Energia + Estalos no estabilizar + perda de força..alguém me ajuda? D:

Discussão em 'Hardwares em Geral' iniciado por lucasnerd, 08/01/2011.

1. lucasnerd

lucasnerd New Member Registrado

Registro:
    03/01/2011
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    A pouco tempo eu fiquei observando na minha casa e na casa amigos proximos sobre ocilações de energia
    ou a força.

Eu tava jogando e do nada um dos meus 2 estabilizador deu um estalo, eu achei aquilo normal, com o tempo eu
    notei que tinha alguma coisa errada.

Ai liguei meu ventilador de mesa(transportavel) e liguei em um estabilizador, não demorou muito ele estalou e a
    do ventilador diminuiu e logo em seguida estalou novamente e a força do ventilador volto ao normal.

Queria saber se isso é problema do estabilizador, ou é problema da minha energia, instalação eletrica etc...
    Oque devo fazer no momento?
    Pergunta para meus pais quando foi a ultima manutenção?
    Depois chamar um eletricista?
    Ligar para o fonercedor?

Por que a força do ventilador varia?'-'

Isso pode complica mais ainda o computador?Pode chegar a queimar algum componente do computador?

Aguado resposta e obrigado desde já.

2. lfaller

lfaller New Member Registrado

Registro:
    01/10/2006
    Curtidas recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    0
  3. lucasnerd

Registro:
    03/01/2011
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Mais leia
    não sei se é o estabilizador
    por que meu ventilador perdeu força e ganhou força
    isso significa que a energia tá ruim?
    preciso chamar alguém será?
    tou com duvida D:

4. Powertech

Powertech Banido Banido

Registro:
    21/08/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Cara, joga o estabilizador no LIXO cara..
    A sua casa é antiga? Caso sim, pode ser problema na fiação.

5. Kayke

Kayke New Member Registrado

Registro:
    05/01/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0

Jogar o estabilizador fora e estudar um pouco mais conjugação dos verbos.
    Não ligue computador e eletrônicos modernos em estabilizador de tensão.

6. _rau_

_rau_ New Member Registrado

Registro:
    29/05/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Isso ocorre pq o estabilizador possui um tempo de resposta para selecionar diferentes saidas com nivel de tensão por exemplo, +6V em cima do valor de entrada ou -6V em cima do valor medido na entrada dele. Os antigos estabilizadores domésticos possuiam de 2 à 4 estágios desses daí, por exemplo, -6V, +6V, -12V +12V, os mais novos possuem 6 ou 8 estágios. Somando aí o tempo de resposta do relé, que é em média de 8 milisegundos, a saida do estabilizador fica sem energia por volta de 8ms até o relé conseguir mudar um estágio a outro que se junta com o fato que os passos ou estágios de regulação não são lineares e sim em "escadinha", em saltos, o ventilador vai oscilar normalmente e é essa mesma oscilação aí que sua fonte vê e guenta muito bem, como aguenta coisa pior sem o estabilizador meter o bedelho. Coloca uma luminária na saída do estabilizador e deixa ligada com uma lâmpada incandescente, vai perceber a luz piscar e mudar de intensidade, comportamento absolutamente normal pra um estabilizador.

Na minha opinião, estabilizadores quando necessários o seu uso, deveriam atuar apenas em extremos ou seja, quando o nível de tensão é precário, tanto baixo demais quanto alto demais, nos mesmos valores que as fontes não suportariam operar de forma correta. As subestações ou pontos estratégidos da rede elétrica contam com reguladores de tensão, mas esses só atuam em extremos e não de forma constante como faz um estabilizador doméstico.

Última edição: 09/01/2011
  7. LaZaROEviL

LaZaROEviL Evil, LaZaROEvil Registrado

Registro:
    17/01/2010
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
  8. Enzostz

Enzostz 北斗の拳 Registrado

Registro:
    13/06/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Compre um filtro de linha de boa qualidade e bote fogo no seu estabilizador.

9. lucasnerd

Registro:
    03/01/2011
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    + no quarto de meu irmao o ventilador é sozinho, nao preciso usar o estabilizador e ele perde força e ganha força
    a casa é velha sim eu acho
    não lembro de um manutenção de fiação
    só de pintura etc...
    fiação
    nadinha
    acho que é fiação
    brigado

Obs:Se eu precisar ou não de esutar portugues isso é problema meu de boa?
    odeio gente que tira onda intelectuaLLOLOLO

10. _rau_

Registro:
    29/05/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Olha, essas oscilações até certo ponto são normais, tipo você liga o chuveiro e a tensão cai aí uns 5 à 10% (apesar de que não deveria passar de 5%) e ai vc vai perceber essa mudança no ventilador. O que se tem que fazer pra ter certeza é quantificar essa queda por meio de um multimetro. Tente observar os níveis de tensão ao longo do dia, em várias horas diferentes, ligue o chuveiro pra ver quanto que cai, meça em várias tomadas diferentes...

11. lucasnerd

Registro:
    03/01/2011
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Acho mais fácil chamar um eletricista e verificar se tá ocorrendo algo errado na fiação etc..
    Irei logo ligar para um.

Brigado a todos.

12. _rau_

Registro:
    29/05/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    É, só tem que ver se o eletricista entende direito da coisa, pq o que tem aí de "pica-fio" não é mole! Tem uns que nem sabem usar multimetro direito.

Eu falei pra vc fazer o teste pq eletricista não vai ficar na sua casa o dia inteiro analisando os valores de tensão a não ser q ele instalasse um registrador automático, mas nenhum faz isso.

13. lucasnerd

Registro:
    03/01/2011
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Hum...
    + isso aê é complicado
    não posso ficar em casa parado
    brisando
    até descobrir isso
    '-'
    :/

Obs:O establizador aki estala é foda, perde força putaria d+ essas coisas.

14. frytec

frytec New Member Registrado

Registro:
    13/08/2010
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Cara é normal o estabilizador estalar quando há alguma oscilação de voltagem,
    Esse estalo se deve ao fato de estabilizadores utilizarem relés para corrigir a voltagem da linha de saída, e como o relé é uma peça mecânica, dá esse barulho quando ele está em ação.
    Se ele estala muito é porque a voltagem da sua rede eletrica ta oscilando muito,
    nesse caso voce tem q chamar um eletricista mesmo, para verificar a fiação, as fases, etc..

Mas não use estalizador em computador. Uma boa fonte com PFC ativo já estabiliza automaticamente estas oscilações bem melhor do que um estabilizador.

15. Jorno

Jorno Foda-se [X] ON [ ]OFF Registrado

Registro:
    15/11/2009
    Curtidas recebidas:
    11
    Pontos de Troféu:
    42

Nem tem que ser muito em termos de tensão.. a maioria dos estabilizadores já metralha tlecs quando ocorre uma oscilação de meros 6v, coisa absolutamente normal.

16. _rau_

Registro:
    29/05/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Lucasnerd,

As luzes da sua casa enfraquecem ao ponto de incomodar? As outras coisas na sua casa, além do ventilador, dão problema, tipo a geladeira que tenta dar partida e não consegue, dá um "click" e não consegue ligar? Interferências na imagem da TV ou qualquer outra coisa aí que funcione mal por causa dessas oscilações?

17. Crebizin

Crebizin New Member Registrado

Registro:
    29/11/2010
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    0
    olha lucasnerd, acho que você deveria escutar o que o pessoal aqui do forum esta dizendo, pois você vem aqui para pedir opinião da galera é resolve fazer o menos indicado? intão para que você abriu um topico?

um estabilizador realmente não é algo indicado para se utilizar junto com um computador...o melhor a se fazer é utilizar uma fonte com pfc ativo, que como já disseram resolve todos os seus problemas 1000x melhor que qualquer estabilizador...um filtro de linha tambem seria uma boa alternativa...

se vc faz questão de chamar um eletricista, chame um que realmente intenda, e apenas chame ele se você estiver disposto a gastar com a manutenção da instalação eletrica da sua casa, porque se você não tiver grana para fazer isso, nem vai adiantar chamar o eletricista ai...

e por ultimo, tente ser um pouco mais educado :)

Compartilhe esta Página