Canal: Tecnologia



Siga a Adrenaline


Brand Channels


Colunas


Artigos


Enquete da vez

Qual game de e-Sport você costuma jogar ou assistir a compeonatos?
Ver outras enquetes





Tamanho do texto:


Vale a pena um notebook gamer?

autor: kerber

Há muito tempo a tecnologia é ditada pela portabilidade. Mercados como os ultraportáteis, os SoC (sistemas em um chip) e smartphones são exemplos de como nossos gadgets ficam cada vez menores. Quando falamos de hardware para games, porém, sempre que publicamos notícias por aqui de notebooks de alta performance, os comentários são controversos. Afinal, vale a pena ter um notebook com perfil para jogos?


Muita potência costuma ser acompanhada por muito peso

Enquanto muita empresas encolhem cada vez mais seus produtos, o público gamer traz um desafio muito maior que o enfrentado na produção de computadores para a maioria do mercado. Um exemplo é os Ultrabooks, onde a Intel usa seus processadores com chip gráfico integrado à CPU para conseguir entregar uma boa performance com um aparelho que ocupe o mínimo de espaço. O problema aqui é que o desempenho do HD Graphics 3000 (e mesmo o 4000) é bom para quem quer filmes em FullHD e alguns games casuais, mas não empolga quem conta potência em frames por segundo. Starcraft 2 rodando nas configurações mínimas não arranca sorrisos de gamers, muito menos o F1 2011 "jogado" em reprodutor de vídeo.

Se queremos agradar um público que exige qualidade gráfica alta, precisamos de chips mais potentes, e é aí que começa o problema. As GPUs (Graphic processor unit, o chip que processa os gráficos) mais potentes trabalham em frequências mais altas, exigem mais potência e, como resultado disto tudo, esquentam mais. Por esquentarem mais, precisam de soluções térmicas melhores, que ocupam mais espaço. Não tem como enfiar uma Radeon HD 6970M em dois centímetros de altura, muito menos uma GTX 560M. Na metade do jogo, provavelmente a GPU vai derreter e escorrer pelas saídas de ar de seu notebook, por não ter espaço para circular o ar quente, nem fans suficientes para resfriá-la.

Jogar na bateria? Você só pode estar brincando...

Então o que acontece em modelos gamers compactos? Não por acaso temos poucos produtos se arriscando neste mercado. Um dos exemplos é o Razer Blade, com apenas 2 centímetros de altura e hardware voltado aos jogadores. Pra resolver o nosso problema de GPUs que derretem, o jeito foi maneirar nesta peça, e colocar um processador gráfico intermediário: uma GT 555M. O resultado disto é que, com a maioria dos games, você tem um gameplay perfeito em qualidade média, e fica "na estica" em alguns games quando colocamos qualidade alta, ou passa a ficar abaixo dos FPS necessários para uma boa jogabilidade. Isto tudo lembrando que filtros mais pesados, como Tessellation, trazem resultados frustrantes como este benchmark abaixo:

Alien vs. Predator

Resolução de 1920x1080

escala
HP Envy 17 3D
Quality HIGH, AA 16x
21,6
HP Dv6-6170br
Quality HIGH, AA 16x
20,1
Lamborghini VX7
Quality HIGH, AA 16x, Tessellation
20

HP Envy 17 3D
Quality HIGH, AA 16x
21,4
HP Dv6-6170br
Quality ULTRA, AA 16x
20
Lamborghini VX7
Quality ULTRA, AA 16x, Tessellation
20
  • • Teste feito com DirectX 11
  • • Tesselation ON
  • • Resultado calculado pelo aplicativo
  • • Quanto maior, melhor

Rodapé

Aí temos o ponto central na pergunta que dá título a esta coluna: vale a pena? Notebooks gamers nos colocam numa situação de conflito entre portabilidade x potência, e que inevitavelmente você perde um pouco de cada lado. O Razer Blade é bom para games, mas a placa de vídeo não é das mais potentes. Ele mede 2 centímetros de altura, mas pesa 3 quilos. Ou seja: é potente mas nem tanto, é portátil mas nem tanto.

Veja nosso hands-on com o Razer Blade, durante a CES 2012

Outro exemplo é o nicho do nicho: o notebook gamer com tela de 11 polegadas. Enquanto algumas empresas saltam do barco, outras abraçaram esta causa. Aqui temos uma dificuldade ainda maior que a presente no Blade, pois no final das contas, a tela acaba determinando o tamanho de um notebook. Se foi um desafio montar um hardware top em um notebook de 17 polegadas, imagine com uma tela muito menor! Apesar do espaço restrito, o hardware não é de se esnobar, com uma GT 640M, que é suficiente para encarar os games em qualidade média e até em alta, em alguns casos. O peso também não é ruim, com 1.8 kg. Aqui o que incomoda é outra coisa: a tela. Gamer mesmo gosta de alta definição e a maior e mais brilhante tela possível, que não lhe traga risco de cegueira. 11 polegadas está longe de ser isto.

