Nervosismo extremo

Discussão em 'Papo Cabeça' iniciado por Firej, 16/03/2010.

  1. Firej

    Firej Member Registrado

    Registro:
    19/09/2009
    Mensagens:
    157
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    :wave:

    Criei esse tópico aqui no papo cabeça pq não quero opiniões "idiotas" sobre meu caso.

    Bem, ficar nervoso em uma situação que a pessoa tenha medo é normal para qualquer um. Mas no meu caso, a coisa é meio exagerada...
    Hoje mesmo na faculdade, o professor me escolheu para responder um exercício no quadro (sempre detestei ir para frente da sala, desde quando eu fazia ensino fundamental). Fui até normal, mas quando cheguei lá na frente eu comecei a tremer, mas tremer mesmo, quase perdendo o equilíbrio do corpo. A folha que tava na minha mão parecia que estava em um ambiente com terremoto na escala 8.0, tremendo d+. Além de tudo, quando o nervosismo é muito grande, eu fico com a fisionomia parecendo que ta querendo chorar... vergonhoso d+. (Imagina o jeito que os palhaços da minha turma não riram de min na hora?)
    Semana passada foi a mesma coisa quando teve um seminário para apresentar. Fico do jeito que eu falei, meu corpo esquenta, meu coração deve chegar aos 200 BPM, meu peito fica doendo, (Não to exagerando).

    Também tem momentos bestas que fico nervoso atoa. Agora eu num lembro bem quais são, mas por qualquer coisa eu fico tremendo, nervoso e com o coração acelerado.

    Será que isso como a maioria fala pra min é psicológico? Tudo bem ficar nervoso, mas do jeito que eu fico será que não é nenhum problema não? Seria melhor procurar um médico?


    Se isso realmente for só psicológico, um calmante me ajudaria nas horas de nervosismo?
     
  2. Dino

    Dino Adrenalindo! Registrado

    Registro:
    17/11/2009
    Mensagens:
    3,588
    Curtidas recebidas:
    15
    Pontos de Troféu:
    42
    Localização:
    Maringá - PR
    Não, calmante não ajuda.

    Você deve ter alguma "trava", proveniente de algo na infância (pai/mãe autoritários), ou ter vivido em um ambiente onde nunca pode expressar sua opinião. Ou então, você pode ser muito perfeccionista, e o medo de errar o torna assim, achando que erra em algo na frente dos outros é o fim do mundo. Parece aquele filme "Taxi", com a Queen Latifah (acho que é assim que se escreve), onde o policial não sabe dirigir, ou melhor, ele até sabe, mas o que ele exige de si mesmo é demais, e o deixa nervoso.
    Falar em público também não é para todos, e algum nervosismo é esperado. Mas se você consegue vir até aqui e explanar seu problema, provavelmente seja ou o problema do perfeccionismo / cobrança, ou algo relacionado a um autoritarismo na sua infância, que reprime de certa forma su capacidade de relacionamento em grandes massas quando é o centro das atenções.

    O que pode te ajudar é trabalhar isso, aos poucos e devagar, como por exemplo, conversar mais com seus colegas de classe em uma posição mais autoritária (você de pé, eles sentados), e algumas outras atitudes que possa corroborar para o desenvolvimento de sua auto-confiança.

    Lembre-se sempre, que você não está sendo julgado sempre, que você é um ser humano, e que esse nervosismo todo é criado somente por você mesmo, não tem ninguém te olhando e pronto para lhe crucificar. Aprenda a lidar com o erro, e pense que se não fosse você ali na frente, seria outra pessoa, e que errar é a melhor forma de aprender.
     
  3. CodeWarrior

    CodeWarrior One Love Registrado

    Registro:
    16/05/2005
    Mensagens:
    1,865
    Curtidas recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    42
    Localização:
    São Paulo/SP
    dcvitoria falou muito bem e fica dificil acrescentar algo. Sem duvida que conversar com seus amigos pode ajudar nisso, mas seria bom voce começar a treiar "dar aula". Arranje uma lousa, e fale pra uma sala vazia. Nao, voce nao precisa ficar louco e achar que a sala fala contigo. =) Nao que voce queria dar aula, mas eh um exercicio que trabalha esse lado. Existem ainda livros e metodos para ajudar a falar em publico. Como tudo, sempre tem porcaria, mas tambem tem coisa seria.

