HIS HD6870: não pode remover o cooler pra limpar, nem usar um cooler melhor

Discussão em 'Placas de vídeo e Monitores' iniciado por S0ulR£aver, 24/01/2011.

1. S0ulR£aver

S0ulR£aver Active Member Registrado

Registro:
    03/07/2003
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    41
    HIS: não pode remover o cooler pra limpar, nem usar um cooler melhor

Intenção desse tópico é só pra deixar avisado quem não sabia (como eu não sabia) e pensar em comprar um produto dessa marca HIS http://www.hisdigital.com/

Eu tenho uma HD6870 há pouco mais de 1 mês, que está me servindo muito bem, nada a reclamar a respeito da performance. Porém duas coisas deixaram a desejar: temperatura meio alta, um pouco barulhenta. Também notei que na ventoinha da placa já começou a juntar poeira, difícil de limpar porque o cooler é todo fechado.

Eu entrei em contato com o suporte da HIS para perguntar:
    - Se haveria como melhorar a performance do cooler;
    - Se poderia remover o cooler para limpar;
    - Se poderia trocar a pasta térmica;
    - Se poderia utilizar outro cooler adequado.

Resposta pra todas as perguntas: não.

Disseram que é normal pra essa placa uma temperatura em idle de 55ºC e 88ºC em load, que é pra diminuir o barulho do fan. Talvez por isso ele praticamente nunca passe de 27%. Acima disso começa a incomodar.

Também confirmaram que não pode tirar o cooler pra limpar ou trocar pasta térmica, nem usar outro. Pois o simples ato de desmontar o cooler expira a garantia. Infelizmente não encontrei essa informação no site: http://www.hisdigital.com/br/support.shtml. Então não há sabia isso de antemão, pois se soubesse com certeza não teria comprado.

Na caixa do produto, na parte de trás tem escrito em letras pequenas: "Warranty void if end user dissembles the cooling fan and changes card configurations". Inclusive colocaram "dissembles" (falsear a aparência, disfarçar) mas acredito que queriam dizer "disassembles" (desmontar). Famosos erros ortográficos de empresas da Ásia.

Traduzindo: Garantia expira se consumidor final remover o cooler e mudar as configurações da placa.

Outras marcas como XFX, ZOTAC, EVGA, o usuário pode usar outro cooler ou trocar a pasta térmica, não expira a garantia. Só em caso de RMA deve colocar a placa na sua forma original antes de exercer a garantia.

Agora eu vou ter que ver a placa HIS HD6870 empoeirar, oxidar e enferrujar, sem poder abrir sequer pra limpar.
    Limpeza só superficial e externa. O que acumular de poeira nos componentes e dentro da placa só vai ajudar a estragá-la mais rápido.

Última edição: 24/01/2011
  2. diegopaul

diegopaul Coca Registrado

Registro:
    18/02/2010
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Minha 6850 da XFX veio com um pequeno lacre nos parafusos de fixação do cooler, escrito VOID IF REMOVED.
    Ou seja, a XFX também acabou com a alegria de desmontar a placa. Tem q limpar ela com pincel ou algo parecido, trocar pasta termica também nem pensar :ranting3:

3. *OSS*Ribeiro

*OSS*Ribeiro New Member Registrado

Registro:
    05/08/2010
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Assim eles complicam, de vez em quando é bom abrir a VGA para uma limpeza. Ajuda até na conservação da VGA.

4. Maker

Maker Usuário Fora-da-Lei Registrado

Registro:
    24/12/2008
    Curtidas recebidas:
    53
    Pontos de Troféu:
    44
    Sinceramente eles estão certos...

O que deve ter de nego noob que acabou com a placa se aventurando a limpar cooler, colocar pasta térmica e na hora do RMA dizer que era problema da placa...

5. PHSN

PHSN New Member Registrado

Registro:
    30/08/2010
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Concordo. Eles é que estão certos, se eles vendem uma placa não há necessidade de você alterá-la, pois a placa deve cumprir com seu desempenho, caso contrário RMA tá ai pra isso!

6. +Castor_Troy+

+Castor_Troy+ Active Member Registrado

Registro:
    30/08/2004
    Curtidas recebidas:
    6
    Pontos de Troféu:
    42
    88 load é normal, como ta a circulação de ar no computador?

7. Maker

Maker Usuário Fora-da-Lei Registrado

Registro:
    24/12/2008
    Curtidas recebidas:
    53
    Pontos de Troféu:
    44
    Vocês podem muito bem abrir, limpar, alterar, modificar o que quiserem na placa, porém, é mais do que justo que a garantia seja cancelada por conta disso.

