Pascalzim - Ajuda

Discussão em 'Design, Desenvolvimento e Banco de Dados' iniciado por F@b!nho xXx, 21/04/2017.

1. F@b!nho xXx

F@b!nho xXx New Member Registrado

Registro:
    21/04/2017
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    0
    Então .. Antes de tudo, queria dizer que sou praticamente leigo com pascalzim . Sei ate o momento, fazer coisas bastante simples msm, tipo somar , subtrair , tirar media e tal ..

Preciso de fazer um programinha no Pascalzim .
    So que o professor, quer que a gente faça umas paradas que a gente nem aprendeu ainda. ( Sim. Nao aprendemos, e não temos noção de por onde começar )

É o seguinte :

Nesse programinha no pascalzim tem que fazer as seguintes coisas :

- A pessoa que usar o programa, tem que digitar 30 nomes de pessoas
    - Tem que digitar tbm, a idade de cada uma delas .

Depois que digitar todos nomes e idades, o programa tem que "responder" as seguintes coisas :

- Quem tem a maior idade (Nome e a idade)
    - A media de idade das 30 pessoas .
    - E uma lista das 30 pessoas, tem que vir em ordem decrescente as idades tbm!!

Consigo fazer a parte das medias se for do jeito mais basicão possivel . por exemplo : (id1+id2+id3+....+id30)/30;
    Mas uns caras de uma comunidade de time que eu participo , falou que tem jeitos mais rapidos de fazer a parada toda , pq se eu fosse fazendo um por um , eu seria doido kkkk . Ai nao conseguiram me explicar e me recomendaram entrar aki nesse forum. Sei que é filhadaputagem pedir pra fazer a parada pra mim , mas é pq nao sei fazer msm , e nao tenho nenhum ponto de partida pra pesquisar e nem nada .. O professor nao falou os tipos de comandos para serem realizados e nem nada ( desculpem se eu tiver falado alguma besteira kkk ), so atacou essa bomba no nosso colo , e quer isso pra semana que vem . E alem de tudo, teremos que explicar no quadro passo a passo . kkkk complicado .

Agradeço desde ja, quem puder ajudar !! Obrigado

2. Khronost

Khronost New Member Registrado

Registro:
    03/01/2011
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    1
    Pra fazer esse exercício você vai precisar basicamente de duas coisas: vetor e o comando de repetição "for".
    O vetor vc vai guardar os dados que o usuário digitar (como se fosse uma lista) e com o "for" vc consegue "percorrer" esses dados um por um para fazer computações (por exemplo tirar a média). Dessa forma vc não precisa fazer coisas do tipo (id1+id2+id3+....+id30)/30.

Além disso, pra ordenação dos itens vai precisar de um algoritmo de ordenação. Recomendo pesquisar pelo bubble sort.

É só entender os conceitos de vetores e do comando "for" que vai ver que o exercício é tranquilo.

E sacanagem desse professor passar esse exercício sem ter ensinado o for kkkk

F@b!nho xXx curtiu isso.
  3. Ithalorc

Ithalorc New Member Registrado

Registro:
    26/12/2016
    Curtidas recebidas:
    85
    Pontos de Troféu:
    0
    Você está em soma/subtração/média e te mandaram ordenar? :haha:

Já conseguiu/começou a fazer algo?

Aprender a fazer loop e colocar um algoritmo de ordenação no meio pode ser complicado se está começando, mas não é impossível. Como diria Jack Estripador: 'Vamos por partes'.

Para fazer isso creio que precisará do seguinte:

1) Loop (for ou while):
    Com um loop poderá pedir as informações que precisa N vezes, sem criar o mesmo código as 30 (N) vezes que precisa no exercício.
    Link de ajuda: http://www.inf.pucrs.br/~fldotti/lapro1/c3.htm

2) Vetor
    Com vetor poderá armazenar as informações em uma única variável, poderá ler o conteúdo da variável de acordo com o índice da variável: vet[x], onde vet é o nome da variável e x é o índice/posição para a qual ela aponta. Se forem 30 posições, em cada [x] será algo. Por exemplo:
    vet[0] = 'Maria'
    vet[1] = 'joao'
    vet[2] = 'fulano'
    Link de ajuda: http://www.inf.pucrs.br/~fldotti/lapro1/vema.htm

3)Algoritmo de ordenação (como sugerido acima, buble sort - considerado mais fácil)
    Algoritmos de ordenação é melhor que veja uma vídeo aula ou tente entender com alguém bom em ensinar, sou péssimo nisso.
    Link de ajuda: http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/51480-ordenação-algoritmo-bubblesort/

Em todos os links acima o conteúdo está sendo ensinado na linguagem que está usando, Pascal, então poderá ser mais tranquilo entender como funciona.

Espero ter ajudado em algo.

F@b!nho xXx curtiu isso.
  4. F@b!nho xXx

Registro:
    21/04/2017
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    0
    Obrigado ai pela boa vontade de explicar ai cara .. Indo pela sua ajuda e do amigo de baixo , ja procurei sobre For , while , assisti uns videos no YT , e consegui fazer aki !! mas deu um trabalho da porra kkkkkkkkkk Valeu novamente pela ajuda .
    --- Double Post Merged, 25/04/2017 ---
    Valeu ai amigo !! vc e o outro companheiro ai , ajudaram d+ !!! O professor que passou isso pra gente é de banco de dados , e ja ta querendo juntar a materia dele com essa , ai atacou essa bomba no nosso colo kkkkkkkkk Ja ajudou d+ vc explicando ai os comandos .. Como ja disse ai no comentario anterior , vi uns videos no YT , ai fiz aki. Obrigado pela boa vontade de explicar ai tudo direitinho !! Grande abraço.

5. JulioCesarSF

JulioCesarSF Active Member Registrado

Registro:
    02/06/2011
    Curtidas recebidas:
    733
    Pontos de Troféu:
    42
    Vai começar ver PL/SQL?

6. F@b!nho xXx

Registro:
    21/04/2017
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    0
    Vamos começar a mexer com SQL

JulioCesarSF curtiu isso.
  7. marcostutu

marcostutu Banido Banido

Registro:
    01/09/2008
    Curtidas recebidas:
    91
    Pontos de Troféu:
    1
    SQL é muito legal amigo, mas deixa eu te dar um conselho, não leve na brincadeira, no começo é fácil, mas depois vai ficando mais difícil..
    Muitas pessoas que estudavam comigo levaram na brincadeira, e acabaram se dando mal no final.

8. F@b!nho xXx

Registro:
    21/04/2017
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    0
    eu sei .. to levando a serio d+ . Ainda nao é garantido , mas pode rolar ate uma vaga de emprego pra quem se destacar no curso !! meu professor que conseguiu , com um amigo dele la !! to contando com isso !!

Compartilhe esta Página