Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

TechTendência

Grupo de ativistas vai usar drones para distribuir pílulas abortivas na Polônia

Grupo de ativistas vai usar drones para distribuir pílulas abortivas na Polônia





Share on Google+

Um grupo de ativistas vai usar drones para entregar pílulas abortivas a mulheres polonesas como uma forma de protestar contra as medidas conservadoras do governo a respeito do aborto. A ação vai ser feita pela Women on Waves, uma organização alemã de direitos reprodutivos sem fins lucrativos, em parceria com outros ativistas alemães e poloneses. Os drones vão sair de uma cidade alemã na fronteira com a Polônia e sobrevoar o município de Slubice neste final de semana.

De acordo com Rebecca Gomperts, diretora da Women on Waves, “as mulheres na Polônia não têm acesso a abortos seguros” e “isto é legalmente restrito e está causando muitas injustiças sociais para um monte delas”. Em outra circunstância, Gomperts e a organização utilizaram barcos para distribuir as mesmas pílulas em águas internacionais. “É muito importante que nós continuemos colocando o problema em pauta”, disse.

As mulheres que vão receber as pílulas já foram identificadas pela Women on Waves. Com isso, os ativistas pretendem chamar atenção para a discrepância entre as leis de aborto na Polônia e a maioria dos países da União Europeia. Os drones vão entregar cartelas de mifepristone e misoprostol, que são medicamentos aprovados pela Organização Mundial da Saúde para abortos domésticos e estão disponíveis na maioria dos países da Europa, incluindo a Alemanha, mas não são autorizados na Polônia.

Gompert está ciente de que a campanha pode enfrentar protestos por parte de grupos poloneses “a favor da vida”. Predominantemente católica, a Polônia compõe a tríplice de países europeus, ao lado da Irlanda e Malta, onde o aborto é ilegal exceto sob circunstâncias extremas, como quando a gravidez coloca a vida da mãe em risco, o feto é anormal ou em casos de estupro e incesto.

A organização se inspirou nos programas de entrega via drone do Google e da Amazon para criar a campanha.

 


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *