Violinos (Dúvidas)

Discussão em 'Papo Cabeça' iniciado por Operaçao Meteoro, 21/11/2009.

1. Operaçao Meteoro

Operaçao Meteoro Banido Banido

Registro:
    23/06/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    galera, a um tempo quero muito apreder a tocar violino, porem tenho algumas duvidas iniciais

é muito dificil?

qual violino vocês recomendam para quem quer iniciar?

qual a faixa de preço?

vale a pena comprar os Silent Violin? (Violinos eletricos silenciosos, para treinar na madrugada) (Link para um deles AQUI)

Existe alguma video aula boa pela net?

bom por enquanto é isso que tenho de dúvidas :thumbs_up

2. Bullseye

Bullseye ( ≖‿≖) Registrado

Registro:
    12/01/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    11
    Bom, nunca me considerei um violinista, nem quando tocava :p, coisa que não faço a muito. Mas vou tentar responder algumas perguntas.

e muito dificil?

É, muito difícil, exige muita dedicação e tu tem que ter muita disciplina. Não pode ser coisa de momento, por mais frustrantes que sejam suas primeiras tentativas em ‘arranhar’ as cordas não pode pensar em desistir. Inclusive esse foi meu maior erro: se não tivesse parado, hoje, acredito, estaria tocando até bem.

qual violino voceis recomendao para quem quer iniciar?

Tu pode começar por um Roma mesmo, algo em torno dos R$200-R$300, Comece por algo assim mesmo, até tu conhecer melhor o instrumento. Ou pode arriscar um artesanal, como é o caso do meu, fabricado à 10 anos. De inicio o que fará mais diferença, será o tamanho mesmo, 3/4 se for infanto, e 4/4 adulto. Tenha sempre um ou dois encordoamentos reserva, acredite, vai quebrar muita corda.

vale a pena comprar os Silent Violin? (Violinos eletricos silenciosos, para treinar na madrugada)

Bom, eu não compraria, a acústica do violino é uma parte importante a ser trabalhada, e acredito que esses elétricos não propiciem isso. Mesmo o som do violino às vezes sendo bem alto.

Cara, por vídeo aula não acredito que seja possível, violino tem muito sentimento, e isso só um bom instrutor poderá te passar, executar uma partitura perfeitamente vai além de "dar" os tempos certos nas notas, e apertar as notas certas, vai muito da sua interpretação também. Então, talvez o conselho mais valioso que possa te passar, é: procure um instrutor e faça essa perguntas à ele também.

Abraço.

3. GIGAMAX

GIGAMAX New Member Registrado

Registro:
    11/02/2004
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Não é possível aprender sem professor.

Experiência própria amigo.

4. Michel027

Michel027 Active Member Registrado

Registro:
    14/09/2008
    Curtidas recebidas:
    3
    Pontos de Troféu:
    42
    Amigo, qualquer instrumento é difícil de ser tocado(se não tiver experiência...pff). Não se guie por esses auto-didatas, eles são gênios ou já tinham muita experiência com algum tipo de instrumento, e lógico, eles se dedicaram bastante para aprender sozinhos, assim como alguém se dedicou(com a ajuda de outra pessoa) para aprender qualquer outra coisa, seja bateria, piano, guitarra, contra-baixo, etc... :)

Bem, as outras perguntas não posso responder, só sei tocar bateria :lol:

Eu aqui, agora que to de férias, 100% bateria. To aprendendo rudimentos adoidadamente para semana que vem quem sabe meu professor começar pedal duplo comigo! XD

Eu tenho um amigo que aprendeu sozinho guitarra...mas tem umas manias estranhas e não toca muito bem, isso porque ele já treina a mais de 2 anos! Agora, tem outro que aprendeu a tocar violão sozinho, muito bem por sinal, lógico...já tocava bateria antes e tinha uma noção muito boa de música.

Última edição: 21/11/2009
  5. Operaçao Meteoro

Registro:
    23/06/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    mas tipo, o som desses violinos parece ser bom, da uma olhada neste video

6. Bullseye

Registro:
    12/01/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    11
    Nunca toquei em um. E o som realmente não parece ser ruim. Mas, para a proposta de aprendizado, acredito que o acústico seja o ideal. Muda muita coisa, o violino é um instrumento sensível e você precisa aprender a 'sentir' ele, e acredito que o eletrônico não supra isso, como disse, acredito pois nunca toquei num. Eu se fosse você, começaria num acústico.

Tens noção de teoria? Solfejo, leitura de partituras?

7. jberg

jberg .:. Registrado

Registro:
    23/06/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Eu já fiz aula de violino, acho muito harmonico (toco violao/guitarra à 13 anos)
    E te digo, é difícil sim. No começo achava impossível sair som daquele negócio.
    Depois de um tempo tive q apelar pra um professor e depois da primeira aula... vendi o violino!

8. CyriX

CyriX New Member Registrado

Registro:
    02/01/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    muito dificil, tem de ter 'persistente', é dificil aprender sozinho, só se você já tem conhecimento com música e de outros instrumentos. Um violino básico você não vai gastar mais de 450 reais, nunca usei elétrico mas o som parece não ser muito diferente, mas pelo som do youtube não posso dar certeza.

9. Baygon

Baygon 1, 2, 3...4!!! Registrado

Registro:
    25/03/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Eu aprendi violino com 5 anos de idade. Então acho que você consegue também, não?

Precisa querer, e se você ver que realmente gosta da coisa, se identificar com o instrumento, não desista!!

É difícil, não é do tipo de instrumento que com um ano de estudo você já sai tocando qualquer coisa. Normalmente leva tempo e dedicação para chegar em um nível intermediário.

Comece com um violino acústico mesmo. Recomendo a marca Rolim, tem um som suave e não é muito estridente.

