Super-Petroleiro Jahre Viking - o Maior Navio da Historia [564 mil ton e 458 m]

Discussão em 'Geral' iniciado por San Andreas, 19/09/2006.

  1. San Andreas

    San Andreas New Member Registrado

    Registro:
    24/08/2004
    Mensagens:
    50
    Curtidas recebidas:
    539
    Pontos de Troféu:
    0
    Ponte de comando de um navio de cruzeiro

    http://www.adrenaline.com.br/forum/papo-cabeca/307406-ponte-de-comando-de-um-navio.html



    O Super-Petroleiro Jahre Viking é o maior navio do mundo. Começou a navegar em 1981 batizado de Seawise Giant. Em 1988, foi bombardeado por caças iraquianos durante a guerra Irã-Iraque, sendo depois reformado, voltando a navegar em 1989, renomeado Happy Giant. Em 1991 voltou a ser renomeado Jahre Viking, nome pelo qual se tornou mundialmente famoso. Em 2004 o Jahre Viking deixou de navegar e transportar petróleo, foi novamente renomeado Knock Nevis e passou a funcionar como um navio FSO (Floating Storage and Offloading - Base Flutuante de Armazenamento de Produtos Petrolíferos) no Qatar para a Maersk Oil. Poucos portos no mundo podiam receber o Jahre Viking (normalmente ele não atracava no porto, descarregava o petróleo em navios menores) e também devido ao seu grande calado não podia navegar no canal da Mancha.



    O Jahre Viking transportava petróleo do Golfo Pérsico para os Estados Unidos e são necessários alguns deles somente para suprir o consumo diário de petróleo americano.

    Enquanto um carro faz curva em um raio de 10 metros, o Jahre Viking só consegue fazer curvas em um raio de 3.7 km! Na velocidade máxima, para parar totalmente o Jahre Viking precisa de 10 km!

    Para não perder tempo e se cansar, a tripulação anda de bicicleta no seu convés!

    Se um motorista ganhasse de presente um Jahre Viking cheio de gasolina, poderia, gastando um tanque de gasolina de 50 litros por semana, rodar por 259345 anos!



    • Peso Carregado: 564763 toneladas (mais de 5 vezes o peso de um porta-aviões classe Nimitz)
    • Comprimento: 458.4 metros (mais de 4 campos de futebol)
    • Largura: 68.9 metros (equivalente a um edifício de 23 andares)
    • Calado (Profundidade do Casco Submerso): 24.5 metros (equivalente a um edifício de 8 andares)
    • Capacidade de Carga: 674297 metros cúbicos ou 4240865 barris de petróleo (+ de 18 mil caminhões tanque)
    • Valor da Carga: US$ 122 milhões
    • Espessura do Casco: 3.5 cm
    • Propulsão: Turbinas a Vapor (50 mil HP), 1 hélice de 9 metros de diâmetro girando a 85 RPM
    • Velocidade Máxima: 29 Km/h
    • Tripulação: 40



    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]



    Comparação com o Titanic

    [​IMG]



    [​IMG]







    A classe Batillus de super petroleiros, construída na França na década de 70, é a segunda maior classe de navio da historia, com 414 metros de comprimento e 555 mil toneladas.


    http://en.wikipedia.org/wiki/Batillus_class_supertankers



    http://en.wikipedia.org/wiki/File:Batillus...int-Nazaire.jpg

    [​IMG]





    O “Emma Maersk”, da Maersk Line A/S Copenhagen, é o maior navio de transporte de contêineres do mundo.

    Fabricado pela companhia dinamarquesa Odense Steel Shipyard e registado no porto Taarbæk (Dinamarca), este “monstro” mede 398 metros de comprimento por 56,4 metros de largura e 15,5 metros de calado (máx. 30,2 metros).

    Desloca 123.200 toneladas de peso bruto, 110.000 toneladas de peso líquido. Tem capacidade máxima de 13.460 contêineres, sendo 1.300 contêineres frigoríficos.



    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]





    Existem mais de 200 navios de transporte de gás natural liquefeito (LNG).

    Esses navios são verdadeiras bombas atômicas flutuantes, transportando de 120 mil m³ (60 mil toneladas) a 220 mil m³ (110 mil toneladas) de gás natural liquefeito a baixa pressão e a temperatura de -163 ºC.



    [​IMG]


    [​IMG]


    [​IMG]
    Al Samriya - 220 mil m³ de gás natural - 315 metros de comprimento


    [​IMG]
    Al Karaana - 220 mil m³ de gás natural - 315 metros de comprimento


    [​IMG]


    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]


    Exxon Mobil - Mozah and Umm Slal - 266 mil m³ de LNG

    [​IMG]
     
    Última edição: 13/07/2010
  2. San Andreas

    San Andreas New Member Registrado

    Registro:
    24/08/2004
    Mensagens:
    50
    Curtidas recebidas:
    539
    Pontos de Troféu:
    0
    O Wartsila-Sulzer RTA96-C é o maior motor Diesel de navio do mundo. É fabricado pela companhia Wartsila-Sulzer, sediada em Helsinque, na Finlândia. Esses motores são usados nos maiores navios de transporte de contêineres do mundo, como o Emma Maersk.


