Proteção pra Pc - Sistema Bifásico,Filtro de Linha e aterramento

Discussão em 'Hardwares em Geral' iniciado por CarlosRavinov, 13/11/2009.

1. CarlosRavinov

CarlosRavinov New Member Registrado

Registro:
    10/11/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Vou comprar a seguinte configuração:

Core i5 750
    Asus P7P55D PRO
    HD 5850 ou 5870
    2X2 OCZ Platinum DDR3-1333
    1 Hd 500GB Seagate Barracuda
    C3Tech 750W

Para proteger o pc foi feito o seguinte aqui em casa:

O Eletricista trocou os fios que vinham do poste da rua pra minha casa. Disse que eram velhos.O sistema era monofásico. O "relógio de força"(aquele negócio onde se ve o quanto gasta de energia) foi trocado (tinha quase 40 anos..) E foi colocado um sistema bifásico. Com 1 "rede"(Não sei o nome correto) de 50 âmpere (acho que é isso) só para o computador e o outro tbm de 50 âmpere para o restante da casa. A fiação foi trocada a uns 4 ou 5 anos ele disse estar em bom estado.

Isso mais foi feito por que quando se ficava 15 ou 20 minutos com o chuveiro ligado caia a força aqui (desligava o relogóio de força).

Então eu pensei. Se com o chuveiro isso acontece, talvez quando eu ligar o computador novo ele vá puxar muita energia e acabe desligando a força a cada 15/20 minutos ou acabe por estragar ou queimar a fonte do pc.

Então o eletricista disse pra trocar os fios (caso estivessem ruins) de casa, o que vem da rua, e o relógio de força. Aí ele colocou um sistema bifásico. :yes:

Até aqui ficou tudo certo, correto? :thumbs_up

--
    Agora preciso saber qual o melhor filtro de linha para protege-lo e se precisarei fazer aterramento. Tbm queria saber se tem "tipos" de aterramento ou se é tudo igual.

Na conta de luz vem - Classificação : Residencial Normal Bifásico
    - Tensão Nominal :220/127 V

A tomada aqui da parede do meu quarto onde ligo o pc (velho) é igual a essa tirando apenas os botões e o fato de ser dupla (dá pra ligar duas tomadas nela):

http://www.botega.com.br/loja/images/2tp_tomada_cinza.jpg

Terei que troca-la?

Vlw!:)

2. _rau_

_rau_ New Member Registrado

Registro:
    29/05/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Saber se ficou tudo certo, dificil dizer, mas posso dizer que 50A só pro computador é um MEGA exageiro e um erro tb, pq o correto é você equilibrar as cargas entre as fases ou seja, manter o máximo possível um consumo igual entre cada fase, pra isso deve se distribuir os equipamentos dentro de casa entre as fases de forma mais igual possível.

Basicamente sabe quando dá 50A em uma rede 127V? 6350W! Teu PC não vai gastar mais do que 1000W.

O chuveiro é 220V?

Aí é 220V - Fase/Fase (127/127V) e 127V - Fase/Neutro. Tudo que tiver em 220V, você pode ter certeza que cada fio é uma fase diferente.

Essa tomada aí já saiu de circulação, as novas tomadas permitidas hoje e provavelmente você só vai encontrar dessas agora, é assim:

Pelo tipo das tomadas, nota-se que sua casa não possui fio terra... Deveria! Além de Dispositivo DR no quadro de disjuntores.

Tente ver se encontra os filtros da APC.

Pra descargas atmosféricas e surtos causados por manobras e acidentes na rede elétrica, existem também protetores de quadro de força, chamado DPS. Podem ser instalados tanto externamente, na entrada elétrica, como nos quadros de disjuntores.

A proteção telefônica e de cabo coaxial dos filtros APC, dependem de um aterramento pra maior eficácia...

Última edição: 13/11/2009
  3. CarlosRavinov

Registro:
    10/11/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    O que eu preciso te passar pra vc saber se ficou tudo certo?

50 A é um erro porque? Tem perigo de queimar alguma peça do computador? Eu pensava que quanto mais melhor. Mais protegido o pc ficaria.

Não sei se o chuveiro é 220 V...

"Aí é 220V - Fase/Fase (127/127V) e 127V - Fase/Neutro. Tudo que tiver em 220V, você pode ter certeza que cada fio é uma fase diferente."

Nossa, aqui eu não entendi nada. Pelo que o eletricista falou tinha ficado 110V pro computador que vai ficar no meu quarto, e 110V pro restante da casa.
    --
    O Eletricista disse que colocou um fio terra do lado do poste que tem aqui em casa (que fica no quintal), poste esse que é ligado ao fio da rua.

Preciso colocar outro aqui no quarto não é?
    --
    Vou comprar dessa tomadas.
    --
    Como eu sei se o disjuntor tem esse dispositivo Dr?
    --
    Pode me indicar um Filtro da APC?

--
    "Pra descargas atmosféricas e surtos causados por manobras e acidentes na rede elétrica, existem também protetores de quadro de força, chamado DPS. Podem ser instalados tanto externamente, na entrada elétrica, como nos quadros de disjuntores."

O que é entrada elétrica? Como eu sei se o disjuntor daqui de casa tem esse protetor DPS?
    --
    Obrigado pela ajuda! :thumbs_up

E desculpe por eu te responder copiando trechos do seu texto, eu não sei como intercalar as minhas mensagens com as suas quando dou quote. :cry:

4. _rau_

Registro:
    29/05/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Pra saber se tá tudo correto preciso saber:

- Divisão dos circuitos finais - quantos e pra onde vai cada um.
    - Amperagem dos disjuntores
    - "Bitola" da fiação em cada disjuntor
    - Como foi realizada as emendas
    - Se cada circuito final tem seu fio neutro proprio derivado do neutro principal que vem de fora, e não compartilhado com o neutro dos outros circuitos.
    - Se o fio terra parte do poste do medidor pros pontos finais, tomadas...
    - etc.

50A implica na necessidade de uma fiação de 10mm2 - bem grossa, não dá nem pra entrar no pino da tomada. Se tiver ligado um fio mais fino no de 10mm2 e tiver apenas o disjuntor de 50A protegendo esse circuito, na verdade ele não estará protegendo a porção mais fina do circuito, deveria haver um circuito final com disjuntor de menor amperagem...

O erro de se ter duas ou três fases e colocar por exemplo somente iluminação numa fase e o resto na outra, ou somente os computadores numa fase e o resto na outra, é que cria-se um desequilibrio de consumo entre as fases e como cada uma delas compartilha o mesmo neutro principal que vem do medidor, pode haver uma sobrecarga nesse neutro que não é protegido por disjuntores, nem deve ser, na maioria dos casos. O que acontece é que quando há um equilibrio de consumo entre as duas fases, a corrente que aparece no neutro é menor do que a soma do consumo das duas fases. Num circuito bifásico elas se anulam parcialmente quando equilibradas e num trifásico quando o consumo é igual em todas as fases, as correntes se anulam praticamente totalmente no neutro, ficando teoricamente, por assim dizer, um circuito Fase-Fase-Fase com o neutro apenas pro referencial de tensão monofásica em cada fase. Como o neutro tem a mesma "bitola" dos condutores fase, se o consumo entre fases tiver desequilibrado, as correntes não se anulam no neutro, elas se somam, podendo sobrecarrega-lo. No seu caso não creio que haverá sobrecarga, já que é só um PC e na outra fase o consumo não deve estar no limite ou seja, o que poderia provocar uma sobrecarga no fio neutro principal.

Qual poste você fala, o poste do medidor? Esse sempre tem um fio terra ligado numa haste abaixo dele, que aterra o neutro, mas o fio terra de proteção que vai às tomadas deve partir dai e ir pra dentro de casa, junto com as fases e o neutro, pras tomadas de três pinos. As suas são de dois pinos, então o fio terra não tá ligado em lugar algum. Você não precisa colocar outro fio terra no quarto, você deve puxar o fio terra pras tomadas do tipo apropriado. O fio terra deve partir do poste do medidor. NÃO é uma boa prática ter um aterramento separado do aterramento do poste do medidor... O erro de muitos eletricistas ruins é achar que pelo neutro estar aterrado, por si só a casa inteira tem um aterramento. Já vi cara que trabalha a muito tempo como eletricista dizer um absurdo desses.

O APC P8T3V, o PRO 8, O PT7... aqui vc acha, www.atera.com.br e www.justshop.com.br, mas parece que a APC, INFELIZMENTE, tá descontinuano alguns modelos no Brasil, espero pra que lancem outros!

Entrada elétrica é onde está o poste que fica o medidor, a caixa que fica o medidor ou qualquer ponto ao lado deste.

O DPS não fica no disjuntor, ele parece com um disjuntor sem alavanca, mas é independente dele. Proavelmente sua casa não tem DPS, ele só é instalado mediante pedido do cliente.

5. CarlosRavinov

Registro:
    10/11/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Nossa cara, agora complicou tudo. :wacko:

Mas pelo jeito o eletricista fez besteira..:slap:

"- Divisão dos circuitos finais - quantos e pra onde vai cada um.
    - Amperagem dos disjuntores
    - "Bitola" da fiação em cada disjuntor
    - Como foi realizada as emendas
    - Se cada circuito final tem seu fio neutro proprio derivado do neutro principal que vem de fora, e não compartilhado com o neutro dos outros circuitos.
    - Se o fio terra parte do poste do medidor pros pontos finais, tomadas...
    - etc."

Vou perguntar tudo isso pro eletricista. Sobre o etc, que mais teria pra perguntar? Vou chamar ele aqui hoje mesmo. Já queria ter tudo certo pra perguntar pra ele. Aí eu te passo pra vc ver se está tudo ok...

"50A implica na necessidade de uma fiação de 10mm2 - bem grossa, não dá nem pra entrar no pino da tomada. Se tiver ligado um fio mais fino no de 10mm2 e tiver apenas o disjuntor de 50A protegendo esse circuito, na verdade ele não estará protegendo a porção mais fina do circuito, deveria haver um circuito final com disjuntor de menor amperagem..."

Esse 50 A é do disjuntor. Chama : Disjuntor Unipolar Lorenzetti 50 AMP. Tem 2 desse. Vi agora aqui na nota fiscal. E pelo que eu entendi que ele fez , ele puxou um fio lá do poste que fica no quintal, ligou numa caixa que fica aqui em cima do forro que é ligada num fio que desce pra tomada aqui do quarto onde eu ligo o computador:wacko:.

------------
    "Qual poste você fala, o poste do medidor? "

Não sei. ELe colocou um poste lá no quintal e puxou um fio que vem do poste da rua. Tinha um poste aqui em casa mas estava no telhado . Ele até disse que era proíbido ter esse poste lá em cima... Acho que é poste de força que fala.

"Esse sempre tem um fio terra ligado numa haste abaixo dele, que aterra o neutro,"

Deve ser isso mesmo. Ele colocou uma haste no chão.

"mas o fio terra de proteção que vai às tomadas deve partir dai e ir pra dentro de casa, junto com as fases e o neutro, pras tomadas de três pinos. "

Aqui eu não estou entendendo. Fio terra não é aquele cabo que fica enterrado no chão?Como que ele vai partir de onde ele está e vir pra dentro de casa?

"As suas são de dois pinos, então o fio terra não tá ligado em lugar algum. Você não precisa colocar outro fio terra no quarto, você deve puxar o fio terra pras tomadas do tipo apropriado. O fio terra deve partir do poste do medidor. "

Tem um fio terra lá do lado do poste do medidor. É o único aqui de casa. Mas esse fio terra que deve partir do poste do medidor ao qual vc se refere é o que? Algum fio? Deve partir algum fio do fio terra e adentrar a casa?

"NÃO é uma boa prática ter um aterramento separado do aterramento do poste do medidor... "

Ele colocou o fio terra lá ao lado do poste e ia fazer outro aqui no meu quarto. Acho que seriam separados..

"O erro de muitos eletricistas ruins é achar que pelo neutro estar aterrado, por si só a casa inteira tem um aterramento. Já vi cara que trabalha a muito tempo como eletricista dizer um absurdo desses."

Não sei o que é esse neutro...:no:

"O APC P8T3V, o PRO 8, O PT7... aqui vc acha, www.atera.com.br e www.justshop.com.br, mas parece que a APC, INFELIZMENTE, tá descontinuano alguns modelos no Brasil, espero pra que lancem outros!"

Melhor em comprar logo um, então.

"Entrada elétrica é onde está o poste que fica o medidor, a caixa que fica o medidor ou qualquer ponto ao lado deste."

Entendi.

"O DPS não fica no disjuntor, ele parece com um disjuntor sem alavanca, mas é independente dele. Proavelmente sua casa não tem DPS, ele só é instalado mediante pedido do cliente."

Onde ele fica?
    ---
    Peço desculpas pela minha ignorância no assunto...:cry:

6. |3ill_G@te$

|3ill_G@te$ New Member Registrado

Registro:
    12/12/2003
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    O seu pc vai gastar uns 350-400W no maximo.
    Um chuveiro consome uns 3-6kW.

Mai nem aqui nem na china que ele vai desligar a caixa de força...
    Se bem que quando eu ligo o meu PC (da assinatura), que incrivelmente consome o mesmo da sua config ou mto proximo, a luz da uma "piscada". :lol::lol:

Mas duvido muito que vá cair a chave de luz so com o seu pc ligado...
    Hoje em dia, PC nem consome taaaaaanto assim nao...

7. _rau_

Registro:
    29/05/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Essas coisas são difíceis de explicar sem ver o local, por isso seria bom contratar alguém que de fato saiba o que tá fazendo, mas vou tentar responder suas perguntas abaixo em azul.

Eu é quem peço desculpas por complicar um pouco nas explicações e digo novamente que de longe é dificil ficar passando indicações e dizer que isso ou aquilo tá errado, por isso a insistência minha em contratar alguém que entenda. Quando o assunto é eletricidade, não dá pra brincar e seguir receita de bolo. Tem que entender e estar no local.

8. CarlosRavinov

Registro:
    10/11/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Bom cara, o chuveiro desligava. Ficava uns 20 minutos e desligava tudo. Lâmpadas, tv, geladeira, o que estava ligado desligava. Aí tinha que ir lá na caixa de força e ligar de novo....:eek:
    Queimei 3 fontes (genéricas, meu pc velho funciona de boa com uma dessas) por causa disso, segundo um técnico duma loja de informática. Ele me disse pra desligar o pc quando fosse usar o chuveiro. Eu fiz e parou de queimar fontes.

Por via das dúvidas resolvi chamar o eletricista pra dar um jeito.

O eletricista disse que a caixa de força era muito antiga. Tinha 40 anos. Rsrsrs
    E falou pra colocar uns disjuntor de 50 A pro meu quarto. Aí colocou um sistema bifásico.

Última edição: 14/11/2009
  9. CarlosRavinov

Registro:
    10/11/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Rui

"Essas coisas são difíceis de explicar sem ver o local, por isso seria bom contratar alguém que de fato saiba o que tá fazendo, mas vou tentar responder suas perguntas abaixo em azul."

O Eletricista que eu chamei trabalha na CPFL. ELe quem cuida aqui dos problemas da minha cidade.

"O "etc" seria algo que eu por exemplo visse no local que tenha sido executado de forma errada ou não tão boa. Agora não saberia especificar bem o que, mas a lista que fiz aí já dá pra dar uma boa verificada. "

Ok. Vou perguntar isso pra ele!.

"Me responde uma coisa, dentro de casa tem um quadro de disjuntores? Os fios que vêm da caixa do medidor passam antes pelo quadro de disjuntores dentro de casa antes de seguir pras tomadas?"

Então cara, não sei. Como é esse quadro?

Deixa eu te explica como era a situação aqui.
    Aqui na área da minha casa ficava a caixa de força. Toda fiação saia dela entrava pela parede e ia para as tomadas.
    O poste de força que recebe os fios do poste da rua ficava no telhado. Ele era ligado na caixa de força, tbm.

O eletricista disse que teria que trocar o relógio de força, os cabos que saiam dele. Por que era tudo velho. Tinham 40 anos. Ele até disse que os fios eram recobertos por pano...:eek:hmy: Foram trocados esses fios que vinham da rua, porque eram fracos.

Além do relógio. Precisaria tirar aquele poste lá do telhado. O único lugar aqui em casa pra colocar foi no quintal. Meu quintal é grande, tem uma parte dele que termina num muro que o separa da rua. Então foi colocado ali perto o poste. O medidor foi colocado ali perto tbm, com aquela caixinha que mostra quanto foi o gasto de energia pro lado de fora do muro, que dá pra rua. O aterramento foi feito com aste de cobre ao lado da caixa de força.

"Se na sua casa só tem esses disjuntores de 50A e nenhum outro a mais, está errado, com riscos de sobrecarga na fiação."

Aqui na nota fiscal, só fala desses 2 disjuntores. A não ser que a caixa que fica aqui em cima do forro seja esse disjuntor. O teto aqui é de madeira.

"E outra coisa, esses dois disjuntores de 50A, suponho que seja um pra cada fase, o que novamente é errado, duas fases devem passar por um disjuntor do tipo bipolar e não dois unipolares! Depois das duas fases passarem pelo disjuntor bipolar, os fois fios devem passar por novos disjuntores que alimentação os circuitos finais, tomadas, iluminação, chuveiro, etc. Se tá tudo pendurado só nos disjuntores de 50A e nenhum a mais, chama outro eletricista cara, eu fugiria desse aí na hora, pq não tem competência pra realizar o serviço, não mesmo!"

É, pelo que eu entendi, é cada um pra uma fase, e são unipolares pelo que diz na nota fiscal. Fase é a separação que ele fez, certo? Uma pro meu quarto e outra pro restante da casa. É isso, né?

Eu fui nesse eletricista por ele trabalhar na CPFL. Pensei que fosse bom. :cry:

"E na sua casa não tem uma caixa de medição de luz não? Aquele "relógio" que fica girando? Onde fica o medidor? No Quintal?? "

Tem sim. Foi colocado lá no quintal, dá num muro que fica pra rua. Antes ficava na área.

"Esse poste que o eletricista pos provavelmente é só pro ancoramento da fiação e nada mais, já que o poste do medidor, quando existente, só a CIA Elétrica do local pode instalar."

Esse poste foi colocado lá pra poder puxar os fios da rua pra casa. Ficava no telhado, era um postinho. Ele trabalha na Cia elétrica. Ele fez a parte dele como contratado, depois fez como trabalhador da Cia elétrica.

"Colocou haste no chão e não puxou fio nenhum dela pra dentro de casa?? Pelo formato das suas tomadas pelo menos a ligação do fio terra dentro de casa não foi feita. "

Acho que não. Não sei te dizer. Todas as tomadas aqui de casa são antigas. Vou ter que trocar todas ou só aqui do quarto onde ficará o computador?

"Basicamente sim, mas aterramento envolve certos conceitos que não caba entrar em detalhes, ou vai complicar demais sua cabeça.

O que esse eletricista deve ter feito é um aterramento isolado do terra do padrão de luz - onde fica o medidor - esse aterramento não é o tipo mais recomendado não. O mais recomendado pra uma residência é um aterramento equipotencializado com o neutro, onde o fio terra parte do aterramento do padrão de luz, onde tem (ou deveria) ter uma haste de cobre enficada lá.

Se esse eletricista não sabe o que é uma equipotencialização, novamente digo, FUJA DELE"

Ele colocou uma haste de cobre enfiada no chão. De acordo com a nota fiscal, chama : Haste terra cobreada 1/2' X 2.40 M.

"Sim, é um fio que deve partir do mesmo ponto onde o neutro é ligado ao fio terra da caixa do medidor. No seu caso partiria 2 Fases, 1 Neutro e 1 Terra, 4 fios no total. Há critérios pra se executar isso, que devem ser respeitados, por isso considere a contratação de alguém que de fato entenda do que tá fazendo. "

Aqui eu já não sei nem o que te responder. :p

"Pois não permita isso!

E ele ia enterrar uma haste de aterramento dentro do quarto? Se sim, esse cara é um completo desinformado! "

Não sei. ELe disse que isso servia mais pra quem mexia dentro do pc.

"Onde você mora cara, tem uma comunidade no Orkut que você talvez encontre um eletricista que saiba o que tá fazendo pq até agora pelo que vc me explicou, esse cara não sabe. Mas não quero fazer um julgamento definitivo pq eu não to presente no local, nem sem as condições fisicas do local, só por texto é dificil visualizar tudo como deve tá sendo dificil pra vc visualizar o que to falando aqui, ainda mais sem alguns conhecimentos da sua parte. A comunidade lá no Orkut se chama, "Amantes da Eletricidade", frequentada por muita gente, mais de 7000 pessoas, tem engenheiros elétricos, eletro-técnicos, eletricistas, curiosos, etc. "

Moro numa cidadezinha do interior do estado de SP....

Talvez seja eu que não estou conseguindo explica direito.:cry:

Vou tirar as dúvidas com ele, talvez hoje, vou perguntar tudo certo, daí te passo.

"Fica aonde você instala-lo!

DPS = Dispositivo Protetor contra Surtos e pode ser tanto um filtro de linha bom como um DPS de quadro de energia. Existem várias classes de DPS, inclusive pra linhas telefônicas e linhas de comunicação em geral.

O DPS que tamos falando aqui vai no quadro de disjuntores dentro de casa ou dentro do quadro do medidor quando permitido pela CIA Elétrica do estado. "

Se já tiver esse DPS num filtro de linha, eu preciso colocar outro no quadro de disjuntores ou no medidor?

Como é esse quadro de disjuntores?

"Eu é quem peço desculpas por complicar um pouco nas explicações e digo novamente que de longe é dificil ficar passando indicações e dizer que isso ou aquilo tá errado, por isso a insistência minha em contratar alguém que entenda. Quando o assunto é eletricidade, não dá pra brincar e seguir receita de bolo. Tem que entender e estar no local. "

QUe isso! Não precisa se desculpar, não! Vc está me ajudando muito!:thumbs_up

Então, eu fui atras do melhor eletricista que encontrei. Inclusive por ele trabalhar ná própria força e luz eu o contratei...

--
    Mas como já disse, vou perguntar tudo pra ele depois posto aqui as respostas. Agradeceria muito se pudesse continuar me ajudando.:)

Sobre o filtro de linha. Qual dos três vc acha melhor, independentemente do preço? Já quero comprar, antes que parem de importar.
    --
    Se eu demorar pra responder, é por causa do meu monitor que está com problema. Tem hora que a tela fica toda branca e não aparesse nada. Talvez eu tenha que leva-lo pra arrumar... Mas continuarei postando aqui.

Obrigado pela ajuda! :)

---
    Digitei seu nome errado. Coloquei Rui. Desculpa, Rau...

10. _rau_

Registro:
    29/05/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    A queima acontecia porque quando o disjuntor desliga com
    carga (consumo) nele, ele pode gerar um pico de tensão ("voltagem).

Bem, eu não to de acordo com esse disjuntor de 50A aí pro seu quarto, só se esse disjuntor tiver no quadro de força no poste do quintal e desse poste partir um fio de 10mm que é o fio correto pra um disjuntor de 50A. O problema é que fio 10mm2 não entra nos parafusos de uma tomada, então deve ser ligado um fio mais fino, de 2,5 a 4mm no máximo, só que tem um porém, um disjuntor de 50A protegendo um fio menor do que 10mm2 é errado, essa fiação mais fina não comporta 50A sem causar um derretimento e conseguentemente um curto-circuito, caso você um dia pendure 50A aí, o que duvido que aconteça por meio de uma tomada apenas, mas se houver mais tomadas nesse mesmo disjuntor de 50A e vc começar a ligar coisas e mais coisas, pode dar problema no futuro.

Ele instalou um sistema de duas fases, bifásico, no qual você pode distribuir pontos monofásicos pela casa e bifásicos em 220V, usando as duas fases ao mesmo tempo. No seu quarto por exemplo está sendo usado um ponto monofásico.

Se no quadro de força do poste tiver um ou dois disjuntores de 50A, isso significa que sua casa tem até 100A pra ser usado, o que é bastante coisa pra uma residência típica brasileira, então você tá com folga nessa parte, não tem mais razão pra nada desligar aí, se tudo tiver bem dimensionado. Minha única briga é se o cara da CPFL tiver usado no quadro de força do poste, dois disjuntores Unipolares de 50A ao invés de um Bipolar de 50A.

Sem problema! T+

ATUALIZAÇÃO:

Fui no site da CPFL dar uma olhada nos documentos técnicos deles e no ítem 10 do documento:

http://www.cpfl.com.br/LinkClick.aspx?fileticket=vGpMpgQWAGY=&tabid=1526&mid=2230

10.*ATERRAMENTO*

10.1.Condições*Gerais

10.1.1. A entrada consumidora deve possuir um ponto de aterramento destinado ao condutor neutro do ramal de entrada e da caixa de medição, quando for metálica.

10.1.2. Nas instalações onde o condutor de Proteção PE, chega somente até o quadro de distribuição interna do cliente, o barramento de proteção deve ser interligado com o barramento de neutro (sistema PEN – NBR 5410).
    O condutor de proteção PE, destinado a proteção da instalação interna do cliente, pode ser interligado à haste de aterramento da entrada consumidora, no ponto de conexão neutro / terra, no interior da caixa de proteção (sistema PE – NBR 5410).

10.2.*Dimensionamento
    *
    Indicado*na*tabela* 1* em* função* da* categoria* de* atendimento* que* a* instalação* do* cliente*se*enquadrar.*

10.3.*Montagem*

10.3.1.*Deve* ser*feita*sob*a*caixa*de*medição*e*distanciada*a*0,5*m*de*acordo*com*os*desenhos*12* 1/4,*12*2/4,*12*3/4*e*12*4/4.*No*caso*de*padrão*compacto*a*haste*de*
    terra*é*fixada*junto*a*base*do*poste*em*ponto*já*disponível.*

10.3.2.*O*condutor*de*aterramento*deve*ser*fio*ou*cabo*de*cobre*nu*ou* isolado,*sem* emenda*e*não* ter*dispositivo*que*possa*causar* sua* interrupção.*No*caso*de*padrão*
    compacto*este*procedimento*é*desnecessário,*uma*vez*que*o*aterramento*é*integrado*com*a*ferragem*interna*do*poste.*Vide*NBR*5410.*

10.3.3.* O* condutor* de* aterramento* deve* ser* protegido*mecanicamente* por* meio* de*eletroduto.*No*caso*de*padrão*compacto*este*procedimento*é*desnecessário,*uma*vez*
    que*o*aterramento*é*integrado*com*a*ferragem*interna*do*poste.

10.3.4.*Os*tipos*de*hastes*devem*ser*de*acordo*com*o*item*11.6*e*instalados*conforme*desenho* 12.* No* caso* de* padrão* compacto* deverá* ser* utilizada* a* haste* de* aço**
    cobreada,*diâmetro*½”,*e*comprimento*de*1,20*m,*conforme desenho*12.*

10.3.5.*O*ponto*de* ligação*do*condutor*de*aterramento*à*haste*deve*estar*protegido*com*massa*calafetadora*e*ser*acessível*por*ocasião*da*vistoria*do*padrão*de*entrada.*
    Somente* depois* de*aprovada* a*montagem* da* entrada*consumidora,* a* haste* poderá*ser* coberta,* visando* reconstituir* o* piso.* No* caso* de* padrão* compacto* este*
    procedimento*é*desnecessário.*

10.3.6.*O*condutor*neutro*deve*ser*aterrado*junto*ao*parafuso*da*caixa*(aterramento)*sem*ser*seccionado.*O*rabicho*do*neutro*deve*ser*derivado*da*medição*(conectado*ou*emenda*estanhada)**do*condutor**neutro*de*entrada.*A*bitola*do*neutro*deve*ser*igual*à*das*fases,*enquanto*que*a*bitola*do*fio*de*aterramento*deve*obedecer*às*
    tabelas*1*A*e*1*B.*

Essa ilustração abaixo, retirada do manual da CIA Elétrica daqui, ilustra bem a ligação do fio terra, condutor de proteção (PE). Não achei uma ilustração tão boa quanto a essa no site da CPFL, então to postando a da CEB:

Detalhe da ligação dentro do quadro de força da CIA:

------------

Nesse documento tem todos detalhes contrutivos e de dimensionamento, que sugiro dar uma olhada. Inclusive imprima esse documento ou parte dele, se possivel, pra caso o eletricista disser que é errado puxar o fio terra (Condutor de proteção - PE) da caixa da CPFL. Ou imprima os diagramas e fala, eu quero desse jeito...

11. CarlosRavinov

Registro:
    10/11/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Rau

”Bem, eu não to de acordo com esse disjuntor de 50A aí pro seu quarto, só se esse disjuntor tiver no quadro de força no poste do quintal e desse poste partir um fio de 10mm que é o fio correto pra um disjuntor de 50A.”

Pelo que eu entendi que ele fez ele puxou os fios lá da caixa de força que está no quintal( onde estão os disjuntores de 50A)pra uma caixa que fica acima do forro.

"O problema é que fio 10mm2 não entra nos parafusos de uma tomada, então deve ser ligado um fio mais fino, de 2,5 a 4mm no máximo,”

Então, o fio que sai dessa caixa que tem aqui em cima do forro chega aqui no meu quarto por fora da parede. Estão dentro dumas caixinhas brancas chamadas canaleta. Dái chegam na tomada onde ligo o pc.
    Sobre os fios, aqui na nota estão as seguintes informações:

Cabo 6.00 Flexivel ( Metro) Preto
    Cabo 6.00 Flexivel ( Metro) Azul
    Cabo 16.00 Flexivel ( Metro) Azul
    Cabo 16.00 Flexivel ( Metro) Preto

Não sei se esse 6 e 16 são metros ou a grossura... Nem se esses cabos são os fios de que estamos falando.

“ só que tem um porém, um disjuntor de 50A protegendo um fio menor do que 10mm2 é errado, essa fiação mais fina não comporta 50A sem causar um derretimento e conseguentemente um curto-circuito, caso você um dia pendure 50A aí, o que duvido que aconteça por meio de uma tomada apenas, mas se houver mais tomadas nesse mesmo disjuntor de 50A e vc começar a ligar coisas e mais coisas, pode dar problema no futuro. “

Sobre os disjuntores e caixa:

2 X Disjuntor Unipolar Lorenzetti 50 AMP
    Caixa Luz Padrão Bifásica com visor
    Suporte 2 Disjuntor “Fio Dental”

Então, tem 50A SÓ para 2 tomadas duplas que tem aqui no quarto, onde em uma eu ligo o computador por meio do estabilizador (PC antigo, tem 10 anos), raramente a impressora na tomada de baixo ( a tomada é dupla, um espaço em cima e outro embaixo) . Na outra tomada fica ligado uma iluminária que fica quase o dia todo ligado. Os outros 50 Am estão para a cozinha, banheiro, sala, o outro quarto e o restante da casa.

Se eu entendi o que vc quis dizer, só causaria um derretimento se eu usasse esses 50 Am que o disjuntor fornece. Mas como são só o pc e a iluminaria que estão ligados na tomada dessa fase acho que não teria problema de derreter já que o computador e a iluminaria não gastarão nem metade dessa amperagem,estou certo ou eu entendi errado?

O problema seria com o restante da casa onde ficam ligados a geladeira, tv da sala e do quarto, Playstation 2, lâmpadas. Fora máquina de lavar, centrífuga, batedeira, liquidificador, chuveiro etc, quando são usados. Estão em tomadas diferentes, mas todos, pelo que eu entendi, estão pendurados na outra fase de 50 ª. Aqui já poderia dar problemas, certo?

--

"Ele instalou um sistema de duas fases, bifásico, no qual você pode distribuir pontos monofásicos pela casa e bifásicos em 220V, usando as duas fases ao mesmo tempo. No seu quarto por exemplo está sendo usado um ponto monofásico. "

Acho que foi exatamente isso que ele fez. No meu quarto um monofásico e pro restante da casa outro monofásico.

"Se no quadro de força do poste tiver um ou dois disjuntores de 50A, isso significa que sua casa tem até 100A pra ser usado, o que é bastante coisa pra uma residência típica brasileira, então você tá com folga nessa parte, não tem mais razão pra nada desligar aí, se tudo tiver bem dimensionado. Minha única briga é se o cara da CPFL tiver usado no quadro de força do poste, dois disjuntores Unipolares de 50A ao invés de um Bipolar de 50A. "

É minha casa é bem pequena. Lembro que ele disse que o chuveiro desligava porque só tinha 40A no único disjuntor da casa. Aí Tvs ligadas + parabólica + ps2 + lâmpadas + Chuveiro = Queda de energia.

Ele usou 2 disjuntores unipolares mesmo. Fui lá dar uma olhada na caixa de força. Tem como trocar agora, e colocar um bipolar? Isso acarretaria em algum dano ou compra de mais fiação ou mais gasto de energia por ser bipolar?

Aqui tem um cara da CEB (CIA Elétrica do DF), que tb realiza serviços a parte de instalações elétricas e já vi serviços do cara que fiquei com medo! Inaceitável pra um cara que trabalha numa CIA Elétrica...

Absurdo isso! Eu deveria ter procurado ajuda aqui antes de chamar o eletricista...

Primeira vez que ouço falarem ou vejo um poste de força, onde fica o medidor de luz, o "relógio", fica no telhado! Como que faziam pra medir a luz todo mes?

Mas só o poste ficava lá em cima. Era um postinho onde era puxado os fios do poste da rua (meu pai disse que era comum em casas antigas), dái esses fios chegavam na caixa de força , dentro dela tinha o disjuntor de 40 A e o medidor. Essa caixa de força ficava na área da minha casa. Pro cara medir era só ele chegar na frente de casa e abrir a porta da caixa de força e olhar, ficava bem perto do portão de entrada da casa. Era só esticar o braço pra dentro do portão e abrir.

Mas então, tínhamos que tirar aquele poste do telhado porque o eletricista disse que era irregular, então tivemos que colocar no quintal. Só que de lá os fios não chegariam na caixa de força (onde ficava o disjuntor e o medidor) que ficava na área, então aproveitamos que já estava levando um poste lá pro quintal e colocamos a nova caixa de luz por lá, ficando o visor dela lo muro que dá pra rua.

”Blz, a parte do poste do quadro de força do relógio, tá tudo correto, o local onde ele está é irrelevante. O aterramento foi feito correto também, do jeito que manda as norma da CIA Elétrica,”

Blz!

“ nesse aterramento o neutro que vem da rua junto com as fases, é conectado nele. De dentro da caixa de força do medidor, no parafuso onde o neutro é ligado ao aterramento dentro da caixa, pode, E DEVE, ser puxado o fio terra de proteção pra dentro de casa, é essa parte que acho que não foi feita pq no Brasil, não sei pq razão, só é feita essa ligação, na maioria dos casos, mediante pedindo do cliente sendo que alguns eletricistas ainda teimam que isso é errado, que o aterramento de proteção deve ser feito numa haste independente do aterramento de proteção do poste do medidor de luz... Sim, depende do caso, mas não esse discutido aqui. Mas ai você pode se perguntar:”

Pelo jeito não foi feito o fio terra..

”Se o neutro é aterrado no aterramento, eu já não tenho um aterramento? Bem, temos que dar nomes aos bois aqui e diferenciar cada coisa:

1 - Aterramento:

Basicamente é o ato de criar uma malha ou enficar haste(s) de cobre ou outro metal apropriado no solo e nessa malha ligar um fio que será utilizado para diferentes propósitos. Um dos sistemas que também usa uma malha de aterramento por exemplo, é o para-raios predial.

2 - Fio Neutro:

Condutor geralmente ligado a uma malha aterrada por questões funcionais e de segurança do sistema elétrico, que conduz as correntes de consumo dos condutores Fase fechando um circuito elétrico. A diferença do neutro pro fio terra é mínima, a única diferença é que no fio neutro em si tem corrente passando e é parte funcional de um circuito de energia, já o fio terra não tem corrente passando, nem faz parte do circuito elétrico, apesar deles partirem (deveria) da mesma malha de aterramento.

3 - Condutor de proteção (Vulgarmente conhecido como: Fio Terra).

Esse fio serve para ligar no terceiro pino das tomadas - vc deve comprar tomdas com tres pinos - buraquinhos... Ele tem vários propósitos, mas o primordial é a proteção contra choques elétricos. O fio terra na maioria dos casos, deve ser ligado na mesma malha onde o neutro está aterrado, nesse caso, na haste que o cara da CPFL enterrou perto do poste do quintal. A ligação pode tanto ser feita diretamente na haste, como por dentro do quadro de força da CPFL. Se o Eletricista da CPFL se negar a fazer isso, dizer que é errado, pode ter certeza que ele está desatualizado com os preceitos da norma ABNT NBR5410:2004 e da norma da própria CPFL.

Deu pra entender melhor?”

Acho que sim. Eu pensava que aterramento e fio terra eram a mesma coisa. Bom, então, pelo que entendi o aterramento já foi feito aqui em casa. Fio Neutro acho que tbm está certo por aqui. Só falta o Fio terra, já que nenhuma tomada aqui de casa são de 3 pinos, então não tem fio terra.
    Vou falar pra ele fazer.

Sobre as tomadas de 3 pinos. E os aparelhos que tem duas pontas na tomada? Assim : U . Aqui em casa é tudo assim, tv, ps2, pc, geladeira. Como que vou fazer pra ligar na tomada de 3 pinos? Encaixa tudo certo ou tenho que comprar adaptadores pra liga-los na nova tomada de 3 pinos da parede?

”Pois é, o que me leva a crer que na sua casa, os únicos disjuntores que tão protegendo são esses aí, o que tá errado. Foram instalados sem os critérios de dimensionamento da norma NBR5410:2004. “

Disjuntores só ficam na caixa de força?
    Porque tem uma caixa aqui em cima do forro onde são ligados os fios. Ele disse que daí que são distribuídos pela casa. Sabe me dizer que caixa é essa, o nome dela?

”Como eu disse, sempre deve ser feito assim:

As duas fases passam juntas por um disjuntor Bipolar e daí vão pra disjuntores unipolares de menor capacidade que o disjuntor principal bipolar como por exemplo:

1 Disjuntor pro chuveiro
    1 Disjuntor pra cozinha
    1 pras luzes
    1 pro quarto
    e etc.

Essa divisão tem que ser feita, dentro de um quadro ou caixa de força que fique dentro de casa, que receberá os dois fios das fases, o neutro e o fio terra, caso seja puxado tb. Apenas as fases passarão pelos disjuntores.

Essa medida visa a proteção contra sobrecargas, curto-circuitos, maior seletividade caso o disjuntor caia e não desligue tudo e menores queda de tensão no circuito final. “

Não é muito tanto disjuntores assim?

Essa caixa de força que vc se refere é a mesma caixa que ele colocou lá no quintal ou tem que ser outra? Por que os 2 disjuntores de 50 A estão nessa caixa de força lá no quintal.( Lembrando que a parte do quintal que me refiro onde estão o poste e a caixa de força é separada por um muro da rua).

É, tá claro até aqui q o fio terra em si não foi puxado do quadro de força da CPFL. Caso faça isso, vai ter que sim trocar todas as tomadas, tem que por tomadas 2P+T: 2 Pinos + Terra.

Não permite que enterrem uma haste do lado da casa ou no quintal, independente da haste da CPFL. Você deve puxar o fio terra que irá às tomadas, da haste da CPFL! Esse se chama de sistema TN-S de aterramento, que não vem ao caso agora, mas só pra constar.

Entendi.

Blz, tá correto isso aí! E dessa mesma haste, ou de dentro da caixa de força da CPFL, onde o fio terra que vem da haste é ligado, deve ser derivado o fio terra que vai às tomadas, como já mencionei aí pra trás.

Entendi!

”Ok, com a explicação que eu dei acima, creio, espero eu, que vc vai saber. Mas eu tenho 99% de certeza que isso não foi feito. Não se estresse porque essa prática não é incomum. 90% das casas são assim, ninguém quer gastar com fio, tomadinha diferente... Mas agora é lei, na verdade, desde 2006.”

Sim. Agora consegui entender! Rsrsrs

”|Percebe-se que ele não entende muito de aterramento.

Aterramento não tem haver com o que ele falou. "Pra quem mexe dentro do PC"... O aterramento do chuveiro, aquele fiozinho verde que quase sempre fica solto no ar, serve pra quem mexe dentro do chuveiro? Aquele fiozinho verde atrás do microondas, do fogão, da geladeira, da máquina de lavar... serve pra quem mexe dentro desses equipamentos? Santa ignorância! “

Acho que aqui ele estava falando do fio terra. Como eu pensei que aterramento e fio terra eram a mesma coisa, eu posso ter me confundido.
    Sobre esses fios verdes, onde eu vou ter que liga-los ?

”Interior é um pouco complicado mesmo... Não, acho que vc tá explicando direito sim, agora to começando a entender melhor a situação. mas creio que você ache algum cara que possa ir até aí ver a situação. Tem vários eletricistas de São Paulo nessa comunidade que citei...”

Tem um outro eletricista. Foi o 1º que chamei, mas como tinha que chamar a CPFL pra trocar os fios da rua, ficava mais fácil chamar o eletricista da CPFL pra fazer a parte de casa tbm. E por trabalhar na CPFL eu pensei que ele seria melhor que o outro.Qualquer coisa chamo ele de novo ou vejo naquela comunidade que vc me indicou!

“DPS é qualquer coisa que proteja contra picos de tensão ("voltagem") que são causados por diversos motivos, mas os mais danosos e fortes são causados por raios.

Não necessariamente você precisaria de um externo, a diferença é que esses de quadro de força são de maior capacidade, suportam uma energia muito mais elevada, principalmente a induzida por raios. Mas pode ter certeza que pra maioria dos casos, um bom filtro protetor, te dará proteção pra 90% das incidências de disturbios que gerem picos de tensão. Os 10% seriam os gerados por raios e mesmo assim dependerá da intensidade de energia que entrar nos fios, se não for alto demais, um bom filtro é capaz de segurar tb.”

Raio aqui em casa nunca foi problema. Só um vizinho da rua de baixo que teve uma Tv queimada, mas fora isso nunca soube de nada Quanto aqui em casa é só começar a chover ou começar a ventar um pouco mais forte que eu já desligo e tiro tudo com exceção da geladeira da tomada. Rsrsrs

”Um quadro de disjuntores é geralmente uma caixinha quadrada ou retangular que fica na parede dentro de casa, alguns instalam num canto mais discreto dentro de casa, num corredor, alguns gostam de por na cozinha... Ex de quadros de disjuntores:

Sem tampa:

http://www.growroom.net/board/upload...1641_39477.jpg

Antigo e bagunçado, com disjuntores velhos:

http://img122.imageshack.us/i/cimg5692ur3.jpg/

Moderno com DPS - em vermelho + Dispositivo DR (esse é o da minha casa):

http://i307.photobucket.com/albums/n...f/DSC02493.jpg:

Com tampa:

http://i307.photobucket.com/albums/n...tedoquadro.jpg

Existem de varios tamanhos...”

Isso daí ficava dentro da caixa de força ao lado do medidor(tbm dentro da caixa de força). Era esse botão/alavanca preta (disjuntor) aí que tinha que mexer quando o chuveiro desligava a força da casa toda.

Era essa disjuntor que tinha aqui em casa, esse da foto “Antigo e bagunçado, com disjuntores velhos:” Rsrs. Tinha 40 ª:

http://img122.imageshack.us/i/cimg5692ur3.jpg/

O que tem agora ( O novo) Tbm é parecido com ele. Lá na caixa só dá pra ver os 2 disjuntores e alguns cabos, o resto fica numa parte que está lacrada.

Os da marca APC, sem erro!

Qualquer um? Tem algum que tenha mais opções de proteção e seja mais fácil de mexer pra quem, assim como eu, não entende quase nada?

Sobre a atualização. Obrigado por ir lá no site procurar sobre o assunto. Não entendi muito bem, mas vou reler mais algumas vezes.

Sobre o desenho da casa com o aterramento.Não tem aquela caixa onde a haste foi colocada aqui. Só fizeram um buraco e enterraram ela.

Ao lado dos disjuntores só tem um cabo azul e alguns pretos. Não tem cabo verde. Tem um cabo amarelo bem grosso que sai da caixa e foi colocado no muro. Meu pai disse que o aterramento (ou cabos do aterramento) passam ali por dentro.

Obrigado pela ajuda!

12. _rau_

Registro:
    29/05/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    De nada! Sei q terá mais duvidas. Pode seguir postando, até cansar o dedo! :D

13. CarlosRavinov

Registro:
    10/11/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    _rau_

Essa caixa em cima do forro que é um mistério... Será que os disjuntores dos circuitos internos tão ai nessa caixa? Se tiver é meio esquesito, e se um disjuntor desligar, teria que subir em cima do forro pra religar? Creio que nao tem nada em cima, só uma caixa de emendas...

Bom. Ninguém nunca subiu aqui no forro pra desligar nada. Meu pai disse que essa caixa serve pra separar os fios que vão pro meu quarto dos que ficam na sala, etc.

OS cabos 16mm são os que vem do poste do seu quintal, é o ramal principal da casa, por assim dizer. É desses dois aí que deve ser criado os circuitos finais com cabos menores dentro de um quadro de disjuntores interno.

Os dois cabos de 16 estão com disjuntor correto la fora, na verdade esse cabo 16mm aceita até uns 70A, mas 50A tá num nível bom, principalmente se houver uma distância considerável até o ponto de distribuição, que seria uma caixa de disjuntores.

As cores foram usadas corretas tb, de acordo com a norma. Azul pro neutro e preto pras fases.

Agora esse 6 aí que o cara exagerou na mão, mas pelo menos não usou um mais fino o que poderia criar mais riscos pela inexistencia de disjuntores de corrente mais baixa numa caixa de força interna.

Fio 6mm2 comporta em média 35 Amperes, estourando 40A em condições ideais. Se a porção que tiver com esse fio 6mm2 não sair de um disjuntor de 35A e tiver só com aquele de 50A lá fora, essa porção de 6mm2 não estará protegida contra sobre-cargas. Mas só ocorrerá sobrecarga se você ligar bastante coisa nessa leva de fio 6mm que provavelmente está emendado no 16mm lá em cima do forro.

Aqui pelo jeito não tem caixa de disjuntores. Os únicos disjuntores estão lá na caixa de força no quintal. Esse fio de 6 mm, pelo que entendi era para serem mais grossos?

Então, isso por que ele não trocou os fios aqui da tomada do meu quarto que é onde ligo o pc. Então devem estar ligados, o fio de 16 ao de 6 mm que chega aqui na caixa do forro que é ligado nos fios que estão na parede do quarto (dentro da canaleta ) que chega na tomada do meu quarto. O que pelo jeito é bem pior do que ligar apenas o fio de 16 ao de 6...

Tbm não trocou os fios das tomadas onde estão ligadas as Tvs da sala, do vídeo, da geladeira etc. Só levou os fios lá pra caixa do forro e ligou lá...

Sobre a sobrecarga. Então tem perigo na fase que está para a sala, a cozinha etc. Porque a geladeira sempre fica ligada. Tv e parabólica da sala tbm. Ps2 no mínimo 5 horas por dia. Máquina de lavar e centrífuga de manhã. Chuveiro é ligado umas 5 vezes ao dia... Uma hora ou outra pode acabar sendo puxado mais de 35 ou 40 A e der sobrecarga ... Será que tem perigo? O que aconteceria se desse sobrecarga? Queimaria alguma coisa, explodiria, derreteria fio..
    ---

Isso, exatamente, não vai dar problema de sobrecarga enquanto você não colocar 50A aí no fio 6mm ou na leva de fio 6mm. A leva de fio 16mm está de boa, 50A fica folgado pra essa parte de fio mais grosso, o problema de sobrecarga só ocorreria então na leva de fio de 6mm que ta emendada num fio 16mm que logicamente sai de um disjuntor 50A.

Eu não sei como são os quadros de força dos medidores da CPFL, se o disjuntor geral fica dentro dele ou é instalado dentro de casa, creio que fica fora. Suponho que seja ao lado dele ou dentro da caixa do medidor, com uma "portinha" de acesso à alavanca de comando do disjuntor... Daí volto a afirmar, esse disjuntor aí, o da CPFL, perto do medidor, se for dois de 50A, um pra cada fase, está errado, deve ser um disjuntor apenas, do tipo bipolar.

Os disjuntores estão lá na caixa de força no quintal. Abre uma portinha de aço/ferro/não-sei-oque e daí tem 2 parte. A de cima está lacrada, e a debaixo tem os 2 disjuntores de 50 ª. O que está dentro da parte lacrada eu não sei.

Se for só um disjuntor de 50A do tipo bipolar, não seriam enviadas 25A pra cada fase ( Bifásico) ? Se for, não seriam muito pouco? Disjuntor bipolar gasta mais energia ou isso não tem nada a ver?

Correto. Eu pessoalmente dividiria as duas fases de forma igual ou o mais igual possivel dentro de casa. Por enquanto não vai dar problema, o cabo 16mm pelo que pude perceber, tá bem dimensionado e creio que por agora você não chegará a consumir tantos amperes, como mais de 50A simultaneamente em uma fase apenas. Mas não quer dizer que não devemos proteger o sistema pra quando isso vier acontecer, só que no seu caso pelo menos por agora, creio que não vai dar problema. Quando a proteção contra curtos-circuito, ela é feita normalmente por qualquer disjuntor.

O problema é esse por enquanto... Se bem que eu precisaria de muita coisa ligada simultaneamente numa mesma fase pra dar sobrecarga. Tipo pelo que eu entendi o que mais puxa Ampere é o chuveiro. Então quando alguém for usa-lo basta desligar uma tv ou o vídeo-game algumas lâmpadas que já fica bom, não é?
    Não tem muita coisa aqui em casa que ficaria só numa fase ligada ao mesmo tempo..

Esse único disjuntor de 40A seria o que ficava perto do medidor da CPFL, o medidor antigo?

Aham. Ficavam numa mesma caixa. Na verdade essa “caixa” era um buraco na parede da área onde foi colocada uma caixa de madeira. Aí dentro ficava o medidor e o disjuntor.

Provavelmente o chuveiro aí é de 127V, que drena uma corrente mais elevada que um 220V. Eu no seu lugar compraria um chuveiro 220V e ligaria as duas fases nele ao invés de 127V Fase-Neutro. As correntes em 220V são mais baixas, sobrecarrega menos a fiação... Mas os fios do circuito que vão pro chuveiro OBRIGATORIAMENTE devem passar por um disjuntor bipolar antes, correspondente ao consumo em amperes do chuveiro que vem escrito no corpo do chuveiro.

Caramba! Fui agora dar uma olhada lá no chuveiro. Ele é 127 V msm. Só que o consumo dele é de 5500 W. 50 ª OO. Não é a toa que desligava tudo aqui. Até agora deve ser perigoso usa-lo, não? Afinal ele está puxando tudo que o disjuntor novo fornece...
    Todo chuveiro é assim ou só esse que é exagerado mesmo?

Eu precisaria de mais um disjuntor bipolar só para o chuveiro além daquele bipolar que vc se refere para casa toda (que deveria ter sido colocado no lugar dos 2 de 50a)?

Sobre ligar as duas fases no chuveiro. Acho que estou confundindo algumas coisas.
    Cada fase pode ter quantos disjuntores?
    Se eu usasse um disjuntor bipolar, tomas as tomadas aqui trabalhariam em 220 V?

No caso dos dois Unipolares de 50A ai, não vai dar dano algum em equipamentos. O problema é quando dentro de casa existe circuitos que usam ao mesmo tempo as duas fases, como por exemplo um chuveiro 220V que ai no seu caso usaria duas fases. Se ocorrer por exemplo um curto-circuito nesse circuito, talvez só um disjuntor desligue e fique um fio energizado, o que poderia criar um risco de segurança caso esse fio que permaneceu ligado esteja tocando alguma parte que conduza energia ou alguém pode achar que o disjuntor caiu, então tá tudo desligado, mas não, uma fase ainda taria ligada. Quando só temos circuitos finais monofásicos (Fase+Neutro), não tem perigo. Se quiser trocar por um bipolar, é facil e você pode pedir sim a troca. Um outro problema são motores elétricos que usam mais de uma fase, se desligar só uma fase, o motor queima em pouco tempo, mas não vem ao caso aqui.

