Gigabyte X38-DQ6 + Q6700 vs Criminal + Scythe/SanAce

Discussão em 'Periféricos e Acessórios' iniciado por PcCI2iminal, 20/10/2007.

1. PcCI2iminal

PcCI2iminal Criminoso Registrado Registrado

Registro:
    04/01/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Já faz uma semana que estou testando o mais novo chipset Intel X38 ,ele é rápido por natureza e veio para colocar um ponto final na disputa pela liderança entre os Inteis P965/P35 vs o Nforce 680i,a briga entre eles é boa e é dificil escolher qual deles é o melhor e o X38?
    Fiz um pequeno comparativo com 6 testes e ele foi superior no:
    Futuremark 3d01
    Futuremark 3d03
    Futuremark 3d06
    Pi1m
    e perdeu no:
    Aqua03
    Pi32m
    Posso dizer que ele é um pouco superior ao seu irmão P35 mas notei também que ele precisa de mais gás para se impor mais facilmente,obviamente que em ambos eu usei o clock base de 4ghz e divisor 5/6 ,se eu tivesse colocado o divisor 4/5 provavelmente o X38 não perderia em nada.
    A Gigabyte também é ótima e estável,ela não é tão rápida quanto a Asus P5E e infelizmente também não aceita certos ajustes para torná-la ainda mais rápida ,os ajustes para voltagens são excelentes para vcore/ram e razoável para o MCH,o problema consiste nos ajustes de strap e latências secundárias ,também tem o problema da oscilação de vcore e outros probleminhas detectados e pode ser que uma atualização de bios deixe a Gigabyte mais agressiva mas não posso ficar esperando por milagres e sendo assim eu mesmo vou resolver isto.

A preparação - Sex Out 19, 2007
    Deixei a minha bancada em ponto de bala e espero com isso rodar um belo prime,eu irei usar o velho e inseparável Scythe Infinity juntamente com 2 x SanAce 260CFM ,a temperatura do quarto é de 20C e nos testes preliminares ja deu para ter uma idéia de qual será o clock utilizado,3900mhz falo isto porque com 3900mhz em idle a cpu fica pouco acima de 40C e olha que eu exagerei legal no vcore,mas isto não quer dizer que tenho estabilidade garantida,tenho que ir a luta e tenham certeza que não irei voltar de mãos abanando

Bons e maus sinais - Sáb Out 20, 2007
    room temp 20c -> 3900mhz + prime

esta screen não vale muita coisa pois no quarto loop um dos cores entrou em colapso e eu preciso de pelo menos um ciclo completo ( 7 ou 8 loops -> 13-15mins)
    também tive outros problemas pois alguns drivers não estavam carregando ,tive que usar um pouco mais de voltagem do que eu esperava mas continuo firme e não mudarei os planos iniciais pois tenho certeza que não falta muito para rodar 3900mhz do jeito que eu quero.

The End - Dom Out 21, 2007

ufaaaa!!
    não foi fácil conseguir primar @ 3900mhz ,a Gigabyte tem um problema crônico no vcore,depois de 1.6v os ajustes que eram de 0.0125 em 0.0125v passam, a ser de 0.05v e descontando o droop eu preciso setar 1.75v para obter 1.71 na bios pois com 1.63v(1.7v na bios) real eu não consigo estabilidade,então atualmente não existe um meio termo pois provavelmente com 1.65v ou 1.66v eu teria estabilidade para rodar os testes,estes 0.08v de diferença quase matou a minha intenção pois mesmo para o Scythe Infinity + 2 San Ace é muita dissipação para ser absorvida.
    teve um momento no finalzinho do primeiro ciclo que as voltagens pularam insperadamente para 1.75v(bem ruinzinho o regulador da Gigabyte..) e as temps dos cores saltaram para mais de 80c,pensei em abortar pois o perigo era real mas ainda não tinha fechado o ciclo então fiquei naquela espectativa de que "será que vai ou não vai",fechei o primeiro ciclo numa boa ,as voltagens não voltaram a oscilar tanto e dei por encerrado os testes no terceiro loop do segundo ciclo.
    O conjunto Gigabyte/X38 ofereceu um pouco de resistência que me consumiram quase três dias para encerrar esta batalha e fiz muito bem em ter escolhido o Scyhte Infinity que apesar de ter um bom tempo de estrada ainda continua impressionando pela sua performance ,entra cooler e sai cooler e o Scythe continua aqui desde o inicio e assim continuará,lógico que não posso deixar de comentar sobre o meu favorito Sanyo Denki 120mm ,na hora do vamos ver os dois San Aces tiveram um papel importantíssimo e futuramente o "time" Criminal/Scythe Infinity /San Ace voltará a ativa ,eu estou um pouco cansado e irei dar uma pequena pausa e o resto da configuração volta para a caixa para sair apenas quando o Penryn estiver aqui.

Resolvi também encontrar um clock/voltagem decente

E agora outros resultados que podem e serão melhorados.

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=257364

balanço final
    Todos os testes foram feitos com a temperatura do quarto em 20C ,lógico que a ajuda do Scythe + 2 x SanAces foi importantissima e sem este conjunto dificilmente eu conseguiria concluir esta fase,mas nem tudo estava do meu lado pois tive problemas com o vcore da Gigabyte e alguns ajustes de latências pois ela não tem uma alta tolerancia quanto aos ajustes agressivos que estava acostumado acostumado com a DFI e Premium e por causa disso acabei perdendo uma partição inteira depois de tentar rodar o Aqua03, levando tudo em consideração estes números podem ser considerados ótimos.
    Estou mais intimo do X38 e agora tenho mais confiança para dar saltos bem mais expressivos e assim que sobrar um tempinho ela vai pro gelado.

2. Terror_inc

Terror_inc MCTS: Virtualization Registrado

Registro:
    03/07/2003
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Show de bola cara. Eu tava dando uma olhada sobre esses X38 hoje mesmo..

3. MR.ATHLON

MR.ATHLON Coming Soon Registrado

Registro:
    11/03/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    uma super maquina!!!

uma ferrari comparando
    com meu chevette da assinatura

hauhauhauhauhau

...

4. kym3ra

kym3ra Postador de imagens impróprias Registrado

Registro:
    30/04/2007
    Curtidas recebidas:
    6,241
    Pontos de Troféu:
    44
    otimo chipset... + acredito que só daí a alguns meses toda essa tecnologia poderá ser demonstrada (bios melhor, peryn chegando :D)

5. rbsmontemor

rbsmontemor Sassa Registrado

Registro:
    27/09/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    O Ultra-120 extreme realmente arrebenta o Scythe Infinity.

SS aqui com um Panaflo de menos de 100CFM com 21ºC ambiente:

E com 2 San Ace 130CFM:

Aqui um 3dmark06:

EDIT: Agora que vi que voce está a 1.63 e eu estava a 1.57 nas SSs do Prime95...mas mesmo assim é 260CFM contra 130CFM :)

Mais uma vez voce está de parabens trazendo pra gente otimos reviews :) Legal voce sempre se lembrar de nós, mesmo sendo super conhecido lá fora :)

Voltando ao assunto, como é o X38 em relação à temperatura, alguma diferença comparando com o P35?

[]'s!

6. PcCI2iminal

Registro:
    04/01/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    provavelmente ele rodará monstruosamente melhor com o Penryn e um par de DDR3 mas hoje ele irá se distanciar do P35 apenas tweakando melhor o sistema ,eu ganhei 7fps apenas subindo 50mhz no clock e alterando algumas latências e divisores,o problema é que a Gigabyte é até agora a menos rápida de todas as X38 e mesmo assim ela já mostrou que é mais rápida que a P35.
    Agora imagine quando o Oskar Wu colocar a Lan Party ...

Não adianta comparar o seu sistema com o meu ,porque teste de cooler tem que ser rodado na mesma plataforma,se possivel um em seguida do outro e usando a mesma pasta,mas em todo caso eu usei 3900mhz @ 1.71v e não com 1.63v e o sistema do Infinity eu mantive o basicão push pin.
    por experiêmcia própria sei que o Infinity chega junto do Thermalright Ultra 120 Extreme e em todos os testes que eu fiz o Thermalright ganha no máximo por um ou dois graus mas em condições muito extremas ,porque se for usar para overclock diário eles estão pau a pau
    E não usei o Ultra 120 extreme porque precisaria retirar o coolcrazy da Gigabyte.
    anyway belo processador este o seu e ótimos resultados,o meu não fica estável com pouca voltagem como o seu e outros Q6600 G0 mas em compensação ele parece suportar bem as condições que eu imponho a ele,este Kentsfield gosta de voltagem hehehe.

a mesma porcaria ,ele esquenta um bocado mas o IHS ajuda na dissipação

coloca mais um pouco de suco na sua Ultra porque a minha GTX tá andando mais :)

[]'s

7. ByPeters

ByPeters Like a Boss Registrado

Registro:
    27/02/2006
    Curtidas recebidas:
    31
    Pontos de Troféu:
    42
    AHahhahaa fico besta vendo esses resultados.