    Versão de 14 Cilindros

    • Cilindrada: 25480 litros
    • Nº de Válvulas: 2 por Cilindro
    • Curso do Cilindro: 2489.2 mm
    • Diâmetro do Cilindro: 960 mm
    • Peso: 2300 toneladas (O Virabrequim pesa 300 toneladas)
    • Comprimento: 27 metros
    • Altura: 13 metros
    • Rotação: 92-102 RPM
    • Potência Máxima: 108920 HP a 102 RPM
    • Torque Máximo: 775377 kgf*m a 102 RPM
    • Consumo na Potencia Máxima: 13.7 toneladas de Diesel por hora


    Versão de 12 Cilindros

    Potência Máxima: 93360 HP a 102 RPM


    Versão de 10 Cilindros

    Potência Máxima: 77800 HP a 102 RPM



    [​IMG]

    [​IMG]





    Versão de 6 Cilindros

    [​IMG]



    Versão de 10 Cilindros

    [​IMG]

    [​IMG]



    Versão de 12 Cilindros

    [​IMG]

    [​IMG]





    Quem passa fica espantado com a hélice de 131 toneladas e 9.6 metros de diâmetro que espera o seu transporte noturno em Rostock-Warnemuende, na Alemanha.

    A hélice de seis pás (120 mil HP), foi construída na Mecklenburger Metallguss GmbH, em Waren, na Alemanha.

    A hélice será usada nos novos mega-navios de contêineres do grupo dinamarquês Maersk, a maior companhia de transporte marítimo do mundo




    Um hélice de seis pás pesando 131 toneladas segue em direção ao estaleiro dinamarquês de Lindø, Odense Steel Shipyard, pertencente ao grupo A.P. Møller Mærsk. Foi concebido para propulsionar o primeiro navio com capacidade para cerca de 12.000 TEU (12 mil contêineres), em construção na doca L-203, e é esperada a sua entrega ainda durante este ano.

    Será equipado com um motor 14RT-flex96 Sulzer de 14 cilindros, cuja potência rondará os 120.000 BHP [88.235 kW], o que o permitirá sulcar as águas a 26 nós. Estes novos mega-navios vêm provar que o Grupo Maersk pretende continuar na vanguarda do containershipping, já que durante os últimos 20 anos têm construídos os maiores porta- contêineres antes de qualquer outro armador.


    [​IMG]



    Hélices de 5 pás da Mecklenburger Metallguss GmbH

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Última edição: 06/07/2010
  3. Bruno

    Bruno Feel the difference Registrado

    Registro:
    26/11/2005
    Mensagens:
    284
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Pouso Alegre - MG
    Excelente! :yes:

    Sempre tive essa curiosidade.

    Parabéns San Andreas. ;)
     
  4. Allan

    Allan É nóis que voa bruxão Registrado

    Registro:
    08/09/2005
    Mensagens:
    3,747
    Curtidas recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Curitiba
    pq nessas ultimas fotos tah escrito "Knock Nevis" e nas outras tah "Jahre Viking"

    axo q são navios diferentes...

    EDIT: são navios diferentes...Jahre Viking eh como se fosse o modelo, pelo q eu entendi
     
  5. HellSpawN

    HellSpawN Curtindo o casamento! Registrado

    Registro:
    31/10/2002
    Mensagens:
    4,299
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Blumenau
    Doidêra heim !!!
     
  6. Lixe

    Lixe `x´ Registrado

    Registro:
    29/10/2005
    Mensagens:
    222
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Curitiba - PR
    se n leu o texto neh?
    o navio teve varios nomes
    nevis e viking foram 2 deles
    ¬¬
     
  7. Bruno

    Bruno Feel the difference Registrado

    Registro:
    26/11/2005
    Mensagens:
    284
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Pouso Alegre - MG
    É o mesmo navio, leia o começo do tópico. ;)
     
  8. Allan

    Allan É nóis que voa bruxão Registrado

    Registro:
    08/09/2005
    Mensagens:
    3,747
    Curtidas recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Curitiba
    agora sim...
    n li mesmo todo o texto...o pedaço q tava essa info ficou fora da tela...

    asuhashuahus
     
  9. BudOg

    BudOg Фёдор Емельяненко Registrado

    Registro:
    14/09/2006
    Mensagens:
    153
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Tá escrito com nomes diferentes porque ele foi renomeado várias vezes, sacou ?
     