Vocês devem realmente saber como manejar uma placa a fim de que a mesma não seja danificada nesses processos, porém, sempre tem os espertalhões que fazem caquinha e pedem RMA..

Aí ferram com a vida de todo mundo pois quem vai garantir que o problema não foi gerado pela modificação ?

8. Dino

Dino Adrenalindo! Registrado

Registro:
    17/11/2009
    Curtidas recebidas:
    19
    Pontos de Troféu:
    42
    Qualquer produto que você abre, já era a garantia... pelo simples fato de ter alterado a configuração original do produto.

Estão certos.

E até digo que o título do seu tópico está estranho, parece que é uma característica da placa, e não da fabricante o fato de não pode ser feito nada. Eu sugiro que você altere o título.

9. jcbueno

jcbueno UTFPR - Eng. Civil Registrado

Registro:
    09/08/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Bom agora fiquei preocupado, tomara que a sapphire não tenha adotado tal medida, mas mesmo assim também concordo com a HIS é uma medida de evitar gastos desnecessários (isso quando algum noob não sabe mexer no cooler da placa de vídeo e se aventura assim mesmo). Bom sei de uma coisa eu nunca mexi com cooler de vga alguma e agora estou achando que vou continuar sem mexer, veremos...

10. colosso do ceara

colosso do ceara New Member Registrado

Registro:
    23/11/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    amigo nhma placa de video pode ser aberta ou alterada assim como carros e motos eles perdem a garantia...n creio q as outras fabricantes aceitem uma vga aberta ou com biosmode no RMA

11. renan123

renan123 New Member Registrado

Registro:
    02/11/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    pensei que o cooler era soldado no PCB.

você pode remover o cooler só que vai perder a garantia.

12. S0ulR£aver

S0ulR£aver Active Member Registrado

Registro:
    03/07/2003
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    41
    Claro que pode abrir ou utilizar uma solução de cooling de terceiros, depende da política de garantia da empresa. Só que em caso de RMA a placa precisa estar como original. Leia por exemplo os termos da EVGA, ZOTAC e veja você mesmo:

EVGA: http://www.evga.com/support/warranty/

ZOTAC: http://www.zotacusa.com/warranty

Mandar placa com BIOSmod pra RMA é burrice, primeiro que não deveria ter feito BIOSmod que é uma alteração mais profunda do que colocar um cooler decente. E se você usa um cooler diferente tem que mandar de volta com o cooler original. Isso é óbvio. E não teria lógica alguma uma placa dar defeito com um cooler melhor.

Colocar um cooler mais eficiente ou desmontar pra limpar é comum. Já começando pelo básico que é trocar a pasta térmica, que geralmente essas empresas gastam o mínimo e colocam elastômero fuleira ou pasta razoável. Não sei o que tem nessa HD6870, mas deve ser alguma solução porca.

Seu exemplo só tem uma diferença, se seu carro ou moto tá na garantia e tem alguma coisa pra resolver você vai na loja/concessionária mas placa de vídeo não dá né. Vai mandar a placa via correio pra fábrica ou pra loja pra eles abrirem e limpar pra você? Não vão fazer isso. Pela sua lógica você também não poderia abrir o capô do seu carro pra trocar o filtro de óleo, ar ou dar uma limpeza porque você está "alterando" o que veio de original.

De certa forma pode até ser correta proibição de trocar o cooler. Só que existem formas muito melhores de se utilizar o hardware, ainda mais se for pra conservar, e o controle de temperatura faz parte disso. Sua VGA aumenta temperatura mas o resto do hardware também sofre, afinal tá dissipando mais calor dentro do ambiente.

Mas é meio que surpreendente ver a visão do pessoal. Sendo assim as fábricas tão fazendo certo mesmo e nivelando por baixo.
    O negócio é comprar sabendo de antemão que pode abrir pra limpar, trocar pasta ou usar outro cooler. HIS nunca mais, e XFX pelo visto também. Só resta quem comprar se submeter a essas regras estúpidas, ou não.

Se quiserem fechar fiquem à vontade. Pelo visto pessoal tá satisfeito com o que as empresas fazem.

PS.: Sapphire também não pode remover o cooler: http://www.sapphiretech.com/presentation/support/?cid=3&psn=000203

13. HARDDHELL

HARDDHELL Falecido em 11/06/2012 Registrado

Registro:
    11/01/2010
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    As minhas tem o mesmo lacre , mas nem ligo , tenho um compressor de AR aqui , e ligar e jatear .........

Compartilhe esta Página