Qual é o "Poder de Fogo" do Brasil atualmente?

Discussão em 'Papo Cabeça' iniciado por 3nigm4_br, 20/08/2007.

1. 3nigm4_br

3nigm4_br New Member Registrado

Registro:
    01/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Alguém tem os dados sobre o "Poder de Fogo" do Brasil atualmente? É que a maioria dos quarteis da minha cidade utiliza verdadeiras relíquias da 2ª Guerra como armamento de treinamento para os cadetes, sem contar que a maioria dos equipamentos além de ultrapassados já estão quase que "sucateados".
    Um amigo meu que serviu a pouco tempo me disse que os fuzis estão em condições precárias e os canhões anti aéreo para treinamento ainda são os mesmos que foram utilizados na 2ª Guerra Mundial (com engrenagens para "pedalar" com os pés e com as mãos).
    Isso me deixou curioso pra saber qual é o real poder de fogo do Brasil atualmente, pois nos exércitos próximos a minha cidade a situação tá bem precária :boring:.

2. Nai

Nai - Registrado

Registro:
    06/07/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Bem,você já resumiu.

Diria que nosso poder de fogo é sustentado apenas pelo nosso pessoal,que é um dos melhores do mundo.

O governo Collor extinguiu a produção do melhor tanque de guerra do mundo na época o nosso Ósorio,feito 100% aqui no Brasil e com nossa própria tecnologia.

Os governos anteriores e o atual só enrolam com o projeto FX (inclusive já se fala no FX2) da FAB,projeto este que iria produzir ou adquirir de outras nações caças de superioridade aérea.

A nossa Marinha usa fragatas descartadas pela Marinha Francesa por conterem amianto em sua fabricação,o Lula agora liberou a verba necessária para a construção do nosso sub atômico.

Mas ainda somos a 11ª nação que mais investe em FFAA e somos a 9ª ou a 10ª maior potência do mundo nesse quesito.

Para onde diabos vai esse dinheiro todo sendo que nem comida os recrutas têm ? (Eles são dispensados antes da janta e não tomam café no quartel).

Simples,boa parte nem vão para os militares,já é desviada nesse mundo de políticos corruptos,outra coisa é que não temos um conflito armado há um bom tempo já,e que a outra parte que sobra vai para pagamento de pensão aos familiares,que são muitos.

Solução:

1 - Troca o governo por um Militar
    2 - Cortar pagamento de pensão sem ser por morte do chefe da casa em conflito armado.
    3 - Arrumar uma guerra urgente com outra nação.

3. Flanker

Flanker New Member Registrado

Registro:
    03/11/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Nao é bem por ai Nai.

As nossas Forças armadas possuem os chamados nucleos de excelencia, onde tem tropas e equipamentos de primeiro mundo atuando em conjunto com velharias

Na Marinha , o problema é que os royates do petroleo sao contigenciados, é uma grana que por lei é dela, teriamos uma marinha de primeiro mundo se nao fossem contigenciados .

O sub nuclear, parece que agora vai, mas subs nucleares sao terrivelmente barulhentos, prefiro os convencionais que sao mais silenciosos

O exercito possui boms tanques , artilharia e tropas especializadas, mas o que peca mesmo é o sistema de artilharia anti aerea, nos literalmente nao possuimos misseis SAM

E a FAB é a que esta em melhor condiçao , se nao tem o melhor equipamento mas pelo menos esta bem antenada na guerra aerea moderna, o que garantira compras acertadas no futuro

O Chavez Até agora é o melhor ministro da defesa que ja tivemos, apesar de ele nao ser uma ameaça direta ao Brasil ele serve para abrir os olhos do congresso que esta querendo melhorias no orçamento de defesa

Nao se trata de comprar armas para irmos a guerra, e sim para projeçao de poder e influencia no nosso quintal

Claro que se formos desafiados ....

O que falta ainda para nos para a consolidaçao do Ministerio da Defesa na nossa democracia é acabar com o revanchismo, nao se trata de civis mandando em militares ou militares mandando em civis, sao todos brasileiros e responsaveis pela defesa nacional

A bronca dos militares nao é com o ministerio da defesa em si, eles até querem que estrategia e guerra deixe de ser papo de milico e passe a ser tema de interesse nacional, a bronca deles é que sempre colocam um civil que nao entende nada do assunto

A Suecia é assim , lá a diferença entre civis e militares em assuntos deste tipo é que civis usam terno e gravata e militares usam farda, mas a funçao é a mesma

E aqui no Brasil , quantas Universidades tem um centro de estudos estrategicos?

