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Rodamos a Vulkan no PC Baratinho e tivemos ganhos que chegam até 100%! Veja os benchmarks

Rodamos a Vulkan no PC Baratinho e tivemos ganhos que chegam até 100%! Veja os benchmarks

19/02/2016 09:08 | | @kerberdiego | Reportar erro





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Depois de alguns atrasos, a Vulkan chegou a versão 1.0 e está oficialmente lançada. A API promete trazer os tão aguardados benefícios das APIs de "baixo nível", como maior otimização do hardware, e conta com um trunfo comparado ao DirectX 12: é um padrão aberto e que será suportado por praticamente toda a indústria. Isso significa que a Vulkan pode estar em seu notebook com Intel HD Graphics, em seu smarpthone Android ou até em seu PC Windows de alto desempenho!

Com a API no ar, e com AMD e Nvidia lançando seus drivers (em fase beta) com suporte a nova tecnologia, The Talos Principle se tornou o laboratório de testes da API, pois seus desenvolvedores já liberaram um beta onde é possível rodar o game com a nova tecnologia.

Quem está afim de ver a Vulkan rodando em um PC de alta performance, a galera do Anandtech publicou um artigo com testes em que utilizaram um Intel Core i7 4960X, 32GB de memória RAM e alternaram entre placas de alto e baixo desempenho. Recomendo darem uma olhada

Por aqui a abordagem é outra: a Vulkan, como toda API de baixo nível, promete melhor otimização de hardware, com maior eficiência em lidar com problemas como sobrecarga no processador (o famoso CPU overhead). Logo, não é um Intel Extreme Edition que vai nos mostrar gargalos. Nessas horas que queremos ver gargalos e limitações, temos um cara pronto para o serviço:

Combinamos o perseverante PC Baratinho com diversas configurações de placas de vídeo, tanto de AMD quanto Nvidia, utilizando uma placa de entrada e um modelo de alta performance. Os hardwares em uso incluem:

- Procesador AMD FX 6300
- Mainboard Asus M5A97 LE R2.0
- RAM 2x 4GB HyperX Fury 1866MHz 
- HD 1TB
- Fonte Fractal Design Tesla 650W
- GPUs:

PNY GeForce GTX 750Ti OC 2GB
Nvidia GeForce GTX 980Ti 6GB(referência) 

Powercolor Radeon R7 360 2GB
XFX Radeon R9 390 Double Dissipation 8GB


Colocamos para rodar The Talos Principle em sua versão 64-bits e acionamos três APIs: a Vulkan, o DirectX 11 e o OpenGL. Um detalhe importante: nossos testes iniciaram com 4GB de RAM, mas em todas as configurações a Vulkan trava quando utilizando essa quantidade de memória.

Rodamos o game em resolução FullHD e com qualidade gráfica no Ultra, e conseguimos os seguintes resultados (separando placas de entrada e topo de linha em gráficos diferentes):

CONFIGURAÇÃO PARA O TESTE:

1920x1080, Ultra

OBS.:

  • Resultados em FPS médio
  • Quanto maior, melhor

[ The Talos Principle | Bancada aberta ] Hardwares Comparados: 6

GTX 980Ti (DX11)
117.1

GTX 980Ti (DX11)
117.1

R9 390 (DX11)
102.1

R9 390 (DX11)
102.1

GTX 980Ti (Vulkan)
73.6

GTX 980Ti (Vulkan)
73.6

R9 390 (Vulkan)
69.1

R9 390 (Vulkan)
69.1

R9 390 (OpenGL)
51.0

R9 390 (OpenGL)
51.0

GTX 980Ti (OpenGL)
26.4

GTX 980Ti (OpenGL)
26.4



CONFIGURAÇÃO PARA O TESTE:

1920x1080, Ultra

OBS.:

  • Resultados em FPS médio
  • Quanto maior, melhor

[ The Talos Principle | Bancada aberta ] Hardwares Comparados: 6

GTX 750Ti (DX11)
42.6

GTX 750Ti (DX11)
42.6

R7 360 (DX11)
32.7

R7 360 (DX11)
32.7

GTX 750Ti (Vulkan)
27.9

GTX 750Ti (Vulkan)
27.9

R7 360 (OpenGL)
20.8

R7 360 (OpenGL)
20.8

R7 360 (Vulkan)
20.8

R7 360 (Vulkan)
20.8

GTX 750Ti (OpenGL)
19.5

GTX 750Ti (OpenGL)
19.5



A primeira conclusão é óbvia, o mostra a urgência da troca do OpenGL como API aberta. Em Talos Principle, a recém-lançada Vulkan, usando drivers beta em um game que ainda usa a tecnologia de forma experimental já conseguiu muito mais performance que a muito criticada tecnologia aberta.

