OverClock num Dual Core E5300

Discussão em 'Overclocks' iniciado por Danilo-cs, 23/02/2017.

1. Danilo-cs

Danilo-cs New Member Registrado

Registro:
    21/01/2017
    Curtidas recebidas:
    197
    Pontos de Troféu:
    0
    hehehehe
    Mas tranquilo....quando eu tiver coragem de mexer de novo....mas parece que esse é o máximo mesmo, porque eu coloquei 265 e dá problema. E olha que ali escreve que o máximo é 600. Então eu estava bem animado.
    Pior que se eu tivesse já comprado naquela época o processador, ja estaria chegando....
    Eu fiz um overclockzinho extra pelo aplicativo aqui mas não senti diferença nenhuma no jogo, daí eu desfiz.
    Mas de qualquer forma foi uma coisa nova que eu aprendi a fazer :joia:
    --- Double Post Merged, 20/04/2017 ---
    Precisava overclocar um pouco a placa de video mas anda meio dificil....mas ai já num é nesse tópico né? :)

leonardo0504 curtiu isso.
  2. Danilo-cs

Registro:
    21/01/2017
    Curtidas recebidas:
    197
    Pontos de Troféu:
    0
    Comprei outro processador la na china....agora é esperar pra ver...
    Vamos ver no que dá essa meleka
    Foi 43 reais...o processador E8500

É que se fosse só pra ficar jogando...dava para ir levando. Agora que resolvi gravar videos pro Youtube, do jeito que está aqui está dando muita dor de cabeça!
    Eu achei que ia dar pra overclocar legal esse meu cpu atual já que o valor máximo que aparece lá 600. Mas se aumenta um pouco mais do que mechemos aqui já pipóca tudo...

Pior que se eu comprasse desde a época que pensei nisso, acho que no mínimo estaria chegando

3. leonardo0504

leonardo0504 Member Registrado

Registro:
    02/03/2011
    Curtidas recebidas:
    136
    Pontos de Troféu:
    16
    Nunca que iria chegar perto da frequência base de 600MHz, seria triplicar o clock do CPU, só em um caso extremo com nitrogênio liquido que conseguiria o dobro pelo menos.
    Agora esse que tu comprou vai ser 333MHz por padrão, começa a ficar interessante se ele passar dos 380MHz, com 400MHz ele já roda em 3.8GHz.
    Vai dar um ganho, mas já adianto que não vai ser algo forte.

4. Danilo-cs

Registro:
    21/01/2017
    Curtidas recebidas:
    197
    Pontos de Troféu:
    0
    Vc diz comparado ao meu atual, ou fazendo o over do processador novo?

5. leonardo0504

Registro:
    02/03/2011
    Curtidas recebidas:
    136
    Pontos de Troféu:
    16
    Eu acredito que o teu atual com esse over provavelmente vai ser o mesmo desempenho do "novo" sem over, daí pra valer apena, terá que fazer over nele também, só que a fama dos core 2 duo é que eles são fácil de subir no over.

Última edição: 05/05/2017
    Danilo-cs curtiu isso.
  6. Danilo-cs

Registro:
    21/01/2017
    Curtidas recebidas:
    197
    Pontos de Troféu:
    0
    Aí ferrou tudo!
    Tomara que vc esteja errado heheheh :)
    --- Double Post Merged, 05/05/2017 ---
    E8500 vs e5300
    Frequency (MHz)
    3167 / 2600
    Bus speed (MHz) 1333 / 800
    Clock Multiplier 9.5 / 13
    L1 cache 64 KB (code) / 64 KB (data)
    L2 cache (KB) 6144 / 2048
    Max temperature (°C) 72.4 74.1
    TDP (Watt) 65
    Max power dissipation (Watt) 100.31 98.89
    Core voltage (V) 0.85 - 1.3625

Comparação:
    http://www.cpu-world.com/Compare/385/Intel_Core_2_Duo_E8500_vs_Intel_Pentium_Dual-Core_E5300.html

La nos games o pessoal havia dito que faria uma boa diferença nos jogos. Pelo menos ali na velocidade do ônibus é uma diferença razoavel né?

