[ UTILIDADE ] Habilite o FXAA em seus jogos DX9 / DX10 / DX11

Discussão em 'PC' iniciado por fxs, 05/08/2011.

  1. fxs

    fxs Active Member Registrado

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    Um usuário do fórum 3DCenter.org desenvolveu um modo de habilitar o FXAA em muitos jogos com Directx 9, 10 ou 11. Basicamente, FXAA é um filtro de post-processing para a suavização dos famosos "serrilhados" (veja infos detalhadas abaixo).

    A qualidade da imagem é muito boa e próxima do uso de AA ou MLAA, mas seu desempenho é muito melhor !! Mínima perda de performance / FPS ao compará-lo em jogar sem AA.


    Download

    Versão atual: 10
    URL: http://www.mediafire.com/?rqnkv94yr9snofw

    Basta extrair os arquivos da pasta referente ao Directx utilizado para a pasta principal do jogo.
    ex: Seu o seu jogo esta configurado para DirectX 9, entre na pasta DirectX 9 do zip, copie todos seus arquivos e cole na pasta principal do jogo.

    Para habilitar / desabilitar use a tecla PAUSE e veja a diferença.
    Para tirar screenshots, tecla PRINT SCREEN.

    IMPORTANTE: Desabilite o AA, multisampling, etc no seu jogo

    [ EXTRAS ]
    Para habilitar o sharpen no DX9, abra o arquivo shader.fx e coloque a linha:
    #include "Sharpen.h"


    Modificações

    FXAA Tool Hg4
    A versão 9 do plugin com novos shaders e efeitos para os jogos. Somente versão DX9.

    [​IMG]

    Download



    Comparações

    Mass Effect 2:
    No AA | FXAA

    Dirt 3:
    No AA | FXAA



    ------------------------------------------------------------------------------------

    Quem quiser se aprofundar mais:

    Mas o que é FXAA?

    FXAA significa Fast approXimate Anti-Aliasing, um algorítimo novo criado por TIMOTHY LOTTES, funcionário da NVIDIA, que sentiu a necessidade de um AA com maior desempenho, sendo executado apenas uma vez na fase de pós-processamento, tendo menor consumo de memória, porém compromissado com a precisão e qualidade. As vantagens estão relacionadas principalmente com a redução de Specular Aliasing e sub-pixel aliasing ( flicker causado por superfícies renderizados a menor que um simples pixel ).

    Pontos interessantes

    1. Reduz a pixelação das imagens mantendo a acurácia com desempenho a um custo prático de ms/frame para o engine típico em games. Uma GTX480 processando em 1920×1200 consegue fazer em até 1ms para o FXAA Preset.

    2. O efeito é efetivo nos cantos dos triângulos e no resultado do processamento shader. FXAA tem lógica para reduzir pixelação causada por single-pixel e sub-pixel, repare na imagem abaixo, a melhoria do visual na área sombreada em relação a ausência do AA.

    3. É fácil de integrar num shader single pixel, tendo a execução única a cada passo sobre um sample de imagem. FXAA traz vantagens sobre o MSAA, principalmente usando render targets Stereo e multi-displays ou back buffers (ROPs).

    [​IMG]

    [​IMG]


    MLAA x FXAA – Quem é o melhor em técnica e desempenho?

    FXAA é a resposta da NVIDIA ao MLAA da AMD. O MLAA é também um técnica de filtragem de pós-processamento porém ocorre fora do tradicional pipeline de rendering do desenvolvedor de games. AMD clama que esta técnica é independente de hardware ou engine gráfico, sendo compatível tanto com Direct3D como oGL ou qualquer outro engine que utilize DirectCompute. Atualmente este recurso somente pode ser ativado nas AMD GPUs. No geral, o MLAA funciona semelhante ao FXAA, tratando as informações de cores da imagem renderizada, rastreando pixels com alto grau de contraste local, então ele aplica um filtro para reduzir o contraste e a pixelação consequentemente. Agora como cada técnica está funcionando, é bem diferente, FXAA identifica locais na cena de alto contraste para cada pixel, já o MLAA rastreia por padrões de alto contraste nos mesmos pixels, o que acaba dando uma vantagem para o FXAA em termos de qualidade, pois ele trabalha a nível de pixel (melhor para tratar os problemas de sub-pixel comentados anteriormente).

    Falando-se em performance final, o FXAA é superior ao MLAA, veja abaixo o teste feito em uma radeon:

    [​IMG]


    MLAA x FXAA – Quem é o melhor em qualidade da imagem?

    O HOCP tentou responder a estas questões, porém não conseguiu exatamente eleger um grande vencedor, ambas as técnicas são muito boas, e dificilmente se constata diferenças a olho nu ou até com um zoom na imagem.

    [​IMG]


    Fontes

    Matéria original: HardOCP
    Tradução / Adaptação: Framebuffer
     
    Última edição: 31/12/2011
  2. Playck031

    Playck031 Well-Known Member Registrado

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    Valeu cara. Para mim só vai ser realmente útil se for mais leve que 2xMSAA. Vou testar depois.

    Uma sugestão é deixar no primeiro post uma lista de compatibilidade desse .dll com os jogos que não funcionam.
     
    Última edição: 05/08/2011
  3. jamestowers

    jamestowers S.E.P Registrado

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    Muito interessante... seria bacana um comparativo com os frames nos jogos em cada uma das situações (noAA, 2xAA, 4xAA, MLAA e FXAA)
     
  4. marcelo carbon

    marcelo carbon Jesus é bom :) Registrado

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    testei aqui no hot pursuit e ficou muito melhor......agora deu para ver como o hot pursuit é bonito :wub:
     
  5. fxs

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    Legal a ideia, mas o complicado é q o autor esta atualizando isso direto. Ontem estavamos na versao 5 e ja lançou mais 3 hehehe
    Até 2 dias atras não funcionava com o Borderlands, por exemplo, mas agora esta ok.

    :)
     
  6. chantal2007

    chantal2007 Snaaaaaaaaaaaake!!!! Registrado

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    show, depois testo... mas e o punkbuster nos jogos online? lembro que teve um brother meu usou a dll enb no pr/bf2 e foi banido pelo o PB! deu mó rolo!
     
  7. crazin

    crazin New Member Registrado

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    muito legal issu
    jogava hot pursuit aki em aqueles serrilhados irritavam muito,mais agora ira fikar bem melhor :yes:
     
  8. Playck031

    Playck031 Well-Known Member Registrado

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    Eu digo pelos nossos testes mesmo. Quando testar um jogo que não funcionar é só vir e postar aqui. :)

    Testei no Just Cause 2 e Brotherhood funcionaram perfeitamente. Testei no NFS SHIFT 2 também e ficou lindo. Agora tem uma alternativa boa e leve para aquele AA nojento do jogo.
     
  9. GSJ

    GSJ Uma década de Adrenalin E Registrado

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    Uma pergunta, dá para usar com eficiência nos games que usam Unreal Engine?

    Obrigado.
     
  10. fxs

    fxs Active Member Registrado

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    procurei por relatos sobre o ENB no VAC e Punkbuster e uns dizem que sim, outros não. Mas provavelmente sim para coibir modificações, seja qual for a indole do programador.

    Então melhor não arriscar em jogos online !!! Adicionei um aviso no tópico.

    valeu por alertar !


    pode ser assim ;)

    posto o nome do jogo e a versao do plugin testada ao lado para caso haja algum update não desencorajar os usuarios em testa-lo.

    depois postem quanto consumiu de FPS ou sshots que ajuda tbem.

    pelo que li, sim :)
     
    Última edição: 05/08/2011
  11. wseregatto

    wseregatto Não aguenta bebe leite Registrado

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    Parabens pelo tópico, REP +.
    Se puder fazer a dica do amigo Playck031 no segundo post, vai ganhar mais um REP +.
    Abraço.
     
  12. Maggot_Diego

    Maggot_Diego Active Member Registrado

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    Que beleza!!!
    Aguardando as screens da galera com os comparativos...
     
