Guia do Teclado Mecânico v3 - Pergunte aqui antes de criar um novo tópico *3G Warning

Discussão em 'Periféricos e Acessórios' iniciado por wetto, 06/07/2014.

1. nickssc

nickssc Member Registrado

Registro:
    22/08/2014
    Curtidas recebidas:
    339
    Pontos de Troféu:
    17
    Desculpa se não fui muito claro, não estava querendo dizer melhor por gosto mas sim por qualidade. Os switches lineares são mais fáceis de se fabricar portanto apresentam menos problemas de double-click. Mesmo para Cherry os Blues e Greens eram apenas 20 milhões de acionamentos por um bom tempo, só recentemente eles melhoraram e ele passou à 50 milhões como todos os outros.

Tendo isso em mente e a taxa de falhas maior dos clones nesses switches clicky (por serem de menor qualidade por terem partes mais complexas de fabricar) em geral se for escolher um switch clone, que sejam os lineares que darão menos dor de cabeça em relação a double-click com o passar do tempo.

rawrafa curtiu isso.
  2. rawrafa

rawrafa Virtuoso dos Teclados Mecânicos Registrado

Registro:
    12/03/2017
    Curtidas recebidas:
    23
    Pontos de Troféu:
    0
    pouca coisa de diferente, diferente pra melhor são os Cherry Browns Vintage (mas são ~POUCO~ díficil de achar)
    --- Double Post Merged, 18/03/2017 às 23:59 ---
    Gateron com certeza, Outemu não conheço ninguém que prefira.

3. Führer Soyo

Führer Soyo Guilherme Andrade Registrado

Registro:
    27/05/2007
    Curtidas recebidas:
    395
    Pontos de Troféu:
    42
    O meu chegou hoje! branco com switches red...
    Mano mas que teclado delicioso! extremamente silencioso comparado ao meu antigo outemu blue!
    Não tem comparação como é incrível digitar nesse teclado, de verdade eu ainda não sei qual cor manter, então atualmente ta em RGB wave... que é bonito demais! as cores! KEYCAP! tudo é muito bonito nesse teclado!!!
    Aqui chegou sem taxas, ta faltando chegar os o-rings que pedi pra dar uma aliviada no barulho do cherry brown do meu irmão que digita e joga igual um cavalo UASHEUIAHSEUIAHSEUASHEuIHASEuhSe

Uma coisa estranha, pelo menos pra mim é que quando desligo o pc ele ainda continua aceso... queria saber se ele fica assim mesmo e desliga ou se tenho que desligar manual (WTF) ?

rawrafa curtiu isso.
  4. daniloberserk

daniloberserk New Member Registrado

Registro:
    26/11/2015
    Curtidas recebidas:
    76
    Pontos de Troféu:
    0
    Nunca li absolutamente nada sobre isso. Pode me indicar algum lugar que eu possa ler sobre esse problema? Eu sinceramente não sei o "quão" diferente seria essa suposta qualidade dos switches. E creio que qualquer tipo de switch sem uma manutenção básica eventualmente vai ter problemas...

E porque você diz que switches lineares são mais fáceis de fabricar? Aonde leu isso? Ter mais peças não significa necessariamente que é mais "complexo", ou por acaso você conhece as tolerâncias e os métodos usados pelos fabricantes para montar esses switches?

Há posts no geekhack reclamando de como a qualidade dos Cherry MX vêm decaindo de tempos para cá.

Switch mecânico não é realmente um negócio ultra complexo para se fabricar. Depois que a patente da Cherry expirou a tendência é ter muito mais empresas lançando produtos a rodo, possivelmente melhores. Tirando os Kailh, só leio coisa boa sobre os vários outros "clones" dos Cherry MX.

Têm sim, principalmente em relação aos Blues.