E nos nossos cursos de relaçoes internacionais? quantos falam de politica de defesa ou estrategia?

Abraço

4. DRamos

DRamos Um dia chego lá! Registrado

Registro:
    04/01/2006
    Curtidas recebidas:
    4
    Pontos de Troféu:
    16
    Só sei se houve uma guerra, minha cidade seria uma das primeiras a ser bombardeada, ainda bem que a cidade mal aparece nos mapas, hehehehe.

Bom, nos filmes eles sempre atacam primeiro as refinarias, hueheuehue.

5. Steve

Steve Kept Alive By Devices! Registrado

Registro:
    12/09/2002
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Acho muito legal termos um submarino atomico mas acho que ele sozinho não vai ganhar nada, temos tambem os homens mais bem treinados em guerra na selva, porem podiam ser melhores equipados os de guerra urbana.

Ou seja, temos nossa qualidades, mas poderia ser bem melhor com um pouco mais de dinheiro.

6. Arabal

Arabal Timeo hominem unius libri Registrado

Registro:
    29/10/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Pra quem sabe inglês, ta ai uma ajudinha pra entender um pouco do poder militar do Brasil.

Military Brazil Top of Page

Military branches:
    Brazilian Army, Brazilian Navy (Marinha do Brasil (MB), includes Naval Air and Marine Corps (Corpo de Fuzileiros Navais)), Brazilian Air Force (Forca Aerea Brasileira, FAB) (2007)

Military service age and obligation:
    21-45 years of age for compulsory military service; conscript service obligation - 9 to 12 months; 17-45 years of age for voluntary service; an increasing percentage of the ranks are "long-service" volunteer professionals; women were allowed to serve in the armed forces beginning in early 1980s when the Brazilian Army became the first army in South America to accept women into career ranks; women serve in Navy and Air Force only in Women's Reserve Corps (2001)

Manpower available for military service:
    males age 19-49: 45,586,036
    females age 19-49: 45,728,704 (2005 est.)

Manpower fit for military service:
    males age 19-49: 33,119,098
    females age 19-49: 38,079,722 (2005 est.)

Manpower reaching military service age annually:
    males age 18-49: 1,785,930
    females age 19-49: 1,731,648 (2005 est.)

Military expenditures - percent of GDP:
    2.6% (2006 est.) *

*GDP (purchasing power parity):
    $1.655 trillion (2006 est.)

GDP (official exchange rate):
    $967 billion (2006 est.)

GDP - real growth rate:
    3.7% (2006 est.)

GDP - per capita (PPP):
    $8,800 (2006 est.)

GDP - composition by sector:
    agriculture: 8%
    industry: 38%
    services: 54% (2006 est.)

O mais importante disso é o número de pessoas que estão aptas a entrar nas forças armadas brasileiras, o potêncial de recrutamento para o futuro e o orçamento de defesa.

Editado: corrigi alguns erros.

7. Blerghh!!

Blerghh!! Banido Banido

Registro:
    10/12/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Nosso poder de fogo é ótimo, e vai ficar ainda melhor quando chegar o lote de fuzis de carregar pela boca que encomendamos dos EUA.

8. Arabal

Arabal Timeo hominem unius libri Registrado

Registro:
    29/10/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Realmente as forças armadas brasileiras estão muito aquém da grandeza do Brasil, mas eu penso q cada vez mais os políticos estão ficando mais sensíveis a situação desse poder excêncial do Estado.

Cada dia que passa o revanchismo pós-regime militar vai acabando e as coisas vão entrando no seu eixo.

9. BlackBurN

BlackBurN Gamer Registrado

Registro:
    03/02/2003
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    nao é bem assim nao mano...

mas concordo, e é algo obvio, temos um altissimo nivel de habilidade por parte das pessoas......... o q falta é equipamentos...

quanto a guerra urbana, saiba q a nossa policia e grupos especiais, sao os mais bem treinados do MUNDO........... e enfrentam os banidos com maior poder de fogo do Mundo......

pra ter ideia, tem gente daqui q vai para os EUA para ensinar taticas para a SWAT........ nós vemos a swat toda bunitona, com equips fodoes, só M4 e MP5, e o karalho, mas em muitos outros aspectos somos melhores...

ah, pra quem critica o bom e velho FAL....... saiba q ele ainda é considerado um dos 10 melhores Fuzis DA HISTORIA DA HUMANIDADE.....

felizmente, tive o prazer de atirar muito com ele......... bom d+ :D
    valeu toda a ralaçao q passei heuheuehu

10. PanzerOps

PanzerOps ♠♪♫♫♪♫♪♫♠ Administrador

Registro:
    31/03/2005
    Curtidas recebidas:
    48
    Pontos de Troféu:
    72
    Enfrentam os banidos?

Então quando alguém leva ban aqui ainda tem que enfrentar a polícia? :eek:

:p

Hehuahauahuahauaahu mal aí Black, mas não pude resistir.

11. BlackBurN

BlackBurN Gamer Registrado

Registro:
    03/02/2003
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    heuaHEUheUEHUHuhuaeHEUhaeuheue

até eu morri de rir aqui....

despois eu arrumo !

heaUHAEUhAUAEHUEAhaeu

12. N17h0

N17h0 Banido Banido

Registro:
    11/08/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    de que adianta o brasil se armar se agente nao entra em guerra nunca???!!!!

13. orion_171

orion_171 New Member Registrado

Registro:
    07/09/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    se entrar em guerra só botar os traficantes q tão melhores armados.....Ahe tamo salvos
    hauehaeuheuaheu

14. aleTM

aleTM New Member Registrado

Registro:
    20/07/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    ainda bem neh. :eek:

15. Nai

Nai - Registrado

Registro:
    06/07/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Falta guerra,governo nenhum vai investir na nossa FFAA sem ter guerra iminente.

COD2,o exército brasileiro tinha o melhor tanque do mundo,nossos pilotos eram ótimos (ainda são,mas com aviônicos ultrapassados) e nossa marinha excelente,mas do que adianta tudo isso com uma gestão ruim e um governo péssimo?

Não sei se fez TG,mas falta até comida !!!

Um dia desses,correu no meio militar a notícia que um recruta assassinou outro involuntariamente por imperícia com o armamento por falta de treino,já que não têm munição.

Do que adianta 5mil sargentos e oficiais treinados em excelência para o combate na selva se não têm retaguarda.

Tudo bem,temos as Forças Especiais que nesse momento estão atuando no mundo todo em operação tática,mas ninguém sabe ao certo quantos são,e sem a infantaria primária não adianta força tática.

Brasil precisa crescer muito ainda,temos o conhecimento e o pessoal,falta investimento.

Comédia em,na guerra então,pede ajuda a eles ok !?

16. 3nigm4_br

3nigm4_br New Member Registrado

Registro:
    01/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Bahhh... traficante é tudo analfabeto e ignorante, mal sabe empunhar uma arma, eles só tem armas poderosas pra se "mostrar" mesmo, pois mal sabem utilizá-las, se lembra quando o exército invadiu as favelas do Rio? O tráfico praticamente acabou por lá e nenhum soldado foi morto por traficantes porque possuem treinamento pra utilizar (e muito bem) sua arma, coisa que não acontece com os traficantes :rolleyes:

17. Flanker

Registro:
    03/11/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0

Eu discordo em alguns pontos Nai , ninguem vende e compra armas com guerra iminente, veja bem, existe algo chamado dissuaçao , assustar potenciais inimigos, nos precisamos de forças modernas como eu falei antes para manter a nosso influencia e hegemonia na regiao, só vamos utiliza-las pra valer se formos atacados/desafiados.

Quanto mais fracos formos , mais " cresce olho" de nossos potenciais adversarios, ai é tarde demais, ou seremos atacados ou nao vamos apitar mais nada na nossa regiao, (politica , economia etc..)

Quanto ao Osorio, o que matou este formidavel tanque, alem do nosso governo, foi o peso dos americanos na concorrencia da arabia saudita, o calote dos arabes a Engesa e tambem a falta de visao de mercado da propia engesa que fazia produtos que concorriam com ela mesma

Quanto ao equipamentos, tem coisa boa e coisa ruim, como havia dito antes, e a FAb é que esta em melhores condiçoes.

