atualizar bios notebook

Discussão em 'Notebooks' iniciado por DHARMA 74, 06/07/2010.

1. DHARMA 74

DHARMA 74 Ellite Lan House Registrado

Registro:
    17/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    galera é o seguinte , sou novo na area de notebooks , ganhei um acer travelmater 4060 q estava com o hd de 80 gigas queimado , comprei um samsung de 160 mas o note não reconhece ele , acredito que seja uma atualização de bios pra resolver isso , ai vem meu problema , pois não tenho acesso ao sistema operacional dele porq não existe nenhum , e o hd é novo , baixei a versão da bios 3a06 que dizem solucionar meu problema , mas no arquivo que baixei existem 3 dentro da pasta. ( PHLASH16.EXE , WINFLASH.ZIP E ZL8_3A06.ZIP ) o problema é que não sei como proceder com isso , gostaria de saber como eu procedo pra fazer isso por um pendrive , porq não tenho disquete, consigo dar o bot pelo pendrive normalmente.

Última edição: 07/07/2010
  2. lloydz

lloydz Usuário Não Registrado Registrado

Registro:
    20/12/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    cara... sinistro hein! talvez a mobo dele nem aceite dar boot pela usb.

3. DHARMA 74

Registro:
    17/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    acredito q aceite sim pois o pendrive inclusive é reconhecido na bios , eu é que não estou fazendo o procedimento certo com os arquivos. ja atualizei varias bios mas pelo windows com o pc funcionando.

4. lloydz

lloydz Usuário Não Registrado Registrado

Registro:
    20/12/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    putz... uma vez eu me quebrei pra montar um desktop q tinha hd sata sahiueahieuahi bem naquela transição, qnd só tinha hd IDE... só resolveu dando boot pelo disquete :s

5. DHARMA 74

Registro:
    17/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    pois é mas no meu caso , o hd queimado era um toshiba ide , e comprei agora um samsung tambem ide. eu consigo dar bot pelo pendrive , mas ai aparece a tela do dos com a escrita >>c:\
    e fica nisso. acredito q o problema é que eu não estou conseguindo proceder corretamente com os arquivos baixados , q são 3 e dois zipados , não sei se tenho que descompactar os dois ou se posso por os 3 do jeito que estão.....

6. Junninz

Junninz Homo Sapiens Sapiens Registrado

Registro:
    09/06/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    O que vc pode fazer é criar um Pendrive Bootavel com os arquivos da Bios, existe um software da Hp que cria este pendrive, vc só vai precisar dos arquivos de boot do win98 por exemplo, se não me engano é HP Disk Utilites, ou algo assim, depois de criar, copia os arquivos da bios que baixou e da boot pelo usb e siga os procedimentos normais. Caso necessite de alguma informação a mais do placa pode utilixar um live cd do linux para carregar um sistema operacional

7. Safsprin

Safsprin Não use dorgas Registrado

Registro:
    26/01/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Usa o HP format tool (precisa baixar os arquivos do Win98), joga os arquivos do update no pendrive e pesquise qual comando de DOS para atualizar o seu note. Varia de fabricante para fabricante.

8. Angelo Ferracini

Angelo Ferracini | No More Tears | Registrado

Registro:
    14/01/2008
    Curtidas recebidas:
    83
    Pontos de Troféu:
    42
    Então, o arquivo PHLASH16.EXE, é o utilitário pra atualização. O arquivo ZL8_3A06.ZIP, é a bios nova, mas está compactado. Tem que extrair. Grava esses dois arquivos em um cd (o da bios, já descompactado).

O método que uso é simples. Entro na bios e mando dar um boot no CD. Coloco um CD do Windows 98 e mando entrar com suporte a CD Rom. Espero carregar e troco o CD. Se você fizer isso, quando colocar o CD com os arquivos, é só digitar "PHLASH16.EXE" e o utilitário vai pedir pra você digitar o nome da bios, que é o "ZL8_3A06.ZIP" que você terá que descompactar (antes de gravar o CD) pra poder atualizar. E tem que digitar a extensão, que provavelmente deve ser ".ROM"

Tem várias maneiras de criar CDs botáveis e pendrive também, mas como já tenho o CD do 98, já uso direto..

Qualquer dúvida chama ai..

9. DHARMA 74

Registro:
    17/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    fiz o seguinte , fiz um pendrive botavel , com os arquivos do win 98 , deu certo até ali , coloquei o arquivo PHLASH16.EXE e o ZL8_3A06.ZIP (descompactei) digitei no dos o comando "c:\>PHLASH16.EXE e dei enter veio a seguinte mensagem em vermelho " phoenix phlash16 error \ unable to open -c:\BIOS.WPH
    press any key to rebot reinicio e nada , descompactei tambem o arquivo winflash.zip para o pen , ele descompacta e fica uma pasta com o nome winflash , dentro dela tem mais uma com o mesmo nome e depois os arquivos , vou tentar por somente os arquivos sem as pastas .

10. Junninz

Registro:
    09/06/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    Vc precisa deixar o arquivo PHLASH16.EXE na mesma pasta do arquivo .ROM e usar o comando citado acima pelo Angelo.W.ferracinI (ex. PHLASH16.EXE arquivo.ROM)

qualquer duvida grita ai

11. DHARMA 74

Registro:
    17/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    sem sucesso ainda , fiz o procedimento com o cd do win98 , vem a tela com erro "himen.sys" memory manager depois disso meu not não leu mais o cd-rom , mas to na luta ainda , qualquer avanço posto aki, baixei novamente a bios de outro site , vamos ver se é isto. só uma pergunta , esse .rom não esta presente em nenhum dos 3 arquivos.

12. Junninz

Registro:
    09/06/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    Tente baixar a BIOS do site do proprio fabricante, por segurança

13. DHARMA 74

Registro:
    17/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    lindooo , a unica coisa que aparece na tela agora quando boto o cd de bot é essa "operating System not foun " pelo pendrive ele acessa , mas da o erro.

14. Junninz

Registro:
    09/06/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    A ordem de boot esta configurada para dar boot pelo cd primeiro ?

15. Neo_GDY

Neo_GDY Banido Banido

Registro:
    01/10/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Porque você não tenta um LiveCD do XP e atualiza por lá?

[]s

16. Angelo Ferracini

Registro:
    14/01/2008
    Curtidas recebidas:
    83
    Pontos de Troféu:
    42
    Então pelo que percebi, seu note tem mais problemas..

17. DHARMA 74

Registro:
    17/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    esta setado para dar o bot pelo cd sim, ja estou meio atordoado com ele , icrivel não existir uma maneira mais simples pra se fazer uma atualização de bios.vou refazer todo o processo que o o feracini citou , passo a passo.

18. DHARMA 74

Registro:
    17/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    para que serve o terceiro arquivo ( WINFLASH.ZIP ) ? que vem junto com o (PHLASH16.EXE E ZL8_3A06.ZIP ) ja que o feracini citou para por apenas esses 2 ultimos no cd.

19. Angelo Ferracini

Registro:
    14/01/2008
    Curtidas recebidas:
    83
    Pontos de Troféu:
    42
    Esse WINFLASH.ZIP é um utilitário de bios também. Descompacta esse ai e tenta rodar a atualização com ele. Lembre-se de na hora de escrever o arquivo novo da bios, o mesmo tem que ter usa extensão correta. Ex.: ".bin" ou ".ROM" verifique certinho a extensão na hora de digitar. Caso a extensão não seja digitada, você não conseguirá atualizar sua bios.

20. DHARMA 74

Registro:
    17/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    mas não vem extensão .bin ou .rom nos arquivos e mesmo se viesse ao descompactar as extensões ja eram não é mesmo ?

21. Angelo Ferracini

Registro:
    14/01/2008
    Curtidas recebidas:
    83
    Pontos de Troféu:
    42
    Você tem que descompactar os arquivos e usar o que tem dentro desses arquivos zipados. Tudo que você precisa está dentro desses arquivos zipados.
    Dentro do arquivo zipado WINFLASH.ZIP vai estar o WINFLASH.EXE. Esse é o utilitário de bios, ou seja, no DOS, digite somente WINFLASH e o utilitário vai ser executado. ESTE VOCÊ DIGITA SOMENTE O NOME, SEM A EXTENSÃO, QUE ELE INICIA.
    Dentro do arquivo zipado ZL8_3A06.ZIP vai estar o arquivo ZL8_3A06."com sua extensão própria". Quando o WINFLASH for executado, ele vai pedir o arquivo da bios. Este, você já vai ter descompactado e conseguirá ver sua extensão. ESTE, VOCÊ DIGITA COM A EXTENSÃO DELE! NÃO SE PREOCUPE NA HORA DE DESCOMPACTAR OS ARQUIVOS ZIPADOS, QUE O MESMO NÃO PERDE SUA EXTENSÃO.

Qualquer coisa, pra você ver bem certinho o nome de todos os arquivos dentro do CD, quando estiver no DOS, seleciona a unidade de CD e dá um "DIR". Com esse comando, você verá todos os aquivos com seu nome certo e suas respectivas extensões.

Ex.:

D:\dir ou E:\dir
    Depende com qual letra seu drive de CD ou DVD vai pegar no sistema.

Qualquer dúvida chama ai..

:D

Última edição: 09/07/2010
  22. DHARMA 74

Registro:
    17/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    fiz o seguinte , o note não esta mais encontrando boot pelo cd , mas pelo pendrive sim , então na primeira tentativa coloquei os arquivos WINFLASH e ZL8_3A06.ZIP com seus arquivos descompactados diretamente na raíz do pendrive botavel .(obs. dentro da pasta winflash não existe nenhum winflash.exe, apenas setup.exe ) liguei o note veio a tela do dos com (c:\>) então digitei *WINFLASH* ex. c:\>WINFLASH, dei enter e veio a mensagem * bad command or file name* tentei então *SETUP* que é o unico executavel na pasta e veio *THIS PROGRAM CANNOT BE RUN IN DOS MOD*
    a extensão do arquivo ZL8_3A06 é WPH . digitei tambem e veio a mesma tela * bad command or file name*, após isso joguei o arquivo PHLASH16.EXE pro pendrive tambem , essse é o unico que executa e vem a tela pra bios mas uma pequena janela vermelha é mostrada como mostra a figura abaixo , a outra é o comando q eu estou digitando , não sei mais onde estou errando.

Última edição: 09/07/2010
  23. Angelo Ferracini

Registro:
    14/01/2008
    Curtidas recebidas:
    83
    Pontos de Troféu:
    42
    Você digitou WINFLASH na raiz C:\.
    Tem que ser na raiz onde está o seu drive de CD/DVD. Provavelmente D:\ ou E:\

Quando aparecer essa última tela que você postou ai na imagem, digita D:\. Vai pra raiz do seu CD/DVD. Se não der certo, digita E:\
    Lembre-se de quando der o boot pelo cd do Win98, selecione a opção "com suporte a CD Rom". Acho que é isso. Não me recordo bem.

24. jorgeprlara

jorgeprlara New Member Registrado

Registro:
    15/06/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Olha realmente seu note pode ter outro problema . O Acer qdo esta com problemada placa mãe ele passa a não reconhecer mais o hd, depois o cdroom ou vice-versa.
    Vcja testou em outro notebook este hd que vc alega estar queimado? Acredito que a atualizaçãoda bios vc ainda não conseguiu pq vc vai ter que refazer o chip ou o reballing de sua mobo.

25. DHARMA 74

Registro:
    17/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    tentei depois do c:\> (d:\, e:\, f:\ ) nada só da *invalid drive specification* lembrando q estou tentando pelo pendrive , mas se eu digito phlash16.exe q é um dos arquivos q estão no pendrive ele abre o executavel mas depois aparece a tela como na primeira foto q postei , isso quer dizer que ele esta encontrando o pendrive. realmente esta dificil.

Compartilhe esta Página