Com drivers em fase beta, em um game que roda a API ainda de forma experimental, a iniciante Vulkan já é melhor que o o OpenGL

A Nvidia foi quem deu o maior salto na troca do OpenGL pela Vulkan. Não porque a Vulkan seja muito boa nas placas do lado verde da força, e sim porque seu desempenho da API opensource antiga é medíocre nas GeForces nesse game:

CONFIGURAÇÃO PARA O TESTE:

1920x1080, Ultra

OBS.:

  • Resultados em FPS médio
  • Quanto maior, melhor

[ The Talos Principle | Bancada aberta ] Hardwares Comparados: 2

GTX 750Ti (Vulkan)
27.9

GTX 750Ti (Vulkan)
27.9

GTX 750Ti (OpenGL)
19.5

GTX 750Ti (OpenGL)
19.5



CONFIGURAÇÃO PARA O TESTE:

1920x1080, Ultra

OBS.:

  • Resultados em FPS médio
  • Quanto maior, melhor

[ The Talos Principle | Bancada aberta ] Hardwares Comparados: 2

GTX 980Ti (Vulkan)
73.6

GTX 980Ti (Vulkan)
73.6

GTX 980Ti (OpenGL)
26.4

GTX 980Ti (OpenGL)
26.4



Porém quando a disputa acontece com a API mais consolidada do mercado de games, fica difícil para a Vulkan. O DirectX 11 conta com muito mais suporte tanto em hardware quanto em software e principalmente um maior foco da indústria com um todo, o que resulta em melhores otimizações. Assim, mesmo com sua lógica de programação "mais próxima do metal" a Vulkan não consegue fazer frente ao DX11, seja no segmento de alto ou baixo desempenho:

CONFIGURAÇÃO PARA O TESTE:

1920x1080, Ultra

OBS.:

  • Resultados em FPS médio
  • Quanto maior, melhor

[ The Talos Principle | Bancada aberta ] Hardwares Comparados: 4

GTX 980Ti (DX11)
117.1

GTX 980Ti (DX11)
117.1

R9 390 (DX11)
102.1

R9 390 (DX11)
102.1

GTX 980Ti (Vulkan)
73.6

GTX 980Ti (Vulkan)
73.6

R9 390 (Vulkan)
69.1

R9 390 (Vulkan)
69.1



CONFIGURAÇÃO PARA O TESTE:

1920x1080, Ultra

OBS.:

  • Resultados em FPS médio
  • Quanto maior, melhor

[ The Talos Principle | Bancada aberta ] Hardwares Comparados: 4

GTX 750Ti (DX11)
42.6

GTX 750Ti (DX11)
42.6

R7 360 (DX11)
32.7

R7 360 (DX11)
32.7

GTX 980Ti (OpenGL)
26.4

GTX 980Ti (OpenGL)
26.4

R7 360 (Vulkan)
20.8

R7 360 (Vulkan)
20.8



Apesar de não bater o DX11, já dá para ficar otimista com esses primeiros resultados da Vulkan

OpenGL precisa de um reboot ou será engolido pelo DirectX e Mantle, diz desenvolvedor da Valve

Apesar de ser apenas um iniciante, dá para ficar bastante otimista sobre a Vulkan. A supremacia do DirectX não é bom para ninguém exceto a Microsoft, e uma alternativa aberta, multiplataforma e "abraçada" por todos os principais players do mundo da tecnologia é algo muito promissor. Quem quiser saber mais sobre a Vulkan, recomendo dar uma olhada no vídeo que fechamos esse artigo, e não deixe de ficar de olho no site, porque ainda hoje teremos um artigo aprofundado sobre o que é essa nova tecnologia (update: saiu e está aqui!)

 

E aproveitando que o tema é APIs:


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