Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

Fallout Shelter - Um passatempo viciante enquanto Fallout 4 não chega

Fallout Shelter - Um passatempo viciante enquanto Fallout 4 não chega





Share on Google+

Desenvolvedor Bethesda Softworks
Versão Analisada 1.0.2
Sistema Operacional Apple iOS 7.0


Um das surpresas da conferência da Bethesda na E3 2015, "Fallout Shelter" é um jogo de gerenciamentos que permite você criar, habitar e manter o seu próprio abrigo nuclear. Baseado no rico universo da consagrada franquia de RPG, o game é muito divertido, viciante e serve como uma excelente opção de passatempo até que "Fallout 4" seja lançado em novembro. E o mais interessante: ele é gratuito

 

Um abrigo nuclear precisa de pessoas que possam viver em harmonia e também serem mantidas pelos próprios recursos gerados no interior da base subterrânea. No melhor sentido da palavra gerenciamento, essa é a principal meta de "Fallout Shelter". Para manter toda a galera feliz, sadia e organizada, é essencial que três recursos sempre tenham no estoque: água, comida e energia elétrica, que você consegue construindo salas de mantimentos específicas para cada um desses recursos. Para tanto, precisará de dinheiro (tampinhas de garrafa, no jogo) para poder planejar seu abrigo do jeito que quiser.

Dinheiro pode ser conseguido de algumas formas: quando a produção de algum recurso essencial à vida é finalizada, quando algum objetivo específico é completado ou quando algum item (vestimenta ou arma) é vendido. Parece tranquilo, mas não é: o game exige a todo momento que o jogador avalie todas as possibilidades e elabore uma série de prioridades em que acredita ser primordial para manter o seu abrigo longe do fracasso. Ou seja, o gameplay é bastante estratégico e requer jogadas conscientes para que nada fuja do controle. Nesse meio termos, desastres como incêndios, infestação de baratas radiativas e invasão de gangues podem acontecer, e você terá que lidar com todos esses problemas com os habitantes que decidir povoar a sua colônia.

 

No começo, poucos habitantes estarão a disposição, sendo sempre necessário realocá-los às salas de acordo com as exigências de recursos da sua base. Cada um deles possui atributos (força, agilidade, inteligência, percepção, persistência, carisma e sorte) que funcionam melhor em um determinado tipo de sala. Por isso, é importante colocá-los para trabalhar no local certo para que suas metas de produção sejam potencializadas e os recursos gerais de toda a sua base sejam sempre mantidos no mínimo possível para garantir uma sobrevivência tranquila. Quanto mais usar e fizer as associações corretas, mais rápido eles vão ganhar experiência, subir de nível e também incrementar seus próprios atributos, tornando-se pessoas mais produtivas e felizes.  


Também é possível sair do seu abrigo nuclear e explorar a imensidão de Wasteland de forma indireta. Está curto em recursos? Não tem problema: envie um dos seus habitantes para fora da colônia em busca de mantimentos. Você não controla o universo fora da colônia, apenas acompanha por textos os caminhos e as decisões que o seu personagem aleatoriamente decidir fazer. Ele pode não apenas enfrentar criaturas externas, ganhando ainda mais experiência de evolução, mas também morrer, balanceando uma sólida relação de risco por uma recompensa valiosa que possa ser encontrada naquele mundão dizimado por um desastre nuclear.

 

Ainda tem um sistema de metas globais que também ajudam a deixar sua base mais poderosa. Completando, por exemplo, um determinado objetivo de quantidade de água, energia elétrica ou comida geradas, o game premia os jogadores mais dedicados com mais dinheiro e, mais interessante, maletas com recompensas especiais, que vão de roupas de proteção a armas de combate. Para que elas servem? Simples: não apenas para fortificar o abrigo e as pessoas que nela moram, mas também para garantir que nenhuma invasão externa, ou os perigos encontrados na exploração externa de Wasteland possam atrapalhar a felicidade do seu abrigo nuclear.  

 

Altamente recomendado, "Fallout Shelter" é um dos melhores jogos mobiles já criados. O título está atualmente disponível apenas para dispositivos iOS (iPhone e iPad). Uma versão para Android está em desenvolvimento e a data oficial de lançamento ainda será anunciada pela Bethesda. 


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *