Como testar se o hd esta defeituoso?

Discussão em 'Hardwares em Geral' iniciado por EstudanteDeHardware, 20/12/2010.

1. EstudanteDeHardware

EstudanteDeHardware New Member Registrado

Registro:
    20/12/2010
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Aconteceram dois casos curiosos que me deixaram na duvida como dar certeza se o problema era no HD.

Primeiro, um amigo com uma gaveta USB, pra hd de 3,5" sata, me disse que ao longo do uso alguns arquivos se corrompiam, que o windows pedia pra fazer chkdsk no HD... ele testou em outra gaveta USB, e seguia o problema... porem, eu peguei o hd pra testar, testei no meu PC e nao havia nenhum badblock, formatei, transferi bastante coisa pro HD, e em nenhum momento apresentou problemas.

E tambem, uma amiga me chamou para ver o notebook dela. '../CONFIG/SOFTWARE' corrompido. OK, arquivo de chave do registro faltando, peguei da pasta da restauraçao do sistema o ultimo backup deste arquivo, restaurei, perfeito.

No dia seguinte, o note travava naquela barrinha branca (a qual muitas vezes nao se ve), que aparece antes do logotipo do windows xp, dizendo que nao conseguiu ler o hd...

Eu fui la ver, tentei ligar e ligou perfeitamente. Limpei quase 100 mil temporarios com o ccleaner, desfragmentei, e achei que talvez estivesse com dificuldade de acessar o sistema de arquivos em funçao da alta fragmentaçao e tantos temporarios.

Funcionou mais um pouco e voltou o problema. Para mim parece HD com problema, porem eu gostaria de ter certeza.

Nesses casos, como voces agiriam, e que programa eu poderia usar pra testar se o HD esta perfeito ou nao nesses casos?

Obrigado

2. halflife3

halflife3 Safra 2005 Rulez!!! Registrado

Registro:
    17/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    HD Tune (trial ja serve). de uma olhada na aba SMART, procure por altos numeros em Reallocated Sector Count ou Pending Sector Count = Bad Block! Spin Retry Count / Calibration Retry Count alto tambem é sinal de problema iminente (principalmente se for alto)!
    D
    Mas pelo relato, em ambos os casos te recomendaria rodar o MemTest86+, provavelmente problema na memoria RAM!

3. EstudanteDeHardware

Registro:
    20/12/2010
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    mas o hd nao pode estar perdendo dados sem estar dando badblocks ?

4. EstudanteDeHardware

Registro:
    20/12/2010
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    que outros tipos de teste se pode fazer em um HD? que outros programas, alem de desempenho como hdtach ?

5. raphahxb

raphahxb Well-Known Member Registrado

Registro:
    19/05/2007
    Curtidas recebidas:
    28
    Pontos de Troféu:
    72
    seagate tools

6. juninh0

juninh0 Open Fire!!!! Registrado

Registro:
    28/11/2005
    Curtidas recebidas:
    43
    Pontos de Troféu:
    41
    Teste de superfície, smart de desempenho. Cada fabricante tem o seu software específico para teste e desempenho do HD. Como citado, a seagate tem o seagatetools.

No caso específico de perder a pasta ".../CONFIG/SOFTWARE" Eu já tive problemas com vírus em máquina de cliente e acontecia exatamente isso que você descrevia.

7. halflife3

halflife3 Safra 2005 Rulez!!! Registrado

Registro:
    17/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Memoria defeituosa ou com timmings incorretos podem fazer um bom estrago!

N problemas pode ter nas memorias:

timimings incorretos levam a memoria nao conseguir ser atualizada no tempo correto!

ja em defeito, os dados da celulas adjacentes pode se corromper, causando desde arquivos nao existentes na inicializaçao, downloads corrompidos e afins!

Compartilhe esta Página