Nobreak, qual, APC ou SMS

Discussão em 'Hardwares em Geral' iniciado por GVSPFC, 25/02/2009.

1. GVSPFC

GVSPFC Peace! Registrado

Registro:
    19/10/2004
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Bom pessoal, preciso de ajuda.

Depois das chuvas que castigaram a região aqui (Blumenau/SC) a rede elétrica onde moro ficou muito instável. Queda de energia várias vezes por dia. E como trabalho com o PC, já perdi alguns serviços feitos e não queria mais que isso acontecesse.

Então, resumindo, dentre estes nobreaks, qual seria o "menos pior"?

1) SMS: http://www.imagemrio.com.br/descricao.asp?CodProd=27515
    2) APC: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APCBR1500I

A rede é 220v. Devo comprar também um Computer Protector Pro da Clamper pra ligar antes do Nobreak.

EDIT: O que me chamou a atenção no SMS foi isso: Protetor contra surtos de tensão (J): 1554 contra 420J do APC, isto é bom não é?

Obrigado pessoal.

2. lfaller

lfaller New Member Registrado

Registro:
    01/10/2006
    Curtidas recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    0
    Se você vai adotar um no-break não se faz necessário a adoção de filtro de linha/régua de proteção...

3. GVSPFC

GVSPFC Peace! Registrado

Registro:
    19/10/2004
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Mesmo Mestre Faller? Achei que um nobreak não teria essa capacidade.

Mas dentre os 2 citados professor, qual indicaria? Era bem de você a resposta que estava esperando! Assim como do _rau_ também!!!:yes:

4. BMW6200

BMW6200 2015 POWER Registrado

Registro:
    10/09/2005
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    41
    Outra coisa concordo com o Ifaller, filtro de linha é o ideal, No Break só se acaba energia com frequência, se acaba em média 1-2 vezes por mês não compensa por enquanto.

5. GVSPFC

GVSPFC Peace! Registrado

Registro:
    19/10/2004
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Cara, por favor, você leu meu post?????????????????????? Se ler vai entender porque preciso de um nobreak.

Lfaller, continuo precisando de tua ajuda!:whistle:

6. BMW6200

BMW6200 2015 POWER Registrado

Registro:
    10/09/2005
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    41
    opa não quis dizer em relação a vc, é que aproveitei o tópico pra dizer isso pq nós conversamos sobre a respeito se valia ou não a pena e no meu caso ainda não compensa.

7. LeonardoHartmann

LeonardoHartmann New Member Registrado

Registro:
    22/11/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    O SMS é senoidal, muito melhor para o seu PC. Mas o APC também é bom.

8. lfaller

lfaller New Member Registrado

Registro:
    01/10/2006
    Curtidas recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    0
    Fabricante por fabricante, de olhos vendados escolheria a APC, mas penso que não é assim que se escolhe.
    Dentre esses dois eu gostaria mesmo é de ficar com as boas características de cada um deles. Um misto é o que seria o melhor:
    PRÓS:
    APC:
    - Marca de renome mundial;
    - SW, quem conhece diz ser muito bom;
    - Capacidade de geração em 220 Volts.
    SMS:
    - Geração de forma de onda senoidal pura;
    - Interação com a internet (consulta ao status do no-break).

CONTRAS:
    APC:
    - Geração de forma de onda retangular;
    - Tomadas de saída necessitam de adaptador;
    - Line interative (estabilizador interno).
    SMS:
    - Geração somente em 115 Volts, embora a entrada seja bivolt automático;
    - Line interative (estabilizador interno).

Deves ouvir ao _rau_ e a outros ai do fórum, pois eu dou pitaco em no-break sem jamais ter tido um deles. Interpreto as características que leio e não tenho prática nem vivência alguma com nenhum deles.

Abraço...

9. _rau_

_rau_ New Member Registrado

Registro:
    29/05/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Entre os dois eu iria com o SMS Manager III Senoidal.

A adoção de um filtro antes do nobreak, eu recomendo apenas um simples mesmo, um da propria SMS, que custa 20 reais em média, apenas pra dar um nivel de proteção a mais ao investimento feito nesse nobreak, que é caro. Um pico alto de tensão não estragaria de vez com os varistores do proprio nobreak. Estes varistores são colocados na entrada do nobreak pra proteger a maior parte da sua eletronica interna e o seus perifericos, mas não custa tanto ter um filtro simples antes do nobreak com um varistor + fusivel.

Esse SMS possui proteção por varistores em modo comum e normal na entrada e saida e em modo normal na saida ou seja:

Fase-Neutro / Fase-Terra/ Neutro-Terra - Entrada
    Fase-Neutro - Saida.

Além de filtros contra ruidos tb em modo normal e comum.

O software de diagnostico da SMS é mais completo que o APC Powerchute Personal Edition. A versão Business do PowerChute da APC é mais completa, mas só pra nobreaks da série Smart-UPS - Um pouco cara.

