(urgente) ligação de leds

Discussão em 'Hardwares em Geral' iniciado por alexandremix, 06/02/2009.

1. alexandremix

alexandremix New Member Registrado

Registro:
    30/05/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    eu to fazendo meu casemod, e resolvi furar o accrilico da tampa pra colocar leds...
    eu fiz isso ai eu liguei 4 leds de 3v d 3mm, na primeira cabo amarelo na fonte e a outra na saida + da led, ai liguei a saida - do leds na + do proximo led, assim por diante...
    chegando na ultima eu liguei a saida - da led no cabo preto da fonte..
    mas ai não esta ligando as leds, mas se eu encostar algo metalico (alicate) na primeira ou na ultima, encostar nos 2 polos ela liga e bem forte....
    tem agum problema eu fazer uma solda ligando os 2 polos na primeira led?

2. alexandremix

Registro:
    30/05/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    eu acho que ninguem intendeu minha pergunta então eu vou literalmente desenhar:lol:

foi assim que eu fiz a ligação (a unica diferença é que as leds estão separadas, e para ligar na fonte eu tive que fazer um cabo um pouco longo)

as eu fasso essa ligação acima as led naum acendem, mas se eu fizaer isso...
    algumas ligam...

iai tem agum problema se eu deixar assim?

pra fazer as ligações das lids eu usei o cabo de um pisca-pisca de natal...
    o problema pode ser que o cabo é muito fino?

porfavor alguem me ajude

3. ARISTEU

ARISTEU Um dia eu serei cacique Registrado

Registro:
    22/02/2008
    Curtidas recebidas:
    81
    Pontos de Troféu:
    44
    tu não ta usando o resistor?

4. alexandremix

Registro:
    30/05/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    não, eu tenho uns aqui mas naum intendo de eletronica, os que eu tenho aqui na ponta é cromado, no meio tem 2 um vermelho e outro azul claro, e na outra ponta tem um verde...
    iai oque eu fasso?

5. lucas-10

lucas-10 Member Registrado

Registro:
    18/01/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    Humm.. Pode ser que o vendedor entregou LED’s com tensão mais alta de operação
    http://www.vishay.com/leds/standards/

Outra hipótese e que um deles esta com resistência interna mais alta, para testar você pode usar um multímetro e medir a queda de tensão em cima de cada led, o que tiver mais alta esta com problema.
    Se não tiver voltímetro você pode usar duas pilhas de 1,5V em serie e alimentar o led um por um, o que não acender ou tiver a iluminação mais fraca esta com problema.

Abraços :yes:

6. alexandremix

Registro:
    30/05/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    as led são d 3v, pois eu comprei 5leds de 3mm e 5 leds de 5mm...
    e ele testo uma de cada mm naquelas baterias que vai na mb...
    bom eu tenho multimetro, mas como eu fasso pra testa, eu ligo as 4 leds na energia, e vou testando uma por uma? mais ai teria que colocar o multimetro em dcv 20, e ligar os polos corretamente, é isso?

7. lucas-10

lucas-10 Member Registrado

Registro:
    18/01/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    A bateria que vem na mobo não tem carga suficiente p/ acender o led, ira descarregar no primeiro led.
    Sim liga ela na fonte e vai medindo a tensão em cima de cada led e vai anotando, o que der maior esta com problema. Se for multímetro digital não precisa se preocupar com a polaridade, a diferença e que vai aparecer um sinal de “-“, 20 dcv já da p/ medir as tensões.

8. alexandremix

Registro:
    30/05/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    o meu é digital, eu fiz isso mas naum ta passando corrente alguma, mas quando eu encosto o dedo em agumas das polaridades do led ele liga bem fraco, vou refazer todo quando eu chegar, pois agora estou saindo, dps eu coloco oque deu...
    e vlw pela ajuda...
    fui

9. ARISTEU

ARISTEU Um dia eu serei cacique Registrado

Registro:
    22/02/2008
    Curtidas recebidas:
    81
    Pontos de Troféu:
    44
    cara qdo tu comprou os leds não veio resistor pra cada led pra ser ligado em 12v?

10. alexandremix

Registro:
    30/05/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    não...

é eu acho que já era as led, pois eu tenho 4 sobrando, ai eu liguei as 4 e deu certo, ai eu tirei uma, e fui ligando aquelas do acrilico, e não ascendeu....

tem algum geito para deixar as leds piscando?

11. Andre Leao

Andre Leao New Member Registrado

Registro:
    08/02/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Um led comum precisa de cerca de 1,8~2,1 V para funcionar, logo se você ligar 4 led´s em série igual fez na primeira ligação e alimentá-los com 3v, a queda de tensão em cada um será em torno dos 1,8~2,1 v que mencionei. Vai precisar de 7,2V para eles acenderem (mas podem acender com menos que isso) e não 3V.

Quando você deu um curto em um dos leds, você eliminou ele do circuito, aumentando assim a tensão enviada para os outros leds, por isso eles acenderam.

Se os seus leds forem realmente de 3 volts cada (acho que não são) você fez a ligação correta. (3v de cada led x 4 leds = 12v).

Existe também a possibilidade de um fio muito fino e longo ter uma resistência alta a ponto de influenciar na tensão de alimentação dos leds, mas acho que não é o caso (o fio teria que ser muito longo mesmo).

Agora se ligá-los em paralelo com um resitor em cada um, poderá ligar quantos leds quiser.

O valor do resistor vai depender a tensão de alimentação.

Se quiser ligar em série terá que calcular a tensão necessária para alimentar o número total de led que irá usar:

Compartilhe esta Página