Se eu não gostar, posso devolver?

Discussão em 'Geral' iniciado por lokolan, 05/07/2012.

  1. lokolan

    lokolan Member Registrado

    Registro:
    05/01/2010
    Mensagens:
    236
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    Comprei um teclado em determinada loja e não gostei. Eles simplesmente não aceitam devolução. rsrs

    Disseram que depois que abri a caixa do produto não é possivel a efetuar devolução.

    Em outras lojas isso não acontece, eles aceitam o produto de volta em 7 dias após o recebimento com todos os acessórios e na caixa.

    A loja tá errada? Eles podem fazer isso por lei?
     
    Editado por um moderador: 05/07/2012
  2. exclusive

    exclusive New Member Registrado

    Registro:
    08/06/2012
    Mensagens:
    388
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Vila Madalena - São Paulo
    a Lei diz, produtos comprados pela internet você tem até 7 dias após o recebimento para devolver ele.
     
    Editado por um moderador: 05/07/2012
  3. TiRRaLu

    TiRRaLu Active Member Registrado

    Registro:
    16/11/2004
    Mensagens:
    3,970
    Curtidas recebidas:
    79
    Pontos de Troféu:
    44
    Localização:
    Cachoeiro de Itapemirim ES
    Qualquer produto comprado sem presença física na loja tem direito de ARREPENDIMENTO, ou seja comprado na net vc pode devolver SIM. Prazo de até 7 dias, para o consumidor exercer seu direito de devolução ou rejeição ao produto ou serviço contratado fora do âmbito físico da loja ou estabelecimento.

    E o prazo começa a contar a partir do recebimento, e não da compra.
     
  4. lokolan

    lokolan Member Registrado

    Registro:
    05/01/2010
    Mensagens:
    236
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    Olá Allan, neste caso se o produto realmente não foi aberto, você terá que arcar com o frete para que o produto seja devolvido para loja e quando o produto retornar para loja e caso constatemos que o mesmo foi aberto, você terá que arcar com outro frete para que o mesmo retorne a você. Em caso de dúvidas você pode verificar com o PROCON ( Código de defesa do consumidor, Artigo 49 ).

    eu disse isso para o vendendor da loja e ele me retornou isso ai.
    maior vacilação isso ai ein
     
  5. kym3ra

    kym3ra Olhinhos de noite serena Registrado

    Registro:
    30/04/2007
    Mensagens:
    4,853
    Curtidas recebidas:
    183
    Pontos de Troféu:
    44
    Não sei quanto a compra na internet, mas em loja você pode devolver mesmo tendo usado.
    Eles vão ficar de mimimi, mas "a regra é clara", tá lá no código do consumidor.
     
  6. Eisernes Kreuz

    Eisernes Kreuz New Member Registrado

    Registro:
    02/01/2011
    Mensagens:
    1,464
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    em teoria sim, na prática não.
     
  7. LiveWare

    LiveWare New Member Registrado

    Registro:
    16/01/2008
    Mensagens:
    370
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    DEVOLUÇÃO COMPRA ONLINE OU A DOMICÍLIO

    Na devolução de compra online ou a domicílio o código de defesa do consumidor garante o prazo para devolução de 7 dia para o arrependimento do consumidor, portanto dentro deste prazo, o produto pode ser devolvido.

    O conflito entre o consumidor e o vendedor é em que estado o produto pode ser devolvido. A maioria dos sites de compra online interpreta que este direito de arrependimento só pode ser exercido no caso do produto estar intacto com sua embalagem inviolada. Em alguns casos, o próprio vendedor coloca um lacre adicional, com os dizeres de que se o lacre for violado o consumidor não terá direito a devolução.

    O código de defesa do consumidor não afirma isto:
    ‘”Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
    Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.”
    Não existe nenhuma restrição no código, quanto ao estado do produto devolvido, se ele foi ou não testado ou usado, inclusive porque este direito é exatamente para garantir que o consumidor possa testar o produto em casa, já que ele não teve oportunidade de testar na loja.

    Se o consumidor não gostar do seu teste, ou se o produto não tiver uma funcionalidade que ele queria, ou se o produto já estiver defeituoso, certamente o código de defesa do consumidor garante este direito de arrependimento.

    Não recomendo ao consumidor abusar deste direito. Acho que ele tem o direito de abrir com cuidado e testar o produto de forma a que ele continue intacto, sem nenhuma sujeira, mancha ou risco. Se ele não gostar ou se o produto estiver defeituoso, ou mesmo se ele encontrar outro produto semelhante mais barato, ai sim exerça seu direito de arrependimento e faça a devolução da mercadoria.

    Infelizmente com muitos sites de compras esta devolução da mercadoria pode ser uma luta, se o produto não estiver mais com o lacre, e aí o único jeito é apelar para o Juizado de Pequenas Causas, e ter paciência, pois pode demorar alguns meses.

    Leia mais: Resolva Já (Dicas do Consumidor): Como fazer devolução de mercadoria


    Na loja é que não pode.

    DEVOLUÇÃO DE COMPRAS NA LOJA

    O código de defesa do consumidor não prevê o direito de arrependimento para compras efetuadas dentro do estabelecimento do lojista, já que teoricamente o consumidor já teria tido oportunidade de testar o produto e esclarecer todas as dúvidas com o lojista.

    No entanto, se na publicidade tinha características inexistentes no produto real, ou se o vendedor usou argumentos falsos para concluir a venda, e você tinha alguma testemunha que acompanhou esta venda, caso você não fique satisfeito com o produto, você deve retornar a loja para devolvê-lo.
     
    Última edição: 05/07/2012
  8. ARISTEU

    ARISTEU Um dia eu serei cacique Registrado

    Registro:
    22/02/2008
    Mensagens:
    5,361
    Curtidas recebidas:
    82
    Pontos de Troféu:
    44
    Localização:
    Porto Velho
    A compra foi feita em loja fisica? Você foi lá e comprou? Se sim, fica na tua que teu único direito é ficar calado, se não, você tem direito. A loja não quer trocar? Abre uma reclamação no site Reclameaqui:cereal:
     
  9. Tosko

    Tosko GIGANTE DA COLINA Registrado

    Registro:
    06/10/2007
    Mensagens:
    173
    Curtidas recebidas:
    3
    Pontos de Troféu:
    17
    Segundo o código do consumidor o prazo de arrependimento só é valido se a compra não for feita em loja.
     
  10. lokolan

    lokolan Member Registrado

    Registro:
    05/01/2010
    Mensagens:
    236
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    Esqueci de dizer que foi pela internet.

    E a loja não quer mesmo trocar, vou ter que ir no Procon. =/

    Obrigado pela ajuda ai galera abraços.
     
    Editado por um moderador: 05/07/2012
  11. kym3ra

    kym3ra Olhinhos de noite serena Registrado

    Registro:
    30/04/2007
    Mensagens:
    4,853
    Curtidas recebidas:
    183
    Pontos de Troféu:
    44
    Legal então eu li e entendi errado. :haha:

    Tinha certeza que podia devolver.
     
  12. SS-Elite

    SS-Elite Banido Banido

    Registro:
    28/01/2006
    Mensagens:
    616
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Bem cara, pelo o que eu saiba você pode abrir reclamação se desistir da compra e entregar o produto (que não foi aberto) para a loja
     
  13. Edutwister

    Edutwister amigo do maurivilas Registrado

    Registro:
    11/05/2008
    Mensagens:
    506
    Curtidas recebidas:
    5
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    no seu coração
    até se vc pegar uma criança tem direito de devolução, imagine um objeto..
     
  14. Darth MiLk

    Darth MiLk Active Member Registrado

    Registro:
    27/05/2007
    Mensagens:
    1,840
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Como bem o pessoal já afirmou, é direito seu a devolução em até 7 dias.
    Qual o nome da loja, é conhecida?
     
  15. 8800's@over

    8800's@over New Member Registrado

    Registro:
    19/12/2007
    Mensagens:
    5,341
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    ué, se você comer uma **** e não gostar ela não vai devolver seu dinheiro :conte:
     
  16. Maurivillas

    Maurivillas Super Moderador Super Moderador

    Registro:
    05/02/2005
    Mensagens:
    18,159
    Curtidas recebidas:
    34
    Pontos de Troféu:
    42
    Localização:
    São Bernardo do Campo
    Já editei 2x o nome da loja.

    Por favor, gente, nada de colocar nomes de lojas em tópicos como esses, beleza? Os motivos são óbvios, não?
     
  17. kamalh

    kamalh Da hora a vida ... Registrado

    Registro:
    01/10/2006
    Mensagens:
    5,817
    Curtidas recebidas:
    5
    Pontos de Troféu:
    42
    Localização:
    Contagem - MG
    A loja te deu nota fiscal ?

    Tem prova legal da compra, se tem pronto mete o ferro neles, ainda abre o processo por danos e constrangimento, vc ganha um troco ainda.

    Mas se for em lojinha que trem os bagulhos do PY, te falo uma coisa so lamento, ai é terra sem lei, o maximo que pode fazer para se sentir vingado é uma denucia anonima ou tentar um processo sem muita garantia de sucesso.

    Sabe a coisa que mais gosto no mundo é a imoralidade, não que seja o seu caso, longe disso, não quero ninguem se sentindo ofendido. Nos quando queremos comprar alguma coisa procuramos a loja mais estranha possivel com o menor preço e de preferencia que não pague impostos e tenha os seus produtos contrabandiados do PY, mas quando esse produto da defeito queremos nosso direito e a loja esta errada perante a Lei, mas na hora de comprar ninguem pensou em Lei, se comprar em uma WAZ da vida e pegar o preço garanto que não vai ter problema com isso.

