Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

Internet

Presidente da Anatel diz que a "era da banda larga fixa ilimitada acabou"

Presidente da Anatel diz que a "era da banda larga fixa ilimitada acabou"

19/04/2016 10:45 | Reportar erro

19/04/2016 10:45 | Reportar erro





Share on Google+

O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, disse que a "era da banda larga fixa ilimitada acabou". Segundo a própria agência, a possibilidade de operadoras oferecerem internet fixa ilimitada já não existe mais, e que essa situação vai ocasionar uma migração de provedoras de banda larga ao modelo de franquias.

Os modelos e planos que existe hoje na internet móvel é algo semelhante aos próximos pacotes de internet fixa que podem existir no futuro. Nesta semana, a Anatel publicou uma medida cautelar que suspendeu a decisão de impor limite de dados, mas por pouco tempo. A providência do órgão foi anunciada apenas para estabelecer normas que empresas fornecedoras de internet precisam cumprir antes de impor a proposta de limite. As companhias só podem começar as limitações de franquias 90 dias após a aprovação do plano. Segundo agência, apenas as fonecedoras de internet que pretendem seguir este modelo precisam apresentar as normas e especificações.

As operadoras podem SIM definir uma franquia de dados para sua conexão - entenda o que isso significa

"Essa questão de 'infinito' acabou educando mal os usuários", discursou o presidente da Anatel.

O presidente disse que o consumo de dados cresceu rapidamente nos últimos anos, e que a principal explicação é o uso de serviços streaming e jogos online. "A oferta tem que ser aderente à realidade. Nem todos os modelos cabem à ilimitação total do serviço, porque a rede não suporta", explicou João Rezende à Folha de São Paulo.

5 séries originais do Netflix para assistir antes que a internet fique mais cara para quem usa a plataforma


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *