus processadores e, enquanto a AMD parece a maior concorrente da Intel, o Neowin bem destaca que a Nvidia é quem está se tornando uma rival de peso para mercados futuros, como carros autônomos e internet das coisas. Nessa área é com a Qualcomm e a Nvidia que a Intel se preocupa, não com a AMD. O contrato com da Intel com a Nvidia está chegando ao fim agora, tornando este o momento ideal para uma nova parceria.

O lançamento da geração Zen de processadores da AMD, cada vez mais próximo, pode dar uma sacudida no cenário do mercado, mas o que temos atualmente em matéria de processadores é um distanciamento considerável entre Intel e AMD. Emplacar um acordo desses pode resolver o problema de uma nova licença para tecnologia gráfica em seus processadores para a Intel e injetar um investimento muito necessário no caixa da AMD.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *