Como é trabalhar como programador, ou outras áreas de TI?

Discussão em 'Papo Cabeça' iniciado por adnan, 14/04/2017.

1. adnan

adnan Vagabundo Registrado

Registro:
    18/06/2014
    Curtidas recebidas:
    9
    Pontos de Troféu:
    0
    fiz esse tópico por curiosidade no geral, mas também quero saber como é trabalhar na área(seja aqui ou no exterior), pois eu estou fazendo curso técnico de TI(programação), e falta poucos anos para arriscar o Enem, acho que seria interessante saber que pedras vão ser jogadas em min quando começar.

2. Ítalo Bandeira

Ítalo Bandeira New Member Registrado

Registro:
    23/08/2016
    Curtidas recebidas:
    84
    Pontos de Troféu:
    0
    Vou acompanhar aqui porque quero saber dos relatos do pessoal, também terminei um curso técnico pelo IF do meu estado mas não tive oportunidade de estagiar. Do que vejo pela internet à fora é comum cobrarem de você muitos conhecimentos e receber um salário meio baixo na maioria dos casos. Até terminar o curso você pode focar em desenvolvimento de aplicativos Android e Web Design (que em certos casos é bem mais fácil que programar pra desktop).

pajuno curtiu isso.
  3. Tarek

Tarek Member Registrado

Registro:
    09/02/2003
    Curtidas recebidas:
    190
    Pontos de Troféu:
    16
  4. Gustavomp

Gustavomp Active Member Registrado

Registro:
    27/01/2009
    Curtidas recebidas:
    498
    Pontos de Troféu:
    43
    O que você quer saber em específico?

Te digo que a faculdade te ensina o básico. Mercado de trabalho é muito diferente das aulas. Muito dificilmente você vai usar matemática avançada quando estiver trabalhando.

Você pode cair numa empresa que tira teu sossegado, bota pressão e não te dá paz. Ou pode ir pra uma que praticamente não tem cobrança.

90% dos casos tudo é uma zona, sem documentação. Sistemas antigos que foram mal feitos no início e não foram nem serão consertados.

Esteja preparado para saber programar em mais de uma linguagem, mas isso é o de menos.

Também esteja preparado pra pular de empresa em empresa se quiser ganhar mais, porque dificilmente uma empresa dá valor pro funcionário, e muito menos aumento.

Apesar dos problemas, eu me dei bem e estou satisfeito com a área.

pajuno e Andromeda's Ryder curtiram isso.
  5. Willagapto

Willagapto New Member Registrado

Registro:
    28/02/2011
    Curtidas recebidas:
    281
    Pontos de Troféu:
    0
    Em 90% das empresas a TI é tratada como despesa, então não espere ser tratado como o melhor setor.
    É muito cobrado, pouco recompensado. A todo momento tem que ficar se renovando, estudando em praticamente todo horário livre pra tirar certificações.
    Praticamente nada da faculdade te prepara pro mercado de trabalho. A faculdade é somente uma ponte pra se conseguir estágios, esse sim vai te preparar pro mercado de trabalho, faça o máximo de estágios possível e SE possível não assine carteira na primeira oportunidade, é sério, faça o máximo de estágio que puder, de meses em meses mude de empresa, principalmente se morar em alguma capital. (SP e RJ principalmente).

Era isso que queria saber?

6. adnan

Registro:
    18/06/2014
    Curtidas recebidas:
    9
    Pontos de Troféu:
    0
    é, no geral é isso que eu queria saber.
    já pensava em ir pro exterior, acho que agora é mais um motivo pra min.
    quanto a parte de não assinar a carteira na primeira oportunidade, tem como explicar porque não devo?

7. Willagapto

Registro:
    28/02/2011
    Curtidas recebidas:
    281
    Pontos de Troféu:
    0
    Isso vai psicologicamente te prender a empresa, dificilmente você vai querer ser estagiário de novo depois de assinar carteira. O estágio é sua chance de errar e poder aprender com o erro, quando for taxado como "Profissional" você vai não vai mais poder errar, além é claro da facilidade de poder conhecer várias áreas diferentes sem as devidas capacitações(Eu sei que é difícil isso, mas não é impossível).
    Depois de alguns anos trabalhando mudar de área se torna algo muito difícil devido a ausência de experiência, então aproveite seu estágio para realmente descobrir com o que quer trabalhar.
    No Brasil da pra ganhar bastante dinheiro com TI, porém tem que ser muito bom. As empresas querem papel, querem currículo, querem certificações...Se você souber o que entregar e também tiver um pouco de sorte você vai se dar bem.

pajuno curtiu isso.
  8. adnan

Registro:
    18/06/2014
    Curtidas recebidas:
    9
    Pontos de Troféu:
    0

é, depois dessa vou até dar uma força maior nos estudos.

pergunta, o que é considerado muito bom no mercado?

9. Willagapto

Registro:
    28/02/2011
    Curtidas recebidas:
    281
    Pontos de Troféu:
    0
    Ai vai de empresa pra empresa, cada uma tem uma visão. EU vejo como bom de mercado alguém que mescla capacitação+experiência.

10. Gustavomp

Registro:
    27/01/2009
    Curtidas recebidas:
    498
    Pontos de Troféu:
    43
    Experiência. Saiba se vender. Saiba explicar o que você fez em outras empresas.

Aqui no Brasil (ao contrário de lá fora) pós tem pouco valor. Seja mestrado ou especialização. Sugiro que você tire certificados.

Mas acima de tudo, tenha experiência e saiba se vender.

Esse negócio de que o mercado não te dá valor é verdade. Por isso se dê valor. A empresa te trata como lixo e não te dá aumento? Pule fora, parta pra outra, saia da sua zona de conforto. Eu mesmo, em 4 anos subi meu salário de 1600 pra 5500. Porque troque de empresa 5 vezes, sendo que cheguei a voltar a trabalhar em uma que eh havia pedido demissão quatro meses antes. Voltei ganhando 40% a mais do que ganhava porque eu me dou valor.

Por isso, se dê valor e aí você vai longe.

11. unBond

unBond Usuário Pacificador Registrado

Registro:
    13/07/2014
    Curtidas recebidas:
    1,723
    Pontos de Troféu:
    17
    Eu trabalho no serviço público. Em partes é razoavelmente sossegado comparado ao meu antigo emprego que eu tinha 20 minutos pra resolver um chamado. A parte que me frustra é que eu faço de serviço de suporte técnico, telefonia, ativos, laboratórios, wifi e por aí vai... E também serviço que em teoria deveriam ser desenvolvidos por analistas, como cuidar de serviços (firewall, ad, voip, análise de tráfego, proxy, scripts e até pequenos websites na intranet), planejamento, aquisições, projetos. Outra reclamação é que eu trabalho só. Enquanto em algumas unidade tem tem os técnicos específicos e até mesmo analista pra desempenhar essas funções de forma separada. Tem semanas que eu fico completamente maluco com tanta coisa pra fazer/pensar.

Eu tenho vontade de mudar de área e trabalhar em algo de forma mais focada em alguma ferramenta ou preferencialmente em desenvolvimento.

12. CapBravo

CapBravo The King Registrado

Registro:
    10/03/2015
    Curtidas recebidas:
    24
    Pontos de Troféu:
    0
    @Gustavomp
    Me diga uma coisa, você tem sites pra indicar para eu tirar alguns desses certificados? Eu to na minha segunda faculdade, já sou advogado, mas decidi fazer Sistemas Para Internet pq curto muito Direito Cibernético, e acabei curtindo o mundo de TI. De preferência algum que eu possa fazer quando eu tiver tempo, pq se for com horário certo vai bater com a aula =/

@unBond
    Se vc puder dizer, vc está em qual serviço público? Teve de aprender alguma coisa em específico para o seu trabalho? Ah e já aproveitando, como você fez pra estudar para a área de TI para concursos? Teve que pegar cursinho na área de TI mesmo? Eu já fiz direito, mas fui fazer um concurso de TI esses tempos e meu deus, ou a questão era extremamente específica ou ela era extremamente ampla. Tem alguma dica?=)

13. tehort

tehort "If in doubt, flat out" Registrado

Registro:
    23/01/2007
    Curtidas recebidas:
    93
    Pontos de Troféu:
    42
    Bom, vamos la, eu tive relativa sorte, moro em uma cidade media, e consegui um emprego decente, que meu salario subiu razoavelmente rapido (estagio de 800 para 3.500) em 3 anos.
    Larguei pq passei consegui mestrado, e bolsa, melhor escolha que eu ja fiz.

Eu trabalhava basicamente no desenvolvimento de novas rotinas, e implementacao de algumas tecnologias novas.
    Eu digo sorte, pois nunca tive que atender pedidos de suporte (raramente) nem viajar, como meus colegas haha.
    Mas nao é moleza, trabalhei bastante localmente nos clientes para implementacao e testes, chefe sempre em cima cobrando prazos e adicionando novas funcionalidades q nao foram levantadas antes, sem falar nas gambiarras para fazer funcionar com um sistema mmmmmmmmmuito antigo.

Ja o trabalho de quem pegava chamados do suporte, era basicamente repetir o erro do cliente (subir a base e os parametros) e debugar ate achar o problema, e propor uma solucao que nao quebrasse o sistema em outros clientes xD

Em termos de programacao, envolvia bastante VB6 (sistema antigo), VB.NET, C# e MySQL.
    É muito dificil vc programar em uma só linguagem, mas isso só é problema para quem é novo na area, ou é muito fraco.

E querendo ou nao, por mais que vc desenvolva coisas novas, vc acaba na mesmice, e a programacao se torna algo praticamente manual e repetitivo, e foi por isso que eu resolvi ir para o mestrado.
    A area de pesquisa vc esta sempre em busca de algo novo, aprendendo algoritmos novos, analisando diferentes solucoes, ideias, otimizando performance, etc...
    Ou pq é a melhor opcao que eu tenho na minha cidade.

Enfim, uma coisa que me espanta, é como tem gente que é fraca em programacao e logica, e consegue seguir na area, embora sejam motivo de piada.
    Conseguem empurrar o trabalho com a barriga, mas é facil perceber um gerente que só chegou onde chegou por puxar o saco, ou QI (quem indica), que na realidade mais atrapalham do que ajudam alguma empresa.
    Programacao é o nucleo do area, vc tem que saber, mesmo que daqui 5 ou 10 anos vc sequer veja um codigo, vc tem que entender como funciona pra nao fazer cagada com quem depende de vc.

Outra coisa comum é quem consegue se formar, e vira suporte comunzinho, q qquer um faz, aí é fim de carreira.

Recomendo apenas certificados oficiais. Como provas da Microsoft (.NET, C#, SQL Server), Java, ou algum de banco de dados (depende da area que vc quer).
    Cursinho on-line ai, só serve pra enfeite, mas eu recomendo como um bom ponta pé inicial.

Como vc ja é formado, podia tentar alguma pós-graduação (geralmente aceitam quem vem de outra area), IGTI tem diversas, mas sao meio caras, apesar de serem on-line.
    Pós-graduacao é sempre bom (nao é excelente, mas é bom), fica bem no curriculo, e ajuda em concursos.

Última edição: 16/04/2017
    pajuno e CapBravo curtiram isso.
  14. Gustavomp

Registro:
    27/01/2009
    Curtidas recebidas:
    498
    Pontos de Troféu:
    43
    Como o colega ali disse, certificado pra valer algo só oficial. Escolha sua linguagem preferida, ou a que estiver em alta no mercado (isso varia bastante, mas se atirar pro lado de Java ou .Net vai acertar alguma coisa) e se prepare pra desembolsar o dinheiro pra fazer a prova.

Certificado não tem aula. Geralmente você se prepara estudando por conta própria e depois faz uma prova. Se acertar a quantidade mínima, pega o certificado. Só lembrando que alguns podem custar milhares de reais.

CapBravo curtiu isso.
  15. tehort

Registro:
    23/01/2007
    Curtidas recebidas:
    93
    Pontos de Troféu:
    42
    Outro erro muito comum na area, se formar sem experienca na area.
    Empresa nenhum quer contratar alguem efetivamente, sem ter experiencia na area.
    É muito importante fazer um estagio enquanto pode, ja que depois de formado, só CLT.

