The Elder Scroll 3 : Morrowind - [ TÓPICO OFICIAL ]

Discussão em 'PC' iniciado por AlecMoon, 03/09/2005.

1. AlecMoon

AlecMoon Banido Banido

Registro:
    16/11/2004
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Fala pessoal.
    Eu acabei de pegar Morowind.
    Li em uns fóruns que este game é muito bom, no estilo rpg de ação.
    Inclusive li que ele é melhor que Fable, pela sua liberdade de movimento, e os mapas enormes.
    Alguém que jogou pode falar mais do game, como é a jogabilidade, e etc...
    E parece que a sequencia dele o Oblivion ta pra sair no fim do ano, parece ser 10!!!!
    Valeu

abraço a todos

--------------------------------------------------------------------------
    Adicionando algumas infos

www.SilteOficial.com

The Elder Scrolls III: Morrowind

The Elder Scrolls III: Morrowind is an epic, open-ended single-player game where you create and play any kind of character you can imagine. Be the noble hero embarking on an epic quest, or an insidious thief rising to leadership of his guild. Be a malevolent sorcerer developing the ultimate spell of destruction, or a reverent healer searching for the cure to a plague. Your actions define your character, and your gameplay changes and evolves in response to your actions. Confront the assassins' guild, and they take out a contract on you. Impress them, and they try to recruit you instead. No two sagas are the same in the world of Morrowind.

Players can choose to follow the intriguing main storyline, or set off to explore the huge province of Morrowind and the many interesting people and exotic locations it contains. Vast cities and remote villages dot the landscape, each with its own unique look and feel. Hundreds of quests and adventures await as you interact with characters and learn more. Regardless of whether you play a murdering assassin or a noble knight, the game holds endless possibilities and allows you to revisit the main storyline at any time.

With Morrowind, the unparalleled Elder Scrolls character system is coupled with an exponential increase in the world's richness of detail and level of visual splendor. Utilizing the latest in 3D technology, Morrowind will feature hyper-realistic textures and polygon counts, real-time shadows, vast landscapes, skeletal based animation, and a complete weather system.

Gameplay is further extended with the inclusion of The Elder Scrolls Construction Set, which will be included with the game. This powerful tool is being used to create the entire game, and will also allow players to modify and add to Morrowind in any way they see fit. Change character or creature attributes and skills, introduce new weapons or dungeons into the game, or create entire new worlds to explore. You'll be amazed how simple it is to use, and astounded by how much bigger it makes an already immense game universe. Players can easily swap files and add or delete them from their game with the click of a mouse, ensuring that

[​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

[​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

==========================================================
    2. HARDWARE ISSUES/SYSTEM REQUIREMENTS

Minimum System Requirements:
    * Windows Me/98 128MB RAM
    * Windows XP/2000 256MB RAM (Windows NT NOT supported)
    * 500mhz Intel Pentium III, Celeron, or AMD Athlon processor.
    * 8x CD/DVD-ROM Drive
    * 1 GB free hard disk space
    * Windows swapfile
    * DirectX 8.1 (included)
    * 32MB Direct3D Compatible Video card and DirectX 8.1 compatible driver
    * DirectX 8.1 Compatible Sound Card
    * Keyboard, Mouse

Recommended System Requirements:
    * 800mhz or faster Intel Pentium III or AMD Athlon
    * 256 MB RAM
    * Nvidia GeForce 2 GTS, ATI Radeon 7500 or faster video card

Supported Video Card Chipsets:
    NVIDIA GeForce 4
    NVIDIA GeForce 3
    NVIDIA GeForce 2
    NVIDIA GeForce 256
    NVIDIA TNT2
    ATI Radeon 8500
    ATI Radeon 7500
    ATI Radeon 7200
    ATI Radeon​
    ==========================================================

K e y _ F e a t u r e s

# Open-ended world allows you to follow the main plot from beginning to end, wander off in search of adventure in any way you see fit, or any combination of both.
    # The Elder Scrolls Construction Set ships with the game and allows you to create and import plug-ins that extend gameplay almost indefinitely with new items, characters, dungeons, and areas to explore.
    # Stunning visuals with full day/night lighting effects, realistic weather effects, fantastic spell effects, and incredibly detailed creatures, characters, and landscape.
    # Customizable interface allows information windows to be hidden, resized, and manipulated with simple drag-and-drop functionality.
    # World is centered around you. All the other characters change their perception of you based on your actions, allowing you to experience the world as an evil character or noble do-gooder with realistic repercussions and results.
    # Balanced gameplay ensures that thief, magic user, and fighter classes enjoy equal benefits and status in the world and that no one class enjoys an unfair advantage over any other.
    # Hundreds of locations to explore in the wilderness, including caves, ruins, dungeons, and more.
    # Unique spell system allows you to combine any spell effects you've learned and fine tune their power, range, effect, and more, to allow for an infinite number of spells.

[]'s

2. PROFETTA

PROFETTA New Member Registrado

Registro:
    28/06/2002
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    tb queria mais informações... vo começar a jogar fable qdo chegar... mas se morrow for melhor mesmo eu pilho de pegar

3. KyLLeR

KyLLeR Paintball Pro Player Registrado

Registro:
    27/04/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    ...Posta umas screens ae :D

4. AlecMoon

AlecMoon Banido Banido

Registro:
    16/11/2004
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Puts cara, num instalei ainda, to na casa da minha mina!!!!
    mas entra no site oficial do game
    www.elderscrolls.com

tem fotos bacanas lá, achei os graficos bacans para 3 anos atrás!!!!
    Tem mais alguém que pode falar do game para nós?!!!!
    Pelo pouco que soube, te dá bastante liberdade, vc pode explorar um mapa aberto, com ciclo de dia e noite e mudanças climáticas, alguem confirma isso?!
    E pode se fazer o que quiser também, bem alguém fala ai!!!!!

Valeu!!!!

5. Pirata Cibernético

Pirata Cibernético Vampiro Mestre Invencivel Registrado

Registro:
    12/07/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    sim, eu confirmo isso! alias eu tou jogando com um patch de textura q deixa os graficos lindos! inclusive ficou um pouco pesado aki em algumas partes ehehe, mas esse game e tudo de bom! praticamente nem vejo mais meus outros jogos ehehee, fora q baixei uma porrada de expanções q o game agora pode de tudo! muito bom!!!

6. Sr.Smith

Sr.Smith Invisivel no escuro puro Registrado

Registro:
    27/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Eu ja tive o jogo, so que na eu nao gosto muito de rpg, mais tentei jogar ele um poukinho e ele é realmente gigante, a quantidade de coisas que voce pode fazer é incrivel, voce ve as pessoas durmindo, comendo, a guarda da cidade, nesse quesito é nota 10.

So que como eu disse nao gosto desse tipo de jogo entao eu troquei ele na epoca, mais pra quem gosta eh bem legal sim

7. AlecMoon

AlecMoon Banido Banido

Registro:
    16/11/2004
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Aê, bacana sobre este patch de textura :lol: , onde vc arrumou? manda um link pra mim, ou aqui ou por mp!!!!!!
    Parece ser muito bom este game!!!
    Você so anda a pé ou tem montaria, cavalo ou algo do genero?!!!

Abração :D

8. rüiz

rüiz New Member Registrado

Registro:
    08/08/2004
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Morrowind não é rpg de ação não.. pelo contrário! Mas o jogo em si é muito bom.

Pro nível dos gráficos de hj em dia o pessoal vai se decepcionar bastante com a qualidade porém usando o pack de texturas e os mods, o jogo melhora 200%
    http://www.rpgplanet.com/morrowind/modcontrols/mods.asp
    (procure por "morrowind visual pack", mas tem vários outros)

Só dá pra andar a pé mas dá pra se transportar de um lugar pra outro usando magia, teletransporte na mages guild e aquele bicho grandão de transporte que esqueci o nome.

[]'s

9. AlecMoon

AlecMoon Banido Banido

Registro:
    16/11/2004
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Aê Ruiz!!! valeu pelo Link, cara, vou ver isso, e ja levar comigo, para ver como fica, deve ser 10 este game!!! :lol:
    e com certeza o Oblivion vai ser ótimo, que gráficos que ele tá hein?!! :eek:
    A galera tem visto?!! Muito loko!!!!
    Disseram que sai ainda este ano para pc, e ano que vem para xbox360 e play 3.
    Alguém confirma estas notícias?! :D

valeu camarada!!!!

10. Pirata Cibernético

Registro:
    12/07/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Não! também da pra Andar de Cavalo sim!!!!! assim como virar domador de dragões, andar de navio em tempo real e etc...basta pegar os mods para isso!!!!!! alias da pra fazer quase de tudo no morrowind! quando vc tiver pensando em algo q queria num game e não tem certeza...rpocura um mod pro morrowind q deve ter ehehe,alias tem um mod q te possibilita tentar abrir qualquer porta a arrombando via porrada mesmo ehehehe, ou vc roubar a alma das pessoas as aprizionando e vendendo para pessoas especificas (pois o ato e proibido ehehe)...etc etc etc....esse jogo pode de tudo! por isso q tou amando! alias já ultrapassei 100 mods para ele! uahuahuahua! isso q e vicio!

umas fotinhos q peguei rapidão na net do mod dos cavalos...eu tenho ele aki e sei onde tem também!!!! depois eu posto os links.... o negocio e vcs irem procurando o nome certo :p

ps: ai os links...falando mas sobre mods....tem mod pra colocar bordel no game, crianças, jogar com crianças...milhares de classes pra vc esolher, vampiros, lobsomens (esses vc tem q completar quests para conseguirem se torna e dependendo do mod vc tera poderes legais e as fraquesas reais! muito perfeito o game), mod pra almentar o numero de respostas, quests ...itens, etc... agora os links ehehe

http://www.elricm.com/nuke/html/modules.php?op=modload&name=Downloads&file=index (um dos melhores se não o melhor tem de quase tudo aki e links ok)

http://www.thelys.org/modlist.php (muito bom também)

http://www.mwmythicmods.com/telesphoros.htm (esse e importantissimo, apesar de ta com quase 80% dos links quebrados, mas pelo menos vc pode ter uma descrição de varios dos mods, assim como ver fotos e etc)

bom, são esses q eu tenho aki no momento!! olhem e divirtan-se q esse jogo e imbativel ;)

11. Olinad

Olinad New Member Registrado

Registro:
    14/12/2004
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Mas esse jogo tem uma boa história?Tipo história envolvente de Final Fantasy( o único rpg msm que consegui jogar até hj)...

12. Pirata Cibernético

Registro:
    12/07/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    tipo, esse game e o mais proximo de rpg de livro....então nem pense em comparar com outros rpgs eletronicos :p , talvez só com o vampire bloodlines e outros no estilo q eu não venha a conhecer.... se vc já jogou algum rpg de livro (q pra mim são tudo ehehe, uma partida de vampire e viciante...pena q nunca mais joguei, não tem mais galera pra bater o jogo :(...ainda bem q descobri morrowind \o/

13. gundam_seeker

gundam_seeker New Member Registrado

Registro:
    29/08/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    O jogo é dez pela liberdade q ele te proporciona. Mas talvez esse seja o problema do jogo: Eles te deram tanta liberdade, q vc nao encontra uma trama principal, algo q instigue a curiosidade de prosseguir, de "assistir" ao desenrolar da estoria. Alem do que, o mundo é meio sem vida... Lembro q quando joguei, usei cheat, e fiz uma magia q me permitia voar pelo tempo q eu quisesse. E visitei tudo no jogo. As cidades sao meio paradas, sem animaçao... As musicas tbm nao ajudam muito. E o fato de nao haver um personagem principal me deixa meio desgostoso sobre o jogo. Acho q nunca gostei realmente de um rpg de computador. Os de video game sao bem mais legais de se jogar.

14. AlecMoon

AlecMoon Banido Banido

Registro:
    16/11/2004
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Interessante o que te m sido dito do jogo.
    Porém, queria sabe ruma coisam rola bastante ação nele!!! umas pancadarias, sangue e etc....
    Eu peguei o vampires bloodlines, mas ta muito bugado, mas com os patchs agora, deve melhorar, e estou esperando sair a tradução, para jogar tranquilo!!!!
    Então, é isso, o jogo é 10 mesmo?!!!! :D

15. Pirata Cibernético

Registro:
    12/07/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    cara esse fato q tu mencionou e o fator mais marcante do RPG de livro, ou seja o rpg original!!! vc tem liberdade de vc mesmo construir a historia, e não ser apenas o burro de carga q faz tudo q a historia manda exemplos comuns ,vc tem q pegar a chave pra atravessar a porta, pois vc tem q vingar o seu pai...., porem vc queria q seu personagem pouco se importasse com isso....nos rpgs tradicionais vc não tinha escolha ou vc faz oq obrigam vc a fazer ou vc fica impossibilitado de prosseguir, no morrowind não, vc pode se unir ate com os vilões e matar geral ehehehe, ou em vesz de procurar a chave destruir a porta a porrada, ou usar magia pra abrir.... ou então arrombar a fechadura, ou então abandonar o local e ir pra casa dormi e em seguida ir pro puteiro (com mod ate isso tem ehehe), mas vc pode se quiser ser apenas um telespectador do game...e só ir fazendo tudo oq os caras falam....., sobre a cidade ser pouco movimentada, nada q um bom mod não resolva, como o de adicionar crianças, e oq coloca imigrantes e viajantes no game, assim como o mod de movimentação q adiciona vida nova pros npcs q agora dançam, beijam, comem e etc.... ou seja eles vivem! :p isso sim e um rpg!!!
    PS: morrowind só fica 10000000% se vc lascar de encher de mods de sua preferencia mods :p

16. GiLL_ClinTon

GiLL_ClinTon Klaatu, Barada, Nikto Registrado

Registro:
    07/10/2003
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    tem traducao desse jogo pra portugues?
    to curioso pra jogar :D

17. Yamaha/br

Yamaha/br Olá Registrado

Registro:
    15/09/2004
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    eh online??

18. AlecMoon

AlecMoon Banido Banido

Registro:
    16/11/2004
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Não é online.
    Este game esta me empolgando, ainda não testei, e acho que ja vou pegar uns mods, para começar a jogar com tudo que tenho direito, hehehehe!!!! :D
    é isso ai, parece que este game tá empolgando a galera, mesmo sendo mais antigo!!!! :lol:
    Valeu!!!!

abração a todos

19. Pirata Cibernético

Registro:
    12/07/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    caras, esse jogo tinha sido eleito o game do ano na epoca do seu lançamento, infelizmente não foi muito divulgado..... porém agora tivemos a sorte de ouvir falar ehehehe, tipo vou colocar um monte de fotos, todas minhas :p e lembrando q o game pode tanto ser jogado em Primeira pessoa (tipo Half-life) como em terceira pessoa (tipo gta): (algumas já postei no Forum no topico de screen...., mas vou recolocar aki q acho q fica melhor pra galera, alem de fotos novas ^^ )
    http://img265.imageshack.us/img265/4664/screenshot69yq.jpg
    bem, eu iniciei montando um ninja (vc mesmo pode inventar a sua cla), e tou evoluindo mais velocidade e força, porem me unir com a guide de magos ehehehe, já roubei muito eles sem eles verém, alem de tar aprendendo magias pacas! já tou com mais de 50 magias ^^, quando aprender tudo q eles podem me ensinar vou larga esse guild :p, eu quero e me torna um ninja vampiro, mas não encontro nenhum vampiro :( .....mas até e melhor eu esperar, pois assim eu posso aproveitar o dia pra evoluir ehehehe, tou com lvl 4 ainda, mas olha a minha transformação em lobo (sem precisar ter encontrado lobsomem pra me torna um deles, simplesmente usando feitiçaria dos bruxos ^^ (pra essa transformação tem 2 tecnicas diferentes....., metamorfose, onde vc se transforma por um determinado periodo de tempo, assim custando menos pontos de magia..... ou então Form, onde vc gasta o dobro da magia, porem vc só volta ao normal quando quiser!!):
    http://img309.imageshack.us/img309/7439/screenshot303ke.jpg
    ai resolvir volta ao normal, afinal essa transformação era test mesmo ehehe)