5. rawrafa

Registro:
    12/03/2017
    Curtidas recebidas:
    23
    Pontos de Troféu:
    0
    o meu também mano, eu tenho alguns outros mas gateron red é bom demais. Ele realmente é o teclado mais custo benefício que há (teclas PBT + rgb = WIN)
    --- Double Post Merged, 19/03/2017 às 15:17 ---
    Elabore amigo, eu falei duas coisas no meu comentário.
    --- Double Post Merged, 19/03/2017 às 15:20 ---
    E Fuhrer, ele fica ligado se estiver com bluetooth ligado (demorei um pouco pra aprender)
    Segue manual do ANNE Pro para os interessados: http://www.obins.net/index_en.php/AnneManualBook/AnneProManual.html
    --- Double Post Merged, 19/03/2017 às 15:34 ---
    lhe apresento meu novo bebe: ANNE Pro com Gateron Reds (as teclas pretas são de um set pbt da Vortex)

6. bitelaum

bitelaum New Member Registrado

Registro:
    29/11/2015
    Curtidas recebidas:
    62
    Pontos de Troféu:
    0
    Cara, cada um dos teclados que você linkou tem um switch diferente.
    Seria legal você dar uma lida na primeira página do tópico (e em outros lugares também) para entender a diferença de cada um, já que você pode acabar tendo preferência por algum deles.

Quanto a qualidade, os 3 teclados acredito que tenham qualidade similar.
    No quesito design (e por causa dos switches também) eu iria ou de ProM ou G610.
    Outro motivo que pra mim pesa contra o Strafe é o fato da fileira de baixo dele não ter keycaps com espaçamento padrão, dificultando a troca.
    Por outro lado, ele já é ABNT mesmo (e o único ABNT da lista que postou) então isso já dificulta bastante a troca de keycaps.
    Mas ao mesmo tempo o ABNT pode ser um atrativo pra você.

TFPRIMES curtiu isso.
  7. Mindtilt

Mindtilt UNLIMITED POWER!!! Registrado

Registro:
    20/07/2008
    Curtidas recebidas:
    261
    Pontos de Troféu:
    42
    Cada dia que passa gosto mais do meu ozone strike batlle.Já tive vários teclados (inclusive um trigger com mx brown que é top), e este é o que mais gostei até o momento, principalmente pelo low profile da carcaça dele. Teclados 10keyless / mx red parece que foram feitos sob media pra mim, entretanto um dos leds (que fica no left control) queimou e gostaria de saber se alguém sabe como trocar, algum tutorial... parece ser uma tarefa de solda simples, mas vai saber...

8. Führer Soyo

Registro:
    27/05/2007
    Curtidas recebidas:
    395
    Pontos de Troféu:
    42
    Como desliga a função porque incomoda ter que desligar manualmente a luz...

Quero desativar porque nem vou utilizar bluetooth pra pc.

9. caiovigg

caiovigg New Member Registrado

Registro:
    06/01/2014
    Curtidas recebidas:
    53
    Pontos de Troféu:
    0
    Galera que tem o gk2, tem algum jeito de deixar o teclado de uma cor só sem efeitos?

E o led vermelho do 2 do numpad não funciona, alguem ja teve algum problema semelhante e entrou em contato com a banggod? Não é algo que me incomode tanto, mas se tiver como resolver seria bom.

10. Führer Soyo

Registro:
    27/05/2007
    Curtidas recebidas:
    395
    Pontos de Troféu:
    42
  11. reneleite

reneleite New Member Registrado

Registro:
    09/10/2012
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Estou interessado em comprar um teclado mecânico com as seguintes características:
    • Switches Cherry MX Blue (para programar)
    • Layout Americano (não posso ficar variando pra ABNT2)
    • Sem Teclado Numérico (para o teclado ser menor)
    Quais seriam umas opções interessantes?
    O foco seria para desenvolvimento de software (programar), também aceito sugestões diferentes do que sugeri, só o layout americano que não quero mudar.

12. MiND

MiND ;-) Registrado

Registro:
    20/02/2012
    Curtidas recebidas:
    410
    Pontos de Troféu:
    43
    IKBC Poker Mini, parece um bom teclado para o que você quer e tem dois perfis para fazer macro. Bem compacto tbm, pode levar na mochila.

13. bitelaum

Registro:
    29/11/2015
    Curtidas recebidas:
    62
    Pontos de Troféu:
    0
    Você não especificou nem faixa de preço, nem se quer comprar o teclado no Brasil, o que acaba mudando algumas coisas.
    Caso esteja pensando em pegar no Brasil, acredito que uma das melhores opções que você tem é o Ducky One:
    http://www.playerid.com.br/teclado-...-azul-iluminacao-branca-dkon1508s-cusadaaw1/p

Infelizmente a versão TKL (sem o numérico) está esgotada, mas à principio, ela atenderia todas as suas necessidades.
    Esse teclado tem uma construção excelente e já vem com keycaps muito boas.
    Pode ser uma opção para importar caso queira, mas nesse caso, recomendo esperar o pessoal que manja mais dos teclados disponíveis no exterior te dar uma luz melhor.
    Mas outro teclado que poderia importar também (não sei se há coisa melhor hoje em dia) é o Ganss gs-87 (também tem uma qualidade de construção muito boa)
    https://mechanicalkeyboards.com/shop/index.php?l=product_detail&p=1909

PS: Uso um Cougar 600K com blues para programar e de fato é uma delícia!
    Só fique atento se dividir sala com mais pessoas que se irritem facilmente com barulho, pois quando se digita com cerca de 70 wpm já começa a ficar um barulho considerável que pode irritar alguem.
    Eu adoro os clicks, e o pessoal que trabalha comigo não se incomoda com o barulho também, então está tranquilo.
    Mas por via das dúvidas, como quando comprei ainda estava aprendendo touch typing, coloquei orings para ao menos reduzir o barulho do bottom out.

Última edição: 20/03/2017 às 14:40
  14. rafaelfontes

rafaelfontes RELOADED Registrado

Registro:
    22/03/2004
    Curtidas recebidas:
    11
    Pontos de Troféu:
    0
    O Strike Battle é o meu xodó

Tô louco que a versão RGB "Spectra" chegue nas lojas do Brasil

Muito lindo :wub:

Mindtilt curtiu isso.
  15. nickssc

nickssc Member Registrado

Registro:
    22/08/2014
    Curtidas recebidas:
    339
    Pontos de Troféu:
    17
    Amigo, respondi em spoiler pra não desvirtuar o tópico:
    Como apontei, o tooling usado pra fabricação dos switches Blue (leia-se stems do Blue já que o resto do switch é idêntico) é de fato mais difícil de se fabricar com precisão, como pode ver nessa imagem são duas peças uma encaixada na outra, sendo a peça branca a principal responsável pelo acionalmento do switch, dá pra ver que tem um certo jogo entre a peça colorida e a branca e isso traz diferenças na atuação se não trabalharem em perfeito conjunto e isso influencia no tempo de contato que falo mais à frente.

Um exemplo de um molde estável é o stem Red que é totalmente sólido e a atuação é bastante previsível seguindo um padrão inclinado.

Não à toa o primeiro switch MX fabricado em larga escala pela Cherry foram os Blacks, pois eles são lineares, portanto são os switches que eles mais gastaram em R&D para aperfeiçoar, significando um sinal de grande confiabilidade, este switch quando saíu era rateado à 50 milhões de acionamentos.

Quando começou então a introduzir outros switches, começando primeiro pelo Red já que é basicamente a mesma coisa do Black porém com uma mola mais macia, seguindo sugestão de pessoas que tinham dificuldade em acionar uma tecla tão pesada quanto o Black, por isso esse switch também veio com o rating de 50 milhões já que mudou apenas a mola. Os switches de demais sabores vieram em sequência, primeiro os tácteis e então o famigerado click. Este no começo teve problemas de confiabilidade, a própria Cherry só conseguiu ratear ele até 20 millhões de cliques com confiança. Quando aplicado em teclados de grande acesso do público o aparecimento de vários casos de pessoas reclamando de switches dando double-click ou falta de retorno começou, para dar o release do switch tinha que subir ele acima do click (hoje em dia já se pode fazer acionamentos repetidos nele se conseguir segurar logo abaixo do click mas sem precisar fazer ele votlar totalmente). Inclusive peguei resquícios dessa época quando entrei para os teclados mecânicos, via muita gente falando da pouca confiabilidade desse switch e nunca entendi porquê já que na época já estavam à 50 mi no site oficial, foi então que descobri desse problema dos blues anteriores em alguns teclados.