8. Bernard

Bernard @ Extreme @ Registrado

Registro:
    17/03/2006
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    0
    Quantos dBA os 2 x SanAce 260CFM geram ??? :eek:

9. Peter_

Peter_ Fotografia Registrado

Registro:
    22/03/2007
    Curtidas recebidas:
    8
    Pontos de Troféu:
    0
    Parabéns PcCI2iminal!!!!

Excelentes testes e tópico.

Você usa o Q6700 sendo B3, por que você não usa o Q6600 G0? O over nele não vai mais longe?

Um abraço,

Peter

10. raphahxb

raphahxb Well-Known Member Registrado

Registro:
    19/05/2007
    Curtidas recebidas:
    888
    Pontos de Troféu:
    73
    belo pc. com esses clocks e essas temperaturas... como eu queria uma temperatura dessas

11. PcCI2iminal

Registro:
    04/01/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    vlw ae galera

Ele é um G0 com multiplicador 10x,ótimo para overclock mas infelizmente pede muita voltagem.

quase 60dBA cada um e já coloquei três deles na mesma plataforma.

780CFM

rapaziada consegui um pouco de gelo e neste exato momento estou novamente na minha bancada de testes e os primeiros números começam a aparecer.

estou apenas ajustando os clocks,divisores,straps,pciex e voltagens.

12. Miguelis

Miguelis New Member Registrado

Registro:
    26/07/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    0.o?

Parabéns Criminal, como sempre fazendo topicos nota 10.
    Cara eu tenho uma duvida meio besta, é o seguinte:

Vc usou um kit de 800mhz correto, vamos ver se eu entendi,
    vc overcloko essas memorias para ~1132mhz, ai a frequencia que mostra no CPU-Z é de 566mhz. Seu fsb tá 481.29 com multiplicador x9 = 4.3Ghz. Minha duvida é o seguinte, o valor do seu FSB(481.29) é a velocidade que o processador acessa a memoria(digo, o clock real dela, que é a metade da sua velocidade rotulada, mas como vc overclocko para ~1150, o clock real ficou em torno de ~570), isso q eu nao entendo, vc overcloko a memoria mais do que o suficiente, se vc overclasse ela para ela ficar na velocidade ideal para o processador acessa-la nao seria melhor, pq esquentaria menos e etc. Eu sei q tem que overlocka o maximo possivel, pq vc nao sabe até quanto vc vai conseguir chegar no over do processador, mas o meu pensamento ta certo? O processador acessa a memoria na velocidade do seu FSB(481.29)?

13. zadohuxa

zadohuxa Pelo Tietê só assim... Registrado

Registro:
    02/07/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Esse Scythe Infinity é loco mesmo .

14. ZORK

ZORK .DIABLO. (Zork Nemesis) Registrado

Registro:
    14/07/2006
    Curtidas recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    42
    É isso ai. Muito bom.
    Criminal bom trabalho. Andei vendo alguns reviews pela net sobre o X38, e observando o X38 da GIGA constatei que ela perde em alguns pontos mas ganha em outros. Onde as diferenças não foram grandes. Eu particularmente estou pra adquirir, provavelmente o X38, DDR3, bem como esperando o lançamento dos PENRYN.
    Creio, que o X38 irá amadurecer, com reviSões e BIOS. Creio que sob DDR3 e processadores com fsb 1333 terá uma grande performance (e claro os futuros 1600MHz).
    Acho que vou ficar com essa da GIGA mesmo, apesar de ser mais cara que a Maximus Formula da ASUS.
    Agora me dê algumas dicas:
    1. Pego o X38 ou espero o X48?
    2. Pego DDR3 1600Mhz ou 1866Mhz? Qual marca?

Abraco pra vc.

ZORK

15. rbsmontemor

rbsmontemor Sassa Registrado

Registro:
    27/09/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Minha coitadinha tava em stock po, assim num vale huaehauehaue.