A solução para a tela acaba sendo comprar um monitor maior e conectar seu notebook nele, e incluir um teclado na lista de compras, pra conseguir uma postura confortável para jogar. Nesta situação você comprou praticamente um desktop, mas pagou muito mais caro e ele terá um desempenho abaixo de um PC gamer convencional. Portabilidade pela portabilidade, não raro dá pra comprar um notebook leve, para ter um "computador móvel", e um PC pra jogos, tudo isso pelo preço de um notebook gamer.

Alien vs. Predator

Resolução de 1280x720

escala
HP Envy 17 3D
Quality LOW, AA 1x
81,3
HP Dv6-6170br
Quality LOW, AA 1x
79,1
Lamborghini VX7
Quality LOW, AA 1x
71,7
Samsung RF511
Quality LOW, AA 1x
40,3

HP Envy 17 3D
Quality HIGH, AA 1x
57
HP Dv6-6170br
Quality HIGH, AA 1x
55,7
Lamborghini VX7
Quality HIGH, AA 1x
54,6
Samsung RF511
Quality HIGH, AA 1x
30,5

Lamborghini VX7
Quality ULTRA, AA 1x
54,2
HP Dv6-6170br
Quality ULTRA, AA 1x
53,7
HP Envy 17 3D
Quality ULTRA, AA 1x
53,3
Samsung RF511
Quality ULTRA, AA 1x
30,2
  • • Teste feito com DirectX 11
  • • Tessellation OFF
  • • Resultado calculado pelo aplicativo
  • • Quanto maior, melhor

Rodapé

Tirando uns filtros, e pegando leve nas configurações, dá pra jogar nos notes

Resumo: "gamer entusiasta true", que gosta mesmo é de socar os gráficos no limite, com tudo que é filtro, dificilmente vai conseguir esta experiência sem sacrificar de forma brutal a portabilidade do produto (4Kg ou mais). Como alguém que gosta de gráficos, mas nem tanto, preferi o caminho do meio: um notebook de 2.3 kg, com a dupla Core i7 2630QM e Radeon HD 6770. Dá pra encarar games em configurações entre intermediárias e altas, e alguns filtros. E por na mochila sem se desesperar.

O futuro dos games em alta qualidade, e com portabilidade, pode estar na nuvem. Mas como toda tecnologia em desenvolvimento, é melhor esperar o seu amadurecimento antes de partir com tudo para serviços como o Grid ou o Onlive.






Comentários (88) Assinar


kerberdiego
Postado
19/07/2012
08:57
citação do post de LoSeL

citação do post de Maçãetílica

Caraca que gentalha mais limitada.
Notebook Gamer é notebook em que se tem uma placa dedicada razoavel e processador razoavel.

Isso vc encontra na casa do 2mil Reais.

Se um i7 + 6770M e 8GB ram não rodarem todos os jogos atuais bem eu corto meus pulsos.

Notebook gamer é o que vc pode jogar.

E a mesma coisa que falar que PC gamer sao aqueles com quad sli, 3 monitores e etc...


Melhor post do tópico, sem dúvida. Apesar de considerar todos os outros o maçã foi justamente no ponto.


Aí temos uma questão de categorização. Eu considero notebooks de 2 mil reais com placa de vídeo e processador bons como notebooks intermediários. São capazes de rodar bem vários jogos, mas não tem como função primária os games.

Notebook gamer é aquele feito pra jogos. GPU de alto desempenho e todos os inconvenientes que listei na coluna.

Eu sempre vou de notebooks intermediários, e jogo bem feliz.

malleus
Postado
26/05/2012
17:19
Aproveitando o Post.... Estou vendendo meu AVELL T8270. Tem 2 anos e meio de garantia ainda. ta NOVINHO

i7 2670QM (Sandy Bridge)
GTX580 (com tela 17" 3D e oculos nVidia)
8GB RAM
HD SSD 120gb Intel
HDD 750 Seagate
tem leitor biometrico, USB 3.0 entro outros requintes.

O unico motivo da venda é que quero trocar de carro.
Quero 4.500 nele, comprei em dezembro por 6.500,00.

interessados entrar em contato cilas@indgimenez.com.br

DeadKenny
Postado
25/05/2012
11:14
Tenho um Alienware m15x(Core i7 Q740, 6Gb, HD5850). Rodo os jogos em um monitor externo, pois é maior e tem resolução de 1080p, via HDMI. Consigo jogar sempre em configs altas e com bons frames/seg.

