EMBRATEL prepara NOVA REDE DE BANDA LARGA (by pennant hehehe)

Discussão em 'Internet & Redes' iniciado por INFOFRG, 05/12/2009.

1. INFOFRG

INFOFRG New Member Registrado

Registro:
    05/06/2003
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Embratel planeja rede HFC própria para banda larga e voz

Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2009, 19h10
    Uma nova e interessante estratégia da Embratel para o mercado de serviços triple-play começa a se desenhar. Alguns fornecedores foram sondados sobre uma RFP para a construção de uma rede HFC. Ou seja, ao que tudo indica, a Embratel está cogitando a hipótese de fazer uma rede híbrida de fibras e cabos coaxiais própria.

Segundo informações de mercado, a chamada aos fornecedores é para uma rede de cerca de 1 milhão de homes passed, o que equivale a mais ou menos um décimo da rede atual da Net Serviços. Dependendo da densidade da rede, seria algo em torno de 10 mil km de uma rede de 1 Ghz (espectro), considerada o estado da arte em redes HFC.

As fontes ouvidas por esse noticiário têm poucos detalhes sobre como seria a estratégia da Embratel, mas é evidente, pelo tamanho da encomenda, que a tele não vai construir rede onde a Net Serviços já está, até porque, com a mudança na legislação que o PL 29/2007 poderá provocar depois de aprovado, a Embratel assumirá inexoravelmente o controle da Net. Essa operação é esperada desde a entrada da Telmex no capital da Net, em 2004, e só depende do sinal verde regulatório.

O mais provável, especulam observadores do mercado, é que a Embratel esteja buscando uma forma de complementar a rede da Net onde a cobertura ainda é deficiente, em cidades em que a Net não está. A tele poderia, então, passar a oferecer, por essa nova rede HFC, serviços de banda larga e voz. Já o serviço de TV paga viria pelo DTH, que já cobre todo o país. Quando houver a liberalização do mercado de TV paga, a Embratel (ou a Net) assumiria a operação de TV por assinatura nessa nova rede. O mais provável, especulam os analistas, é que sejam cidades de interior ou regiões metropolitanas adjacentes a cidades em que a Net opera. Com isso, a Embratel teria a cobertura na maior parte das cidades brasileiras com alto potencial de consumo. Hoje, a Net Serviços já cobre quase 50% do Potencial de Consumo brasileiro, segundo dados compilados pelo Atlas Brasileiro de Telecomunicações editado pela TELETIME.

Vale lembrar que a Embratel tem ainda o direito de uso da faixa de 3,5 GHz em todo o Brasil, o que permite a oferta de serviços com a tecnologia WiMAX.

TV Cidade (Pra quem mora nas cidades onde esse lixo atende)

Existe também uma questão ainda não muito clara que é sobre a necessidade ou não da ampliação dessa infraestrutura em algumas cidades importantes, como Recife, Salvador ou Niterói, praças em que a TV Cidade opera TV a cabo e onde a Net Serviços não tem rede (a não ser MMDS, em Recife). Há muito tempo, são recorrentes os rumores de mercado de que a TV Cidade mantém conversas com a Net para uma possível aquisição da primeira pela segunda. Mas a finalização do acordo, ao que tudo indica, passa pelo equacionamento da dívida da TV Cidade com a Furukawa. Trata-se de um contencioso judicial em que a empresa fornecedora, recentemente, conseguiu o direito de leiloar a rede da TV Cidade por um preço próximo a R$ 70 milhões.

Nessa disputa judicial existe um porém: a TV Cidade, em algum momento, teria dado como garantia à Furukawa não apenas a rede, mas também suas concessões, o que a Anatel não permite. Para a agência, por outro lado, se a TV Cidade opera com rede própria ou não, é indiferente. Assim, é possível que apenas depois que o imbroglio entre TV Cidade e Furukawa se definir é que o mercado saberá se a Net está, de fato, interessada em adquirir também esta operadora de cabo. E apenas depois disso é que a cobertura da Net estará consolidada. De qualquer maneira, a julgar pela estratégia da Embratel, o uso da rede de cabos para a oferta de triple play está dando bons resultados. Samuel Possebon

---------------------

só pra lembrar HFC = CABO e muito provavelmente essa tecnologia aí será RFoG que se chama RF over glass é um equipamento que transforma as redes de cabo em FTTH

só pra lembrar 2 = já existe uma rede gigante de fibras opticas FTTH espalhadas pelos postes Brasil afora só esperando PL29 para serem ligadas.

quer saber o que é RFoG ---> http://www.broadbandgear.net/archives/bgr/2008/073108/index.cfm

se segura OI ..... :yes:

Última edição: 05/12/2009
  2. MR.ATHLON

MR.ATHLON Coming Soon Registrado

Registro:
    11/03/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0

Era uma boa .

mas eu acho que a OI já tornou a gigante inderrubavel!!

