Curiosidades sobre Raios! [+Fotos]

Discussão em 'Geral' iniciado por Mak0y, 27/08/2006.

  1. Mak0y

    Mak0y Evolution > Perfection Registrado

    Registro:
    30/06/2004
    Mensagens:
    469
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Floripa
    [​IMG]


    Existem três tipos de raios:

    1. Raios que partem da nuvem para o solo (tipo mais comum).
    2. Raios que partem do solo para a nuvem (tipo menos comum).
    3. Raios que parte de uma nuvem para outra.


    • O número de descargas que ocorrem em nosso planeta pode chegar a 100 em cada segundo, quase o número de batidas das asas de um beija-flor no mesmo intervalo, cerca de 90 vezes.



    • Embora eles possam surgir até num céu limpo, em tempestades de areia ou gelo, os raios são gerados em apenas um tipo de nuvem: a cumulonimbo, diferente das outras por ter maior extensão vertical (sua base está situada a 2 km de altura do solo, enquanto o topo fica 18 km acima). O ar quente e úmido próximo ao solo, mais leve que o ar frio da alta atmosfera, sobe e vai esfriando, até chegar ao topo da nuvem, que registra cerca de 30 graus centígrados negativos. Então, o vapor de água que estava misturado ao ar quente vira granizo e despenca, atritando com outras partículas menores, como cristais de gelo, fazendo com que ambos fiquem eletricamente carregados. O granizo - que acumulou carga negativa - vai para a base da nuvem, enquanto os cristais de gelo, com carga positiva, continuam a ascensão para o topo da nuvem, por serem mais leves. Quando a diferença entre as cargas do topo (positivo) e a base (negativa) da nuvem fica muito intensa, ocorre o relâmpago.

    • A diferença de tempo entre o relâmpago e o correspondente trovão ocorre porque a luz é muito mais veloz (300 mil km/segundo) que o som (362 m/s no ar, à temperatura de zero grau centígrado), chegando assim muito mais rápido ao observador. Pode-se até calcular a distância de onde o raio caiu até o observador pelo tempo que demora para ser ouvido o trovão: cada três segundos do tempo entre o relâmpago e o trovão eqüivalem a aproximadamente um quilômetro de distância (cinco segundos eqüivalem a uma milha). O trovão é causado pela rápida expansão do ar - que é aquecido pelo raio a cerca de 30 mil graus centígrados, cinco vezes mais que a temperatura na superfície do Sol.


    [​IMG]



    • Os relâmpagos aparecem todos recortados no céu porque as descargas procuram os caminhos de menor resistência numa atmosfera cheia de cargas elétricas variáveis. Geralmente, as mudanças de direção (ziguezague) do raio que está caindo ocorrem a cada 50 metros.

    • A maior tempestade de raios conhecida foi a de março de 1993 sobre a Flórida, nos Estados Unidos: cerca de cinco mil raios por hora durante um dia inteiro. E uma das pessoas mais atingidas por raios (sete vezes) foi certamente o guarda-florestal Roy Sullivan, do estado norte-americano de Virginia: em 1942, perdeu uma unha do pé; em 1969, 1970, 1972 e 1973, teve queimaduras leves; em 1976, ficou com o tornozelo ferido; em 1977, foi a vez do peito e da barriga ficarem queimados. Não morreu com as descargas elétricas, mas se suicidou em 1983. :eek:

    • Ao contrário do dito popular, um segundo raio tem muitas possibilidades de cair no mesmo lugar que o primeiro, pois o campo elétrico que atraiu o primeiro raio ainda permanece por algum tempo, podendo atrair o segundo...


    [​IMG]



    • O raio só se torna visível na fase final do processo, quando ocorre a chamada descarga de retorno. Pode ser positivo ou negativo, sendo que o positivo (mais raro) tem o dobro da amperagem do negativo e sua corrente elétrica contínua dura cerca de 200 milésimos de segundo, mais que o dobro da tempo verificado no raio negativo (daí serem os raios positivos mais destrutivos, podendo iniciar um incêndio florestal). A diferença é que os negativos partem da base da nuvem, enquanto os positivos surgem do topo do cumulonimbo, carregado positivamente. Na Região Sudeste do Brasil, curiosamente, 60% dos raios são positivos (contra a média mundial de apenas 10%), não sendo conhecida ainda uma explicação definitiva para o fenômeno (suspeita-se que seja pela reunião de grande número de cumulonimbos com as correntes atmosféricas procedentes da Antártida, formando um campo elétrico positivo no topo das nuvens tão forte e distante das bases dessas nuvens que trocaria energia diretamente com a terra.

    • Muitos pensam que as bolas de cor alaranjada colocadas na fiação entre torres de alta tensão se destinam apenas a facilitar a visualização dos cabos entre as torres, por pilotos de aviões e helicópteros. Na verdade, essas bolas - tecnicamente chamadas de esferas dissipadoras eletro-geométricas - são colocadas nos cabos de aço entre as torres - e nunca nos fios de alta tensão, servindo para atrair os raios que possam atingir os fios e jogá-los pelo cabo de uma esfera para a outra, até que a corrente chegue à estrutura metálica das torres, e por ela atinja o solo. É que se torna inviável colocar pára-raios nos fios, e aquela solução evita que o raio parta os cabos e os atire sobre as estradas - o que poderia provocar graves acidentes.


    [​IMG]



    • Ainda sobre o assunto estradas, vale observar que se um motorista dirige seguidamente por muito tempo, ao sair do carro pode sofrer um choque causado pela eletricidade estática, pois o veículo ficou muito tempo em atrito com o ar, acumulando a carga elétrica (o atrito arranca elétrons - cargas negativas - do metal do veículo, que fica assim com prótons - as cargas positivas - a mais), e o motorista acaba fazendo a ligação entre as partes metálicas e o solo, ao colocar os pés no chão.

      Aliás, é por essa razão que os caminhões-tanque possuem correntes que arrastam pelo chão: elas servem para descarregar a eletricidade estática do veículo, evitando eventual explosão do combustível transportado. Nas corridas de Fórmula-1, por exemplo, os boxes das equipes têm o chão revestido de chapas flexíveis de cobre, que retiram as cargas positivas da lataria dos carros de corrida, restabelecendo o equilíbrio elétrico, como se fosse um fio-terra. Assim, o reabastecimento dos veículos pode ser feito em segurança.


    [​IMG]



    • Se uma rede de computadores possui aterramento, a descarga elétrica que chegue pela via telefônica é dissipada através do terra da rede, mas quando o aterramento inexiste ou é ineficiente, todas as placas de rede dos computadores são queimadas na passagem dessa descarga elétrica...

      * isso ja aconteceu aqui em casa =(



    • Um raio que caia nas proximidades de um computador poderá danificar o circuito elétrico, ocasionando a parada do equipamento e a inevitável perda dos dados que estejam na memória de trabalho. Porém, não afetará a memória magnética, ou seja, os programas contidos no disco rígido. Aliás, o efeito do raio que não atinja a corrente elétrica que alimenta o computador é semelhante ao observado por pessoas e empresas que usam computadores perto de pedreiras: no momento da detonação dos explosivos, surgem ondas de choque com a capacidade de alterar a corrente elétrica nos chips dos computadores situados nas proximidades. Caso não haja danos, basta nesse caso religar o computador e refazer o trabalho a partir da última vez em que os dados foram salvos no disco rígido.


    [​IMG]


    :snap:
     
  2. E_o_TCHAM_no_AváI_

    E_o_TCHAM_no_AváI_ Banido Banido

    Registro:
    25/08/2006
    Mensagens:
    28
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    belo topico !

    ADoro chuva, andar a noite com chuva show !
     
  3. GreenDaY

    GreenDaY New Member Registrado

    Registro:
    02/12/2005
    Mensagens:
    1,882
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Grande ABC SP
    Perdi meu Modem por causa de um raio
     
  4. blackbrain

    blackbrain © Registrado

    Registro:
    28/02/2006
    Mensagens:
    4,599
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    71
    Localização:
    SP - Transit City
    lembro quando ainda usava conecão discada.... num caía por nada... mas se caísse um relâmpago... tchau, tchau....
     
  5. rgenge

    rgenge New Member Registrado

    Registro:
    05/01/2005
    Mensagens:
    374
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Otimo topico.acho muito loko tudo que tem a ver com fisica,tem altas coisas que putz fascinante ,como algo taum simples a olho nu eh taummmm complexo.
     
  6. Lixe

    Lixe `x´ Registrado

    Registro:
    29/10/2005
    Mensagens:
    221
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Curitiba - PR
    e o raio q o parta?
    qual q eh?
    [modo imbecil off]

    mto massa os raios
    axao muito bonitos eles ''passando''
    otimo topic
     
  7. Dan.eL

    Dan.eL Active Member Registrado

    Registro:
    11/05/2005
    Mensagens:
    3,334
    Curtidas recebidas:
    5
    Pontos de Troféu:
    43
    Localização:
    São Paulo - SP
    otimas fotos, jah tive problemas com o pc, em relacao a relampagos...
     
  8. RatU

    RatU Nihil Registrado

    Registro:
    29/01/2005
    Mensagens:
    1,670
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Londrina - PR
    Muito show o tópico, li tudinho!
    :D
     
  9. willianm

    willianm El Ratón Registrado

    Registro:
    26/09/2001
    Mensagens:
    913
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Cuiabá-O fim do mundo
    Massa o tópico, eu vi um documentário na discovery sobre esse tema. Você só esqueceu de falar sobre os tipos de raios mais raros de acontecer. Eles são os: Sprites, elves, jets. Poucos foram registrados, até porque alguns acontecem acima das nuvens. Aqui as fotos:

    Raio em cima das nuvens:
    [​IMG]

    Sprites:
    [​IMG]

    Foto explicando:
    [​IMG]
     
  10. Dan.eL

    Dan.eL Active Member Registrado

    Registro:
    11/05/2005
    Mensagens:
    3,334
    Curtidas recebidas:
    5
    Pontos de Troféu:
    43
    Localização:
    São Paulo - SP
    Bom, tah mto interessante o topico, agora, qndo perguntarem pra alguem pra qq serve as "bolas laranjas" dos "fios"(aços) de alta tensão, e falarem q eh pra helicoptero e avioes, vo dizer tb q serve para atrair os raios que possam atingir os fios e jogá-los pelo cabo de uma esfera para a outra
     
  11. KingZaraki

    KingZaraki The User, The Legend! Registrado

    Registro:
    30/05/2006
    Mensagens:
    1,113
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Brasília - DF
    cara! perfeito! parabens!

    precisamos de mais topicos assim! XD
     
  12. ChesTerCdkey

    ChesTerCdkey I Love You =D Registrado

    Registro:
    29/01/2006
    Mensagens:
    721
    Curtidas recebidas:
    8
    Pontos de Troféu:
    16
    Localização:
    Na PU*** que PARIU
    Poutz não sabia disso.
    Eu pensei que era pros pilotos verem aquilo.
    mas sempre que eu via aquelas bolas, Eu pensava, "Sera que um Vião passa tão baixo aqui????"
    :p
     
  13. Odin-

    Odin- आपकी चूसने वाला Registrado

    Registro:
    23/02/2004
    Mensagens:
    3,632
    Curtidas recebidas:
    6
    Pontos de Troféu:
    42
    Localização:
    HUELAND
    mto rox o topico!

    esses dias eu tava assistindo um documentario no Discovery Channel sobre Relampagos, Raios e o Sprites!

    mto show....
     
  14. vodkeiro

    vodkeiro perdido por ai.... Registrado

    Registro:
    26/09/2004
    Mensagens:
    1,827
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Guarulhos - SP
    mto interessante o topico, to vendo q o San Andreas viro um ídolo geral ae :p


    eu vo criar um topico supimpa tbm, so preciso saber sobre o que...
     
  15. Baygon

    Baygon 1, 2, 3...4!!! Registrado

    Registro:
    25/03/2005
    Mensagens:
    2,579
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Adoro fotos de raio...essas dae sao fantásticas, mas nunca consegui tirar uma...eh difícil que sempre quando começa a relampiar eu nao tenho um lugar legal pra pegar o raio, fora que eh 1% de chance de pegar o raio...e minha cam nao da pra tirar mais que 10 fotos em sequência de 1s...ai complica...

    Abraços...belo tópico.
     
  16. Vash

    Vash New Member Registrado

    Registro:
    04/11/2003
    Mensagens:
    2,468
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Goiânia - GO
    A temperatura da superficie do sol é so 6 mil graus centigrados?

    Acho q nao em
     
  17. tommy =P

    tommy =P hello stranger... Registrado

    Registro:
    26/04/2005
    Mensagens:
    737
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Ótimo topic!!! li tudinho tb! altos seguidores do San Andreas ai
    haehAEhAHEAE
    Raio é uma das coisas mais animais que tem na natureza, sempre que rola trovoada eu fico olhando :p
     
  18. [Wolverine]

    [Wolverine] I Yam what I Yam. Registrado

    Registro:
    22/08/2005
    Mensagens:
    7,223
    Curtidas recebidas:
    5
    Pontos de Troféu:
    72
    Localização:
    Curitiba-PR
    Não, a culpa não foi do raio, foi sua por não se proteger dele.


    Raios são massa, mas quero estar longe deles, eheheheh.
     
  19. ZiGGy

    ZiGGy zigoto Registrado

    Registro:
    26/11/2001
    Mensagens:
    198
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Floripa


    da superfície é aproximadamente 5780K ... ou 5500ºC
     
  20. B o b S k a t E

    B o b S k a t E Banido Banido

    Registro:
    23/03/2006
    Mensagens:
    1,082
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Rio de Janeiro
    Muito legal o topico, e Linda as fotos
    sao um Apse para o Fotografo tirar a foto de um raio no exato momento né?
     
  21. Mak0y

    Mak0y Evolution > Perfection Registrado

    Registro:
    30/06/2004
    Mensagens:
    469
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Floripa
    A energia solar é gerada no núcleo do Sol. Lá, a temperatura (15.000.000° C) e a pressão (340 bilhões de vezes a pressão atmosférica da Terra ao nível do mar) são tão intensas que ocorrem reações nucleares

    A camada externa visível do Sol é chamada fotosfera, e tem uma temperatura de 6.000°C.. Ou 5780 Kelvin
     
  22. KodiaK

    KodiaK New Member Registrado

    Registro:
    13/04/2005
    Mensagens:
    930
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Lost Bullet City - RJ
    O mesmo principio dos raios é utilizado para fazer o seu isqueiro e o acendedor automatico de fogão e de gás.
    Isso tb seria legal de falar ae no tóipico xD
     
  23. nTn

    nTn odinab Registrado

    Registro:
    19/11/2005
    Mensagens:
    1,829
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Iporã do Oeste - SC
    eu odeio raios :X

    ja perdi meu pc todinho por causa de um *** desses!
     
  24. Arahilion®

    Arahilion® What you look at me ? Registrado

    Registro:
    15/07/2006
    Mensagens:
    104
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Death Star
    lindas as fotos
    adorei

    =D
     
  25. NeWbaH GyN

    NeWbaH GyN Aposentado :) Registrado

    Registro:
    06/03/2005
    Mensagens:
    2,112
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Localização:
    Acima dos céus
    Não é do chão pro céu o raio mais comum não? Tinha certeza disso.
    Vou perguntar pra minha professora de meteorologia terça feira =p
     

Compartilhe esta Página