    Novamente parafraseando o colega acima, voce jah deu o primeiro passo. Nao pare. Siga em frente, sempre. Todos temos medo de errar. Conheci pouquissimas pessos que queriam ir a lousa pra fazer algo. É comum sentirmo-nos diminuidos com comentarios alheios, mas eu sigo uma ideia: eu ignoro. Ignoro completamente. Opinioes validas pra mim sao dos meus pais, da minha familia e dos meus amigos. Pessoas riem (nussa, isso mesmo?) ... errr, costumam rir de gente que vai a lousa pois eh um jeito de se defender do proprio medo. Rir do outro ou debochar de alguem, pq eh gordo, ou magro, ou geek, ou que usa oculos, eh uma fuga (covarde) de pessoas que nao enfrentam os proprios medos.

    Liga o F pra esses caras!! :yes: Motive-se! Crie autoconfiança para admitir que quem tenta pode errar, mas que nao tenta JÁ errou (odeio essas frases, mas as vezes fazem sentido...).
     
  4. WillKhan

    WillKhan Jogador Registrado Registrado

    Registro:
    10/07/2008
    Mensagens:
    1,067
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Ceilândia - DF
    Malandro, até o 1º ano do Ensino Médio eu tinha o mesmo problema q vc. Tremia mais q vara verde na hora de apresentações pra turma, esquecia constantemente oq tinha q ser dito etc, etc, etc... mas como na écpoca apresentações eram constantes, tinha q arrumar um jeito de vencer isso. Tinha um amigo meu q era bastante desinibido para apresentações em público e eu tentava copiá-lo, no começo foi dificílimo, mas com o passar do tempo já apresentava naturalmente e até fazendo piada (qdo cabia). É questão de treino, qto mais oprtunidade tiver, mais rapidamente vencerá isso, se não for patológico.

    Obs- Um ponto crucial em sua empreitada é num primeiro momento, ignorar o comentário do pessoal. Vc não pode perder tempo se preocupando com oq estão falando ou pensando de vc, caso contrário vai ficar muito complicado. Lidar com isso requer maturidade q vc vai adquirir praticando, então num primeiro momento apenas ignore.

    flw
     
    Última edição: 16/03/2010
  5. BioHazard

    BioHazard New Member Registrado

    Registro:
    31/03/2007
    Mensagens:
    799
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    São Paulo - SP
    Cara nao tem jeito, vc tem que perder timidez e ser mais descontraído,

    uma boa solução eh vc pensar que se errar nao vai acontecer nada demais,
    tente criar um cenario em sua mente que vc controle seu medo, de risada e tente fixar o olhar para alguem da "plateia" que vc confie
    ou converse bastante, embora isto seja muito errado numa apresentaçao e afins eh um bom começo para vc se libertar.

    eu era pior, mais se vc nao enfrentar vc tera problemas nas empresas e ai eh critico.

    abraços e boa sorte.
     
  6. gabriel0306

    gabriel0306 New Member Registrado

    Registro:
    17/05/2009
    Mensagens:
    111
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    200 bpm? lesk, jah cheguei a 250... sim, eu pratico esporte.
     