Mas pareçe que tem boas noticias a caminho, aguarde

Abraço

18. Nai

Nai - Registrado

Registro:
    06/07/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Pois é Flanker,mas as Segunda Guerra nos ensina até hoje,lembra quando Hitler começou a se armar que nem louco (Chávez) e a Europa riu (Américas) sendo que depois invadiu a Polônia que praticamente não tinha FFAA moderna !?

Então,ainda tá longe deles conseguirem tomar nossa Hegemonia,mas se continuar assim não sei onde para.

Nosso governo não vai investir,mesmo porque têm medo que os militares retomem o poder (o que já passou da hora).

Mas devemos lembrar que o golpe de 64 só ocorreu pois o governo menosprezou os Exército,então há uma luz ao fim do túnel ainda.

Que boas notícias ?! hehe
    Tô esperando desde que me entendo por gente.

19. aleTM

aleTM New Member Registrado

Registro:
    20/07/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Sem preocupação, nos temos a ONU... :rolleyes:

20. Nai

Nai - Registrado

Registro:
    06/07/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Sei não em,numa guerra não confio em nada ao não ser meu fuzil.

Na duvida, é melhor prevenir,não acha ?

21. Flanker

Registro:
    03/11/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Pra ser forte militarmente nao precisa ser uma ditadura militar, muitos paises poderosos sao democracias consolidadas

E durante a nossa ditadura os investimentos em defesa foram ridiculos tambem.

Nao é mais de interesse dos militares fazer politica e administrar o estado, nossa funçao é a defesa da patria junto com os civis em um estado democratico de direito.

A proposito , nas escolas militares quaisquer tendencias de pensamento autoritario de seus alunos ( seja extrema direita ou esquerda) é rapidamente filtrada e descartada, se pretende ser oficial meu amigo é bom esqueçer este papo de ditadura , golpes etc..

Pode confiar

Abraço

22. wmh

wmh Work, buy, consume... die Registrado

Registro:
    04/04/2005
    Curtidas recebidas:
    70
    Pontos de Troféu:
    42
    Não entendo xongas mas porque os nossos militares/governo não se espelham no militarismo Francês (claro que adaptado à nossa realidade)?

Ninguém mete o nariz no lance deles lá ou tô errado? Eles são fortes e nem por isso vivem numa ditadura.

23. .mauricio

.mauricio New Member Registrado

Registro:
    14/03/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    alguem sabe quais são as maiores potencias militares do mundo?
    é bom saber que pelo menos nisso o Brasil não vai mal, somos competentes ao menos... e a FAB vai bem sim, nossos pilotos são muito bons, frequentemente abatem aviões 'clandestinos' na floresta amazônica =D tem um video que mostra o cara tentando se esquivar, despistar o caça da FAB, mas o piloto nao perde a mira, ta sempre com o cara centrado....
    Aliás a escola da FAB é muito boa, dificilima de entrar, e uma barbada de sair.
    Eu admiro a competencia, a dedicação, a disciplina dos militares, e gostaria muito que eles assumissem o poder do meu país.
    Aí termina a robalheira, e voces vão ver só se em 5 anos esse país nao surge pro mundo....

24. Nai

Nai - Registrado

Registro:
    06/07/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Não tenho a mínima idéia se é assim,mas se for,é o certo né.
    Sun Tzu disse que para um General ser excelente na guerra,uma das coisas,dentre várias,é não seguir as ordens de seu governo.

Isso há milhares de anos atrás ... isso explica todas as falhas campanhas das guerras modernas e antigas.
    A WWII então é a prova histórica disso.

Democracias que investem nas Forças Armadas só aquelas cujo propósito é político

Como então fazer nosso governo investir ?

Imagino,agradeço a dica.

25. Flanker

Registro:
    03/11/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Depende de que tipo de interesses politicos voce esta se referindo

Voce quer dizer a politcos que sao "patrocinados" pela industria de defesa? Ou os que querem ganhar os seus 20% em uma licitaçao na compra de equipamentos? he,he

Bem, nao é deste tipo de "politica" que eu estou me referindo, falo de questao de Estado, politica de Estado

De qualquer maneira guerra é a continuaçao da politica por outros meios

Os paise da europa Ocidental por exemplo , sao democracias e investem em defesa, a Suecia entao, nao se mete em guerras a mais de 150 anos , mas sao muito bem equipados e a populaçao civil entende de assustos ligados a defesa nacional, inclusive se aprende na escola

Até

Compartilhe esta Página