O chuveiro está ligado só numa fase. A fase com o resto da casa. O Chuveiro é de 127 V. Na verdade eu não estou entendo essa parte dos Volts. 127 é a mesma coisa que 110? Watts e Volts são a mesma coisa?

Só teria problema se colocasse o chuveiro ou algum outro aparelho que usam ao mesmo tempo 2 fases? Se não tiver nenhum aparelho assim, não dá problema?

Além da proteção para o pc, um dos motivos de ter separado a rede em 2 era pra que caso o chuveiro desligasse a força, desligasse só a da fase dele e não desse problemas no pc. Pelo jeito teria bastado colocar uns 3 disjuntores. Um pro meu quarto, outro pro chuveiro e outro pro restante da casa, ou fazer como vc disse a alguns posts atrás.
    Mas pro exemplo. A caixa de força nova é um modelo bifásico. Então eu só posso colocar 2 disjuntores ou eu embaralhei tudo? Rsrsrs
    Tipo quantos disjuntores eu poderia colocar na caixa? Poderiam ser tanto mono como bifásicos? Ou esse “caixa de luz padrão – Bifásica” se refere as 2 fases(bifásica) e não tem nada haver sobre colocar disjuntores mono ou bifásico com com a quantidade deles?

Por enquanto não vamos julgar demais o cara, o serviço dele é realizar ligações de ramais à rede da CPFL e instalar o padrão de luz da CPFL, eles recebem um curso só pra isso. O problema é que esses caras se acham que pode fazer tudo o que envolve eletricidade porque fez um curso básico de ligação de unidades consumidoras ou passou num concurso publico e recebeu um curso pra trabalhar na área. Muitas vezes esses caras não sabem como calcular o dimensionamento de um circuito elétrico, não sabem nem o básico como a Lei de Ohmn... Só sabem ligar fios... em telefonia costumam chamar esses caras da cabistas, o cara só é pago pra saber e executar o serviço de ligar e cortar uma linha telefonica ou pedir um outro tecnico do outro lado executar uma tarefa ou teste na Central telefonica apos ligar uma linha e fechar uma ordem de serviço... só.

Entendi. Sobre essa lei aí, tbm não faço idéia do que seja.
    Vc é físico ou eletricista, certo? Entende bem pra caramba do assunto.

Ah ta, entendi, o medidor ficava na área c/ um disjuntor de 40A, agora to entendendo.

O problema é que muitas casas a pessoa só deixa esse disjuntor da entrada aí, que no seu caso agora são dois de 50A. Mas o correto é dentro de casa ter uma também uma caixa de disjuntores, onde vai receber os cabos que vem dos disjuntores de 50A no seu caso agora, e vai distribui-los em circuitos finais com fios mais finos, 1,5mm, 2,5mm, 4mm....

Entendi. Mas acho que essa distribuição foi feita na caixa que está acima do forro. Rsrs
    Esses fios mais finos são os que chegam até as tomadas onde se liga a tv, o pc a geladeira, né? Se for, então está ”certo” ligar o de 16 mm ao de 6 mm e depois liga-los a esses fios mais fino que dessem pela paredes?

Isso tá claro. Até pela relação de material que vc passou, apenas fio azul e preto (Fase e Neutro). Mas não esquente, essa é a realidade de 90% das casas, não ligam o fio terra ou quando ligam fazem do jeito errado ou melhor, menos correto.

Espero que o próximo eletricista que eu chamar faça do jeito certo.

Isso, só faltou puxar o fio terra da malha de aterramento, o que é muito fácil de se fazer, no seu caso deveria ser usado um fio 10mm2 ligado lá na haste atual que foi colocada pelo cara da CPFL ou ligar o fio 10mm2 por dentro da caixa da CPFL onde tá instalado o medidor. O fio terra vai ligado em cima do parafuso onde o neutro é ligado na caixa do medidor, se ela for de metal.

O fio terra pelo que eu acho que entendi é um fio! Ele tem que chegar até essa caixa que tem aqui no forro junto com os outros fios e descer até chegar na tomada?

Depende do tipo do plugue do aparelho. Antigamente as tomadas de tres pinos eram todas assim, algumas lojas ainda tem delas:

http://www.aluminosa.com.br/loja/ima...- 352245.jpg

Dá pra ver que qualquer plugue vai servir nessa tomada, mesmo que ele não tenha o terceiro pino. Essa tomada pega aqueles plugues com pino chato, redondo e pinos chato com um pino redondo, igual de computador.

Mas a partir de 2010 só será permitida a verda da tomada e plugues que encaixem nesse tipo:

http://tecnocracia.com.br/wp-content...drao3pinos.jpg

Nesse tipo de tomada entra os plugues de 2 pinos redondos também que forem do mesmo formato fisico ao mostrado na foto, com ou sem o pino do meio, o do fio terra. Os eletrodomesticos da linha branca - geladeira, fogão, maquina de lavar, etc, a partir de 2010 não poderão mais vir com fio verde amarrado atrás - o fio terra - ele terá que vir no plugue como mostrado na imagem acima. DEMOROU!

Não está aparecendo a 2ª foto.

Em toda instalação deve haver um disjuntor geral, que geralmente é o que a CIA Elétrica do local instala, perto do medidor, e após esse disjuntor, deve existir uma outra caixa de força dentro de casa, que tb é chamado de quadro de disjuntores ou caixa de disjuntores onde será feita a distribuição dentro de casa.

É não tem isso aqui. É caro esse quadro de disjuntores?

Essa sua caixa em cima do forro aí pode ser qualquer coisa, o jeito é subir e olhar. Talvez ela seja apenas uma caixa de emendas, onde emenderam todos os fios no cabo 16mm que foi colocado aí atualmente. O que não é certo. Os cabos 16mm deveria descer pela parede e entrar numa caixa de força (disjuntores) com os disjuntores dos circuitos da casa, uma caixa aparente, com portinhola.

Pelo jeito é um caixa de distribuição de fios, eles chegam na caixa e depois são divididos pela casa .Tem algum perigo em deixar essa caixa aqui em cima?

Os cabos que deveriam descer não seriam os de 6 mm? Eu não entendi porque o cara não puxou tudo fio de 16 mm. Não poderia ter sido feito assim, ao invés de juntar o cabo de 16mm com os de 6 mm?

Não são muitos disjuntores, e tem que ser assim, nos EUA pra vc ter idéia um quadro de disjuntores interno tipico de uma residencia tem em média 20 disjuntores.

Nossa!!

Circuitos que alimentam equipamentos que sozinho consomem mais de 10Amperes - como por exemplo chuveiros, alguns ar-condicionados, alguns microondas, aquecedores, etc, devem ter um disjuntor no quadro interno só pra eles. A fiação que passar por esse disjuntor dedicado não deve ser compartilhada com outras tomadas ou pontos de uso final. Por que? A corrente elevada desses circuitos causam uma queda de tensão maior e podem interferir com o funcionamento de alguns equipamentos não só pela queda de tensão, mas por outras questões eletrodinâmicas. Ao separamos vários circuitos finais conseguimos tb um melhor aproveitamento da tensão, há menores perdas, menores aquecimentos, menores interferências e maior seletividade. Por exemplo, precisando mexer nos bocais de luz ou numa tomada, não precisariamos desligar aquela fase inteira pra isso ou a casa inteira, bastaria desligar o disjuntor correspondente àquele ponto de energia ou àquele cômodo. Outra coisa, se ocorrer uma sobrecarga ou curto-circuito, vai desligar só o disjuntor correspondente àquele circuito e não a casa inteira ou metade dela. Por exemplo, tendo um circuito ou disjuntor dedicado aos pontos de iluminação e de noite dá um curto numa tomada, a casa inteira continuará iluminada, só o disjuntor que atende aquela tomada ou aquela seção desligará e não o disjuntor de 50A lá de fora, nesse teu caso. Essa seria a melhor seletividade que eu acabei de dizer. Na verdade, tudo isso ai é algo básico, deve sempre existir, é norma e é praticamente existente em qualquer casa, empresa... Acontece é que por qualquer razão não foi instalado o quadro de disjuntores interno, só deixaram o disjuntor do lado de fora, ou pq achavam q tava certo ou por economia, desconhecimento total do assunto, sei la...

Entendi. Está certo mesmo.

A caixa que ele colocou no quintal é a caixa do quadro de medição ou uma caixa de derivação (emendas) que as vezes tb é usada. A caixa instalada dentro de casa é diferente, tem local pra fixar vários disjuntores, algumas tem um barramento pra fazer divisão dos fios neutro de cada circuito final, ou fio terra. Nesse caso, o barramento recebe o cabo de 16mm e ele tem varios parafusos pra ligar os fios mais finos dos circuitos finais. Nesse quadro que geralmente é "chumbado" na parede interna da casa, vai ser o quadro de força de distribuição de circuitos finais...

A caixa lá do quintal é onde está o medidor e os 2 disjuntores. Essa de emendas deve ser a que tem aqui em cima do forro. Agora pelas descrições lembro-me de já ter visto uma caixa de disjuntores. Tinha uma dentro de uma escola. Tinha um monte de disjuntores lá.

Nossa, pelo jeito vai ficar caro colocar esse quadro aqui dentro. Não sei se meu pai vai pegar mais essa. Vou ter que tentar convece-lo....

Você fala do fio verde dos eletrodomésticos? Tem duas opçãoes:

1 - Compra uma tomada de tres pinos compativel com o plugue, compra um plugue compativel de tres pinos, corta o plugue original do aparelho e liga os tres fios no plugue novo.

2 - Ligar o fiozinho verde direto no parafuso interno da tomada onde será ligado o fio terra.

Ok

Você quem sabe, tente achar alguém bom... Nesses caso eu prefiriria ir logo perguntando essas coisas ao falar com o cara:

- Você entende de sistemas de aterramentos?
    - Você sabe dimensionar circuitos elétricos?
    - Você entende de equipotencialização?
    - Você entende de instalação de DPS?

Entendi.

Se o cara responder com confiança um sim pra todas essas perguntas, é um bom caminho andado! O problema é que esses caras valorizam o seu conhecimento e sempre cobram mais caro. Ai é que mora o "problema", o povo costuma dispensar logo e prefere pegar o serviço do faz tudo da cidade "pedreiro-eletricista-encanador-pintor..." ou o mais barateiro que aparecer.

Entendo. Meu pai está querendo chamar um faz tudo agora, pra não ficar caro... Até agora o gasto com o eletricista da CPFL ficou em quase 500 reais. Com material e serviço dele...

O DPS é algo pessoal, opcional. Instala se quiser, como uma precaução a mais na proteção dos equipamentos. Agora disjuntores, fio terra, Dispositivo DR - esse a gente não discutiu sobre ele ainda aqui no topico - dimensionamento de circuitos, isso aí tudo é obrigatório e básico! O Dispositivo DR é ainda pouco compreendido por muitos eletricistas e pouco difundido em nosso pais, mas "interessantemente" é um item obrigatorio e de cada 100 casas, se 10 tiverem um, é muito! Basicamente um Dispositivo DR tem a cara de um disjuntor - ele é uma sobreproteção (somada ao fio terra) pra proteger conta choques elétricos fatais. Não elimina a sensação de choque, mas não permite que o mesmo chegue em nível mortal.

Entendi. Esse dispositivo DR ficaria lá na caixa de força ou na caixa de disjuntores dentro de casa?

Pois é, mas ai só tinha um apenas, que faz o papel de disjuntor geral ou chave geral como alguns chamam, ela serve pra desligar tudo de uma vez só e proteger apenas a fiação principal, a mais grossa. Um quadro de disjuntor intermediario, dentro da casa, serve pros propósitos explicados acima.

Esses dois de 50 eu repito que idealmente deveria ser um bipolar de 50A apenas.

Mas 50A não seria pouco? Não ficaria, por exemplo, 25 pro quarto e 25 pror estante da casa? Um bipolar não deixaria as tomadas todas em 220 V?

------

O APC pode ser qualquer um, não tem segredo de usar, mas se achar o modelo com proteção telefonica e coaxial, esse é melhor.

Ok! Mas eu procuro um de 110 pra ligar só na fase do quarto, certo?
    E uestava olhando uns filtros, e vi isso aqui:

APC Surge Protector PR08:

Proteção contra surtos e filtragem:
    - Classe de surtos de energia: 320 J
    - Classificação eP Joule: 1760
    - Rejeição de ruído: EMI/RFI (100 KHz a 60 dB 10 MHz)
    - Corrente de pico no modo nominal: 13 KAmps
    - Corrente de pico modo comum: 13 KAmps
    - Faixa de tensão de passagem: <85

-----
    APC Surge Protector PH8VT3

Proteção contra surtos e filtragem

Classe de surtos de energia: 1750 J
    Classificação eP Joule: 2525
    Rejeição de ruído: EMI/RFI (100 KHz a 70 dB 10 MHz)
    Corrente de pico no modo nominal: 20 KAmps
    Corrente de pico modo comum: 40 KAmps
    Faixa de tensão de passagem: <85

Proteção de linha de dados :
    Proteção RJ11 Modem/Fax/DSL (linha simples de dois fios),
    Proteção Vídeo coaxial/cabo
    --------
    Na escolha do filtro, tenho que levar em consideração esses fatores?

Classe de surtos de energia:
    Classificação eP Joule:
    Corrente de pico no modo nominal:
    Corrente de pico modo comum:

O do 2º filtro é tudo maior, ele é melhor?
    A corrente de pico, quer dizer que só funciona com aquela quantidade de ampere? (KAmps é ampere?) Se for, não vai dar problema com o disjuntor daqui que é de 50A?

A caixa de aterramento se chama caixa de inspeção, é só pra monitorar a qualidade da conexão do fio na haste de cobre, de tempos em tempos. Não tem problema ficar toda enterrada não. De 10 em 10 anos, se o solo não for muito corrosivo, é bom trocar a haste, dar uma revisada pelo menos, se tá tudo ligado direitinho...

O buraco está destampado. Aí tem problema, né?

A cor azul, se foi seguido direito, é o fio neutro e o preto os fase. Sim, o cabo de aterramento que desce passa ali por dentro e é dele ou do ponto em que ele tiver ligado, é que deve ser puxando um fio verde ou verde/amarelo que será a partir dai, o famoso FIO TERRA!

Entendi! E daí e vai até chegar nas tomadas ou na caixa que tem aqui em cima?

--

De nada! Sei q terá mais duvidas. Pode seguir postando, até cansar o dedo!

Hehe, obrigado! Desculpa pela demora, tive consulta médica hoje e meu monitor demorou pra funcionar. Desculpe tbm caso eu tenha feito alguma pergunta repetida ou já respondida, ou selecionado parte do seu texto como minha resposta ou ainda por alguma confusão tive que digitar meio rápido antes que a tela do monitor ficasse toda branca de novo.:cry:

Última edição: 17/11/2009
  14. josé Amilton

josé Amilton Member Registrado

Registro:
    01/10/2008
    Curtidas recebidas:
    4
    Pontos de Troféu:
    17
  15. CarlosRavinov

Registro:
    10/11/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
  16. _rau_

Registro:
    29/05/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Blz! Eu sugiro convencer seu pai ai que a coisa não tá correta, tá ruim pra falar a verdade, já teve pior, com apenas uma fase em 40A, mas ainda não tá bom. Imprima as paginas desse tópico e fala pra ele dar uma lida e depois dizer se vai autorizar o serviço ou não! A pior coisa é depender de outra pessoa pra fazer as coisas, ainda mais quando elas não aceitam que tá errado! Se o problema é dinheiro, então espera um pouco, faz quando der, só não vale ir empurrando com a barriga até dar uma zica aí. :)

Abraço!

Última edição: 18/11/2009
  17. _rau_

Registro:
    29/05/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
  18. CarlosRavinov

Registro:
    10/11/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Foi o que eu falei, deve ser uma caixa de emendas. Usaram uma caixa de emendas onde era pra existir dentro de casa uma caixa de disjuntores, a "separação" deve ser feita num quadro de disjuntores dentro de casa, isso é de praxe!

Vou falar pra colocarem uma caixa de disjuntores. :yes:

Não, os fios finais não devem ser mais grossos, mas mais finos protegidos por disjuntores no valor correto. Fio 6mm não é utilizado pra ligar em tomadas que são tipicamente pra de 10 ou 20A. Essas tomadas recebem no máximo 4mm2, mas todos os fios distribuidos passam antes por um disjuntor que protegerá cada circuito específico contra sobre-cargas e curto-circuitos.

Os fios de 16mm são ligados aos de 6mm que por sua vez deveriam ser ligados numa caixa de disjuntores. Da caixa de disjuntores sairiam os fios que iriam para todas as tomadas, fios estes que seriam de no máximo 4 mm. É isso?

O perigo de sobrecarga é aquecer demais o fio e tomadas, derretendo o isolamento delas e provocando um curto-circuito. O problema é que antes de um curto-circuito pode acontecer arcos voltaicos entre um condutor e outro. Um arco-voltaico tem uma temperatura elevadissima e se ocorrer em contato com algo que pega fogo fácil, aí já viu... Volte e meia sai noticia na TV que "curto-circuito" causou incêndio em casa, em prédio... Na verdade nem sempre é um curto-circuito tecnicamente falando, mas um principio e um curto que gera arcos voltaicos que vai aquecendo uma superficie que pode entrar em combustão.

Entendi.:thumbs_up

Não, seria 50A em cada fase normalmente. O valor é referente à cada "polo" do disjuntor. Ele não gasta mais energia, nem vai interferir na corrente, isso não tem nada haver. O disjuntor bipolar foi feito pra desligar as duas fases ao mesmo tempo.

Essa é a única vantagem do disjuntor bipolar, desligar as 2 fases ao mesmo tempo? Tem algum perigo ou problema deixar os dois disjuntores monopolares, um pra cada fase lá na caixa de força e depois ligar a fiação na caixa de disjuntores que ficará dentro de casa?

Não precisaria desligar nada se tudo tiver dimensionado corretamente e cada circuito da casa em seu devido disjuntor. Não creio que haja necessidade de fazer isso aí na sua casa não, mesmo da forma que está atualmente. É muita inconveniencia, ter que ficar desligando uma coisa pra usar outra. É melhor ajeitar tudo aí, vale a pena.

Entendi.

A de madeira era a antiga, né?

Sim.

Pois é, é um exageiro mas é isso mesmo, por isso recomendo comprar um chuveiro 220V e liga-lo nas duas fases. Um chuveiro 220V 5500W consome 25A. 50A passando ali em cima da cabeça é um absurdo!! Agora você pode comprar um chuveiro 220V, tem duas fases pra liga-lo. Mas tem que sim ter um disjuntor bipolar a mais num quadro de disjuntor, um disjuntor só pro chuveiro, nesse caso seria um bipolar de 25A ou 30A no máximo! Na verdade mesmo esse de 127V deveria ter um disjuntor só pra ele num quadro de disjuntores, mas nesse caso seria um disjuntor monopolar de 50. Ah, 50A necessita de no minimo fio 10mm2! Se chega 6mm2 no chuveiro, tá pouco. Isso provoca também uma maior queda de tensão e um aquecimento maior na fiação e logo, disperdício de energia. Cara, quanto mais você fala, mais fico abismado com essa tua instalação...

E eu então.... Mas caixa de disjuntores não tem na casa de nenhum parente meu tbm... Mesmo os que não moram aqui na cidade....complicada a situação...

Sobre o disjuntor pro chuveiro. Tanto faz colocar um bipolar de 25 como um bipolar de 30?
    Não tem problema se eu estiver usando algum aparelho, ou vários aparelhos que consuma bastante energia numa tomada de 127 Volts , ou vários aparelhos em tomadas de 127 V enquanto alguém está no chuveiro que será 220 V?

O único lugar em que usarei 220 é no chuveiro, então só pra ele precisarei de um disjuntor bipolar na caixa de disjuntores, né?

O chuveiro por ser uma carga do tipo resistiva a corrente diminui quando a tensão diminui. Se tiver usando um fio abaixo da "bitola" recomendada pro chuveiro, a queda de tensão vai ser elevada e logo a corrente drenada não chega a 50A exatos, dá um pouco menos, mas se a tensão passar de 127V, o que duvido, a corrente pode chegar a digamos 51A, ai é só uma questão de tempo pro disjuntor desligar por sobrecarga. Mas mesmo assim, sua rede te permite muito mais folga com um chuveiro 220V. Não é mais nem menos perigoso usar um chuveiro 220V. Só tem que ser instalado corretamente.

O que é bitola?

Bem, SEMPRE, veja bem, SEMPRE, deve haver um quadro de disjuntores dentro de casa pra distribuir as tomadas, a iluminação, etc... ou seja, os circuitos finais. Todo equipamento que consome mais de 10A, deve ter seu disjuntor particular, após o geral da entrada.

Entendi.

O Disjuntor geral da entrada é o que vai limitar o consumo máximo interno da casa, então internamente você pode colocar quantos disjuntores quiser, isso não importa, quanto mais melhor, desde que dimensionado pra bitola do fio que esse disjuntor estará ligado. Quem vai limitar a corrente no cabo 16mm2 que foi instalado é o disjuntor da entrada.

Não entendi tudo por causa da bitola..

Disjuntor não influencia na tensão, o que vai determinar se uma tomada vai ser 127 ou 220V é a forma que foi ligado os fios nela, se for ligado Fase-Neutro ou Fase-Fase, nesse seu caso (Falo no seu caso pq em alguns estados você pode encontrar 220V Fase-Neutro...)

Entendi.

Pois há uma coisa sem lógica nisso aí. Você colocou uma fase todinha pro seu quarto onde tá o computador e o chuveiro tá compartilhado com o resto da casa em outra fase! Poderia e seria melhor se fosse o contrário! Deixasse uma fase só pro chuveiro, já que ele consome 50A e colocasse o resto da casa junto com seu quarto, na outra fase! Não é a forma mais ideal, mas seria bem menos ruim do que tá agora.

É que a gente( eu e meu pai) não sabíamos que poderia ser colocado outros disjuntores. Pensávamos que precisava separar em fase. Até pensamos em colocar trifásico. Um pro computador, um pro chuveiro e outro pro resto da casa. Mas trifásico é para casas muito grandes.
    E, como o chuveiro sozinho desligava a força, eu pensei que o pc novo por puxar mais força que esse meu, desligaria a força se ficasse ligado junto com o ps2, geladeira, tv, etc. Mas eu estava comentado com o meu pai sobre isso de colocar uma fase pra sala + os 2 quartos e a outra pro chuveiro + cozinha e quintal. Por que chuveiro + cozinha + quintal? Porque chuveiro não fica ligado o dia todo, assim como máquina de lavar, centrífuga, liquidificador etc. Nem são usados ao mesmo tempo que o chuveiro. Já o computador novo, ficaria ligado ao mesmo tempo que o ps2 + 2 tvs e lâmpadas. Acho que se deixasse uma fase só pro chuveiro, e outra pro restante da casa, a 2ª ficaria muito carregada, já a 1º(chuveiro) seria usada por pouco tempo (1 ou 2 horas por dia).

O que vc acha?

127 ou 220V é a tensão (volts que chamam incorretamente de "voltagem"). 127V é o valor nominal que é possível medir no "pé" do transformador da rua, como há uma queda de tensão no percurso até a tomada de uso final, muitas vezes encontra-se lá marcando 110, 115V... Nominalmente é 127V no Brasil, mas 110-127V pra todos os efeitos é a mesma coisa.

Entendi!

Watts é outra coisa, é o consumo aparente do equipamento, o quanto ele gasta de energia, que pode ser convertido em amperes, que é a unidade de corrente.

Fazendo uma analogia:

Tensão = pressão da água num cano
    Corrente = quantidade de água que passa pelo cano.

Ambos estão intimamente ligados.

Não tem problema em ter um equipamento que use as duas fases e outros que use apenas uma em 127V dentro de casa. Vc pode ter tanto coisas em 220V como em 127V dentro de casa.

Geralmente é usado duas fases (220V no seu caso) pra equipamentos de alto consumo pq a fiação usada é mais fina do que em 127V pq a corrente é a metade consumida em 127V, economizando assim em fios. Pq não fizeram tudo 220 Fase-Neutro no Brasil? BOA PERGUNTA! Seria muito melhor! A Europa toda é 220-240V Fase-Neutro. Economiza-se muito em fio, as perdas na fiação tb são menores...

Por exemplo, a mesma tomada que é usada para batedeira e liquidificador é usada para máquina de lavar e centrífuga. Obviamente não são ligadas ao mesmo tempo, por se tratar de uma única tomada. Pra ligar as duas últimas que são usadas no quintal, usamos uma extensão (Nenhum desses equipamentos são usados ao mesmo tempo). Um desses é um equipamento de alto consumo? Se for, devo deixar os 127 pra essa tomada? Aqui nesse caso não devo colocar 220, certo?

Mas cara, c tá fazendo uma confusão dos infernos.. Se você chamar um eletricista bom, ele vai te poupar de tantas duvidas e preocupação ele vai bater o olho e dizer: Cadê o quadro de disjuntores dessa casa???

Foi mal a confusão, to meio perdido aqui... O problema vai ser achar um eletricista bom.

Entenda o seguinte, o disjuntor que é colocado na entrada, pela CPFL, é pra limitar o consumo da casa inteira, é a carga máxima que a CPFL te disponibiliza, que pode ser aumentada de acordo com sua necessidade. No seu caso te forneceram 50A bifásico, o que se traduziria basicamente em 100A - 50A máximo de consumo em cada fase.

Bifásico por ser 2 disjuntores de 50 A, um pra cada fase?

Esse disjuntor da entrada está protegendo apenas a fiação que vai da caixa da CPFL até o poste da rua e a fiação da caixa da CPFL até o ponto que você vai distribuir a fiação dentro de casa, nesse caso seria corretamente uma caixa de disjuntores.

EsseS disjuntoreS, certo?
    Então os fios que saem da caixa de ligação e vão pras tomadas estão sem nenhuma proteção?

Nessa caixa de disjuntores que recebe os cabos de 16mm2 aí no teu caso seriam a distribuição para os circuitos que vão consumir os 100A máximo que a CPFL te forneceu. A quantidade de disjuntores nessa caixa de disjuntores você é quem manda, não tem limite! O tipo de disjuntor vai depender do tipo de circuito final. Se for Fase-Fase (220V) - Bipolar, se for Fase-Neutro 127V - monopolar, sempre é assim, inclusive no disjuntor geral do quadro da CPFL na entrada que equivocadamente colocaram dois de 50A monopolar. Se quiser mante-lo ai, blz,

Esses 2 de 50A então eu não preciso tirar? Podia deixar lá mesmo? É que eu não entendi o porque de se colocar 1 Bipolar de 50 ª...

só que no do chuveiro ou qualquer ponto 220V que for criar dentro de casa, coloque um bipolar

Colocar um bipolar na caixa de disjuntores que ficará dentro de casa?

correspondente ao circuito utilizador de Fase-Fase ao mesmo tempo num unico equipamento.

Aqui eu não entendi...

em um dos dois, trabalho com informática, mas estudo e pratico quando dá o assunto de elétrica já tem um tempinho. Mas eletricista deve por obrigação saber calcular consumo elétrico, dimensionar um circuito... e essa lei basica aí ajuda ele a fazer o basicão.

Legal. Obrigação do eletricista era saber isso mesmo.

É, isso mesmo. Mas não tá certo sem passar os fios mais finos por um disjuntor correspondente pra essa fiação mais fina pq é como eu já te disse, o disjuntor de 50A está aí pra proteger a fiação mais grossa de todas, no caso a de 16mm2 e não as ramificações mais finas.

Entendi. O certo é colocar uma caixa de disjuntores aqui dentro de casa.

Também espero, pq só aqui pela Internet não dá pra te orientar em tudo não e sempre vai ficar um detalhe que você não vai compreender...

Verdade.

Sim, seria um fio grosso igualm aos outros existentes aí ou melhor, nesse seu caso poderia usar fio 10mm2 pro terra, e do de 10mm2 seria emendados os mais finos que iriam às tomadas.

E o que eu faria com os fios que estão atualmente emendados nos mais finos que vão na tomada?

É pra isso tb que serve uma caixa de disjuntores, nela pode ser instalado um barramento, com varios parafusinhos que recebe o fio mais grosso e distribui pros fios mais finos. - organização na instalação e facilita o trabalho do instalador!

Entendi.

As tomadas seria desse tipo

http://www.pontocombr.com.br/arq_cli/1/NBR.jpg

A 3ª tomada é parecida com a que u ligo o pc aqui, tirando o fato de ser do modelo antigo.

Como mencionei atrás, não é caro. Os modelos de plástico estão custando a partir de 15,00 reais. Um pra 8 disjuntores custa por volta de 35,00 com barramento neutro e terra, da marca Tigre. Com um de 8 dá pra fazer uma boa divisão na sua casa. Só que vai ter que quebrar a parede pra fixar o quadro e colocar as "mangueiras" por onde vai passar os fios que vao descer e subir de volta. Os que descem são os de 16mm2 e os que sobem são os que vão pros circuitos finais. Antes de fixar a caixa na parede tem que ver a quantidade de fios que vai passar pra não faltar espaço nos conduites, tem que colocar conduites o suficiente pra nao entupir de fio os dutos de passagem dos fios, dificultando a ventilação do quadro e dicultando a puxação dos fios.

Entendi.

O perigo que vejo é não ter disjuntores nela pra proteger a fiação final de menor bitola. O correto a ser feito eu já disse aí atrás, 16mm chegando até o ponto central, que hj no seu caso é uma caixa em cima do forro, e do ponto central (que idealmente deveria se um quadro de disjuntores) o fio 16mm2 seria distribuido pra outros disjuntores. Veja o exemplo abaixo desse quadro da Tigre com capacidade pra 16 disjuntores. Ele recebe duas fases + neutro + terra e todas as duas fases tão distribuidas pelos disjuntores, e dos disjuntores partem os fios mais finos pros pontos dentro de casa. Os fios pretos que vem por cima são os fios fase, o azul o neutro e o verde o fio terra. O neutro vai ao seu barramento respectivo tão bem como o fio terra. Nesse quadro tem 1 DR (o maior) 3 Disjuntores bipolares e o resto tudo monopolar:

http://i307.photobucket.com/albums/n...f/P1010016.jpg

Entendi.

Correto. Na verdade esse quadro de disjuntores OBRIGATORIAMENTE faz parte de qualquer construção. Não é só na sua casa, é comum acontecer isso em muitas outras casas, é um erro muito básico que não deveria acontecer.

Entendi.

É nessa faixa mesmo. Aqui custa 500 reais só o padrão - Padrão = Medidor + Caixa + poste de metal e acessórios. Deve gastar pelo menos isso pra fazer o resto, vai depender do eletricista tb.

Ai seria gasto com fios, quadro de disjuntores, disjuntores (são baratos os monopolares, cerca de 5 - 7 reais os modelos bons até 32A), mão de obra pra fixar o quadro na parede, cimento, conduites de energia (aquelas "manguerias" amarelinhas e "sanfonadas", que são baratos), pintura da parede, pq vai ter que quebrar, não sei se ai é pintado, e a mão de obra do eletricista.

Entendi.

Na caixa de disjuntor dentro de casa. Olha a imagem que postei acima.

Entendi.

Não, mas já expliquei isso antes. Não fica 25A pra cada e sim 50A pra cada. Se qualquer forma, se quer evitar mexer nessa parte denovo, se preocupe agora em criar um quadro de disjuntores. Use um disjuntor bipolar apenas nos circuitos que vc for ligar 220V. Como ai na sua casa ainda não tem nada 220V ligado, a utilidade de um disjuntor bipolar na entrada não é tão grande nesse momento.

Eu só precisaria de um disjuntor bipolar de 50 A lá na caixa de força no lugar daqueles 2 de 50 A caso eu faça alguma ligação de 220 V aqui em casa, é isso?

------

Não, nada haver a corrente de pico com 50A do seu disjuntor aí. Essa especificação que eles dão em KAmps é Mil Amperes, K = 1000. 20kA por exemplo seria 20.000A. Mas não tem nada haver com o que voce ta pensando. Essa é a capacidade teorica máxima que o filtro suporta desviar durante um surto causado por raios. A capacidade em Kamps é o quanto ele consegue dissipar de energia antes de se danificar no processo.

Os fatores a serem considerados e se ele tem proteção em modo normal e comum (incorretamente chamado de modo "Nominal") e quando maior a corrente de pico em modo normal e comum, melhor! Deve ser considerado o nivel de filtragem de ruidos, dado em decibéis (dB). O resto são extras, proteção telefonica, coaxial, numero de tomadas, etc.

Então o APC Surge Protector PH8VT3 é melhor, certo? Aquela classe de surtos de energia dele que está em joule, é boa?

Se tem um buraco, pega 5 reais e vai numa elétrica e compra uma caixa de inpeção de plastico. Aqui custa isso... Parece um baldinho com tampa e sem fundo, só cavar um buraco redondo e enterrar esse baldinho e encher de terra em volta ou massa ("cimento"), pra ficar bem fixado.

Blz.

Na caixa que tem em cima, que tá fazendo o papel de uma caixa de disjuntor meia boca, SEM DISJUNTOR!!!!

:no:

Blz! Eu sugiro convencer seu pai ai que a coisa não tá correta, tá ruim pra falar a verdade, já teve pior, com apenas uma fase em 40A, mas ainda não tá bom. Imprima as paginas desse tópico e fala pra ele dar uma lida e depois dizer se vai autorizar o serviço ou não! A pior coisa é depender de outra pessoa pra fazer as coisas, ainda mais quando elas não aceitam que tá errado! Se o problema é dinheiro, então espera um pouco, faz quando der, só não vale ir empurrando com a barriga até dar uma zica aí.

Abraço!

Vou tentar convence-lo. Obrigado pela ajuda. Abraços! :thumbs_up

19. _rau_

Registro:
    29/05/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    De nada. Um abraço!

20. CarlosRavinov

Registro:
    10/11/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    _rau_

Os fios mais grossos vão descer direto pra caixa de disjuntores e os fios que serão distribuidos sairão dos seus respectivos disjuntores (mais abaixo vou colocar um esquemazinho pra vc entender melhor essa ligação, mas algumas fotos de caixa de disjuntor que eu ja postei ilustra isso tb). Os fios mais grossos serão ligados aos disjuntores por um lado e do outro sairá os mais finos pros pontos que eles atenderão.

A medida do fio quem vai definir basicamente é o quanto de amperes vai passar por ele. Um fio 4mm suporta tipicamente entre 25 e 30A. A norma define no minimo 2.5mm2 pras tomadas. Acima de 4mm entretanto é um pouco dificil apertar o fio nos parafusos de fixação das tomadas, então a partir de 6mm2 ou 10mm2, a forma ideal é emendar o fio mesmo, quando necessário, daí não é muito bom pras tomadas, por isso tb é feita a divisão por circuitos por meio de disjuntores, dai usa-se condutores mais finos e protegidos pelos seus devidos disjuntores.

Entendi.

Não, não terá perigo. Só teria perigo se dentro de casa houver um circuito que use as duas fases, como ainda não tem, não tem perigo. QUando colocar uma caixa de disjuntores que vai ter um disjuntor especifico só pro chuveiro, caso use um chuveiro 220V, ai sim vc coloca um disjuntor bipolar pro chuveiro na caixa de disjuntores, não importando a presença dos dois de 50A lá na entrada. A vantagem é essa desligar ao mesmo tempo sim, mas essa vantagem tem haver com segurança e proteção contra queima de motores por exemplo que explicarei em outra duvida sua abaixo.

Ah, blz então. Aqui não tem nada que usa motores. Então fica bom deixar os dois disjuntores monopolares lá fora, e daqui pouco tempo quando for colocado a caixa de disjuntores dentro de casa eu coloco um bipolar pro chuveiro. Nem vai ter perigo de desligar o chuveiro por que se for 220 vai passar 25A por cada fase que tem 50A, então fica tranqüilo!

O que eu acho muito estranho! Se não aconteceu nada até hoje é porque vocês têm sorte, proteção divina! Isso conta muito!

O disjuntor do chuveiro, desde que a fiação nesse caso pra até 30A, seja 4mm ou maior, tanto faz 25 como 30A!

Não tem problema o chuveiro ligado em 220V quando outros equipamentos em 127V tiverem em uso, o chuveiro consumirá apenas 25A o que significa que cada fase de 50A terá 25A passando por elas, você ainda terá 50A para usar em circuitos 127V, o que dá bastante folga!

Sim, só precisará de um bipolar pro chuveiro apenas.

Blz.

O nome correto, técnico, é seção transversal. É basicamente a "grossura" do fio. Pense num fio cortado no meio e pense no meio do fio como um circulo, a seção transversal ou "bitola" é a medida de uma extremidade à outra desse circulo, o que define a largura do fio.

Quanto mais grosso o fio, mais amperes ele comporta sem se sobreaquecer. Colocar corrente demais num fio que não comporta é como tentar passar muita água dentro de uma mangueira fina, a pressão interna vai aumentar, podendo faze-la estourar, aqui no caso faria o isolamento do fio derreter, o fio esquenta demais.

Entendi.

Explicado acima.

Agora entendi.

Tem certa lógica seu pensamento quando tratamos desse chuveiro "beberrão" de 50A!! Se você trocar a resistência do chuveiro por uma 220V ou trocar o chuveiro todo por um 220V, acaba-se a duvida, vai ficar bem dividido, 25A apenas de consumo.

Ah é,, é só mudar aquele pininho do chuveiro que ele fica em 220. Eu estava pensando que teria que comprar outro.

Pode, eu já falei isso, pode sem problema! O único que vai sentir 220V é o proprio equipamento em 220V, ele usa duas fases pra somar os 220V.

Blz.

Primeiro de tudo tem que ver se o equipamento em si é 220V, o que tenho 99% de certeza que não é, então não os ligue em uma tomada 220V (2 Fases) que vai queimar!

O ideal era que puxasse mais pontos de tomadas ao invés de usar extensão, tomadas em 127V com fios dimensionados corretamente partindo de um disjuntor de amperagem correta pro fio usado.

É 127.Entendi.

Não sei se tem como puxar pontos lá no quintal, vejo com o eletricista.

Sempre existe algum, não é impossível de acha-los!

Posso te ajudar achar alguém pela Internet, falo que você quer um orçamento justo e com o mínimo necessário pra dar segurança, já que vc não pode gastar muito e o resto é com vocês aí. Só preciso saber a cidade onde mora e o estado.

Meu pai foi conversar com alguns eletricistas daqui da cidade. Qualquer coisa, eu falo com vc. :yes:

Basicamente sim (vc ja sabe que o correto seria 1 bipolar apenas), mas podem haver 2 ou mais disjuntores em uma fase apenas, não na entrada, mas num quadro de disjuntores, o que não indica o numero de fases, mas apenas de circuitos pendurados em uma fase apenas. Pra saber se é bifásico, o que vc já sabe, só olhar na fatura de energia que vem la escrito: "Medição bifásica 220/127V".