  10. Allan

    Allan É nóis que voa bruxão Registrado

    Registro:
    08/09/2005
    Mensagens:
    3,747
    Curtidas recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Curitiba
    ja entendi que é o mesmo navio. obrigado

    auhsauhsuhauhs
     
  11. Lordkaos

    Lordkaos What?? Me Worry? Registrado

    Registro:
    06/10/2003
    Mensagens:
    1,527
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Lisboa, Portugal! Infelizmente....
    Agora se essa coisa afundar imagina o estrago.... :rolleyes:
     
  12. Kvalo

    Kvalo Banido Banido

    Registro:
    14/03/2006
    Mensagens:
    1,537
    Curtidas recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Criciúma - SC
    é ai que o nivel do mar vai subir e inudar as cidades da costa ow....
    HAuhHAuUHAuhAUHuUHAuhuhahuhuauHUUAuhhuau
     
  13. KingZaraki

    KingZaraki The User, The Legend! Registrado

    Registro:
    30/05/2006
    Mensagens:
    1,110
    Curtidas recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Brasília - DF
    nosssaaaaaaaa! mt lokooo!
    imagina vêr issu de perto!
     
  14. Diablo

    Diablo Since 2001 Registrado

    Registro:
    30/08/2001
    Mensagens:
    4,149
    Curtidas recebidas:
    18
    Pontos de Troféu:
    41
    Localização:
    Rio de Janeiro / Florianópolis
    Imagina o R$ da construção dessa coisa ai..

    E nois aqui na favela..
    [​IMG]
     
  15. Bruno

    Bruno Feel the difference Registrado

    Registro:
    26/11/2005
    Mensagens:
    284
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Pouso Alegre - MG
    Fiquei pensando nisso também. Bem que podia informar sobre o custo de construção, quanto consome de combustível, entre outros detalhes.

    []'s.
     
  16. vodkeiro

    vodkeiro perdido por ai.... Registrado

    Registro:
    26/09/2004
    Mensagens:
    1,827
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Guarulhos - SP
    uiaa, otro topico supimpa do San Andreas...


    cara eh foda :p

    e esse navio ae, pequenenin, tenho um desses no hangar q tenho la na inglaterra.
     
  17. Lixe

    Lixe `x´ Registrado

    Registro:
    29/10/2005
    Mensagens:
    222
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Curitiba - PR
    no hangar?
    e o q ele faz num lugar pra guardar aviao?
     
  18. LucasMS

    LucasMS Member Registrado

    Registro:
    10/10/2003
    Mensagens:
    662
    Curtidas recebidas:
    439
    Pontos de Troféu:
    17
    Localização:
    Florianopolis
    logo acaba o petroleo e vao usar isso ai pra transportar o que?
     
  19. opio

    opio o PIÓ Registrado

    Registro:
    18/09/2004
    Mensagens:
    890
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    RJ, Rio de Janeiro
    pela foto nao da pra ter tanta nocao do tamanho
    mas eh bem grande
    --------------------
    carregar alcool, soja, qualquer bosta o_o
     
  20. vodkeiro

    vodkeiro perdido por ai.... Registrado

    Registro:
    26/09/2004
    Mensagens:
    1,827
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Guarulhos - SP
    eh q num sei o nome certo XD
     
  21. Abarai Renji

    Abarai Renji Palmeiras 4ever!!! Registrado

    Registro:
    24/06/2005
    Mensagens:
    478
    Curtidas recebidas:
    8
    Pontos de Troféu:
    16
    Localização:
    Minas do Leão
    E mais um tópico super interessante do nosso amigo San Andreas... :yes:

    Parabéns cara... achei bem legal mesmo!!! :thumbs_up

    Imagina ver esse brinquedinho de perto... hehehehe
     
  22. jllcbamt

    jllcbamt Senta a pua! Registrado

    Registro:
    25/08/2006
    Mensagens:
    15
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Reserva Indígena do Xingu - MT
    OMG!
    Imagina isso vazando óleo!
    Dá pra destruir qualquer praia exótica!
     
  23. Cmte_Casanova

    Cmte_Casanova New Member Registrado

    Registro:
    14/12/2005
    Mensagens:
    1,589
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    PE - Jaboatão dos Guararapes
    Otimo topico san andreas realmente é muito interessante seus topicos ta de parabens nota 1000:)
     
  24. KodiaK

    KodiaK New Member Registrado

    Registro:
    13/04/2005
    Mensagens:
    930
    Curtidas recebidas:
    6
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Lost Bullet City - RJ
    não sei ao certo , mas eu acho que uma gota de óleo ou um litro é capaz de poluir 1milhão de litros de água, uma parada dessa assim.

    Se isso vaza amizade, já era.

    Só para avisar que petroleiros e super-pretoleiros não navegam em rotas de tempestades, diferentemente do graneleiros
     
  25. Bruno

    Bruno Feel the difference Registrado

    Registro:
    26/11/2005
    Mensagens:
    284
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Pouso Alegre - MG
    É um litro que é necessário para poluir 1 milhão de litros d'água. :yes:

    []'s.
     

Compartilhe esta Página