  13. blackdragonbird

    blackdragonbird Movimento Zeranista Registrado

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    Muito boa dica cara, ganhou um verdinho.

    Vou baixar aqui e testar nos meu jogos pra ver como e coloco resultados depois.
     
  14. Lancelot

    Lancelot the ancient gamer Registrado

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    Alguém testou no Bad Company 2?
     
  15. NogueirA

    NogueirA Usuário com Pendência Usuário com Pendência

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    Essa é a questão, acho arriscado tomar um ban do PB por causa dessa DLL.

    Eu iria usar no BC2, mas receio ser banido por bobeira.
     
  16. Bob89X

    Bob89X Rumo à ACADEPOL :) Registrado

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    Comparativo AA off x FXAA

    Fiz um comparativo rápido no ArmA 2, rodando no high 1600x900 AA e Aniso Off

    1ª SS
    AA OFF:
    [​IMG]
    FXAA ON:
    [​IMG]
    2ª SS
    AA OFF:
    [​IMG]
    FXAA ON:
    [​IMG]

    É não tava botando fé nesse negócio, mas vi que o resultado é satisfatório, no geral a perda de "fps" foi em torno de 8 quadros.
    Edit: Testei com AA em high do game e a diferença pro FXAA é ligeiramente superior, ja a perda de fps é bem maior com o AA do jogo.
     
    Última edição: 05/08/2011
  17. FoxDeath!

    FoxDeath! One bullet at a time... Registrado

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    Dica interessante! Vô fazer uns testes aqui pra ver se dá uma "sobrevida" na minha VGA. =P
     
  18. pedrinho44

    pedrinho44 Active Member Registrado

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    irei testar no hot pursuit e shift 2 ....

    edit primeiros tests Hot pursuit
    FXAA OFF
    [​IMG]
    FXAA ON
    [​IMG]
     
    Última edição: 05/08/2011
  19. LorentZ

    LorentZ Pilot and Mec. Engineer Registrado

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    Juiz de Fora
    Funcionando GTA IV.

    FXAA OFF
    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    FXAA ON
    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Qualificado pelo Post!

    AbrX
     
    Última edição: 05/08/2011
  20. pedrinho44

    pedrinho44 Active Member Registrado

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    serio cara que ta funcionando no GTA IV ???? até me animei a voltar a jogar ..... vou instalar imediatamente ...
    mais umas Screen HOT PURSUIT para efeito de comparação:
    FXAA OFF
    [​IMG]
    FXAA ON
    [​IMG]
    FXAA OFF
    [​IMG]
    FXAA ON
    [​IMG]
     
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  21. Volcano

    Volcano Antigo Volc Registrado

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    Essa opção bem que poderia vir nas opções do driver...
     
  22. DJ Losada

    DJ Losada Redação Adrenaline

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    podiam postar fotos com os frames... pra saber se vale a pena mesmo.. ou se a perda de frames nao compensa o uso desse efeito..
     
  23. LorentZ

    LorentZ Pilot and Mec. Engineer Registrado

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    Juiz de Fora
    Tranquilo...
    guentae
     
  24. vanSCHYNEYDER

    vanSCHYNEYDER Polkaudio Registrado

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    Bem massa, hein ?

    Duro é que meus games, atualmente, sao todos @Steam, daí, sabe,ne, quem tem . tem medo ;/


    ps: qualificado
     
  25. pedrinho44

    pedrinho44 Active Member Registrado

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    losada acabei de testar no SHIFT 2 ...e há uma melhorar principalmente nas sombras as famosas sombras serrilhadas, no shift 2 perdi em media de 7 FPS isso usando a camera externa ...na camera interna que é a que mais uso, e me irritava com serrilhado no contorno do parabrisa do carro e no painel a queda de no maximo 3 FPS vale muito a pena usar o recurso ... no Hot Pursuit não chegeui a usar com FPS mais a queda de FPS fora imperceptível
    SHIFT 2 ...
    FXAA OFF
    [​IMG]
    FXAA ON
    [​IMG]
     

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