  7. Mamanel RJ

    Mamanel RJ I'm Gamer Registrado

    Registro:
    20/01/2009
    Mensagens:
    287
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Rio De Janeiro
    Cara pra evitar esse tipo de coisa conversa com seus professores, explica que tem vergonha e talz.
    Tomar calmante não resolve, mas uma psicologa talvez resolva ^^
     
  8. Kleiner

    Kleiner New Member Registrado

    Registro:
    16/09/2008
    Mensagens:
    242
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Sei nao meu amigo acho que isso se chama ataque cardia .. tenho Fobia social .. tenho o mesmo sintomas que vc em lugares publicos mas me da enjoo e dor de barriga .. me da uma caganera *** .. e as veses fico vomitando .. , uma ves fui na casa da minha vo que fica numa otra cidade comesei a fica nervoso , pelo lugar ser publico , seila . me deu dor de barriga uma tremedera do carai , e quando cheguei minha vó nem tava em casa .. puts dai fiquei lah . passando mau , dai nao me aguentei , e caguei num baude que tinha atras da casa dela .. hauishuiahsiauhsiua , é de da rissada . mas é foda passa por isso , toda vida , quando fico em anbiente com muita gente , ou lugares estranhos , da isso , espero que so seja uma fasse sua .. abraço
     
  9. Firej

    Firej Member Registrado

    Registro:
    19/09/2009
    Mensagens:
    157
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    Vlw pessoal pela força.
    Realmente, isso deve ser psicológico. Os piores sintomas acontece quando eu sou o centro das atenções. Se tiver 5+ pessoas prestando atenção em min, pronto! Acontece tudo isso daí.
    Esqueci de falar outra coisa: Assim como o Kleiner, eu tenho um poco de Fobia Social. Me sinto totalmente desconfortado quando estou em lugares com muitas pessoas que eu não conheça, mas desde que ninguém fique prestando atenção em min, eu fico calmo.

    Outra coisa que não comentei: eu tenho Arritmia cardíaca de acordo com um exame que eu fiz um tempo atrás. Acho que isso faz minha sensação de nervosismo aumentar mais ainda, já que eu sinto uma dor no peito quando eu fico assim.
     
  10. Kleiner

    Kleiner New Member Registrado

    Registro:
    16/09/2008
    Mensagens:
    242
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Cara acho que vc deveria procura um medico o para ver dessa seu problema da aretimia cardiaca . pois seu problema psicológico pode aumentar muito os batimentos do coração ..

    abraço cara
     
    Última edição: 17/03/2010
  11. Mamanel RJ

    Mamanel RJ I'm Gamer Registrado

    Registro:
    20/01/2009
    Mensagens:
    287
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Rio De Janeiro
    Concordo plenamente, um médico pode te ajudar muito, com saude não se brinca ^^

    Boa sorte!
     
  12. M0Z4R7.3D

    M0Z4R7.3D Banido Banido

    Registro:
    27/08/2008
    Mensagens:
    71
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    :) Não sou especialista mas vou tentar ajudar...

    Primeira coisa é que vc tem insegurança e deixa passar aos outros isso, o restante é consequência.

    Solução: Comece mudando sua aparência, passando a impressão de estar seguro para os outros, então os outros lhe tratarão como se vc realmente fosse seguro, finalmente vc acabará adquirindo segurança e isso se traduz em auto confiança.

    O que ocorre?
    Primeiro vc passa a imagem da insegurança, pela linguagem corporal, daí os outros percebem e riem, fazem troça, etc, então vc fica nervoso por causa disto e sofre uma 'descarga de adrenalina', que é o gerador de todos os outros sintomas, taquicardia, seca a boca, suor, tremedeira, falta de concentração...e pior, isso não ocorre uma vez só, porque vc transmitindo estes sintomas deixa claro que é inseguro, os outros riem mais ainda, tiram mais sarro, provocam e zoam, então vc sofre outra descarga de adrenalina, e tem um prejuízo ainda maior na imagem.

    O que fazer então?

    Tem que seguir algumas tecnicas básicas a princípio, depois que vc adquire confiança então a tecnica será desnecessária, pois é como um barco que vc usa para atravessar um rio, quando chega à outra margem vc abandona ou o peso dele é quem lhe atrasará...e cuidado, ter segurança não é convencimento, quando vc chegar no estágio de auto confiança, pare por aí!!! :D

    Primeiro ponto: Pensamento dirigido.
    Vc vai ter que enfrentar o público, vai ter que participar de algo sendo assistido e provado por expectadores, então já era meu, não sofra por antecedência, faça um tipo de meditação, que é a do pensamento dirigido, vc precisa estar presente 'no momento' em que vive e não na 'situação em que passa', um jeito de conseguir isso é o Stop! tipo pare! não pensa em nada, pare como se tomasse um susto (sem descarga de adrena huahuahua), pare de pensar por um segundo, um centesimo de segundo, e já é o suficiente para vc passar a controlar seu pensamento, dirigir ele! passe a prestar atenção nas coisas mais triviais e simples, observar a paisagem na janela, uma formula, ou simplesmente nada...:huh: mas como assim nada? vc pergunta...e eu respondo, aí entra a técnica, para vc não pensar em nada vc precisa se concentrar em algo totalmente superfluo, a tecnica de parar a mente mais usada em meditação transcedental é se concentrar na respiração!
    Tipo vc passa a controlar a respiração mesmo ela sendo 'fora do seu controle', porque temos algum controle nela, mas se vc prender ela por exemplo, uma hora vc desmaia e ela volta sozinha! mas não ! não prenda ela e sim o contrário, veja esta tecnica:]
    Sem os outros perceberem, comece a respirar pausadamente, contando geralmente o tempo que lhe é agradável e que encha teu pulmão e mantenha esse tempo nos 4 estágios da respiração....inspira...estagio intermediário...expira....estágio intermediário...e mantenha isso (se é 5 segundos, fique 5 inspirando, 5 com o pulmão cheio, 5 expirando, 5 com ele vazio e recomece), enchendo o ar primeiro pela barriga (o diafragma é concavo, quando ele estica para frente enche mais ao pulmão, então não se avexe menino, estica o barrigão...hehe) sem exagero só até sentir estar cheio, e para completar encha também o ar pelo peito (torax), imagine um copo enchendo e esvaziando, primeiro enche debaixo pra cima depois vice versa quando esvazia...puxa o ar pelo nariz (normal, sem barulho e ninguém percebe), solta pela boca (mantendo o tempo, também não fará barulho), mantenha isso até perceber que não está pensando em nada, porque sua mente te jogará no presente, como quem diz: "vc não precisa controlar isso", mas permaneça neste estado por um instante e depois direcione o pensamento para coisas triviais ou mantenha este estado mesmo estando 'sem pensar' e com a consciência cada vez mais no presente...

    No que isso ajuda?
    Isso é mais usado em luta, vc praticamente não controla tuas emoções e muito menos seus batimentos cardíacos, certo?
    Errado! a respiração é uma ferramenta muito útil porque ela se altera nas emoções e também ela possibilita vc desacelerar o coração e inclusive vc NÃO SOFRERÁ descarga de adrenalina porque se manterá no controle, daí quando chegar a hora de 'agir', seja luta ou palestra, vc apenas direciona o pensamento na ação, não se emocione! apenas tenha atitude e controle sua respiração, vc perceberá que quando vc fala 'pela barriga' tua voz se tonifica no Torax e isso lhe dá uma força muito maior do que falar forçando a garganta, quem fala pelo 'torax' mal consegue soltar a voz e ainda acaba falando com ela tremula ou tímida...mas cuidado, senão vai parecer um orador, tipo político ou quem fala para multidões, não fale tão alto até que tenha um público de milhares, se for uma sala de áula, module a voz para ficar encorpada mas não forte demais.

    Outra tecnica é quando todos estão nervosos, vc está sendo vigiado ou estão pressionando vc a falar, estão na expectativa de lhe ouvir, daí mantenha a calma usando a técnica e mesmo sem ter sono ou vontade, de uma bocejada...éh, ponha a mão na frente da boca (por educação) e faça a imagem de alguém bocejando mesmo que não boceje, isso passará a imagem de que vc está no presente (mesmo que não esteja totalmente) e que não sofre por antecipação, daí vc verá o 'efeito cascata', porque os outros que lhe vigiam perceberão essa 'linguagem corporal' e se deisnteressarão de ficar lhe fitando constantemente, vão olhar pro lado! e vc terá instantes de sossego, inclusive se funcionar mesmo vc verá os outros bocejando de verdade, e no final até vc acaba bocejando porque é contagioso! heuhauhaushdaushusahua então boceje umas duas ou três vezes e será indefensável, porque tem ação psicológica!

