Canal: Internet



Siga a Adrenaline


Brand Channels


Colunas


Artigos


Enquete da vez

Começaram a aparecer os novos smartwatches. Qual te interessou?
Ver outras enquetes


mídias sociais categoria : mídias sociais | 24.01.2014 / 16h36 | comentários : 8


Tamanho do texto:


Mesmo esquecido pelo Google, Orkut possui 6 milhões de brasileiros e completa 10 anos hoje

autor: leolorenzoni

Parece que foi ontem que começamos a trocar depoimentos e scraps por Orkut, mas acredite: a rede social mais popular do Brasil entre 2004 e 2011 completa hoje 10 anos. Apesar de ser substituído pelo Facebook, o Orkut ainda vive e registrou 6 milhões de usuários brasileiros no mês passado. Muitos desses usuários preferem funções e informações encontradas só no Orkut e suas comunidades, como comentamos em um de nossos artigos.

Com o mesmo nome do seu criador, o engenheiro Orkut Büyükkökten, o Orkut era inicialmente um projeto de faculdade que acabou ganhando repercussão depois de receber investimentos do Google. A rede social ajudou a introduzir grande parte dos brasileiros à internet, já que a ideia de rede social secreta (no começo era preciso convite para entrar no Orkut) aumentou o interesse de muitas pessoas. E durante muito tempo, não possuir um perfil no Orkut era o mesmo que não existir.

O sistema de comunidades é utilizado até hoje por muitos usuários que preferem encontrar informações e debater assuntos nelas, ao invés de grupos do Facebook. E mesmo com a opção de migração para o Google+, muitos preferiram ficar no bom e velho Orkut. Entretanto, após a crescente popularização da rede social de Zuckerberg em 2011, o Orkut foi deixado de lado pela sua empresa criadora, e seu aniversário nem é mais lembrado por ela. A última vez que o Orkut recebeu um doodle comemorativo foi em 24/01/12, quando completava 8 anos.  

Com uma década de existência, a rede social parece não ter nenhuma expectativa para o futuro, mesmo que seu fim ainda não tenha sido anunciado. Ele não recebe atualizações há um bom tempo e a tendência é de cada vez mais perder usuários. E você, sente falta do Orkut? Se você sente, deixe nos comentários o que mais gostava "nesta rede social que mal conhece e considera pacas". 

Via Exame.





Comentários (8) Assinar


Chico
Postado
25/01/2014
13:57
Muita saudade do orkut. As comunidades eram realmente úteis.

No fb a estrutura de "comunidades" e postagem é completamente bizarra e desestimulante.

lyraal
Postado
25/01/2014
08:17
melhor de tudo é que pessoal do rolezinho foi pro facebook. e como só conseguem usar um único serviço por vez, daqui a pouco debandam para outra coisa

Sambs
Postado
24/01/2014
23:44
Orkut é uma das minhas raivas do Google. Era uma excelente rede social e até hj nem Facebook, nem G Plus chegaram perto em qualidade de informação disponível.

paulootavio
Postado
24/01/2014
22:34
Acho que para quem procura coisas úteis, o orkut é muito melhor do que o facebook, enquanto que no primeiro temos comunidades com fórum organizado e útil, no segundo temos milhares de pessoas clicando em curtir apenas para aparecer.

Bueller
Postado
24/01/2014
19:27
citação do post de Panc2001br

O Orkut é interessante. Talvez caindo no ostracismo, vire "cult" e atraia quem prefira uma comunidade menos mainstream e mais discreta.

Também penso assim. Mas será que o Google manterá um serviço como esse por muito tempo? Lembre que ele é mestre em matar seus serviços pouco populares.

Com a saída em massa dos brasileiros dá até vontade de criar uma nova conta no Orkut.

Panc2001br
Postado
24/01/2014
18:36
O Orkut é interessante. Talvez caindo no ostracismo, vire "cult" e atraia quem prefira uma comunidade menos mainstream e mais discreta.

OPERAman
Postado
24/01/2014
18:22
Por incrível que pareça, hoje o Orkut é muito melhor do que foi no seus períodos de glória porque a maioria dos huebr foram pro Facebook, o que sobrou foram comunidades realmente úteis e usuários mais compromissados.

ssT
Postado
24/01/2014
17:09
*mamilos*
Orkut > F.






ENVIAR NOTÍCIA POR EMAIL:Fechar
seu nome: seu e-mail:
enviar para: separar os emails por vírgulas
comentários:
Máx. 800 caracteres (restam 800 caracteres).



Facebook
YouTube
Twitter
Fórum
RSS