Jogos como Crysis 2, Alan Wake, Skyrim, NFS The Run, CoD MW3, BF3... Não testei o Diablo III ainda, mas a se julgar pelo desempenho do Starcraft 2, acho que vai rodar liso...

Gosto muito do Alienware. Considero um "desktop" portátil. É pesado, grande, tosco, mas eu posso colocar na moquila, ir trabalhar, voltar e jogar numa boa. Enfim, acho que depende do que se procura. Eu me adaptei bem a ele, ainda mais com um monitor externo.

O único problema dele é realmente a temperatura. Comprei um suporte da Akasa de alumínio com 2 collers, quebra um galho, mas a GPU chega fácil em 90-100ºC. Algumas vezes ele jah se desligou sozinho no meio de alguns jogos. Pesquisando em alguns fóruns vi que é um problema frequente de aquecimento... quando esquenta d+ ele se desliga por segurança.

Só deixando o registro mesmo para quem pensa em comprar um note p jogos. Existem vantagens e desvantagens, como sempre... Se as desvantagens não te incomodam, vai tranquilo.

keesley
Postado
23/05/2012
02:59
acho legal poder levar o note pra casa dos amigos, da namorada, até mesmo pra faculdade e poder jogar um bfzinho nas horas vagas
quem pode pagar a troca regular de um notebook gamer, nao tem coisa melhor.
como eu nao posso, to com meus dias contados

LoSeL
Postado
22/05/2012
17:45
citação do post de Maçãetílica

Caraca que gentalha mais limitada.
Notebook Gamer é notebook em que se tem uma placa dedicada razoavel e processador razoavel.

Isso vc encontra na casa do 2mil Reais.

Se um i7 + 6770M e 8GB ram não rodarem todos os jogos atuais bem eu corto meus pulsos.

Notebook gamer é o que vc pode jogar.

E a mesma coisa que falar que PC gamer sao aqueles com quad sli, 3 monitores e etc...


Melhor post do tópico, sem dúvida. Apesar de considerar todos os outros o maçã foi justamente no ponto.

linuss
Postado
22/05/2012
17:32
citação do post de tuantavares

citação do post de linuss

citação do post de tuantavares

Cara, não dá nem pra responder essa pergunta... Primeiro que note é a coisa "tudo em um" ridiculamente mais cara do universo. Quem compra um "ovni" desses é pq não gosta de ficar paradinho no seu quarto jogando, quer ficar lááá longe, sabe deus onde, pra dizer: "Eu posso jogar aqui!"

Mas é melhor mesmo ter um video game hackeado do que um note pra game! Fato, não chora não!

Antes que alguém venha com pedras dizer que sou fanboy de video game. O meu último video game, já me livrei dele há 8 anos.

TV de 100" ou 32" tem uma coisinha que ninguem que joga no PC suporta, em hipótese alguma, O INPUT LAG!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu não vou ficar dando uma de hipócrita do tipo, "Se eu fosse rico....". Eu tenho dinheiro pra comprar uma joça dessas, mas eu prefiro 100 vezes comprar uma placa de vídeo a cada 2 anos e mobo+mem+proc a cada 3 anos (ou 2 e meio)... Esse é o meu hobby. Deixo o note para quem não quer gráficos e só quer mobilidade. Quanto aos video games, eu deixo para os meus futuros filhos...

Agora, se lançarem um xbox 720 com configurações bombásticas, poooo. Aí é irresistível né? Porém, chega a AMD e lança uma placa de vídeo 2x melhor que o video game, aí eu vou comprar o quê? kkkkkkkkk

Video game nunca irá superar os PCs, ainda mai com tantos controvertendo o que os desenvolvedores dizem: "DRM é para nos proteger da pirataria!". Pfffffffffff, ridículo isso! Se proteger em seu mundinho de merda onde tem um monte de inocentes sendo alienados a comprar um video game...


Amigo, quem precisa de chorar e vc ! que só tem sua casa para jogar !




Tenho família, criatura neandertal!


Cara, ce vc não tem o que falar não posta nada, essa da familia foi otima.
Realmente, no seu caso não precisa ter um notebook gamer mesmo, vc não viaja, vc não tem amigos que jogam em lugares publicos etc... acho que, quem vive na pre historia e vc. seu quebrado estupido !

malukon
Postado
22/05/2012
15:37
Nossa quantos xiitas defendendo suas doutrinas..

Adorei o POST do Kerber Die , é uma questão polêmica que envolve o grandes debates sem fim. Como religião, pena de morte, aborto e claro, ter ou não, um note para games.

Eu já comprei o meu notebook pra jogos em março de 2008.

Naquela época a melhor placa de video era a Geforce 8800 GTX Ultra Extreme Powerfull Master Nitro Radiotive Special Punk Edition.