    No final isso será tão natural que vc vai até esquecer a técnica, todos lhe tratarão como alguém com auto confiança, adquirirá auto confiança assim, apenas não se convença...mantenha o medo, mesmo sem ter medo de nada! simples assim. :p

    Por que conserve o medo?
    Logico, porque a solução que eu disse é de 'parar' de pensar na situação, mas vc somente deve fazer isso depois de ter já deixado tudo no esquema, já haver estudado, já haver preparado o discurso, já haver treinado para competição...depois de estar pronto faça um Stop! e deixe a 'explosão' para a atitude vivendo cada momento.


    Espero ter ajudado.

    []s
     
    Última edição: 17/03/2010
  13. Kayke

    Kayke New Member Registrado

    Registro:
    05/01/2005
    Mensagens:
    4,926
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Terra
    O único caminho é a terapia. Se o psicólogo julgar necessário, encaminha para o psiquiatra e aí a terapia pode vir acompanhada de medicamento. As raízes disso podem estar sim no passado (pais e professores muito autoritários e exigentes), mas pode estar também no presente. Por exemplo, pessoas muito inteligentes se sentem deslocadas do seu grupo social porque não encontram como se entrosar. Quando ouvem falar de Big Brother pensam que estão falando de George Orwell, não sabem quem ganhou ou perdeu no último campeonato, não viram no Faustão aquilo que todo mundo está comentando ou lhe perguntando sobre nem aprenderam a dançar o rebolation... Por vezes são vistas como bobas ou meio retardadas pelos demais. É difícil. Outro fator: Se a pessoa tem algo que teme seja visto, notado, descoberto. Por vezes um complexo, uma orientação sexual diferente, um dente torto ou faltando... qualquer coisa que a diferencie em demasiado do grupo ao qual está inserida ou à qual a própria pessoa (e não os outros) dá importância exagerada. Não se pode falar além disso do que já foi falado no fórum. Só mesmo um profissional, lidando ao vivo com a pessoa, poderá ir às raízes da coisa.
     
  14. Mamanel RJ

    Mamanel RJ I'm Gamer Registrado

    Registro:
    20/01/2009
    Mensagens:
    287
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Rio De Janeiro
    Vai num Psicologo, e não deixe de frequentar o cardiologista.
    pois pelo oq você relatou, podem ser bem perigosas essas crises que você tem.
    Vá o mais rapido possivel procurar ajuda de um especialista.
    Se precisar tamo ai.
    Abração.
     
  15. M0Z4R7.3D

    M0Z4R7.3D Banido Banido

    Registro:
    27/08/2008
    Mensagens:
    71
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Outra sugestão, vá mesmo a um médico, se nunca foi o que está esperando? depois de morto não adianta mais.
    Passe em um cardio também e verifique a possibilidade de pratica esportiva, e pratique algum esporte, assim vc desenvolverá seu sistema cardio-respiratório e todo auto controle que citei acima.
     
  16. ortiz4

    ortiz4 New Member Registrado

    Registro:
    07/07/2007
    Mensagens:
    151
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    tudo o que eu posso dizer e que se vc dominar o assunto e treinar mais apresentacoes, logo vc dominara o medo e nervosismo. isso acontece pelo medo de errar, de passar vergonha falando *****. domine o assunto e procure se relacionar com todos da classe que vc vai melhorar muito.
    prepare seu discurso por topicos e escreva numa lousa, assim fica mais facil para vc desenvolver o assunto e nao se perder. abraco e boa sorte.
     
  17. RoniX

    RoniX Member Registrado

    Registro:
    15/05/2005
    Mensagens:
    467
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    Já tive bastante problemas com nervosismo em certas situações mas graças a meus esforços hoje em dia me dou bem com esses momentos.
    Acho que o modo mais eficiente é você criar coragem para assumir situações e não se importar com o resultado.
     
