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mídias sociais categoria : mídias sociais | 19.01.2013 / 11h54 | comentários : 8


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Novos termos de uso do Instagram começam a valer hoje

autor: risastoider

Os novos termos de uso do Instagram, que causaram polêmica ao serem revelados no final do ano passado, entram em vigor hoje (19/01). O texto está mais claro e não fala sobre a venda das fotos dos usuários para fins publicitários sem compensação, o ponto mais polêmico até então.

O que muda, efetivamente, é que a rede diz que poderá usar os cookies do navegador, dados cadastrados e a forma com a qual as pessoas usam o site para fornecer serviços aos anunciantes. Ou seja, as suas fotos e as coisas que você curte poderão ser usadas para fazer propagandas direcionadas, algo que já ocorre no Facebook, atualmente dono do Instagram.

Poucos dias após a polêmica inicial em dezembro, o Instagram retirou o parágrafo que sugeria a possibilidade da venda das fotos dos usuários. Os anunciantes, portanto, não comprarão as fotografias, mas sim informações dos usuários, dados do tráfego do site e como as pessoas usam o serviço ao interagir com outros usuários.

Em entrevista ao UOL, Isabela Guimarães Del Monde, especialista em Direito Digital e sócia do PPP Advogados, explica que os novos termos de uso estão mais sofisticados e específicos para seguir a mesma linha de regras aplicadas pelo Facebook. "Por esse lado, a mudança no Instagram ajuda a compreender melhor as regras do serviço", comenta. "Mas, por outro, essa maior especificidade nos termos de uso não pode ser abusiva."

A especialista nota que uma cláusula incomum nas novas regras é a da arbitrariedade. "Com ela, o usuário concorda que disputas entre ele e a rede social serão resolvidas por árbitros privados, e não pela Justiça", afirma. A arbitragem nos Estados Unidos funciona de forma semelhante à conciliação na Justiça Brasileira, mas sem um mediador "imparcial". Ao invés disso, as partes indicam um especialista no assunto discutido para decidir sobre a questão. "Você renuncia ao direito de participar de uma ação coletiva ou de uma arbitragem de abrangência coletiva", ressalta Del Monde.

Com os novos termos, o Instagram que se tornar uma rede de filtros e compartilhamento de fotos com as mesmas regras publicitárias do Facebook. Ambos os serviços estão focados na venda de espaços para anúncios, em troca da utilização gratuita das funcionalidades pelos seus usuários.






Comentários (8) Assinar


Inácio Jr.
Postado
03/10/2013
19:43
E tava demorando...

Negotora
Postado
20/01/2013
12:44
Who cares?

GraveUypo
Postado
20/01/2013
11:25
"Você renuncia ao direito de participar de uma ação coletiva ou de uma arbitragem de abrangência coletiva"

isso é a maior besteira que ja vi. que eu saiba, empresa alguma pode sobreescrever direitos de um cidadão em seu termo de uso. e quem for lesado vai processar de um jeito ou de outro.

também a parte dos arbitros privados. algum advogado explica se pode essas merdas ai

Negotora
Postado
19/01/2013
15:54
Instagram, estragando fotos desde sempre.

NetoLestion
Postado
19/01/2013
14:25
Muitos vão abandonar esse Barca ... Instagram já deu o'que tinha que dar, hoje existe tantos mais tantos iguais ou ate melhores que o próprio patriarca, que vão crescer e ofuscar o'que o instagram ja foi um dia depois dessas besteiras do Zuckerberg

jackmachinne (banido)
Postado
19/01/2013
13:55
Screw this! Não uso, nunca usei e achei que nunca usarei.

shinobi.zero
Postado
19/01/2013
13:08
Soh uma coisa a dizer...

Pistigrilo
Postado
19/01/2013
12:40
Privacidade é coisa do passado... Definitivamente...






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