[DÚVIDA] Fans pequenos valem a pena? (Fluxo de ar / Prodigy M)

Discussão em 'Refrigeração de componentes' iniciado por RManakel, 15/03/2017.

1. RManakel

RManakel New Member Registrado

Registro:
    05/07/2016
    Curtidas recebidas:
    111
    Pontos de Troféu:
    0
    Minha dúvida resumida:
    Alguém aí que já usou fans pequenos (35mm, 60mm, 70mm,80mm) poderia me aconselhar se vale a pena esse investimento? Vou notar uma diferença considerável nas temperaturas/barulho? Ou é frescura minha querer colocar mais fans?

Minha história de vida:
    Tenho um Prodigy M da Bitfenix que adquiri aqui no Bazar com a configuração da assinatura. Inclusive já postei fotos dele uma ou duas vezes no fórum...
    Enfim, o que acontece é o seguinte: o gabinete tem o layout interno esquisito. Depois de extensivas horas de pesquisa na internet (lendo cada postagem de vários tópicos nos fóruns gringos e por aqui também), cheguei à uma configuração de fans que observei ser a melhor opção pra ele virando o gabinete de cabeça pra baixo. Apesar da minha configuração ser simples e eu não estar tendo problemas com altas temperaturas, eu me preocupo com a refrigeração.

A fonte fica na frente do gabinete, de pé, a minha está com o fan virado para frente. Então, o gabinete não tem fan frontal. Em cima estou com um fan de 200mm da NZXT jogando o ar para fora (800 R.P.M. 103 CFM), em baixo com os dois fans de 120mm Bitfenix Spectre do gabinete jogando ar pra dentro direto na VGA (1100RPM, 43,5 CFM) e na parte de trás com um fan de 140mm jogando ar para fora (não lembro o modelo e estou com preguiça de abrir, kkkk). Editei uma imagem do Google pra ilustrar.

A frente do gabinete seria o lado direito da imagem:

Arrumando os cabos nele eu notei que caberia dois fans de 80mm na frente no maior estilo gambiarra, onde é o espaço do leitor de CD/controlador de fan, em baixo da fonte (pois ele está de cabeça pra baixo). Porém esse ar iria todo pra VGA(?). Achei um maluco na internet que fez isso, só que com um fan de 60mm na frente e dois de 35mm atrás, nesse vídeo.

Ou será que a forma com que ajeitei os fans está totalmente errada e vocês me sugerem alguma alteração?
    :feelbad:
    (acredito já ter tentado de todas as formas possíveis com o que eu tenho aqui)

Valeu! Abraço!

2. Martins40

Martins40 Member Registrado

Registro:
    26/03/2014
    Curtidas recebidas:
    1,312
    Pontos de Troféu:
    16
    A posição dos fans que voce pensou está correta, o problema é que esses fans menores geralmente fazem um ruido considerável, pois por ser menor o RPM dele será maior, com isso o ruido também aumenta.
    Mas acredito que colocando esses fans ali frente, pelo menos a temperatura da placa de video vai abaixar um pouco sim.

RManakel curtiu isso.
  3. William LC

William LC Honesto e Simples Registrado

Registro:
    28/10/2013
    Curtidas recebidas:
    228
    Pontos de Troféu:
    16
    Eu não vejo vantagem alguma você instalar esses Fans... Pra falar a verdade, é sempre preferível operar com pressão positiva. Coolers em exaustão não vale a pena.

RManakel curtiu isso.
  4. tafreire

tafreire New Member Registrado

Registro:
    19/11/2010
    Curtidas recebidas:
    571
    Pontos de Troféu:
    0
    O que eu iria falar, os colegas já disseram. Fans pequenos têm RPM muito alto, fazem muito barulho e, mesmo com o alto RPM deles, geram pouco fluxo de ar. Não compensa.

5. jodota

jodota New Member Registrado

Registro:
    14/10/2007
    Curtidas recebidas:
    100
    Pontos de Troféu:
    0
    De 80mm ainda vai se bem posicionado, a noctua tem uns bons..

RManakel curtiu isso.
  6. tafreire

tafreire New Member Registrado

Registro:
    19/11/2010
    Curtidas recebidas:
    571
    Pontos de Troféu:
    0
    Eu acho que esse seu PC já tem fan demais. Eu apenas desmontaria o PC e levaria o gabinete num metalúrgico pra ele cortar com uma serra-copo a ''tela'' que fica bem na frente do fan do WC do CPU. Assim, aumentaria a saída de ar do gabinete e tb faria menos barulho.
    Mas faça um desenho antes com um pincel ou com grafite pra ele não cortar o local dos parafusos do fan do WC.

RManakel curtiu isso.
  7. RManakel

RManakel New Member Registrado

Registro:
    05/07/2016
    Curtidas recebidas:
    111
    Pontos de Troféu:
    0
    Queria agradecer às opiniões de todos.
    Depois de muito pensar eu resolvi a situação colocando um fan de 12cm em baixo da fonte (dando um jeitinho brasileiro pra encaixar - tive que desmontar quase tudo, mas coube). Acho que vai gerar mais fluxo de ar que um de 8cm (que estava mais difícil de encontrar um decente/barato em lojas físicas por aqui).
    As temperaturas melhoraram :allgoods: (pouco, mas era o que eu esperava)

Fotos de como ficou no spoiler abaixo:

Abraço a todos

@tafreire
    Não tem como, é onde fica a tampa lateral com os HDs...

Última edição: 27/03/2017
    William LC curtiu isso.

Compartilhe esta Página