Última edição: 05/05/2017
  7. leonardo0504

Registro:
    02/03/2011
    Curtidas recebidas:
    136
    Pontos de Troféu:
    16
    não sei se é tudo isso que falam, espero também estar errado
    alguns games o desempenho dele pode ser suficiente pra ficar bom
    BUS SPEED não deve influenciar quase nada, o que conta mais ali é o clock(frequency) e o cache um poupco também

Última edição: 06/05/2017
    Danilo-cs curtiu isso.
  8. Danilo-cs

Registro:
    21/01/2017
    Curtidas recebidas:
    197
    Pontos de Troféu:
    0
    :datena: bê ajuda ae!!!
    Bom...ai nóis dá um overclock pra disfarçar né.....aí eu encaixo um super cooler que eu tenho aqui hahahah, daí dispensa o nitrogenio.
    O negócio venta tanto que meu pai usa um desses para acender a churrasqueira aqui heheh. Imagino que se ajuda queimar o carvão, deve ajudar a não queimar o processador, entendeu o paradoxo da coisa?
    (É que a empresa onde ele trabalha as vezes descarta o cooler de umas máquinas grande, daí ele achou utilidade nesses coolers). Pior que dá pra encaixar certinho na entrada de ar do gabinete.
    --- Double Post Merged, 07/05/2017 ---
    Se pensar por este aspecto....na verdade não falta muito para o meu Assetto Corsa rodar bem. As vezes o pouco que melhorar é o suficiente para mim pilotar la confortável sem LEG e gravar num bom FPS...nos 60

9. Danilo-cs

Registro:
    21/01/2017
    Curtidas recebidas:
    197
    Pontos de Troféu:
    0
    EM....
    resolvi cutucar mais um pouco os clock aqui do PC. Eu tentei deixar em 270 mhz. Pareeeecia que ia dar...mas alguns minutos depois que o win iniciou, ele deu erro e reiniciou.
    Daí fui diminuindo de 2 em 2....só estabilizou mesmo em 266mhz.
    Porque na realidade o windows trava? Falta de energia? Energia demais? Tipo....pelo menos a temperatura estava normal. Quer dizer, eu acho que 51 graus, não é nada alarmante né? Agora por exemplo a CPU está variando entre 39 e 41.
    Ou acima de 266 é como quisesse fazer a CPU correr mais do que as pernas?

Outra pergunta:
    A opção Init Display Fisrt / PCI ou PCIex...será que faz alguma diferença no desempenho?

Última edição: 08/05/2017
  10. leonardo0504

Registro:
    02/03/2011
    Curtidas recebidas:
    136
    Pontos de Troféu:
    16
    O processador tem uma certa capacidade de over, varia de um para outro mesmo sendo iguais.
    Porém a construção e finalidade da placa mãe também influencia muito, se ela é modesta, ela não vai ser capaz de tirar tudo do CPU, e o que falta principalmente é energia, mas necessariamente não quer dizer falta de voltagem, normalmente nesses casos é falta de corrente(amperes) e isso é uma capacidade física da placa que não tem como mexer por software.
    Em uma placa mãe forte e focada em over não vai faltar energia e ainda vai ter diversas opções configurações avançadas que auxiliam o overclok, nesse caso se atingiria o limite do CPU.
    O acontece com um over forte, e a partir do momento que começa faltar energia, ocasiona instabilidade no funcionamento, o que gera problemas e falhas de processamento, daí vem os travamentos e reinicialização do sistema.
    A sua temperatura parece aceitável, mas só por olhar não conta, tem que ser em um caso de muito muito uso, temperatura máxima, exemplo, abri o programa e mostrou ~40º, mas rodei algo e foi pra ~55º, se eu for jogar algo pesado e com a placa de video esquentado junto vai para ~65º. Tem que ver se o teu não ta passando tipo dos 80º. Pode usar o CPUID HW Monitor pra ver isso, deixe ele aberto em quanto faz as coisas ou joga, não pesa e tem uma coluna que mostra a temperatura máxima.

11. Danilo-cs

Registro:
    21/01/2017
    Curtidas recebidas:
    197
    Pontos de Troféu:
    0
    Entendi!
    Mas é que os travamentos que deu, não tinha nada de mais aberto a não ser o Google Chorme. Eu diminui mais um pouco, já que ainda está dando uns pipocos! Mas eu estou começando achar que é frescura do Windows mesmo. O pessoal da loja aqui diz que depois que trocar o processador é bom formatar o PC, então eu vou tentar segurar o dia que o trem chegar para poder fazer isso....

É uma pena.Eu não sabia que a placa mãe influenciava tanto assim no processador.
    Aparentemente não é necessário, mas a hora que eu ligar aquele cooler...os travamentos acho que não vai ser por falta de refrigeração heheh.
    Tipo ele é bem maior que o da própria fonte. Ai dá pra posicionar ele lá dentro diretamente para onde está o processador hehehe....

12. leonardo0504

Registro:
    02/03/2011
    Curtidas recebidas:
    136
    Pontos de Troféu:
    16
    Com over muito forte pode travar a qualquer momento, nem precisa ser as frescura do windows.
    Não necessariamente precisa formatar se for só o CPU, formataria se fosse placa mãe ou VGA, mas quem sou eu pra falar, formato antes de fazer um ano o windows instalado kkkkkk.
    Cooler tem que cuidar um pouco como instala, num gabinete fechado deve se criar um fluxo de ar, pq senão é melhor um gabinete aberto sem cooler, do que um fechado cheio de cooler mal instalado.

13. Danilo-cs

Registro:
    21/01/2017
    Curtidas recebidas:
    197
    Pontos de Troféu:
    0
    Eu não gosto de ficar formatando enche as paciencias...
    Mas do jeito que anda a coisa aqui. Agora o botãozinho do Windows resolver não funcionar mais....
    :mesa:
    Pior que faz muito pouco tempo que formatei a última vez....!

14. Danilo-cs

Registro:
    21/01/2017
    Curtidas recebidas:
    197
    Pontos de Troféu:
    0
    Quer dizer que o Primeira coisa: esquece o PCI Expres Clock, não serve pra nada se aumentar o valor padrão?

15. leonardo0504

Registro:
    02/03/2011
    Curtidas recebidas:
    136
    Pontos de Troféu:
    16
    ele faz um tipo de overclock na placa de video, mas é arriscado, podendo até danificar algo se aumentar muito, alguns falam usar até 110MHz, mas uma vez testei aumentando um pouco, depois a placa de video se "desligava", daí só reiniciando
    mais seguro é fazer no windows mesmo
    só que no seu caso tem placa sobrando, não vai ajudar por causa do CPU segurando o desempenho

16. Danilo-cs

Registro:
    21/01/2017
    Curtidas recebidas:
    197
    Pontos de Troféu:
    0
    Entendi!
    Em....meu Windows bugou...dai eu precisei formatar....dai resolvi tentar overclocar de novo....Pensei: Ah se eu formatar numa velocidade maior e reinstalar nessa velocidade, quem sabe ele segure depois né!
    Mas e medida que eu instalava as coisas aqui precisei ir reduzindo e voltei pro valor de @260.
    Com o Windows...e só o Windows eu até conseguia chegar a 273mhz, mas quando eu reiniciava o PC ele resetava para as configurações padrão de 200

17. leonardo0504

Registro:
    02/03/2011
    Curtidas recebidas:
    136
    Pontos de Troféu:
    16
    "Ah se eu formatar numa velocidade maior e reinstalar nessa velocidade, quem sabe ele segure depois né!"
    Boa piada kkkk

Se ele reseta quando reinicia é certo que não aguenta o over, melhor deixar como tá até o próximo CPU.

Só um detalhe que não vimos ainda
    o DRAM CONFIGURATION na primeira foto da BIOS que tu tinha mandado nesse post: http://adrenaline.uol.com.br/forum/...dual-core-e5300.609255/page-2#post-1072882950
    tira uma foto dali também pra ver como ta

18. Danilo-cs

Registro:
    21/01/2017
    Curtidas recebidas:
    197
    Pontos de Troféu:
    0
    Que coisa não? :(
    Na próxima inicialização eu envio...
    Valeu pela ajuda....
    --- Double Post Merged, 14/05/2017 ---
    I rapaiz até em 260 está dando erro aqui...

Enquanto as fotos upam-se, eu pensei numa nova maneira de usar aquele "super cooler" que eu falei. Levando em conta o que você falou, eu poderia abrir a tampa do PC e encaixar o cooler na mesa numa posição que ventile bem o CPU deve funcionar bem né?

A tela que você pediu acho que é essa:
    Dei PRINT dos dados do sistema tambem:

19. leonardo0504

Registro:
    02/03/2011
    Curtidas recebidas:
    136
    Pontos de Troféu:
    16
    Sobre o cooler: pode abaixar um pouco a temperatura, mas provavelmente não será o fator que vai melhorar o overclock se as temperaturas atualmente estão aceitáveis.