Assim por meros 4.7K reais comprei baratin um com uma 8600 GT de 512Mb, foi o melhor note de 15" que achei, nem a alienware tinha um modelo tão potente.

Tava louco pra jogar Crysis, joguei com os gráficos em High e pelos pouco FPS fechei em Médio.

E o nível ultra? bom eu comprei um notebook de 15", se eu quisesse mais, deixaria de comprar um carro para ter um note.

Como eu fiquei triste em 6 meses de uso, eu queria mais, e achei mais barato gastar 2K reais e botei um ATi 4870 num Desktop Quad Core Q6600 quase 1 ano depois, e enfim joguei tudo no Ultra.

Depois desse prazer, a cada ano gastei 2k no desktop, é uma pecinha ali e outro aqui, eu levava ele pra frente, e o note ? só trocando pra dar um jeito.

Se vocês não são bons como eu, pra revender seus notebooks, nem comprem. Na média são 3 anos pra você comprar outro. Nesses 3 anos, 3 gerações de placas de video e processadores foram lançadas.

Se vocês se tornaram obsecados para deixar tudo no Ultra, não vão aguentar esperar para trocar sua placa de video só quando trocar seu notebook, Desktop é a solução.

Agora há muitos aque que pensam, por um lado um notebook, até pesadinho, ou um uma torre enorme? Há ainda outra alternativa, os barebones, ou gabinetes compactos.


Achei um interessante, cabe super bem acomodada e ventilada placa de video TOP ou até Duas (Aí o tiro o bem ventilado).

Termaltake Armor A30, só como exemplo: http://br.thermaltake.com/ProductPhotos.aspx

Rnasfer
Postado
22/05/2012
15:26
Não adianta PC Hi-end > resto! Gastei em 2009 4mil pra montar o PC que eu queria, ano passado estava pensando em pegar um 360 pra jogar com meu irmão, mas quer saber? preferi trocar de VGA. Jogo feliz da vida em um monitor de 24'' fullHD QUALQUER jogo atual com qualidade máxima. Nunca gostei de notebook, mas precisava de um pra faculdade e nada mais! Um mini note resolveu a questão. Tenho certeza absoluta que se tivesse pego um note de 4k há 3 anos atrás hoje não conseguiria jogar BF3 no médio sem me incomodar e teria que passá-lo pra frente por menos de 1/3 do valor que iria adquirir.

tadashi_fotografo
Postado
22/05/2012
13:36
Eu quero um notebook gamer mas não para jogar, quero para tratar imagens.

tuantavares
Postado
22/05/2012
12:21
citação do post de linuss

citação do post de tuantavares

Cara, não dá nem pra responder essa pergunta... Primeiro que note é a coisa "tudo em um" ridiculamente mais cara do universo. Quem compra um "ovni" desses é pq não gosta de ficar paradinho no seu quarto jogando, quer ficar lááá longe, sabe deus onde, pra dizer: "Eu posso jogar aqui!"

Mas é melhor mesmo ter um video game hackeado do que um note pra game! Fato, não chora não!

Antes que alguém venha com pedras dizer que sou fanboy de video game. O meu último video game, já me livrei dele há 8 anos.

TV de 100" ou 32" tem uma coisinha que ninguem que joga no PC suporta, em hipótese alguma, O INPUT LAG!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu não vou ficar dando uma de hipócrita do tipo, "Se eu fosse rico....". Eu tenho dinheiro pra comprar uma joça dessas, mas eu prefiro 100 vezes comprar uma placa de vídeo a cada 2 anos e mobo+mem+proc a cada 3 anos (ou 2 e meio)... Esse é o meu hobby. Deixo o note para quem não quer gráficos e só quer mobilidade. Quanto aos video games, eu deixo para os meus futuros filhos...

Agora, se lançarem um xbox 720 com configurações bombásticas, poooo. Aí é irresistível né? Porém, chega a AMD e lança uma placa de vídeo 2x melhor que o video game, aí eu vou comprar o quê? kkkkkkkkk

Video game nunca irá superar os PCs, ainda mai com tantos controvertendo o que os desenvolvedores dizem: "DRM é para nos proteger da pirataria!". Pfffffffffff, ridículo isso! Se proteger em seu mundinho de merda onde tem um monte de inocentes sendo alienados a comprar um video game...


Amigo, quem precisa de chorar e vc ! que só tem sua casa para jogar !




Tenho família, criatura neandertal!






ENVIAR NOTÍCIA POR EMAIL:Fechar
seu nome: seu e-mail:
enviar para: separar os emails por vírgulas
comentários:
Máx. 800 caracteres (restam 800 caracteres).



Facebook
YouTube
Twitter
Fórum
RSS