O faller disse que vc deveria me ouvir, mas ele é quem é o engenheiro aqu! :) Nenhum engenheiro no mundo sabe tudo, mas com certeza ele sabe mais do que eu. :) Enfim, se o intuito é seguir com o PC operando durante uma queda de energia, não existe outra solução melhor que o nobreak e no caso do SMS Senoidal, é a melhor escolha pelo simples fato dele produzir uma onda igual ou melhor a que é entregue da tomada quado operando em bateria, ao contrário desse APC em questão, que seria um ótimo nobreak, se fosse senoidal tb, é só o que faltou nele!

10. GVSPFC

GVSPFC Peace! Registrado

Registro:
    19/10/2004
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Nossa pessoal, nem tenho como agradecer. Tudo colocado de forma simples e objetiva.

Realmente, aqui, depois do que aconteceu no final do ano passado, a rede elétrica ficou muito ruim, não sei porque, mas é normal 2, 3 ou até mais quedas de energia por dia. São tudo quedas rápidas, de poucos segundos, mas que já me fizeram perder um trabalho de um dia inteiro.

lfaller, rau e leonardo Muito obrigado mesmo, vou no SMS mesmo. Bom saber que temos aqui usuários com alto grau de conhecimento.

Mais uma vez muito obrigado.
    []´s

11. _rau_

Registro:
    29/05/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    A CIA Elétrica do DF tem feito mudanças em vários pontos da sua rede pra corrigir sobrecargas e o grande numero de quedas de energia. Uma coisa que percebi é que tem lugar que eles tão trocando os cabos aereos de média tensão (13,8Kv) por mais grossos, aparentemente com isolamento tb ao inves de cabos desemcapados e tb tão colocando todo cabeamento novo em rede compacta com separadores/isoladores do cabeamento que corre junto, de poucos em poucos metros. Além de ficar uma coisa mais bonita, uma rede compacta, fica mais seguro, os cabos não balançam com o vento. Os cabos de baixa tensão tão sendo trocados por cabos mutiplexados, fica tudo com uma aparencia muito melhor e mais seguro e duravel. Em outros locais tão passando os cabos pelo subterraneo.

To dizendo isso pq talvez ai depois de chuvas e ventos algum cabo deve ta frouxo, batendo no outro e a energia oscila mesmo cai e volta se os cabos não tiverem isolamento.

12. GVSPFC

GVSPFC Peace! Registrado

Registro:
    19/10/2004
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Com certeza rau, aqui mais da metade da cidade ficou 1 semana sem energia. Caiu muitaaaaaaaaa coisa mesmo, na verdade, acho que pouca coisa ficou intacta, então, nem estou reclamando, apenas querendo proteger pelo menos meu trabalho.

13. _rau_

Registro:
    29/05/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    aos poucos com certeza eles devem arrumar tudo ai, mas o nobreak será um investimento bom no teu caso, ainda mais esse senoidal da SMS.

14. GVSPFC

GVSPFC Peace! Registrado

Registro:
    19/10/2004
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Muito obrigado Rau, muito obrigado a todos.
    []´s

15. Evolution-VII

Evolution-VII New Member Registrado

Registro:
    02/04/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Moro numa região meio instavel de SP. Vira e meche a energia oscila. Não chega a cair, mas da aquela oscilada.
    Perdi um no-break SMS e fiquei um tempo sem, esse tempo sem foi o suficiente para a energia cair e levar junto minha X1900XTX no final de semana passado.

16. _rau_

Registro:
    29/05/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Qual era a fonte q tava alimentando a X1900XTX?

17. Pynot

Pynot Tough Ain't Enough. Registrado

Registro:
    17/04/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
  18. _rau_

Registro:
    29/05/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Dizer se presta ou não sem usa-lo, é dificil. O que posso fazer é avaliar o que o fabricante especifica.

Primeiramente, a marca Enermax nacional, não é a fabricante de fontes Enermax. Ainda tem gente que acha que é. São duas empresas independentes, uma nacional e outra internacional.

Pelas especificação, é um nobreak simples, com geração de onda elétrica retangular quando em bateria - que não é ideal, mas o suficiente pra operar por alguns minutos e desliga-lo.

Possui filtro e proteção anti-surtos, mas não é especificado os dados dessa proteção.

Do resto a especificação é praticamente igual a qualquer nobreak SMS, Microsol... da mesma faixa de preço.

Eu pagaria logo uns 150 a mais pra pegar um SMS com comunicaçao via software. O Net4+ Expert ou o Manager III Senoidal, mas esse ultimo custa de 650-1000reais, dependendo da potencia.

19. Pynot

Pynot Tough Ain't Enough. Registrado

Registro:
    17/04/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Beleza,
    Valeu pelas infos man.
    :thumbs_up

Compartilhe esta Página