E o ideal é trabalhar em uma empresa da AREA de TI, onde tem mais chances de os funcionarios terem papeis bem definidos, serem mais organizados, e geralmente, melhor valorizados.
    Geralmente a TI de uma empresa de outra area, é como dizem, escanteada, desorganizada, só lembram de vc quando o sistema para.

Como disseram, experiencia em determinadas tecnologias e certificados, e bons exemplos sistemas/funcionalidades que vc implementou, geralmente é facil de testar quem entende, e quem nao entende em uma entrevista.

Última edição: 16/04/2017
  16. Andromeda's Ryder

Andromeda's Ryder Imposto é roubo! Registrado

Registro:
    03/01/2010
    Curtidas recebidas:
    1,912
    Pontos de Troféu:
    42
    Antes de tudo, aprenda inglês, prepare-se pra aprender Python, Ruby, Java, .Net (C#) (linguagens de programação), ture algumas certificações, pode parecer besteira mas um amigo meu recebeu uma proposta de trabalho na Europa porque tirou a certificação Scrum Master e já tem alguns anos de experiência em desenvolvimento de sistemas com essas linguagens que citei pra você.

Faculdade não vai te preparar pra nada mas é importante fazer pra conseguir estágios (esses vão abrir as portas pra você), conseguir os primeiros empregos e pra você ter o canudo (diploma).

Exato, é sempre importante tirar da cabeça que é preciso morrer no emprego e esperar anos para ser reconhecido, principalmente no Brasil. T.I é uma ótima área para quem não gosta de ficar parado esperando as coisas caírem do céu (coisas como reconhecimento, aumento de salário e novas oportunidades) e adora aprender coisas novas.

Pra resumir, também gosto muito da área

Aprenda a escrever e falar bem tanto em português quanto em inglês, é um diferencial na hora de conseguir um estágio ou emprego, crie um bom currículo, e a carteira assinada é um detalhe, pode assinar sua carteira de trabalho mas não se prenda a ela, não ache que porque você assinou sua carteira de trabalho que você pode relaxar, mude de empresa a cada 2 ou 3 anos pra conseguir um melhor salário e aprender coisas novas.

Mike.Haggar, adnan e CapBravo curtiram isso.
  17. Ollyx

Ollyx New Member Registrado

Registro:
    19/01/2017
    Curtidas recebidas:
    165
    Pontos de Troféu:
    0
    Bom, eu trabalho a cerca de 6 anos com programação, então vou deixar meu ponto de vista.

Sempre trabalhei com WEB, as empresas que trabalhei sempre me propuseram um ambiente de trabalho muito bom, meus colegas sempre eram jovens então o trabalho nunca foi estressante pois o ambiente tornava mais agradável.

Um desenvolvedor WEB sempre tem que estar se atualizando, porque o mercado cresce todo dia, como um programador web eu trabalho com 4 ~ 5 linguagens de programação, desde marcação, estilização, interação e logica, além de ter que inicialmente ter aprendido todas essas linguagens, hoje eu trabalho apenas com frameworks delas, o que me fez estudar mais e mais e continuamente estou estudando e aprendendo mais frameworks e linguagens que possam me auxiliar no meu dia a dia.

Como programador web tu pode ter vários seguimentos, os que eu já passei foi Desenvolvedor Front End, Back end e hoje Full Stack Development, que é front end, backend e qualquer outra atividade relacionada ao sistema, desde configuração do servidor, segurança, documentação do app, etc..

Quando comecei estagiei como suporte, o que foi legal já que aprendi a falar com clientes e entender os problemas que eles precisam resolver. Hoje eu trabalho em uma empresa fora do ramo de TI, porém desenvolvendo o sistema dessa empresa o que me permite fazer o sistema da maneira que eu quiser, utilizando as ferramentas que eu julgo ser melhor desde que resolva o problema da empresa.

Enfim, de maneira resumida, a área do TI é estudo constante e vai da sua dedicação de querer aprender tecnologias novas, toda hora um novo framework é criado e os existentes são melhorados.

Sobre a faculdade, minha opnião? grande perda de tempo, só pra ter o diploma mesmo, cancei de ouvir professor que só sabe teoria falando bosta, pois nunca viu o negócio na prática, mas vale a pena fazer para ter o canudo. Sempre aprendi mais sozinho do que na faculdade, mas isso é de cada um, até porque a faculdade ensina o basico do basico como os colegas disseram.

Fiz IFC durante o EM, e to finalizando meu superior na UDESC em engenharia de software.

18. unBond

unBond Usuário Pacificador Registrado

Registro:
    13/07/2014
    Curtidas recebidas:
    1,723
    Pontos de Troféu:
    17
    Trabalho em um IF, tive que aprender um pouco sobre GPOs e as ferramentas do windows server em geral e avançar mais no conhecimento em switches e firewall.

Antes de trabalhar aqui, só trabalhava com servidores linux, e como técnico em uma empresa. Eu tava estudando tinha um tempo já todos os assuntos relacionado a redes e segurança da informação pois era meu ganha pão na época. Eu fiz um semestre de segurança da informação depois mudei para análise e desenvolvimento, então apesar de ter começado a me interessar por desenvolvimento não dava pra ignorar a parte de redes.

Sempre que as aulas da faculdade acabavam mais cedo, eu tava lendo um livro do assunto na biblioteca, lendo algum artigo tentando sempre me manter atualizado e sempre me baseando nos editais de concursos que costumam ser bem semelhantes.

Ti é complicado porque raramente há uma separação em prova. Ti é uma área tão ampla como as especialidades da medicina, porém quem elabora os editais, e faz as provas não se importa e infelizmente quem tem visão mais ampla de toda área tem maiores chances. É preciso ter visão ampla. Mas as vezes tal prova pede pra você escrever sobre um ítem específico à exemplo descreva um processo x do itil v3, e se vc não lembra, já era! O pessoal sempre zomba por que nas vagas de empregos pessoal faz um ctrl + c e ctrl + v nas qualificações onde pedem até manutenção em "ônibus espaciais" sendo que na real é pra "pilotar carrinho de mão"

Mas isso não é uma regra, tem editais que tem a separação específica das áreas de TI, requerendo formação específica, como por exemplo, técnico em telecomunicações, programador e etc. Estas provas costumam ser mais fáceis de estudar, atualmente estou focando em provas desse tipo.

Se já é formado em direito, talvez fazer uma pós em alguma área de TI possa abrir sua visão e te ajudar.

CapBravo curtiu isso.
  19. pajuno

pajuno New Member Registrado

Registro:
    14/07/2010
    Curtidas recebidas:
    521
    Pontos de Troféu:
    0
    To no ultimo periodo de Sistemas para Internet e tenho colegas que já estão trabalhando na área. É basicamente o que falaram ai em cima, mudança de empresa constante, aprendizado e novas tecnologias todos os dias além de claro muita programação, documentação, projetos etc. Hoje em dia valorizam muito a sua lógica de programação e também certificados como falaram aí em cima. To em busca de um estágio, mas não tenho o inglês muito bom e isso me prejudicou em alguns que fui atrás. Mas eu gosto da area, é muito recompensador vc fazer um sistema e ver ele rodando depois, é uma das melhores sensações pra quem mexe com TI. Pretendo me especializar depois de terminar meu tecnólogo no mesmo lugar que eu faço, no caso IFTM. Enfim, existem várias áreas dentro da TI pra vc seguir, desde gestão a programação e pra isso servem os estágios pra vc saber qual vc se sentirá mais confortavel trabalhando.

adnan curtiu isso.
  20. CapBravo

CapBravo The King Registrado

Registro:
    10/03/2015
    Curtidas recebidas:
    24
    Pontos de Troféu:
    0
    É, quanto a parte de inglês, isso é sossegado, eu ja terminei um curso de inglês pratico ele com certa constância. Como na área de direito é algo muito útil vc aprender alemão ou francês, resolvi começar os dois...
    Quanto ao curso em si, eu quero ter um diferencial legal, eu sei que sou um dos pouquíssimos advogados desse país que fizeram algum curso na área de TI e Direito(óbvio né), creio que isso pode se mostrar útil quando eu for apresentar defesa de alguma empresa da área, ou quando for ingressar com alguma ação voltada para este campo.
    Pq sinceramente, 80% dos advogados do país ainda caem no conto do "se ta escrito que tem i7, roda tudo que vc imaginar!"

unBond curtiu isso.
  21. Ollyx

Ollyx New Member Registrado

Registro:
    19/01/2017
    Curtidas recebidas:
    165
    Pontos de Troféu:
    0
    Outra coisa que é bom colocar aqui, é que apesar de ser bacana programar, nem sempre tu tem que fazer uma funcionalidade que tu curte, e isso as vezes deixa o trabalho chato.
    Um exemplo clássico é desenvolvimento de testes, a parte mais chata de um sistema é fazer testes, ainda mais se tu der vacilo e esquecer de fazer no inicio do projeto kkkk.

22. texugosaliente

texugosaliente New Member Registrado

Registro:
    28/03/2017
    Curtidas recebidas:
    14
    Pontos de Troféu:
    0
    Acredito que dependa muito da área específica e da cultura da empresa.

Exemplo: ser analista do suporte e estar de plantão é diferente de ser programador.

23. tehort

Registro:
    23/01/2007
    Curtidas recebidas:
    93
    Pontos de Troféu:
    42
    Concordo e discordo.
    Ja vi muita gente ruim com faculdade completa, e gente muito pior sem faculdade.
    Faculdade seta um nivel minimo pro mercado, só isso.

Mas concordo que tem MUITO professor que nunca trabalhou na area, só sabe a teoria, e pqp, querem se meter a entendido e é cada perola que sai.
    Minha maior critica em relacao a faculdade, é a falta de experencia dos professores.
    Eles tem ensinam conceitos de programacao orientada a objetos, e estruturada. Ok.

Mas nao ensinam programacao em camadas, colaboracao de codigos, testes (na pratica), coisas obrigatorios para qualquer profissional.
    É bonito vc ver a teoria de trabalhar numa empresa multi-nacional com certificado ISO e etc de organizacao de processos.
    Mas 90% de quem se forma nao trabalha numa empresa dessas, e sequer sabe usar alguma ferramenta de colaboracao.

Tbm acho que falta uma disciplina que integre tudo isso, o levantamente de requisitos, diagramas, artefatos, JUNTO da programacao.
    Nao adianta muito vc aprender tudo isso em 5 6 disciplinas diferentes, e no final nao sabe unificar e aplicar tudo junto na pratica (e garanto que grande parte dos professores nao saberiam tb).

Por isso que existe tanta empresa pequena de software, q só faz "artesanato" de software.

Última edição: 17/04/2017
    pajuno, unBond e Ollyx curtiram isso.
  24. adnan

Registro:
    18/06/2014
    Curtidas recebidas:
    9
    Pontos de Troféu:
    0
    @tehort @Ollyx @Andromeda's Ryder @Gustavomp @Willagapto @unBond @pajuno

agradeço a todos que me responderam, consegui boa informação com o post graças a vocês

e gostaria que me tirassem outra duvida

que tipo de certificação deveria buscar pra me ajudar?
    eu não sei realmente que tipo de certificação eu deveria procurar. Certificados em cursos online são uma boa ou só servem de enfeite?
    Eu queria aprender a programar em linguagens como Java,C#,C++,python,ruby ou qualquer outra de meu interesse, sozinho, o mercado é chato o suficiente pra pedir certificação de cada uma delas pra provar que sei?
    e por ultimo, o que seria bom pra treino dessas linguagens? Acredito que só saber como programar nelas pode não me levar muito longe, ou não?

e sobre o curso,eu to fazendo meu curso na Etec, e no caso vou aprender programação para desktop,mobile,banco de dados,internet(C#,java,javascript,css,html,sql e afins) e um pouco de hardware.

25. Gustavomp

Registro:
    27/01/2009
    Curtidas recebidas:
    498
    Pontos de Troféu:
    43
    Certificação que presta é certificação paga. Escolha a área e linguagem que mais te agrada e vá atrás.

Quanto ao mercado pedir certificação, ele não pede. Tenho 7 anos de carreira e não tenho nenhuma certificação e ganho muito bem, obrigado. Certificação é um Plus.

Antes de sair aprendendo 50 linguagens, aprenda lógica de programação. Aí pegue C e aprenda o suficiente. No mínimo até dominar ponteiros. Aí vá procurar outras.

E treino bom é lista de exercícios.

Compartilhe esta Página