    Então "La garantia soy yo!" :pirata:
     
  18. O Macaco Simão!

    O Macaco Simão! New Member Registrado

    Registro:
    06/07/2007
    Mensagens:
    2,603
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Sampa-SP
    Waz é overpriced, sempre foi. Se bem que ultimamente deram uma maneirada nos preços -- ou eu que fiquei mais rico.:poker:

    Sobre a referida loja, já comprei várias vezes e nunca tive problema. Depois dessa vou pensar duas vezes.:okay:
     
  19. iGor_

    iGor_ oldSchool :D Registrado

    Registro:
    21/02/2002
    Mensagens:
    722
    Curtidas recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    16
    Localização:
    Brasília, DF
    Pra mim não são óbvios...

    Gostaria de saber qual loja foi.
     
  20. O Macaco Simão!

    O Macaco Simão! New Member Registrado

    Registro:
    06/07/2007
    Mensagens:
    2,603
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Sampa-SP
    Vínculo comercial com o Adr. O fórum pode ser processador por difamação se a loja não for parceira.
     
  21. iGor_

    iGor_ oldSchool :D Registrado

    Registro:
    21/02/2002
    Mensagens:
    722
    Curtidas recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    16
    Localização:
    Brasília, DF
    Entendi, em partes.

    O usuário em nenhum momento difamou a loja. Ele postou um problema (e aí vale a veracidade do fato, concordo), mas em nenhum momento ele se referiu à loja de forma difamatória. Segundo os argumentos apresentados, a própria loja está se difamando com respostas totalmente descabíveis.

    Acredito que esse tipo de informação é de utilidade pública. Mas enfim...
     
  22. M0Z4R7.3D

    M0Z4R7.3D Banido Banido

    Registro:
    27/08/2008
    Mensagens:
    71
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Pode, Segundo o Codigo de Defesa do Consumidor, mas vc terá que buscar ajuda com PROCON ou algum outro órgão de Defesa do Consumidor para agilizar e não perder seu tempo.
    Se for uma loja conhecida e conceituada vc pode tentar postar algo no site 'Reclame aqui' porque todos que zelam pelos nomes das empresas costumam responder lá as questões levantadas, fora que deve cair em estatísticas e propagandas negativas quanto as que mais aparecerem por lá.
     
    Última edição: 06/07/2012
  23. O Macaco Simão!

    O Macaco Simão! New Member Registrado

    Registro:
    06/07/2007
    Mensagens:
    2,603
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Sampa-SP
    Mas está falando da loja. É mais fácil proibir a divulgação de nomes de lojas do que ficar filtrando todo santo comentário sobre o assunto.

    Para reclamações sobre lojas tem o ReclameAqui.
     
  24. Maurivillas

    Maurivillas Super Moderador Super Moderador

    Registro:
    05/02/2005
    Mensagens:
    18,159
    Curtidas recebidas:
    34
    Pontos de Troféu:
    42
    Localização:
    São Bernardo do Campo
    Exatamente.

    Tem gente teimosa que insiste em não querer entender!

    Nós proibimos a menção de nomes de lojas sem vínculos com o Adrenaline justamente por conta disso, além do quê, já houve casos em que a loja processou o fórum por esse tipo de divulgação e, mesmo que não dê em nada, toda a máquina jurídica tem que ser acionada, gerando ônus pro fórum. O usuário que criou o problema não fica nem sabendo.

    Portanto, sem nomes de lojas aqui! :thumbs_up
     
  25. kamalh

    kamalh Da hora a vida ... Registrado

    Registro:
    01/10/2006
    Mensagens:
    5,817
    Curtidas recebidas:
    5
    Pontos de Troféu:
    42
    Localização:
    Contagem - MG
    Concordo, vamos conversar sobre a troca e as leis.

    Mas a criador do topico não se manifestou se tem nota fiscal ou não, então estou curioso.

    No pior dos casos ele pode vender o teclado no Bazar do forum.

    Alguem poderia mandar o nome da loja por MP hahahahaha.

    Pq comprar de "camelô" e querer reclamar depois merece é tomar tapa na cara, igual aquele pessoal que compra DVD pirata daqueles comerciantes moveis e depois volta no local pr procurar o cara e trocar o DVD.

    WAZ não é cara d+, WAZ é o preço da segurança, o comprador paga mais caro para pode trocar o produto a hora que bem entender, usar a garantia.

    Ja comprei placa de video, não gostei de uma coisa que dava nas sombras Crysis, que era normal, levei la e troquei e ainda recebi uma com o cooler maior pq a que comprei tinha acabado, ou seja a VGA que devolvi não tinha defeito, eles não precisam trocar, mas trocaram por uma melhor, sem pedir diferença, a que deixei la foi para o "Opem Box", foi revendida bem mais barato, eu recebi uma que era mais cara e sem pagar nada a mais, a loja ficou no prejuizo, a VGA era 999R$, recebi uma de 1100R$ e a minha foi revendida sabe-se la por quanto a menos, esse prejuizo no final das contas é repassado no produto final deles, por isso é mais cara, é o preço da segurança.

    Sempre que tenho dinheiro compra na WAZ e saio feliz, pq sei que não vou ficar na mão.
     

Compartilhe esta Página