  18. Kleiner

    Kleiner New Member Registrado

    Registro:
    16/09/2008
    Mensagens:
    242
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Cara se tu tiver so esses sintomas quando vai apresenta trabalho é totalmente normal isso . mas se esses problemas nao forem so em apresentar trablhos ,,, procure uma ajuda proficional .. passei ano e mais anos em ajudas proficionais tenho esses meus problemas des de quando tinha 5 anos .. abraço
     
  19. Michel027

    Michel027 Active Member Registrado

    Registro:
    14/09/2008
    Mensagens:
    4,272
    Curtidas recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    42
    Localização:
    Belém-PA
    i rapa, tenho um pouco disso...no meu caso é genético(família da minha mãe tem esses problemas...e ela tem síndrome do pânico) haha me fudi lindamente...

    situações normais como apresentação de trabalhos, falar em público e as vezes até com mulher(não, não sou excluído e tenho amigos:said:) eu começo a ficar nervoso, batimentos começam a acelerar, eu suo...agora se por acaso isso acontece no início e fica tudo normal eu me acalmo, aprendi pelo menos isso pra lidar com meu problema que não é fácil hehe... a fora a insonia que eu tenho que também é causada por isso...

    Bem, acho que você tem que procurar um psicologo como falaram acima(no meu caso, fui em um psiquiatra pra resolver a ***** da insonia)...mas digo logo que você tem que ter a coragem de contiuar, mesmo dando errado...como um amigo meu diz na brincadeira *liga o fo**-se* hehe
     
  20. Darkness

    Darkness "Use Your Illusion" Registrado

    Registro:
    13/11/2007
    Mensagens:
    998
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Na minha casa
    Eu tenho o mesmo problema... melhorou um pouco nos últimos anos, mas ainda tá tenso. Acho que um dias desses vou num psiquiatra :cry:
     
  21. EVILZAO

    EVILZAO New Member Registrado

    Registro:
    31/12/2004
    Mensagens:
    12,609
    Curtidas recebidas:
    9
    Pontos de Troféu:
    0
    Treine em frente a um espelho, olhe para a sua a cara apenas, não desvie o olhar. Esse é o melhor jeito de se perder medo de publico, passei por isso no colegial.
     
  22. Splinter™

    Splinter™ Usuário Master Registrado

    Registro:
    16/08/2007
    Mensagens:
    7,668
    Curtidas recebidas:
    11
    Pontos de Troféu:
    42
    Chega também meio que a gaguejar, nem isso, meio que se enrolar ao falar. Quando eu fico nervoso rola de acontecer isso, falar palavras erradas.
     
  23. Mamanel RJ

    Mamanel RJ I'm Gamer Registrado

    Registro:
    20/01/2009
    Mensagens:
    287
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Rio De Janeiro
    Eu fico gaguejando dependendo do nivel de vergonha uashuhsuhauhusuaa
     
  24. M0Z4R7.3D

    M0Z4R7.3D Banido Banido

    Registro:
    27/08/2008
    Mensagens:
    71
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Tem um tipo de gagueira que ocorre quando o pensamento é mais rápido do que a fala, então ele já está lá na frente e a fala começa a ratiar, se for isso vc precisa desacelerar seu pensamento para entrar em sincronia com sua fala.
    É o contrário da leitura dinâmica, onde vc desvincula a fala do pensamento para ler na velocidade do mesmo, o mais comum é a pessoa ler na velocidade em que fala como se estivesse contando o que lê para sí proprio, oque significa que nem tudo é desvantagem para os gagos.
     
    Última edição: 18/03/2010
  25. tehort

    tehort "If in doubt, flat out" Registrado

    Registro:
    23/01/2007
    Mensagens:
    4,954
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Localização:
    Santa Maria - RS
    Eu tremo antes de apresentar o trabalho :lol::lol: **** ansiedade, a voz sai esquisita no inicio mas depois é normal(nem tanto)
    Tbm tenho fobia social, mas o pior é conhecer gente nova, ou trabalhos em grupo... pqp
     

Compartilhe esta Página