E não tente tocar sem professor, você pode pegar vícios que são horríveis de tirar depois.

10. Operaçao Meteoro

Registro:
    23/06/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    e isso que tenho em mente, sempre vejo programas do governo ensinando nas escolas os mais jovens a tocar, entao penso eu que se eu me dedicar, tambem posso aprender, estou realmente querendo aprender, nao e so coisa de momento nao

se alguem souber um lugar na Net ou alguma loja que envia por encomenda violinos para iniciantes com um preço legal, por favor de uma dica

:thumbs_up

11. BadDay

BadDay Usuário Joselito Registrado

Registro:
    27/01/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    aprender sozinho é mor furada, vc pega um monte de vícios e depois fica 500x mais difícil, senão impossível, de fazer do jeito certo. (fiz isso com guitarra e mifudi)

[]'s

12. Bullseye

Registro:
    12/01/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    11
    Legal ver que está decidido :) força de vontade é muito importante.

mas volto a te perguntar: Tens noção de teoria? Solfejo, leitura de partituras?

pois acredito que esta parte teórica pode até ganhar uma noção sozinho.

13. Operaçao Meteoro

Registro:
    23/06/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    nao, nao tenho noçao de nada disto

14. Chaturanga

Chaturanga New Member Registrado

Registro:
    04/03/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    é bom vc aprender teoria primeiro, depois começa com algumas peças mais fáceis, e vai aperfeiçoando a técnica do seu instrumento, seria bom vc arrumar um bom professor para te ajudar

15. miptzi

miptzi Serious bussines Registrado

Registro:
    29/01/2008
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    41
    cara, sempre tive tara por violino, mas nunca nem tentei ir atrás.
    Tocava um berimbau nervoso, mas ficou por isso.

Boa sorte

16. Operaçao Meteoro

Registro:
    23/06/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    mas tipo, para quem esta qurendo começar, qual voceis recomendao destes aqui?

http://produto.mercadolivre.com.br/...ortado-lindo-modelo-eagle-novo-somos-loja-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/...eagle-44-ve-441-estojo-arco-breu-cavalete-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/...nal-44-wolf-lancamento-com-case-luxo-loja-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-118679319-lindo-violino-34-romanini-aceito-trocas-_JM

nao entendo nada mesmo, mas pelo menos o tamanho acredito ser 4/4

se alguem ai puder fazer um favorzao de olhar uns violinos do mercado livre e me indicar um bom para iniciar, fico muito grato

17. Operaçao Meteoro

Registro:
    23/06/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    aff saiu 2x a msg, mals

Última edição: 24/11/2009
  18. andrebrait

andrebrait GameShark... Literalmente Registrado

Registro:
    09/02/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Violino é difícil pacas sim XD

Toquei violino 1 ano e agora toco violoncelo há +- 1 ano e meio. Eu me dei extremamente melhor com o cello, visto que gosto de graves, sou grande e prefiro muito a técnica do cello.

Mas enfim, aos violinos > Eagle, Michael, Roma, há uma variedade de marcas de violinos insdustrializados.

Algo que vc deve ter em mente quando pénsar que eles são dificeis > Já viu que não tem casas no braço? Isso não quer dizer só que vc n vai saber onde por o dedo pra fazer uma nota e seu ouvido vai ser sempre o salvador da pátria (além de muito treino) mas tb que ONDE vc poe o dedo é o que vai definir o som, e, logo, afinar isso é um inferno XD

Primeiro passo > arrume um professor, tenha uma ou duas aulas com violino dele ou de alguém, daí se decida.
    Segundo passo > arrume um violino seu e leve a um luthier pra ajustar tudo, cravelhas principalmente, pra nao sofrer e arrebentar cordas demais.
    Terceiro passo > estuda, safado! uahuahuahauha

Quanto ao volume, existem surdinas (peças que se poe no cavalete pra diminuir o volume do instrumento.)

19. MwR.Morpheus

MwR.Morpheus New Member Registrado

Registro:
    28/12/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    é muito dificil?
    Sim, todos instrumentos são dificeis, vale a determinação de cada um.

qual violino vocês recomendam para quem quer iniciar?
    UM CONSELHO: Não pegue um tão caro, muitas pessoas compram um instrumento por impulso, achando que irão tornar um "Andre Rieu" em poucas semanas, e na primeira dificuldade desistem. (Interprete como conselho)

qual a faixa de preço?
    Depende o quanto está disposto a pagar, eu acho os Michael's e Eagles bons instrumentos, e numa faixa de preço de 250 a 400R$.

vale a pena comprar os Silent Violin?
    Eu nunca toquei em um desses, mas você quer pra tocar de madrugada? Vc tem que ouvir seu instrumento hehe

PROCURE UM PROFESSOR, VENDO VÍDEOS NA INTERNET, LENDO ARTIGOS... VOCÊ IRÁ ADQUIRIR VÍCIOS, E CASO FUTURAMENTE QUEIRA TER AULAS, TERÁ QUE APRENDER TUDO NOVAMENTE.

20. Operaçao Meteoro

Registro:
    23/06/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    comecei aulas de violino e partitura, estou pagando 120 por mes, sao 2 aulas por semana

1 pratica e uma de partitura

e comprei 1 violino da Eagle 4/4 novo por R$360,00

porem estou a procura de algum texto ou artigo sobre como ler partituras para violino, o basico mesmo

alguem sabe onde posso encontrar?

otra pergunta, como exatamente se ajusta a espaleira no violino? ta foda

21. CyriX

CyriX New Member Registrado

Registro:
    02/01/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    só falo uma coisa, vc esta com vontade agora, mas fique sabendo que essa vontade vai ter que durar anos, aprender violino leva tempo.

Compartilhe esta Página