Ciúmes: como acabar com ele?

Discussão em 'Papo Cabeça' iniciado por jefersonbmx, 16/12/2008.

1. jefersonbmx

jefersonbmx Member Registrado

Registro:
    12/09/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    Gostaria de começar uma discussão sobre ciúmes. como acabar com esse mau q atrapalha e muito os relacionamentos, e faz mau principalmente pra quem esta com o ciúmes.

Ao menos ameniza-lo. É possível?

abs galera

2. Philippe

Philippe New Member Registrado

Registro:
    07/12/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Transparência gera confiança. Confiança ameniza o ciúme.

3. Stronks

Stronks Primeira Fase - Sucesso Registrado

Registro:
    25/04/2004
    Curtidas recebidas:
    6
    Pontos de Troféu:
    42
    Ciumes vem basicamente do medo e dai a desconfiança da perceira(o) com medo de perde-la, mas tem casos que a pessoa se considera "dona" do outro em casos que nem as amigas podem falar com a namorada e nem o pai pode dar um abraço nela...

Como acabar, acho que um psicologo saberia dizer melhor. :p

4. Toya

Toya Banido Banido

Registro:
    26/01/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Taí, se não tiver confiança vai ter ciumes, sem confiança a relação não vai durar. Aqueles casos de ciumes posesivo nem adianta, termina logo.

As vezes minha mina pede pra ir nuns lugares ou shows que eu me mordo de ciumes, assim como tem as vezes q é o contrário, mas não adianta, confio muito nela, nem tem pq ter ciumes. Quando EU tenho ciumes a maioria das vezes são pensamentos infantis, bobagens mesmo, só eu parar pra lembrar como ela é, o carater dela que o ciumes passa.

5. Thor

Thor Semilouco, só um pouco! Registrado

Registro:
    21/11/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Se VOCÊ está com ciúmes, seu ciúme é essencialmente SEXUAL. Não importa que ela tenha amigos/amigas desde que não faça sexo com eles/elas.

Já se o ciúmes é DELA, é essencialmente EMOCIONAL e a maioria das mulheres tolera até uma eventual aventura sexual fora do namoro/casamento, mas NUNCA um envolvimento emocional maior, sobretudo com ELAS !

Simples assim...

Cara, mas pra acabar, sei lá viu... já tive várias namoradas, e nunca fui muito ciumento, talvez um pouco possessivo. Com a atual, que já namoro a bom tempo - quase 6 anos - é uma relação super sincera que rola entre nós. Eu falo onde vou, ela pode me ligar quando quiser, e eu o mesmo. Até por essa liberdade entre nós nunca houve nenhuma intriga séria e nem ela nem eu ficamos de fiscalismo um com o outro! Corre assim na boa e eu ponho as mãos pros céus todos os dias... hehehehe....:p

Eu nunca havia amado ninguém antes... mas ela me ensinou MESMO o que é amor...:wub:

6. Kayke

Kayke New Member Registrado

Registro:
    05/01/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Embora alguma dose de ciúme todo mundo tenha, vou entender ciúme aqui como uma dose um pouco maior, daquelas que chegam a causar algum mal. E sendo assim acho que o ciúme é uma maneira da pessoa dizer indiretamente para a outra: "Eu sei que existe e que você vai encontrar alguém melhor do que eu". Ou também: "Sei que não estou a sua altura e que você estará sendo muito idiota de não me colocar chifres..." Mas note que isso pode não ser real e existir apenas na cabeça do ciumento devido a um complexo de inferioridade, a um complexo de feiura, a uma insegurança total. Ou também pode ser porque ele intuitivamente sabe que não é amado ou que está sendo apenas usado ou explorado. Mas como ninguém é dono de ninguém, o melhor caminho é ter e conceder a mais ampla liberdade. Não é o ciúme que vai salvar o amor de ninguém, pelo contrário, acaba mais depressa com ele.

7. Soro

Soro Banido Banido

Registro:
    24/08/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Um pouco de ciumes é natural e não deve ser motivo de preocupação.
    Ciumes demais é efeito e causa. Efeito da falta de confiança na relação e causa de problemas sérios nessa mesma relação.
    Ciumes graves tendem a se tornar uma bola de neve.
    É ruim para quem sente e para o outro, e deve ser evitado.
    Primeiro avalie se você não vê fantasmas demais em tudo que é canto. O ciumento patológico cria fantasias demais, e se deixa levar por elas. É do tipo que consegue passar o dia com raiva do outro porque sonhou estar sendo traido. Conheço gente assim.
    Tente ser objetivo.
    O problema do ciume é que ele deixa a pessoa com raiva e a raiva cega o individuo, distorce a realidade, causa confusão mental e erros de avaliação da situação.
    Se você se considera uma pessoa equilibrada, mas seu parceiro(a) não lhe inspira confiança, procure explicar à pessoa aquilo que te incomoda no comportamento dela, ou até mesmo, acabe com o relacionamento, pois é melhor se separar do que viver num inferno de um relaciomento possessivo e desconfiado.
    Normalmente as crises de ciumes nascem das fantasias da pessoa e não da realidade exterior. Verifique qual seu caso primeiro.

8. Rick_41

Rick_41 Active Member Registrado

Registro:
    28/06/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Simplismente perfeita sua resposta!:thumbs_up

9. wladi

wladi Modelador Registrado

Registro:
    17/01/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0

Perfect

cara, desculpa a pergunta..mas que idade tem???

10. Gatinha Safada

Gatinha Safada Banido Banido

Registro:
    16/12/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Pessoal fala de ciúmes como se fosse algo relacionado só na base da confiança e sexo, que é pelo medo de perder alguém é meio lógico, mas você já pensou em ter pensado encontrado a pessoa da sua vida, amar ela e ver algum indivíduo na volta dando em cima dela? Isso causa ciúmes e medo de perder tal pessoa, não por falta de confiança, mas por simples medo de perder essa pessoa confiando ou não no seu taco.

11. AnjoVingador

AnjoVingador New Member Registrado

Registro:
    25/09/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Cara muito boa sua resposta, eu tenho muito ciúmes da minha noiva e eu acho que encaixo em uma dessas situações que vc citou, me identifiquei muito com sua resposta!

Boa sua resposta tb mas são situações diferentes, nessa situação qualquer um teria ciúmes, uns mais que os outros, bom pelo menos eu acho!

12. ByPeters

ByPeters Like a Boss Registrado

Registro:
    27/02/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Tendo auto-confiança e outras minas além do relacionamento.
    Eu sugiro só auto-confiança.

13. durango_bh

durango_bh New Member Registrado

Registro:
    27/03/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    bem, a definição de ciumes..

"a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade.".

Eu aprendi a lidar com o ciumes me valorizando mais, sendo mais confiante, pois uma coisa e mais do que certa, ninguem pertence a voce, o amor e simplesmente uma ilusão, ele é bom enquanto dura, mais não é eterno, ele sofre influencias externas, algumas fatais.

Temos sempre que ter esta certeza, o mesmo amor que uma pessoa sente para voce, no serviço ela pode encontrar uma outra cara metade que vai dar tudo aquilo que voce deu, e um desafio novo. a vida e feita de surpresas, vc tem que preparar para estas surpresas, ai volto na afirmação inicial, seja seguro e autocofiante, sendo assim, voce cria barreiras e o sentimento de ciumes, e de possesão acaba por amenizar naturalmente, nunca idolatre a outra pessoa e a coloque no altar, quanto maior o envolvimento, maior a decepção, a queda pode ser irreparavel. Goste do outro, mais lembre-se sempre de gostar de voce em primeiro lugar.

Abs

14. AnjoVingador

Registro:
    25/09/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Pelo que eu entendi, vc quer que a pessoa seja fria e não se entregue ao amor?
    Mas dá pra fazer isso quando encontra uma pessoa que realmente mexe com vc?
    Falow!!

15. durango_bh

durango_bh New Member Registrado

Registro:
    27/03/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Ai que esta, o conceito ENTREGAR como vc colocou me assustou um pouco..

Ja vi realmente pessoas que se entregou, e o quanto sofreram.. é visto todos os dias, o ser humano pode matar por amor, vc sabe disso..

Claro que não digo ser fria, voce nunca, e jamais pode gostar mais do outro do que gostar de voce mesmo.

Pois um dia a ilusão acaba, e se vc não gosta de si mesmo, como vai dar valor, como vai apresentar a novas oportunidade se nem vc mesmo se da o valor? a grande questão é essa. É sempre vc quem tem que se amar, voce tem que atrair as pessoas.

Eu aprendi a lidar com isso.. Ninguem nesta vida fica sozinho.

Palavras que gosto de repassar.

Minha mae me dizia, filho, aproveita porque ninguem vai ter tratar como eu te trado, te mimar como eu te mimo, a minha primeira namorada, Thiago aproveita pq ninguem vai fazer tudo para voce como eu faço, gostar de voce como eu gosto, a minha segunda namorada, Thiago aproveita pq ninguem vai fazer tudo para voce como eu faço, gostar de voce como eu gosto...

Conclusão?? se a 3º namorada falar diferente, provavelemnte a 4º diga a mesma coisa, senão a 5 e por ai vai.. rss

Meu primeiro namoro durou 4 anos, meu segundo 5 anos, terminei a 3 meses. Tô muito felzi, conhecendo gente nova, abrindo minha cabeça com novas experiencias, enfim.. me tornando uma pessoa completamente segura. Me conhencendo melhor.

16. AnjoVingador

Registro:
    25/09/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    É cara entendi seu ponto de vista, eu levei uma pancada forte da vida em relação a isso, por entrar de cabeça.
    Aí pensei nunca mais vou gostar de ninguem, aproveitei um pouco a vida, mas agora me deparei com o amor novamente.
    Enquanto eu estava aproveitando a vida eu conseguia agir assim como vc sugere, mas agora a situação mudou, eu não consegui colocar esse limitador que vc mencionou, mas é claro que me valorizo, mas to literalmente de cabeça nessa!
    E essa questão do ciúme me persegue!

17. Soro

Soro Banido Banido

Registro:
    24/08/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Suficiente pra já ter passado por muitas coisas :lol:

Acredito que só existam 3 formas de acabar com o ciumes numa relação:

1 - Terapia
    2 - Asfixia
    3 - Término

A terapia quer dizer pedir socorro mesmo, mas as vezes só amigos não resolvem e a única saida é ir atrás de ajuda profissional pra ver se melhora o cabeção, se com certeza o problema for com vc e não com o parceiro.

Dificilmente o ciumes tem causas externas, via de regra as causas são interiores. O ciumento normalmente tende a ser violento, ou ter momentos violentos, explosões de raiva, o que é um perigo, como foi o caso recente da Eloá.

Pra isso a terapia vai ajudar também. Igreja no lugar de terapia também ajuda, principalmente se o casal participar, porque isso também reduz o ambiente, e as possibilidades de situações que gerem ciumes.

Asfixa é você achar uma companheira bem fracote, que vai se submeter a sua tortura e suas exigências (feche esse decote, não olhe pro lado, com quem você tava falando?), e se tornar um capacho nas suas mãos, escravizada, asfixiada e mesmo assim feliz por estar com você. Ela pode nem ficar muito feliz, mas dependendo da evolução do relacionamento, vai se ver num beco sem saída, sem poder escapar do inferno em que se meteu (meus vizinhos vivem assim e ela até se engana que está feliz, afinal, uma parte do tempos estão mesmo, exceto quando ele está com ciumes por qualquer motivo, o que acontece muitas vezes, mas que hoje em dia ela nem nota tanto mais).

Parece exagerado, mas uma grande parte dos casamentos ainda se baseia no desequilibrio de forças, com um dos parceiros exercendo influencia sobre o outro de forma desigual.

Terminar é radical demais, tanto é que tem gente que prefere a morte ao término. Se pra quem se considera normal, terminar já dói demais, pro ciumento isso se torna quase impossível. Ai sim as fantasias tomam conta do sujeito. Com que ela vai sair? Será que já está saindo com outro? O ciumento (possuidor) não aceita a perda muito fácil, as vezes nunca aceita.

Tem gente que passa anos, as vezes a vida inteira, articulando uma vingança. Mas ainda assim, com todos os riscos, terminar ainda é a melhor saida para um caso de ciumes danado. É bom pra quem vai e pra quem fica. Quem vai, se livra do pesadelo, e quem fica pode ser que aprenda, de tanto apanhar, que ninguém é de ninguém e que ciumes só é bom enquanto é pequeno.

Amor patológico é encrenca e sempre vai machucar, em algum momento...

18. Surfer

Surfer New Member Registrado

Registro:
    14/10/2004
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    O que significa ciume ?

Acredito que seja medo de perder, algo ou alguem.

Olha amigo procure seja confiante, se você está sentindo ciumes da sua "Menina"

Tem que procurar entender porque....

Foi porque alguem cantou-a ?
    Alguem esta paquerando ?
    Ela esta dando bola ?
    Sera que você não é paranoico, fica imaginando coisas ?

Amigo, seja confiante.
    Procure ser um cara correto, honesto, e fazer sua "menina feliz" se ela gosta de você não tem o porque ficar sentindo ciume, o tempo que você perde com isso de ciumes poderia usar para fazer uma supresa, ou alguma coisa sua.

19. Viana®

Viana® Usuário Registrado Registrado

Registro:
    18/05/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Sempre criar a confiança é essencial para o fim do cíume.

20. izzimark

izzimark relaxa manolo Registrado

Registro:
    10/04/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
  21. demonblack

demonblack Usuário... Registrado

Registro:
    19/12/2004
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0

Ótima explicação. :yes:

22. urbe

urbe New Member Registrado

Registro:
    01/04/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    O ciúme corrói a nossa vida. Tem ciúmes entre casais. Tem o ciúme entre amigos. Não é diferente. Recentemente me deparei com esse ciúme que acaba nos machucando. Quando nos sentimos rejeitados, pelo fato de uma outra pessoa estar nos "substituindo", sentimo-nos como loucos. Tudo nos leva a uma vingança. Isso é doentio. Terapia deve ajudar. Mas, eu acredito que uma forma melhor para acabar com o ciúme, é projetar em nossa mente apenas os momentos bons que vc vive com a pessoa, seja sua namo, esposa, amigo. Enfrento também o ciúme, mas essas palavras servem para meu consolo, pois sei que tudo isso pode melhorar se aqui me comprometo junto a todos da comunidade a ser menos ciumento, menos possuidor, menos egoísta.
    Vamos ser pessoas livres. Não imaginemos que a outra pessoa está se divertindo com outras pessoas, pois isso não passa de fantasmas criados por nós mesmos, chamado obsessão. Vale lembrar os versos do poeta: "O SEU AMOR, AME-O E DEIXE-O, LIVRE PARA AMAR."
    Faço com vocês um propósito de não ser ciumento, ao menos hoje! Só por hoje não serei ciumento. Isso deverá funcionar. Acredito que amanhã, eu volte aqui, para contar que, nas últimas 24horas eu fui um vitorioso, que não senti ciúmes de ninguém, e pelo contrário, atraí meus pensamentos aos momentos de felicidade que vivi com minha namo, esposa, amigo...

23. rgenge

rgenge New Member Registrado

Registro:
    05/01/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Eu soh namoro em quem confio 100% ,meu ciumes não é por medo de perder a pessoa (claro que as vezes sim ,mas MUITOOO RARAMENTE)...
    Meu ciúmes é mais algo do tipow ,me sinto desrespeitado quando alguem ousa chegar perto da minha namorada,eh claro que se cara chegar,ela falar : tenho namo e cara vazar,normal ...
    Agora tem aqueles que fazem (como eu mesmo faço e sempre farei) chegam,e a menina tendo namorado,tentam ver se ela eh infiel ou se ama mesmo o cara,,,e pra mim isso eh 1 falta de respeito ,fico doido ,,,

Agora quando eh confiança ,acho que isso nao tem como acabar,esse ciumes ou eh vc o problema ou a mulher,ja fikei com meninas que se namorasse nunca iria confiar,muito atiradas,essas nem vontade de namorar me da,as que eu gosto são reservadas,quietas,dificeis ,e normalmente ralo pra conseguir .

24. prisilinha

prisilinha New Member Registrado

Registro:
    18/02/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Amar d+ causa ciÚmes...

oi galera!!!
    Comecei um namoro a 6 meses,no inicio estava tudo perfeito como qualquer outro relacionameto.Mais por agora esta começando as brigas por causa de ciumes,eu e meu namorado trabalhamos juntos no mesmo setor,e la tem uma menina q trabalha com ele eu não converso com ela,exatamente por causa do meu namoro ela se entrometia d+ nas nossas vidas mais isso aconteceu pq demos liberdades,ja ele conversa com ela isso q me dar mais ciumes.não sei se é exatamente ciumes ou raiva de ver os dois conversando,mais o problema dele é q ele sempre faz tudo q não gosto q ele faça,sei q não sou dona dele como ele tb não é de mim,mais em um relacionameto agente temos q saber lidar com varias situações q não possa prejudicar nosso namoro,eu sempre abro mão das coisas q possa fazer nois dois brigar mais ja ele eu sempre tenho q lembra-lo das coisas q me encomoda.confeso q eu me trasformei em uma pessoa muito ciumenta nunca fui assim em outros relacionamentos mais ultimamente estou sendo e tenho muito medo do meu relacionamento acabar por causa deu ama-lo d+ e não saber segurar meu ciumes.
    galera pesso a vcs ajuda para q eu faça a coisa certa!!!
    Desde de ja valeu...
    :wave:

25. _-NoturnO-_

_-NoturnO-_ HexaCampeão! Registrado

Registro:
    23/07/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    tem um jeito mto simples de acaba com o ciume

terminando