Agora quanto à qualidade em relação aos clones, me refiro mais mesmo ao próprio know-how e R&D que a Cherry dispôs em cima dos switches e da tecnologia por tantos anos, eles levam os números que eles põem no anúncio bem à sério e essa confiabilidade e estabilidade os faz serem usados em aplicações de missão crítica como paineis de controle de aviões, acionamento de maquinário pesado dentro de indústrias por exemplo. Se der uma olhada aqui (foi a única fonte que consegui encontrar que mostra um pouco mais do processo) pode ver mais ou menos como funciona o processo de validação que eles fazem.

Tendo isso em mente, um dos maiores inimigos de qualquer switch de atuação mecânica (especialmente que envolve o contato direto de duas partes metálicas) é um termo na eletrônica conhecido como contact bounce (pode ler a respeito aqui). Em resumo, quanto menor for esse bounce, mais preciso e confiável é o switch e mais rápido a controladora pode executar o comando. A Cherry além das patentes de formato físico de switch também retinha a patente sobre o tipo de contato que cada haste metálida tinha como também sua composição, chegaram a conclusão que para minimizar o contact bounce, era melhor utilizar um contato em forma de cruz como pode ser visto em detalhe (créditos da imagem ao Ripster, fonte)

Comparado com um Kailh (créditos da imagem ao Ripster, fonte):

O Gateron foi o que mais me orgulhou, seguindo o exeplo certo (créditos da imagem ao Ripster, fonte):

KBT também na direção certa (fonte):

Este contato junto com a liga correta de cobre e ouro e prata nas pontas provê o que a Cherry foi tão famosa por tantos anos, que é a precisão, fora é necessário um molde só pra fazê-lo e essa era sua vantagem competitiva. Mas como sabe depois de um tempo sem inovação as patentes cairam por terra e o mercado foi inundado pelo que chamamos de "clones" mas é meio pejorativo, na verdade esta é a famosa competição.

Na pressa de soltar produtos com similaridades aos switches mais famosos do mercado até aquele momento, algumas marcas Chinesas acabaram por pecar em algumas coisas, uma delas foi a precisão nos moldes e barateamento do material dos contatos e seu formato. Na sede de ocupar um mercado monopolizado eles não se preocuparam muito com esses detalhes e muitos switches dos primeiros que saíram eram terríveis, não tinham a mesma precisão e nem o mesmo feeling, o que os fazia falhar e dar double-click muito cedo já que inclusive as empresas eram novatas nesse mercado específico e ficou marcado como algo ruím por muito tempo. Dá pra ver só pelo fiasco que foi o lançamento do switch Razer das primeiras edições especialmetne a variante Clicky, além de reduzirem o ponto de acionalmento, o que deveria ter sido testado por mais tempo, mas lançaram às pressas.

Mas como era de se esperar o mercado foi amadurecendo, as companhias que fabricavam esses switches continuavam a cometer os mesmos erros até que começaram aparecer concorrentes de peso, deram mais crédito para o R&D e começaram a surgir marcas como KBT e Gateron que são notáveis exemplos de boas implementações do modelo básico vindo da Cherry, e por serem bons (mesmo sendo diferentes do feeling original, o que foi a chave pro sucesso) deixaram sua marca de maneira positiva e vieram outras marcas que resolveram se arriscar e pelo jeito estão acertando também em alguns aspéctos, aos poucos esse mercado está se desenvolvendo e compartilho da opinião de que em breve poderemos dispensar a Cherry como único sinonimo de qualidade (que enfatizo mais à frente o porquê), ainda faltam alguns detalhes como por exemplo consistência nas molas (muitos preferem comprar kits de molas custom da coréia para fazer mods já que as normais desses citados ainda é encontrado diferença de feeling dentro do mesmo lote), mas estamos caminhando para algo promissor.

