Proibido de usar o banheiro do Escritório isso pode ?

Discussão em 'Papo Cabeça' iniciado por Roland^ Nb, 31/07/2013.

1. Roland^ Nb

Roland^ Nb New Member Registrado

Registro:
    29/11/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Bom galera trabalho em uma empresa, que fica dentro de um shopping e meu patrão proibiu de usar o banheiro da empresa tanto para escovar os dentes quanto para outras necessidades , trabalhos 7 pessoas 2 meninas e ele disse que o banheiro é so para os diretores, só que eu não gosto de usar o banheiro do shopping pois na hora de escovar os dentes é froid, nego caga o dia todo e fica cheiro ruim, não da nem pra escovar os dentes , a pergunta é ele pode me proibir de usar o banheiro do escritorio so pq trabalho dentro de um shopping, ou não ele não pode , a empresa tem que ter um banheiro para o funcionario ?

2. droantjk

droantjk spectrumwatkbar Registrado

Registro:
    20/12/2009
    Curtidas recebidas:
    85
    Pontos de Troféu:
    44
    Acho que isso vai do tamanho do escritório e do número de funcionários. Acho.

3. Kriggs

Kriggs Active Member Registrado

Registro:
    14/07/2007
    Curtidas recebidas:
    3
    Pontos de Troféu:
    41
    Cara, trabalhei em obra já 5 anos, sempre na parte administrativa, se todos os peão pudessem usar o banheiro nois tava FU!

Isso dai claro que podem, não podem te proibir de usar o banheiro, mas especificar um desde que não seja muito longe do local de trabalho sim...

4. Roland^ Nb

Registro:
    29/11/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0

tudo bem amigo mais não sou peão, e trabalho em um escritorio como programador , so que eu sou novo na empresa e somos 7 no total, e ele so quer deixar as meninas e eu usar o banheiro, eu so quero escovar meus dentes no banheiro...

5. Kriggs

Kriggs Active Member Registrado

Registro:
    14/07/2007
    Curtidas recebidas:
    3
    Pontos de Troféu:
    41
    Ai vai do bom senso dele, mas proibir ele pode...

6. NeoConker

NeoConker Unregistered User Registrado

Registro:
    28/01/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Bem vindo ao mundo corporativo!

Desde que tenha outro no mesmo prédio sim, pq na verdade ele não estra "proibindo", está "orientando" a usar o outro banheiro.

Se tentar dar uma de ativista, acionando o fiscal do trabalho e etc, corrigem isso na lábia ou no bol$o.

Já vi piores, tem lugar por exemplo que "orienta" a não levar marmita, pq passa a imagem que o setor paga mal... e por ai vai.

7. farbus

farbus Banido Registrado

Registro:
    23/07/2005
    Curtidas recebidas:
    4
    Pontos de Troféu:
    42
    Provavelmente fizeram mau uso do banheiro, por isso perderam a regalia :seferrou:

8. Belarmino

Belarmino Fishing your money Registrado

Registro:
    09/05/2013
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    A questão é ele (chefe) quem vai decidir, mas ele pode sim ter um "banheiro privado", sem problemas desde que vocês tenham onde fazer as necessidades.
    Cara chato hein ?!

Editado por um moderador: 02/08/2013
  9. rapha™

rapha™ \m/ Registrado

Registro:
    17/04/2012
    Curtidas recebidas:
    4
    Pontos de Troféu:
    16
    na verdade, se vc não é chefe, vc é peão! pode não ser de obra, mas ainda continua sendo peão:seferrou:

Última edição: 31/07/2013
  10. Leandro318

Leandro318 Active Member Registrado

Registro:
    12/08/2010
    Curtidas recebidas:
    19
    Pontos de Troféu:
    42
    claro que pode, ele é chefe, ele que manda

11. G3

G3 Inimigo do Mauri Registrado

Registro:
    14/12/2005
    Curtidas recebidas:
    10
    Pontos de Troféu:
    16
    não li os outros comentários, apenas o que postou o criador do tópico.

mas isso ae gera indenização na esfera trabalhista :bat:

edit: ou seja, não pode proibir funcionário de utilizar o banheiro.

12. Maçãetílica

Maçãetílica New Member Registrado

Registro:
    18/03/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Olha o nivel dos profissionais que estão adentrando no mercado...

-É programador e acha que não é peão
    -Quer ir no banheiro que bem entender e não o que ele foi MANDADO usar.
    -Escova os dentes durante o horario de serviço

Uma dondoca...

Na maior parte do mundo não se escova dentes no trabalho, se voce só escovar de manhã e a noite seus dentes não vai apodrecer...
    pra isso se vai a dentista a cada 6 meses.

Esse mundo ta perdido... cada dia mais bichas e menos gays.

13. KabumDa

KabumDa Banido Banido

Registro:
    26/03/2011
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Eu custo a acreditar q isso foi uma ironia, pq se vc pensa mesmo assim..

14. Maçãetílica

Registro:
    18/03/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    foi um pouco de cada... nao da pra postar muito serio em foruns pq nego nao entende mesmo.

Inclusive saiu uma decisao judicial recente em que uma mulher processou a empresa por motivo similar e perdeu... espero sinceramente que tenha que pagar as custas do processo.

15. Panda

Panda impeckable Administrador

Registro:
    05/08/2005
    Curtidas recebidas:
    33
    Pontos de Troféu:
    72
    Se atenham ao conteúdo do tópico.
    Caso queiram realmente continuar a contar suas peripécias sanitárias, podem fazer um tópico no Geral pra isso. :joia:

16. edyomar

edyomar Bonzinho só se ferra Registrado

Registro:
    15/03/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    O que acontece é q geralmente as empresas separam o banheiro por setor e hierarquia,sim,tem lugares q isso acontece....

Eu acho complicado demais isso,e entendo perfeitamente o ''banheiro'' de shopping,é cara cagando,limpando nariz e etc...

Mas eu acho que não vai ter outra opção ,resta você acostumar a usar o banheiro do shopping ou então arrumar outro emprego em q os funcionários tenham ''voz'' dentro da empresa.

17. Kavert

Kavert Silent killer Registrado

Registro:
    04/05/2007
    Curtidas recebidas:
    8
    Pontos de Troféu:
    41
    :chan: 10chars

18. KabumDa

KabumDa Banido Banido

Registro:
    26/03/2011
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Mas é de suma relevância para o assunto o cara conhecer como é dar uma cagada em um banheiro publico de shopping para saber que aquilo não é digno uai.
    :conte:

Pq esse assunto não envolve apenas questões jurídicas, mas emocionais tb. Sentar no trono é uma arte, e como tal precisa seguir um ritual completo. Já fiz lavagem em paciente que "entupiu o encanamento" após uma semana e meia sem cagar pq estava fora de casa viajando. Já pensou como deve ser para nosso amigo?

Tem gente que raspa os cabelinhos do fiofó por higiene, e tem gente que não raspa pq sem eles, o atrito é menor, a melda sai mais rapido, bate na água e a água na bunda! e já pensou aquela água de privada do shopping que todo mundo caga batendo de volta na sua bunda? é nojento!
    :bwahaha:

19. Maçãetílica

Registro:
    18/03/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    what? mijou dentro no meio do sexu anal? que isso novinho!

20. Roland^ Nb

Registro:
    29/11/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    onde está escrito isso ?

21. Roland^ Nb

Registro:
    29/11/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Amigo, primeiro o que você tem haver com a vida dos outros, segundo, não desvalorizei a classe de peão pedreiro etc. apenas não sou um cara que gosta de ser diferenciado, pq meu patrão tem o lombo perfumado mais que o meu, ninguém aqui é melhor que ninguém, alem do mais a minha duvida é saber se ele pode ou não fazer isso, ae vc vem me chamar de dondoca ? tem pessoas que não consegue nem se quer cagar na rua, são viadinhos então ?

so fiz uma pergunta , mais você tem seu direito de resposta obrigado!

22. Ch.

Ch. Usuário mal dotado. :/ Registrado

Registro:
    28/10/2010
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    41
    Pq ele é o Homem do dinheiro, esse papo que todo mundo é igual é conversa de loser, ou vc tem grana ''muita'' ou vc é um nada, ele pode te mandar pra rua a hora que quiser, te proibir de usar o banheiro não é nada.

23. kym3ra

kym3ra Olhinhos de noite serena Registrado

Registro:
    30/04/2007
    Curtidas recebidas:
    162
    Pontos de Troféu:
    44
    Pode, se chama assédio moral. :haha:

24. M4IN

M4IN F.O.D.A-S.E. Registrado

Registro:
    26/02/2009
    Curtidas recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    42
    A mulherada pode usar o banheiro, mas os marmanjos não? Está erradíssimo! Agora se NINGUÉM pode usar o banheiro além da diretoria, e há outro próximo para usar, é pura frescura.
    :
    Funcionário (nem todos, claro!) é folgado, larga tudo em qualquer lugar, e se acha no direito de fazer o que tem vontade, e quando tem vontade. Antes de tornar-me gerente, via os caras chegando na gráfica, e a PRIMEIRA coisa que faziam era abrir o Facebook, antes mesmo de abrir a caixa de entrada para ler os e-mails dos clientes. Quando tornei-me gerente, proibi o acesso às redes sociais e reclamaram; demiti metade da galera e os outros aceitaram. :haha:

25. F0el

F0el 0.o Registrado

Registro:
    06/03/2009
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    16
    Eu acho que se ele proibir vc de usar o banheiro, qualquer um, aí sim gera dano moral. Se ele somente te proibir de usar UM banheiro, sendo que existe outro na proximidade, ai n. É pq nesse caso existe ponderação. Supondo que somente haja outro banheiro muito longe, por ex, que vc tenha que andar 15min pra usar, certamente caracterizaria um dano pra vc. Exemplos:

Ex.: LIMITAÇÃO DE USO DO BANHEIRO GERA INDENIZAÇÃO DE R$15 MIL
    A Contax S.A. e a Bradesco Auto/Re Companhia de Seguros foram condenadas a indenizar um trabalhador em R$15 mil a título de dano moral por limitar o uso do banheiro durante o expediente. Além disso, ambas serão obrigadas a pagar ao funcionário vinte minutos extras por dia trabalhado, inclusive nos feriados, a partir de setembro de 2007, e seus reflexos.O autor, contratado pela Contax (1ª reclamada) para prestar serviço de teleatendimento à Bradesco (2ª reclamada), afirmou nos autos que sofreu abalo psicológico em razão das humilhações geradas pela 1ª ré, motivadas pelas restrições ao uso do banheiro. Os depoimentos evidenciaram a prática da referida empresa de limitar o acesso ao local e confirmaram a existência de uma fila de espera para sua utilização. “O dano moral configura-se por um sofrimento decorrente de lesão de direitos não-patrimoniais, caracterizado por excesso, abuso e tratamento humilhante sofrido pelo empregado, que provoque grave abalo a sua reputação. Desse modo, do conjunto probatório se extrai que a restrição no uso do banheiro, que decorria de uma organização interna da ré, gerava constrangimentos ao autor, a ensejar a condenação ao pagamento de indenização por dano moral no valor de R$15.000,00”, sentencia o relator do acórdão, desembargador Célio Juaçaba Cavalcante.

No mesmo processo, o autor sustentou, ainda, que foi contratado para trabalhar por apenas seis horas diárias. No entanto, a partir de setembro de 2007, afirmou que trabalhava seis horas e vinte minutos por dia de segunda a sábado, inclusive feriados, pleiteando, assim, o pagamento de todo o período extra laborado. A 1ª reclamada sustentou que esses vinte minutos tinham o intuito de propiciar o intervalo para repouso e alimentação. Porém, a mesma não comprovou que eram concedias essas pausas. Sendo assim, a 10ª Turma decidiu por condenar a Contax e a Bradesco, subsidiariamente, ao pagamento de indenização por dano moral no valor de R$15.000,00, bem como pagamento de vinte minutos extras por dia trabalhado, inclusive nos feriados, a partir de setembro de 2007, com o adicional legal, e seus reflexos.
    Nas decisões proferidas pela Justiça do Trabalho são admissíveis os recursos enumerados no art. 893 da CLT.

DANO MORAL - LIMITAÇÃO DO USO DO BANHEIRO - ASSÉDIO MORAL CARACTERIZADO -INDENIZAÇÃO CABÍVEL.

A prática ostensiva de o empregador regrar o uso das instalações sanitárias aos seus empregados com o fim de alcançar índice de produtividade, caracteriza ato atentatório à dignidade da pessoa humana, a ensejar indenização a título de dano moral.

TST - RESPONSABILIDADE CIVIL. DANO MORAL. EMPREGADO. NÃO CONFIGURAÇÃO. CONTROLE DE USO DO TOALETE (BANHEIRO - SANITÁRIOS). FINALIDADE DE IMPEDIR A SAÍDA DE VÁRIOS OBREIROS DOS POSTOS DE TRABALHO AO MESMO TEMPO. INEXISTÊNCIA DE PROVA DE PROIBIÇÃO OU CONSTRANGIMENTOS. DANO NÃO CARACTERIZADO. CCB/2002, ART. 186. CF/88, ART. 5º, V E X.
    «Não constitui dano moral a exigência patronal de solicitação de permissão para ir ao banheiro, no caso de trabalho em «call center», tendo em vista a concessão de intervalos para a satisfação de necessidades fisiológicas e a dificuldade de operação do centro de atendimento no caso de vários empregados se ausentarem simultaneamente de seus postos de trabalho, não constando, no caso, que houvesse proibição ou constrangimento do empregado na ida ao toalete, que atentasse (...)

Se atenta contra sua dignidade = configurando abuso do empregador = dano.

Última edição: 03/08/2013

Compartilhe esta Página