Canal: Internet



Siga a Adrenaline


Brand Channels


Colunas


Artigos


Enquete da vez

Qual API é o futuro dos games?
Ver outras enquetes


internet categoria : internet | 27.03.2011 / 18h55 | comentários : 1


Tamanho do texto:


IE 9, Chrome 10 e Firefox 4, a disputa entre os browsers continua

autor: gian

Recursos

A concorrência acirrou e fez com que os browsers buscassem ter, cada vez mais, suportes aos novos recursos, como o WebGL, HTML 5 e CSS3. Além disso, uma novidade presente em alguns dos navegadores de nova geração é o uso da GPU para o carregamento de algumas páginas que utilizem muito a parte gráfica, como as que contém muitas fotos ou vídeos. Isso faz com que essas páginas rodem de maneira muito mais rápida. Esse recurso é desativado quando não está em uso, o que reduz o consumo de energia da máquina.

Google Chrome 10
A primeira melhoria a ser notada no Chrome é no suporte ao Javascript. Agora o navegador utiliza seu antigo motor java com incrementos, o que o ajuda a rodar melhor alguns formatos.

O navegador da Google agora também tem suporte para o HTML 5, que já vem sendo citado há alguns anos como uma revolução para a internet. Mais do que isso, ele consegue rodar imagens 3D devido à tecnologia WebGL. Você pode ver vários vídeos de como isso funciona aqui. Ou no exemplo:


O Chrome sempre foi uma referência de segurança, mas nunca é demais citar que algumas melhorias foram feitas, como a certificação do próprio usuário na hora de abrir um arquivo, por exemplo. A Google também afirmou que, assim como na sua versão anterior, o Google Chrome 10 tem a ajuda na aceleração de gráficos via GPU o que, como já foi dito, acelera e muito o carregamento de algumas páginas.

O navegador tem um ótimo recurso nativo para quem utiliza mais de um computador que é o compartilhamento de favoritos. Para isso, os sites devem estar sob uma conta do gmail, então basta o usuário ir em Opções > Coisas pessoais > Sincronização > Personalizar. O navegador pode fazer isso com a opção auto-completar também, o que ajuda caso você utilize computadores públicos, onde pode encontrar algum keylogger.

Mozilla Firefox 4
O Firefox corrigiu alguns problemas e aumentou sua compatibilidade com novos formatos. Por exemplo, antes o navegador chegava a utilizar 200 MB da memória RAM para executar algumas ações simples. Com a nova versão esse quesito foi otimizado e agora sua média fica entre 140 e 150 MB. Lembrando que esse número aumenta conforme aumentam o número de abas abertas.

Assim como o Chrome, no Firefox a opção de compartilhar favoritos é nativa do navegador. Basta o usuário clicar no botão Firefox, que está em laranja no navegador e ir em Opções>Opções>Sync, e criar sua conta.

Além desses, o Firefox agora tem suporte para WebM - formato de vídeo de código aberto, HTML 5 - nova versão de html que elimina a necessidade de plugins, SVG - linguagem XML para gráficos vetoriais e CSS3 - nova versão do Cascading Style Sheets. O Mozilla também conta com aceleração gráfica pela GPU.

Internet Explorer 9
Sobre o IE 9, a principal revolução em relação ao seu antecessor, e também em relação aos seus concorrentes, são as melhorias técnicas. Nem parece mais aquele browser da Microsoft, que era lento, demorava a carregar páginas e abas e, se seu computador fosse um pouquinho mais desprovido de hardware, demoraria longos segundos até abrir o navegador e cada aba. Agora ele está mais leve, com uma navegação fácil e rápida. Pudera, esse foi o grande investimento da Microsoft no browser, e já há alguns meses a empresa vem divulgando vídeos falando sobre isso, como o que você confere abaixo (em inglês).


Toda essa melhoria em velocidade se deve a vários fatores, como já foi falado, mas o principal deles é o processamento de gráficos através da GPU. Sim, assim como nos outros navegadores isso também acontece no IE9 mas, talvez devido ao investimento pesado feito pela Microsoft, no Explorer isso acontece de maneira muito mais rápida e estável, como os testes feitos por nós vão mostrar, na próxima página. Devido a essa acelaração gráfica, o IE 9 é o navegador que melhor trabalha com o HTML 5.

Outra grande melhoria que a Microsoft realizou sobre o IE 9 foi a questão de segurança. O browser conta com mais recursos de proteção de privacidade e, segundo a empresa, terá atualizações de segurança mais frequentes. Pesquisas feitas pelo NSS Lab também afirmaram que o Explorer 9 é o browser mais seguro que já foi colocado no mercado, emitindo alerta contra 99% dos programas maliciosos voltados para engenharia social, contra apenas 14% do Firefox, por exemplo. O IE também permite que você escolha, inclusive, quais informações você autoriza que determinados sites recolham sobre sua navegação.


Outro recurso interessante do Explorer 9 é a total integração com o Windows 7. Assim, você pode colocar seus favoritos na barra de ferramentas de suas janelas do Windows, ou trabalhar com janelas divididas na tela, recurso que a empresa chama de Aero Snap.






Comentários (1) Assinar


uli.gue
Postado
19/03/2013
23:46
O estudo é interessante, principalmente quanto ao desempenho. Vamos aos fatos que o autor não considerou na análise de desempenho. O IE utiliza funcções não documentadas do Windows para a renderização e apresentação gráfica, o que não acontece com outros navegadores na plataforma Windows.

Infelizmente não temos o IE em outros SOs, mas temos os outros navegadores. Então, que tal verificar o desempenho daqueles navegadores em outras plataformas? Teríamos o mesmo resultado?

O grande problema de análise de desempenho é justamente esse. Aplicações desenvolvidas pelo fabricante do SO sempre apresentarão melhores resultados.

...






ENVIAR NOTÍCIA POR EMAIL:Fechar
seu nome: seu e-mail:
enviar para: separar os emails por vírgulas
comentários:
Máx. 800 caracteres (restam 800 caracteres).



Facebook
YouTube
Twitter
Fórum
RSS