Andando muito sua GTX hein! Quais o clocks que voce consegue rodar bench com o HR3? Eu estava pensando em comprar um, mas vai esquentar tudo o gabinete por dentro...né? O bom do cooler stock é que ele joga todo o ar quente pra fora, ainda mais quando se coloca um exaustor de slot logo acima das aletas internas de exaustão.

[]'s!!

16. Eraldo Freitas

Eraldo Freitas Usuário com assinatura bloqueada

Registro:
    10/10/2005
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    0
    Muito bom cara, parabens !!
    Tem como testar essa mobo com outros processadores ?

[χђ†].

17. bLoW

bLoW New Member Registrado

Registro:
    23/07/2005
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    0
    Como sempre ótimo review, vlw criminal...

18. Splinter™

Splinter™ Usuário Master Registrado

Registro:
    16/08/2007
    Curtidas recebidas:
    245
    Pontos de Troféu:
    42
    very nice!:yes:

19. undrtkr

undrtkr sou do contra Registrado

Registro:
    19/02/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    realmente preciso de um cooler decente, meu over ta limitado pela temperatura hehe

chego a 80 graus nos cores do jeito q ta, isso q nem dei vcore! (stepping b3)

no mais otimo overclock hein,,, soh falta axar uso pra isso hehehe

20. Lord

Lord bauer Registrado

Registro:
    18/12/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    PcCI2, excelentes resultados :D

Sassa, tem foto com os dois fans?

21. PcCI2iminal

Registro:
    04/01/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    na teoria seria melhor 1:1 ,mas ao subir o clock da memória acima do fsb da cpu as latências caem um bocado,mesmo não aproveitando o fluxo total que a leitura irá oferecer o sistema ficará mais rápido porque as latências ficaram menores.
    se você tiver boas memórias use 4/5 para 400FSB e acima disso coloque 5:6 mas você pode optar por outros divisores ou continuar com 4/5 mesmo acima de 400FSB mas é um conjunto de ajustes bem complexos que envolve um pouco paciência e voltagens.

22. PcCI2iminal

Registro:
    04/01/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0

A Gigabyte é ótima mas ela é um pouco mais lenta que a Asus e muito cuidado quando for overclockar RAM em qualquer Gigabyte pois existem algumas que não decolam conforme deveriam,de uma olhada nos reviews da P35T-DQ6 ,uma super mobo com um bocado de bugs em relação as memórias,a Asus é mais consistente.
    X48=handpicked X38 ou seje será um chipset com mais poder de overclock em compensação ele é super caro.
    DDR3-> eu pegaria a Team Xtreem PC3-12800

23. PcCI2iminal

Registro:
    04/01/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    700-710 dependendo do bench e ainda ela não está modada ,o HR-03 não esquenta mais do que 1c e olhe lá o gabinete porque são seis pipes absorvendo melhor o calor e uma bela colméia no final.

Já testei o E6600 e na primeira investida consegui 533FSB com air cooler e olha que nunca havia conseguido tal clock em nenhuma placa que testei ..não na primeira tentativa...
    Esta mobo fica em casa(tenho duas delas) pelo menos até a chegada do Yorkfield ,preciso testar ele nela ae depois eu passo ela para frente.

24. PcCI2iminal

Registro:
    04/01/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    sei...então a minha também estava :)

max fsb na X38-DQ6 565FSB (esperava bem mais..e vou explicar o porque abaixo)
    http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=257619

quase 100% OC 4797mhz
    http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=257618

Ainda estou usando a bios F-3 e a nova revisão é a F-5 então provavelmente terei mais estabilidade nas próximas investidas.

Não gostei muito do FSB máximo que a minha Gigabyte atingiu,ele ficou bem abaixo das expectativas pois este processador tem uma alta capacidade para FSB e na Gigabyte foi possivel apenas um suicide screen com 565FSB e em outras P965(Commando/P5B DLX) ou P35(P5/P5K-E/DQ-6/DS4/Premium/DFI) eu consigo estes mesmos 565 ou até mais estáveis para Pi e na DFI 580FSB primados.

25. doze off

doze off Efésios 6:13-17 Registrado

Registro:
    19/04/2007
    Curtidas recebidas:
    209
    Pontos de Troféu:
    41
    Como sempre, PcCI2iminal e seus testes de over show, belo over cara, e esse Scythe Infinity apesar do tempo de vida, continua sendo um cooler de alto nível.

Compartilhe esta Página