agora 2 fotos com uma personagem feminina q fiz as preças só pra tirar fotos, mas ATENÇÃO CONTEM NUDISMO, SE VC SE SENTI OFENDIDO OU FOR MENOR DE 18 ANOS NÃO ABRA OU A RESPONSABILIDADE E TUA
    http://img120.imageshack.us/img120/4163/screenshot89ia.jpg
    http://img120.imageshack.us/img120/7029/screenshot108xe.jpg
    ps: eu podia ter tirado fotos nude do meu personagem masculino....., porém eu não curto muito fotos nuas de macho ehehe, mas o nudismo e perfeito ;)

tipo, no meio das dezenas de magias q aprendi com os magos, agora eu posso voar(levitar) ehehe, e sair voando pela cidade por tempo limitado, e não e só isso, ainda aprendi a gerar armas (q são acho q as mais fortes ou uma das mais fortes, via magia por vc usar por 1 minuto,(claro q apois esses 1 minuto e ela sumir vc pode tentar materializar denovo) eu posso materializar uma espada, um arco, botas, helm, e ombreiras....queria saber quem me ensina materializar o resto..., assim como eu conseguir usando magia entrar numa sala fechada protegida por magia lá na guild dos magos (no total parece q tem 6 locais, e rouba uma roupa do mago lider ehehe, esese robe dalevitação e proteção contra magia no maximo!!!!....mas como eu me comprometir a jogar sendo ninja e não quero me torna mago nem quero usar o robe e vou vende-lo pela miseria de.....15000! :cool: (e olha q o preço dele e 23000, mas não tem ninguem q eu saiba com esse dinheiro q queira comprar ehehe)

detalhe importante, a dificuldade pra evoluir nunca muda, a mesma dificuldade de um lvl 1 pra evoluir pra lvl 2, e identica a dificuldade de um lvl 30 pra evoluir pra 31 ;) ou seja, se vc tiver dinheiro pra pagar mestres (se ele possuir guild e vc se afiliar ele faz pela metade do preço), paue!!!! pois vale mais apena evoluir com mestres no inicio, pois quando vc for ficando muito forte, vc podera superar alguns mestres no q ele ta disposto a ensinar e eles nem poderem te ensinar mais nada ;)

20. phi

phi Usuário Registrado

Registro:
    23/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Uma das poucas coisas boas no jogo é a liberdade, de resto.....isso nem é um rpg. Rpg sim é NWN, saga final fantasy, xenogears, etc... Quer jogar rpg bom? Pegue um emulador de psx e jogue xenogears ^^ Isso sim que é rpg. Esse ES é mais um 'mmorpg' feito pra se jogar offline.