:cry:

.

3. Pennant

Pennant DJ Sona is love Registrado

Registro:
    27/09/2007
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    42
    uhauhauhauhauhauhuahuahuah vlw pelos créditos pelo título da notícia kkkkk

Agora

Vamos discutir, a Embratel já tem 600Mil KM de fibra óptica, já tem uma rede se não maior que a da Oi, bate de frente com a mesma, iniciando OUTRA REDE para mais um milhão de clientes, que beleza ein...

Com à aprovação do PL29, ela tomando definitivamente a NET, ai a Oi vai ter que enfrentar nada mais nada menos do que nossa amiga embratel, que colocadas lado a lado, é como se colocasse a Oi do lado da GVT, a gigante Telemar frente a pequena notável GVT.... 2010 promete, ah mas promete....

4. greenwich

greenwich New Member Registrado

Registro:
    28/03/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    no final disso tudo, nós os consumidores seremos ''teoricamente'' beneficiados, na minha interpretação.

5. NeNi

NeNi New Member Registrado

Registro:
    14/11/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Fibra da Embratel tem em tudo que é canto mesmo... O_O

Será que 2010 será o ano da FTTx se popularizar aqui no Brasil ?

6. Ibiza

Ibiza Possuído pelo ritmo Ragatanga Registrado

Registro:
    23/01/2008
    Curtidas recebidas:
    100
    Pontos de Troféu:
    42
    Mais facil a embratel passar fibra aqui do que a GVT passar cobre T_T
    Enfim, 2010 promete :D

7. não quero um nome

não quero um nome New Member Registrado

Registro:
    08/08/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    dizem que em até 5 anos 75% da rede das empresas será de fibre

8. Pennant

Registro:
    27/09/2007
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    42
    Se bobear ai já tem fibra da embratel só que pelo subterrâneo :lol:

9. cicero-BRA

cicero-BRA ciceropadim Registrado

Registro:
    10/10/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Aqui em Fortaleza pelo bairro do Benfica andei vendo que tem cabeamento da Embratel. Depois vou dar uma olhada pra ver se tem na rua aqui.:D

10. By_Zaca

By_Zaca Well-Known Member Registrado

Registro:
    23/06/2008
    Curtidas recebidas:
    8
    Pontos de Troféu:
    72
    Aqui tem fibra da embratel.. tomara que a embratel e a net se torne uma unica empresa, ate porque os backbones da NET usa é da embratel.., e ofereca um bom serviço! juntando a net terao uma rede grande.. assim mais concorrencia pra todos !

11. joaoluiz

joaoluiz New Member Registrado

Registro:
    03/12/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Porque os Cabos da GVT ou Embratel tem que ser passado pelo subterraneo ? Ja que a net e Velox os cabos são passados pelo poste. !?

Última edição: 05/12/2009
  12. cicero-BRA

cicero-BRA ciceropadim Registrado

Registro:
    10/10/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Acho que é pq sao cabos de fibra otica que sao muito mais caros que cobre.

13. Pennant

Registro:
    27/09/2007
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    42
    Não é nada disso, o cabo de fibra óptica é mais barato que o cabo de cobre e a cada ano que passa essa diferença aumenta mais ainda.

Os cabos ficam subterrâneo por escolha delas pois uma fibra rompida não é uma nova emenda, tem que fazer todo o trecho novamente, então, subterrâneo só se tiver terremoto ou o local afundar o que é muito difícil :lol: sem contar que na zona sul do RJ é proibido passar cabos aéreos logo todas tem seus cabos passados por baixo da terra, é só olhar os tampões de boeiros, la na zona sul tem desde sercomtel até AT&T e Comcast.

14. Loco_De_Dorgas

Loco_De_Dorgas Aloc, meys! Registrado

Registro:
    18/11/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Ao que tudo indica sim.

Pensemos da seguinte forma: que só da rede já estar "evoluindo" para fibra óptica, isso já é um avanço grande, em relação ao que o consumidor tem acesso hoje.

Não sei qual a velocidade mínima das fibras, mas deve ser algo em torno de uns 10mbps não?

Claro, falta muuuuita coisa pra melhorar, mas considerando que a maioria das galeres tem links de 1mb/2mb, um salto para 10mbps seria um grande avanço.

Bom, eu enxergo assim, sei lá, já acostumei tanto com a porcaria do speedy 500k e demorar 1 dia e meio pra baixar 7gb, que, se aparecer 10mb aqui eu deito e rolo, não quero mais que isso.

Agora, de nada adiantará, meter velocidades insanas, e colocar junto aquelas cotas de MB's sem noção da Net. :yucky:

As teles pelo jeito terão que se rebolar ano que vem, tanto para segurarem seus clientes como para conquistar novos.

15. Ibiza

Ibiza Possuído pelo ritmo Ragatanga Registrado

Registro:
    23/01/2008
    Curtidas recebidas:
    100
    Pontos de Troféu:
    42
    É até meio comico alguns postes, a uns 900m daqui de casa por ex, no mesmo poste tem os 4 fios elétricos, mais 1 de fibra da copel, GVT, Oi, e mais outro la que por eliminação, deve ser da net... o bagulho parece gato :lol:

Não seria por isso também, passar 'pela terra'? :fun:

16. wmh

wmh Work, buy, consume... die Registrado

Registro:
    04/04/2005
    Curtidas recebidas:
    49
    Pontos de Troféu:
    42
    Eu quero 100Mbit! :yes: Odeio 1Mbit e acho 10Mbit pouco. :yes:

Usuário cansado de ficar esperando os bagulho carregar pra poder assistir. Um saco! Passo mais tempo esperando vídeo carregar do que assistindo!

17. Pennant

Registro:
    27/09/2007
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    42
    Talvez, mas quando o PL29 for aprovado a NET vai ser toda da Embratel então no fim da no mesmo.

Rapaz eu só queria 10/10 nada de 10/1 uma vergonha isso de dar 10% do download em upload aff... 20/20 30/30 50/50 e assim vai.

18. Penha13

Penha13 New Member Registrado

Registro:
    30/10/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Puts, estou começando a ficar meiooo PUTO! com certeza aqui onde moro não tem as os cabos da embratel :( AHSDUASDHSAHD!

To Fudido!

19. wmh

wmh Work, buy, consume... die Registrado

Registro:
    04/04/2005
    Curtidas recebidas:
    49
    Pontos de Troféu:
    42
    Concordo plenamente com a conexão "full duplex" Pennant! :thumbs_up

Tem de ser 10/10, 20/20/, 30/30, 40/40, 50/50 e 100/100. :happy2: Aí sim isso poderia ser chamado de banda larga!

20. Penha13

Registro:
    30/10/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Será que todo o Rio de Janeiro tem cabos da Embratel ?????

21. Pennant

Registro:
    27/09/2007
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    42
    TODO o RJ não, mas ela é gigante pode ter certeza, lugares que não tem é lugar semelhante ao complexo do alemão aonde nem a Oi presta serviços mais devido a ser uma zona de altíssimo risco. Mas não é em todos os morros que isso acontece não, antes que venha algum engraçadinho zoar ae :yes: aqui mesmo (Providência) sobe fibra Embratel e Oi :yes:

22. Penha13

Registro:
    30/10/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0

ASDUIASDHUASHDASHDHASHDHASDHASHDHASHDASHDASHDASUDHUASHDUASHUDHASUDHASUDHAUSHDUASHDUHASUDHUASHDASHUDHASDHASDUASHUDHASUDHASUDHASUDHUASDHUASHDUASHDUASHDUAHSUDHASUDHASUDHUASHDUASHDSAHDAHSDHASHDASDHASUDHUASDHUASDHASHDHASDHUASHDA

F... então é exatamente onde moro, Moro em Olaria :) ASHDUHASDASDH perto da linha do trem...

Porque vim morar nessa ***** de lugar!!!!!!! sai de um lugar bom pra vir pra k brincadeira!

Pelomenos onde moro a Oi atende sim cara ! tem até 2 mb aqui :) ( a da oi você diz fribra ou normal) ?

Última edição: 06/12/2009
  23. Loco_De_Dorgas

Loco_De_Dorgas Aloc, meys! Registrado

Registro:
    18/11/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Ah eu tbm cansei de esperar jogo baixar, e os caras do US já tudo upando a porra do jogo. ¬¬

Mas sei lá, 10mbps é rápido pra *******, fico me imaginando com uma conexão dessas aqui.

Antes que a GVT venha pra SP, eu só vou poder testar uma conexão foda dessas na Campus Party 2010. Ano passado teve 10Gbps lá! É internet pra *******!!!

Aloc, Providência, lembrei do Mc Frank. :lol:

Aqui na vila é um barato a Net.

A tv por assinatura "paga" não chega na minha casa, só chega em metade da rua.

Já o bom e velho "tv a gato" chega sussamente. :p

Vai entender...

24. Pennant

Registro:
    27/09/2007
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    42
    2Mbps a Oi pode atender 99% dos clientes dela sossegadamente :yes:

Fibra óptica dela deve passar ai sim, mas você ainda esta no par metálico, fibra só depois do PL29 :yes:

Mas à "TV a gato" chega porque os cara puxam fio né :yes:

25. Penha13

Registro:
    30/10/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0

Sabe qual é o maior indicio de que tem aqui em Olaria tem ferrovia, então fica muito mais facil dela cabiar os outros lugares entende ?

Compartilhe esta Página