Entendi.

Sim, EsseS!

Basicamente tá sem proteção pras tomadas no que tange à sobrecargas. Só existe uma proteção moderada contra curto-circuito ou seja, quando um fio Fase por acidente tocar diretamente num neutro ou uma fase na outra.

A proteção que está inexistente aí pros fios menores que 16mm2 é contra sobrecarga que por si só pode levar a um curto-circuito. A sobrecarga é uma quantidade elevada de corrente (Amperes) trafegando no fio que vai faze-lo esquentar. Quando ele esquenta demais, o plastico do fio derrete, o que pode provocar um curto-circuito, que em principio deveria fazer o primeiro disjuntor existente desarmar na hora, mas nem sempre isso ocorre. Quanto mais longe o disjuntor, mais ele vai demorar a atuar e existem também os curto-circuitos "parciais" por assim dizer, o qual fica uma faisquinha saltando de um condutor pro outro, essa faiquinha é super quente, o que pode aquecer uma madeira ao ponto dela pegar fogo sendo que o que originou isso em primeiro lugar pode ter sido uma sobrecarga que por si só causou o derretimento do isolamento do fio que logo criou um arco elétrico, a faisquinha, que não é detectada por um disjuntor comum, e dai pode causar incendio. Antes um curto-circuito direto, fio tocando direto em outro fio, do que um curto por arco-voltaico.

Simulação de arco-voltaico:

YouTube - AFCI - High Level Arc Fault On Thermal Magnetic Circuit Bkr

Entendi. Sobre o vídeo, aqui não dá pra assistir vídeos no Youtube.

Por enquanto não já vc não possui nada usando duas fases ao mesmo tempo dentro de casa ou seja, nenhum equipamento elétrico.

Digamos que você tem um chuveiro que use 220V certo? Se der uma merd@ no circuito do chuveiro e apenas um disjuntor desligar, o outro fio vai ficar energizado, a outra fase. O certo é desligar as duas fases que alimenta o circuito 220V ao mesmo tempo! Outro caso que já te disse é um motor elétrico bifásico. Se apenas uma fase desligar, esse motor queima em poucos minutos. Ambas fases tem que ser desligadas simultaneamente nesses casos. Por enquanto na sua situação, não tem problema!

Acho que foi colocado 2 disjuntores de 50 monopolares por causa daquele problema de desligar o chuveiro junto com o resto da casa. Eu tinha falado pro eletricista desse problema. Então acho que foi esse o jeito que ele achou pra arrumar. Ao invés de colocar um bipolar de 50A e mudar o chuveiro pra 220, ele decidiu colocar 2 de 50A monopolares, sendo assim usando um chuveiro de 127, caso ele desligasse a força, desligaria só a da fase dele e a do pc, ficaria ligada.

Quando eu disse "correspondente ao circuito utilizador Fase-Fase" eu quis dizer: disjuntor bipolar na amperagem correta do circuito que utilizará as duas fases, por exemplo, disjuntor de 25 ou 30A pro chuveiro 220V.

Entendi.

Não é certo, é o "Bê-a-Bá"! Na casa em que moro, dos meus pais, tem uma desde a 1979! Que já foi trocado pela terceira vez, esse ano foi a terceira, as duas ultimas eu era novo demais e não me lembro quando foram feitas as mudanças.

Me espanta os pedreiros, os eletricistas não terem colocado aqui.

Eles entrariam na caixa de disjuntores e seriam ligado em um dos lados dos seus respectivos disjuntores. Do outro lado logicamente estará os cabos de 16mm2 fazendo ponte com os disjuntores. Veja esse desenho tosco e básico pra vc entender um quadro bem simples com três disjuntores monopolares e 1 Fase + Neutro + Terra:

http://i307.photobucket.com/albums/n...quemabsico.jpg

Blz.

É isso mesmo, ou você tem a opção de não mexer na caixa da CPFL, esquecer dela, e quando for precisar usar as duas fases ao mesmo tempo (220V) que coloque um bipolar de amperagem correta pra fiação dentro do quadro de disjuntor, dentro de casa.

Entendi.

--
    Então o APC Surge Protector PH8VT3 é melhor, certo? Aquela classe de surtos de energia dele que está em joule, é boa?

Esse modelo acho que não se encontra mais pra vender, mas dá uma procurada. Suas especificações são excelentes sim!

Putz! Não acha mais mesmo, nem o P8VT3. Procurei em tudo quanto é lugar....

--
    Eu posso comprar um filtro de linha tipo o p7t(acho que é o único da APC que sobrou pra comprar) e ir levando o pc novo com o sistema elétrico do jeito que está aqui por um tempo (digamos algumas semanas), ou tem perigo de danificar a fonte ou alguma peça do computador?

--
    Bom, ainda não li os links que o colega passou nem li o livro que vc me passou. Farei isso até amanhã. Aí se restar alguma dúvida eu tiro aqui com vc, pode ser?

Muito obrigado pela ajuda! :thumbs_up

21. _rau_

Registro:
    29/05/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Carlos, eu to meio sem tempo pra escrever outra msg longa, mas logo-logo te respondo! t+

22. CarlosRavinov

Registro:
    10/11/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Sem problemas! Quando tiver tempo vc responde! T+

23. _rau_

Registro:
    29/05/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Ok! qualquer dúvidas to por aqui.

Desculpe pela demora!

Última edição: 28/11/2009
  24. CarlosRavinov

Registro:
    10/11/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Rau

Desculpe por não ter respondido, tive alguns problemas, um deles foi a porcaria do meu monitor que parou de funcionar. Tenho que sair hoje, volto só a noite. Até amanhã a tarde eu te respondo.

Novamente, peço desculpas.

Até +!

25. CarlosRavinov

Registro:
    10/11/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Só não esquece que tem que trocar de chuveiro ou a resistência por uma 220V antes.

Blz.

Pininho? Não sei de que pino está falando. Mas basicamente precisa trocar a resistência dentro do chuveiro. A resistência parece uma mola longa. Ela é basicamente um fio que esquenta e transfere calor pra água. Chama-se resistência pq esse fio usa um metal específico e uma "bitola" específica pra que quando a energia passe ela esquente bastante.

É, vc está certo. Pensei que chuveiro tivesse aquele pininho que tem em algun aparelhos, como rádios, que basta vc puxar prum lado e ele fica com 220, puxa pro outro e fica 127. Erro meu, desculpe.

Os pontos extras devem ser puxados de outra tomada que tiver no mesmo ambiente, mas ai tem que quebrar paredes pra colocar novas caixinhas de tomada.

Não tem nenhuma tomada no quintal, quando precisam utilizar alguma coisa lá liga-se numa extenssão que é ligada na cozinha.

Que pena, mas por quê?

Meu computador não agüenta, e a speedy aqui é de 250 Kbps.

Pois é, ele como eletricista deveria ter recomendado a trocar por um chuveiro 220V...

Pois é.

Não é incomum... apenas há alguns dias atrás na no forum do www.clubedohardware.com.br uma pessoa entrou em contato comigo pra ajudar a melhorar a instalação de uma casa de aluguel e advinha, a casa não tem quadro de disjuntor tb, mas a situação lá é muito pior que a sua. Várias emendas desencapadas, o padrão de entrada tá todo enferrujado... um "eletricista" tirou um disjuntor de 40A e pos um de 50A, sem critério algum, pq justamente o chuveiro tava desligando o disjuntor. Lá toda fiação do padrão até dentro de casa é apenas 6mm2. O disjuntor de 40A tava no limite pra essa fiação, fazendo o seu papel de protege-la, mas ai meteram um de 50A! O cara não pode gastar muito e também não quer gastar numa casa alugada, mas queria fazer o aterramento, só que o aterramento é a menor das preocupações naquela instalação...

Putz que desastre. Deveria ser obrigação do dono da casa arrumar isso.

Vou ter que pedir pro eletricista ver as emendas aqui.

Aqui tinha sido feita a mesma coisa. Tinha um disjuntor de 40 ª Como desligava o chuveiro foi colocado um de 50. Depois vc já conhece a história,

Os filtros APC, qualquer um deles vai te dar uma proteção considerável. A classe de joules é boa, acima da média dos filtros nacionais.

Que pena, se não achar, pega o PT7 mesmo.

Eu to achando que a APC tá esperando o novo padrão de tomadas dar uma consolidada pra lançarem novos produtos. A SMS já tá se movento pra lançar produtos com as novas tomadas. No site dela já tem um link pra consultar disponibilidade de produtos já no novo padrão...

Um funcionário da APC, no forum internacional da APC, uma vez disse pra mim que havia uma discussão interna sobre a "saída" de um novo lançamento de nobreak previsto pro Brasil, mas não deixou claro o que vinha a ser "saída" - se era tensão de saida ou a tomada de saída. Infelizmente ele não me deu mais resposta...

A tomada dele é de 3 pinos ou são 2 pinos?

Tranquilamente! Não tem perigo de danificar nada. O sistema elétrico aí não está muito seguro para o sistema elétrico em si e não os equipamentos. Mas se quiser puxar o fio terra lá do quadro da CPFL ou direto da haste de aterramento instalada pela CPFL, você vai melhorar a eficiência desse filtro e da proteção telefônica dele.

Blz. Então vou comprar esse filtro, e vou levando até arrumarem tudo aqui.

Ok! qualquer dúvidas to por aqui.

Desculpe pela demora!

Obrigado, e eu é que peço desculpas!
    -------------
    Sobre o livro, não o li todo. Li umas 90 páginas.

Uma fase com 50 A só pro pc está muito exagerado mesmo. Pensei em colocar 1 disjuntor pra cada cômodo. 1 pro quarto um pro outro quarto, um pra cozinha, mas pelo que li no livro o certo é fazer um pra iluminação, mais 1 pras tomadas de uso geral (ou 2 para tomadas) etc.

E a fase? Não consegui entender no que ter colocado uma fase só pro pc ajudou em protege-lo sendo que o responsável por isso seria o disjuntor.

Vou ver tudo com o eletricista, mas acho que assim ficaria bom, não?

1 disjuntor de 10 A para a iluminação da área, da garagem, da sala, dos 2 quartos, do banheiro, da cozinha e do quintal.
    1 disjuntor de 25 A para as tomadas de uso geral da sala, da cozinha e de 1 quarto. *
    1 disjuntor de 25 A para o meu quarto (onde fica o pc). **
    1 Disjuntor Bipolar de 30 A para o chuveiro.

* 25 A porque minha mãe costuma usar a tomada da cozinha (na qual liga-se uma extenção que vai para o quintal) para usar a máquina de lavar e a secadora. Aí + a geladeira ligada + as 2 tvs e o ps2. Acho que isso pode passar dos 10 A, então achei melhor colocar 25. O que vc acha?

** Aqui decidi colocar 25. Acho que está bom, até porque talvez meu pc antigo fique aqui no meu quarto e provavelmente ficarão ligados juntos por algum tempo durante o dia. Quando precisar colocarei outra placa de vídeo, então o pc vai utilizar mais energia.

O Problema é que passaria dos 100 A disponíveis aqui... Mas acho que não tem problema, até porque não ficará tudo ligado ao mesmo tempo. E quando alguém for utilizar o bendito chuveiro que consome uma paulada de energia bastaria desligar ou usar depois alguma coisa que consumisse muita energia. O que acha?

Eu poderia colocar disjuntores de 16 A no lugar dos 2 de 25, aí ficaria tudo com no máximo 102 A. O que acha melhor?

Pensei numa melhor distribuição, mas por causa da porcaria do chuveiro que consome 50 A não deu certo...

Depois de 10 A, vem os disjuntores de 16 e 25, certo?

Só não sei em que fase colocar cada coisa. Não sei se entendi direito, mas no livro tinha uma imagem de uma caixa de disjuntores, de um lado disjuntores bipolares do outro monopolares. Cada lado era uma fase. É assim que ter que ser feito?
    De uma lado uma fase só para disjuntores bipolares, do outro uma fase para disjuntores monopolares?

Depois as fases passam pelo DDR geral e vão para os disjuntores. Um DDR pra tudo está bom? Tem uma página no livro que fala de um Idr pra cada disjuntor ou um DDR no lugar de cada disjuntor. Achei meio que exagerado.

-----
    Sobre o eletricista que viria aqui. Decidimos esperar um pouco, estamos vendo algumas casas em outra cidade, mas não é por causa da rede elétrica. XD

Caso ficarmos por aqui mesmo, eu chamarei o eletricista aí explico pra ele o que eu quero (caixa de disjuntores, fio terra) e perguntar se ele entende de sistemas de aterramentos, fio terra , se ele sabe dimensionar circuitos elétricos etc. Se ele disser que entende e eu perceber que ele entende mesmo do assunto eu falo pra ele dar uma olhada aqui na rede pra ver a bitola dos fios, como foi feita a divisão dos circuitos finais, as emendas, se ele sabe instalar DPS e DDR e as outras perguntas que vc me recomendou que eu fizesse no começo do tópico.. Daí se estiver bom, falo pra ele fazer um orçamento e pronto, mando fazer. :thumbs_up

Agradeço imensamente por sua ajuda! :thumbs_up

Novamente peço desculpas pela demora!

T+

Compartilhe esta Página