Dados do sistema: parece normal, porém CPU Vcore(voltagem do processador) está padrão de 1,26v, pro over poderia estar pelo menos 1,40v ou 1,46v com +0,2v que nós tinhamos falado tempos atrás, por acaso não esqueceu de mudar isso quando a BIOS resetou? daí não vai aguentar mesmo os 260mhz

Da tela DRAM CONFIGURATION: o DRAM Timing Selectable tu pode colocar em "manual" e o ultimo System Memory Speed coloca em algo que dê 667mhz ou um pouco superior somente(pra ti não sei se vai aparecer um clock ou um multiplicador, se for multiplicador, pega aqueles 260 e multiplica, o resultado ideal é próximo de 667mhz), já o resto deixa em auto

20. Danilo-cs

Registro:
    21/01/2017
    Curtidas recebidas:
    197
    Pontos de Troféu:
    0
    Blz! Eu vou tentar aí te falo!

Sobre a voltagem continua em +0,2 (a primeira opção logo depois da default). O PC ele resetava o overclock mas a voltagem ele não mexia. Doidera né?

21. Danilo-cs

Registro:
    21/01/2017
    Curtidas recebidas:
    197
    Pontos de Troféu:
    0
    Rapaiz eu esqueci de fazer esses ajustes....
    Então a gente falou sobre refrigeração, era assim que eu pensava em colocar o cooler:
    --- Double Post Merged, 19/05/2017 às 16:11 ---
    Fotinhas do Draw Configuration:
    Eu coloquei em 667 mhz

No caso pra que serve isso? Deixa o PC mais rápido.

O multiplicador aparece nessa outra tela aqui:
    SMART BIOS

22. leonardo0504

Registro:
    02/03/2011
    Curtidas recebidas:
    136
    Pontos de Troféu:
    16
    *as imagens, deu bode

De quando são suas memórias? 667 ou 800MHz?
    Pq isso é o clock das memórias(se for 800 pode por nisso daí), é melhor deixar na velocidade original, em jogos não da diferença e em render é algo insignificante superior.
    Eu tinha uma 667 e 800 juntas(nesse caso se coloca ambas na velocidade da menor), e no over elas variavam de acordo com o CPU, então deixava o mais perto de 667 com o multiplicador, pq se subia muito dava crash, se quiser pode ir além, mas é meio perda de tempo ficar fazendo over nelas pra algo insignificante

23. Danilo-cs

Registro:
    21/01/2017
    Curtidas recebidas:
    197
    Pontos de Troféu:
    0
    Ahh o Draw Configuration é a Memoria RAM? Pior que eu nem sei. Um eu acho que é 333 e a outra 400 é muito devagar né?

É que vc falou assim no post anterior
    Da tela DRAM CONFIGURATION: o DRAM Timing Selectable tu pode colocar em "manual" e o ultimo System Memory Speed coloca em algo que dê 667mhz ou um pouco superior somente(pra ti não sei se vai aparecer um clock ou um multiplicador, se for multiplicador, pega aqueles 260 e multiplica, o resultado ideal é próximo de 667mhz), já o resto deixa em auto

Ué..aqui abre!

24. leonardo0504

Registro:
    02/03/2011
    Curtidas recebidas:
    136
    Pontos de Troféu:
    16
    * aqui não abre pq vem do seu outlook as imagens, talvez precise colocar como publica

Memória tem o clock real e o efetivo, sendo que o efetivo é anunciado, nesse caso o real é 333, mas o efetivo é 667, 400 é 800
    então tu tem uma memória de 667 e 800

falei pq achei que era 667MHz suas memórias, mas elas agora tão rodando em 866MHz com o over que você fez(nessa ultima imagem "CURRENT DRAM SPEED"), está alto para a de 667
    nessa primeira ali "SYSTEM MEMORY SPEED" coloca em 667 ou até 533 pra var se no CURRENT DRAM SPEED abaixa

25. Danilo-cs

Registro:
    21/01/2017
    Curtidas recebidas:
    197
    Pontos de Troféu:
    0
    Se não me engano eu deixei em 667mhz mesmo. Mas..vc disse que isso ai não tem muita vantagem certo?
    --- Double Post Merged, 20/05/2017 às 02:02 ---
    Eu estava pensando em comprar essa memoria de 4gb, dai meu PC ficaria com 6gb 800mhz. Será que vale a pena?

O duro que é um link gigantesco: https://pt.aliexpress.com/item/orig...lgo_pvid=aeb10867-3c43-46ac-8461-553979c1ab2a

Compartilhe esta Página