[​IMG] (fonte)

Sendo assim o que se ouve hoje aqui e ali que alguns concorrentes estão de fato tendo um feeling mais agradável a ponto de serem preferidos ao feeling dos Cherrys, e isso se dá ao fato único de que a Cherry como toda companhia tradicional alemã, mantem seus padrões o mais estático quanto possíveis, e muitas vezes esse fato a fez parar no tempo, outras companhias já estavam desenvolvendo tecnologias para comportar leds RGB e um case melhor para ser um difusor de luz, fora o acionamento mais alto. A Cherry que estava parada teve de reagir à um movimento do mercado, tão defasada que estava.

Cherry Silent Switch à direita, repare que quando se fala de mudança de moldes ela se mantém sempre nos lineares que dominou por tanto tempo, para não ter de deixar a confiabilidade de lado. (Fonte da imagem do Silent, crédito ao Taekeyboards)

[​IMG]-------------[​IMG]

Manter os processos tradicionais trás outro malefício e nesse caso envolve o feeling: os moldes estão extremamente velhos. Já foram muito utilizados e estão começando à apresentar tais características nos produtos atuais, essa sensação de arranhar que os Cherrys tem e os Gaterons por exemplo não tem, vêm desses moldes. Sempre se ouve falar de entusiástas idolatrando os Vintages, sejam Vintage Blacks, ou VIntage Blues, (produzidos no final dos anos 80 e principio dos 90) porque de fato o feeling deles era bem melhor do que o atual, e em breve a empresa vai ter que soltar uma resposta para isso também, a medida que esses moldes começarão a ficar defasados e diminuirem a precisão da fabricação.

Dá pra ver bem o molde poroso da Cherry à direita se comparado com o molde mais bem feito da Gateron à esquerda (Fonte, créditos da imagem ao Zeal)

Enfim é mais ou menos isso, peço desculpas pela parede de texto, mas não consegui resumir "como" ou "de onde" veio minha afirmativa anterior sem citar tudo isso. Espero que essas informações possam ter sido úteis em alguma coisa. :advice: Deu um trabalhinho mas o conhecimento é pra ser compartilhado, não tem valor quando é retido, por isso que ainda estou vagando por aqui.

P.S.: Falando em pesquisa tenho alguns Kailh Blues aqui que pretendo pôr em teste junto com Gaterons e Cherrys, tenho que desenvolver o rig pra ver em que velocidade consigo alguns milhões de cliques e quem sabe testar os números (com dados de bounce e jitter) já isso acelearia o tempo ao invés de ter que esperar os problemas começarem a aparecer nos fóruns. Não tenho osciloscópio (que seria o ideal) mas acho que dá pra fazer um teste conclusivo mesmo sem.

Sim, é bem fácil o procedimento o mais chato é abrir o teclado, os materiais mesmo que não os tenha creio que sejam baratos, vai precisar de um sugador de solda, uma malha de cobre pra tirar o que sobrou, um ferro de solda e um pouco de estanho pra dar uma "molhada" no ponto a retirar, ah e é claro o led novo pra substituir. Aqui tem um vídeo do rapaz usando esses elementos pra tirar switches e leds de um teclado, no seu caso ficaria só com a parte do led mesmo.

Acho que vale a pena tentar, mas fica meio complicado, eles podem pedir pra mandar o teclado de volta pra poder receber um novo e aí já complica tudo. Pessoalmente eu consideraria uma compra da China como basicamente um produto sem garantia a não ser que se perca nos correios, nesse caso eles costumam mandar outro. Tente ver se pra você é possivel fazer o procedimento que descrevi acima e resolver você mesmo.

rawrafa e daniloberserk curtiram isso.
  16. caiovigg

caiovigg New Member Registrado

Registro:
    06/01/2014
    Curtidas recebidas:
    53
    Pontos de Troféu:
    0
    O led voltou a funcionar magicamente. Mas se voltar a dar problema eu tento fazer isso aí, vlw pela ajuda!