21. Pirata Cibernético

Registro:
    12/07/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Cara, seu comentario provou q vc não sabe oq e rpg...., Sim eu amo final fantasy principalmente o 7, lembra q eu fiz ate um chove no molhado no topico dos 100 melhores de todos os tempos por final fantas 7 não aparecer no meio dos 10 primeiros ? ehehehe, mas fio, quem conhece RPG sabe q significa Role Play Game (deixe o game rolar) estilo popularizado pelos rpgs de livro D&D e Vampire, esses popularizados rpgs de video game, na verdade nunca foram rpg...., mas e q na epoca era o mais proximo q eles podiam fazer de um rpg de verdade..., alias acabou viciando hoje quem não conhece os verdadeiros rpgs se baseiam nos de VG para falar oq e rpg cometendo um erro, no RPG verdadeiro, vc tem liberdade TOTAL e ABSOLUTA DE FAZER OQ BEM ITENDER, assim pagando por seus atos ehehehe, a unica limitação do rpg verdadeiro, e as regras do mundo e o mestre q as vezes pode ser um mala :D
    na verdade até o Gta SA e mais rpg q o Final fantasy e compania ;) (frases do maior fã de final fantasy 7 do mundo :p) pro futuro terá q fazer a separação doq eles fizeram no passado "RPG" e "Rpg de video game"

22. Lacerdik

Lacerdik "os japas vão pegá-los!" Registrado

Registro:
    22/11/2004
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Boa contribuição Pirata. ;)

Baixei um vídeo desse jogo dias atraz e achei muito legal, tem muita coisa pra ser explorada e muitos ítens pra ser usados. Deu até vontade de testa, mas não sou fã de jogos nesse estilo.

Os gráficos também não deixa a desejar, achei bem no nível dos jogos de hoje ...

Acho que esse jogo é comparado ao Half-Life2 pra quem gosta de FPs, ou seja, o melhor Fps HL2 e o melhor RPG The Elder Scroll 3 :)

Acho que vou testar. ;)

23. D3lta

D3lta ... Registrado

Registro:
    04/08/2003
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Interessante esse ES3.... sempre ouvi falar muito bem dele...

Vou pegar...

Abraço

24. Pirata Cibernético

Registro:
    12/07/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Olha uma foto do meu ninja usando o robe do Mago Ancião :p, po.....eu tou jogando tentando seguir os principios de um ninja mesmo, ou seja eu dou a personalidade pro personagem.... por isso não me orgulho de usar esse robe...mas q ele e interessante eh! posso voar direto com ele sem precisar gastar magia, alem de anular qualquer magia ehehe, mas deixa lá! sou lvl 4 ainda.... outra coisa interessante e q não limita itens por lvl, ou seja não importa o seu lvl vc pode usar qualquer item ehehe, as vezes oq pega e sua raça !!! ou outras coisas

OBS: nem existe a possibilidade de cla ninja, essa fui eu mesmo q criei, o jogo da essa possibilidade, eu q achei q seria maneiro jogar estilo ninja, ai eu mesmo destribuir os atributos nos pontos q eu acho mais haver com um ninja ;)

nascer do sol.....tenho q aproveitar essa vista, pois o meu objetivo principal de quando peguei o game era conseguir me torna um vampiro ehehe, e ainda não desisti, só tou conhecendo o game e evoluindo, q quando me torna um vampiro(vampiro ninja ehehe) já serei bastante forte e turbinarei mais ainda ^^ (alem de nunca achar um vampiro no game, quanto mais a base secreta dos vampiros pra tentar me enturma com a criançada :p)

25. phi

phi Usuário Registrado

Registro:
    23/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0

Sim. Mesmo assim o jogo é muito ruim. E comprar isso com um 'rpg de livro' é puro insulto. Diferença dele pros rpgs de Vg é que no VG tería um grande 'mestre' que no caso de jogos neste estilo, de ES, não tem..você vai jogando por jogar...fazendo quests insignificantes sem seguir uma grande história (que é proporcionada pelos 'mestres'). Trocando em miúdos, apesar de ele ser um 'rpg mais puro' (uso as aspas porque os verdadeiros rpgs puros, de livro, são MUITO BONS, dependendo do mestre) o 'mestre' é uma bosta não te envolve na trama do jogo, na história. Agora nos rpgs que saem mais pra console..pqp..grande mestres se encontram ali ^^. RPG significa jogo que os jogadores desempenham um papel, tipo atores, tem nada de 'deixar rolar' ^^

Compartilhe esta Página