17. infestado

infestado Love Gun Registrado

Registro:
    20/07/2005
    Curtidas recebidas:
    50
    Pontos de Troféu:
    17
    kra eu tinha um k70 dos primeiros, e tentei a substituicao... so me deu dor d cabeça :( nao dei conta

18. Deryt

Deryt New Member Registrado

Registro:
    Sexta-Feira
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Muito obrigado pelas dicas! No final das contas acabei indo para outro teclado haha, peguei um strafe RGB que achei em promoção. Apenas aguardando ele chegar agora.

Abs,

19. marlonws

marlonws New Member Registrado

Registro:
    01/11/2012
    Curtidas recebidas:
    5
    Pontos de Troféu:
    0
    Pessoas como estão a faixa de preço dos teclados mecânicos ? Tudo acima de 600 ?

20. MiND

MiND ;-) Registrado

Registro:
    20/02/2012
    Curtidas recebidas:
    410
    Pontos de Troféu:
    43
    Comprando por aqui a maioria das opções estão na faixa dos R$500 pra cima, acho que compensa mais importar, as lojas chinesas tem boas opções por preços bem mais acessíveis. Abaixo do preço que vc disse aqui só os teclados da Redragon.

marlonws curtiu isso.
  21. yurifr

yurifr New Member Registrado

Registro:
    31/03/2015
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Pessoal, quero comprar meu primeiro teclado mecânico.

Seria principalmente pra jogar (FPS) e pra digitação também.

Eu queria com clique auditivo.

Vi apenas 2 modelos por enquanto, que é o HyperX Alloy e o Falcão Peregrino, da GA (http://store.gamesacademy.com.br/falcao-peregrino).

Alguma sugestão, modelos, etc??

Valeu!

22. bitelaum

Registro:
    29/11/2015
    Curtidas recebidas:
    62
    Pontos de Troféu:
    0
    O melhor modelo que você irá encontrar no Brasil é muito provavelmente o Ducky Channel One:
    http://www.playerid.com.br/teclado-...-azul-iluminacao-branca-dkon1508s-cusadaaw1/p

Se não fizer questão de RGB e estiver dentro do seu orçamento, acredito que seja a melhor compra que pode fazer.

23. daniloberserk

daniloberserk New Member Registrado

Registro:
    26/11/2015
    Curtidas recebidas:
    76
    Pontos de Troféu:
    0
    Caramba rapaz! Muito obrigado pela resposta! Infelizmente não deu para ler com calma pois estou no escritório agora mas muito obrigado por toda essa informação, vou ler com calma e aprender um pouco mais! Mas é bom saber em algumas linhas que de fato HOJE switches Gateron não são necessariamente inferiores à Cherry. Aliás, podem até ser superiores custando muito menos, o que é ótimo!

Muito obrigado pela paciência e por compartilhar esse conhecimento todo! Sinto uma falta ENORME desse tipo de coisa nos fóruns nacionais... Fascinante!

24. rawrafa

Registro:
    12/03/2017
    Curtidas recebidas:
    23
    Pontos de Troféu:
    0
    Eu mesmo tenho excelente experiência com Gateron, eles fabricam modelos excelentes como o White e Zealios que oferecem benefícios diferentes dos que os fabricantes convencionais

daniloberserk curtiu isso.
  25. Shaug

Shaug New Member Registrado

Registro:
    11/03/2017
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Olá!
    Num post acima eu li sobre o Ducky Channel One, que segundo o post seria o melhor do mercado no brasil atualmente. Estou montando um pc novo e chegou a hora de escolher o teclado...
    Não faço questão de rgb.. quero um teclado que seja bom para todos jogos... o ducky channel one é o melhor?
    Valeu

Compartilhe esta Página