AMD Phenom e FX - Guia do Overclock | Tweaks and Pics

Discussão em 'Overclocks' iniciado por Barr3l rid3r, 06/03/2009.

1. Dalai Brahma

Dalai Brahma A burguesia fede! Mas, tem $$$ pra comprar perfume Registrado

Registro:
    30/06/2010
    Curtidas recebidas:
    995
    Pontos de Troféu:
    42
    Com essa placa, 4.2GHz ficou de bom tamanho. Qual o Vcore está definido e quanto está batendo?
    66°C já está perto do limite 70,5°C. Então, se puder reduzir Vcore, ajudaria. De certo, que sua vga contribui com uns 2-4°C, dependendo do gabinete.

Quanto aos adesivos, com certeza, sempre vale a pena. Mas, seria para ajudar a resfriar melhor os VRM's da placa e dar mais tranquilidade nesse over. Talvez, até subir um pouco mais... importante você verificar essa temp. aí. Não se os sensores da placa vão te dar a informação, mas, podes tentar pelo HWInfo64, HWMonitor e/ou AIDA64.
    Pode pegar os da Arctic, vendidos no ML. Só precisas saber quantos adesivos precisa. Normalmente, uma fita de 7-10 cm x 2 cm seria suficiente para o dissipador da frente e outra para a chapinha de trás. Só medidndo para ter a medida exata.
    Daí, você tira quantos adesivos precisa adquirir. Segue uma foto do VRM para ter noção:

.

Paulo.paz curtiu isso.
  2. GBTX

GBTX Anything Registrado

Registro:
    30/08/2016
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    E ae pessoas, blz?

Seguinte eu tenho um FX 8320e + GA 970a GAMING e eu fiz um overclock nela para 4.0, porém só ficou estável com vcore a 1.35.. isso é um bom número? E minhas temperaturas neste verão chegam em média a 60ºC em jogos, porém especificamente em jogos AAA elas chegam a 69ºC, qual um limite aceitável para a temperatura do processador? eu acho que vou torrar o processador desse jeito T.T

Última edição: 03/01/2017
  3. Dalai Brahma

Registro:
    30/06/2010
    Curtidas recebidas:
    995
    Pontos de Troféu:
    42
    Achei 1,35V muito para apenas 4.0... consigo aqui 4.5. Até 1,32V seria plausível. Quanto a temp., 62°C em jogos é meu limite. Esse FX tem máx. de 70°C, segundo o CPU-World. Mas, aqui dá throttle a partir de 66°C.
    Pode ser que esteja faltando uns ajustes finos aí para melhorar o over, tipo Load Line Calibration (LLC). Seria interessante postar imagens do setup com opções de over.
    E o que falei anteriormente sobre VRM, vale para você... na verdade, para todos.

.

4. GBTX

GBTX Anything Registrado

Registro:
    30/08/2016
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Poisé, se eu diminuir o minimo permitido pela placa mae no vcore já crasha.. tava jogando esses dias dae deu tela azul, ainda bem que não foi pra fita o processador, mas a média que fica é em 60ºC, quando chegar em casa vejo umas fotos das configs e posto aqui.

Obs.: Primeira vez fazendo Over, posso ta fazendo cagada :melior4:

5. cesartoni

cesartoni New Member Registrado

Registro:
    29/03/2006
    Curtidas recebidas:
    285
    Pontos de Troféu:
    0
    Eu já fiz pela primeira vez também... Fiz 4 GHz @ 1.332v (HWiNFO) e fazendo a teste de estresse foi 1.272v. CPU PACKAGE 58°C + CPU 68°C em teste de estresse. 65°C + 66°C em jogo pesado (Assassins Creed UNITY). 55°C + 65°C em jogo leve (Rise of Tomb Raider).

Fiz 4.1 GHz @ 1.315v não passou temperatura certa e desisti.

6. Dalai Brahma

Registro:
    30/06/2010
    Curtidas recebidas:
    995
    Pontos de Troféu:
    42
    Cooler aí não ajuda muito, né?

7. cesartoni

Registro:
    29/03/2006
    Curtidas recebidas:
    285
    Pontos de Troféu:
    0
    Por causa da minha M5A78l-M esquentando VRMs chegava 70°c não aguenta...

Eu editei foi um erro era 4.1 GHz 1.315v.

8. Dalai Brahma

Registro:
    30/06/2010
    Curtidas recebidas:
    995
    Pontos de Troféu:
    42
    Ahhh... 4.3 @ 1,33-1,34V ou 4.5 @ 1,36-1,38V deve ir.. só dependendo das temps. cpu e VRM. E VRM costuma ter Tmáx 102-112ºC... então, até 85ºC é aceitável.
    Aí, uma vez estabilizado, manda NB 2400 @ Vcpu-nb 1,25-1,27V, HT 2400 @ Vht 1,125V.
    --- Double Post Merged, 04/01/2017 ---
    Ahhh... 4.3 @ 1,33-1,34V ou 4.5 @ 1,36-1,38V deve ir.. só dependendo das temps. cpu e VRM. E VRM costuma ter Tmáx 102-112ºC... então, até 85ºC é aceitável.
    Aí, uma vez estabilizado, manda NB 2400 @ Vcpu-nb 1,25-1,27V, HT 2400 @ Vht 1,125V.

9. Pedro192

Pedro192 New Member Registrado

Registro:
    20/12/2016
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Boa noite um fx 8320e trabalha em 5200MT/s
    E a placa mae 970 Gaming MSI trabalha em 4800MT/s tem como eu aumentar esse numero da placa mae?

10. cesartoni

Registro:
    29/03/2006
    Curtidas recebidas:
    285
    Pontos de Troféu:
    0
    Faz aumentar multiplicador do clock vê se estável com voltagem padrão, se estável bem? Continue aumentar multiplicador se estável? Se não, travou ou tela azul ( ou verde) ou erro. Vai aumentar a voltagem, se estável? Se sim, continue aumentar multiplicador. Se estável e repete. Com cuidado temperatura muito alta que limite. Fica de olho! Veja temperatura máxima pela AMD.

:bat:

Pedro192 curtiu isso.
  11. lp.parente

lp.parente Active Member Registrado

Registro:
    08/10/2011
    Curtidas recebidas:
    172
    Pontos de Troféu:
    41
    Botei minha 8320e a 4.3Ghz com 1.4 Vcore e jogando batia uns 60ºC, só não tava pegando fogo pq uso water cooler.

Mas como meu desempenho em jogos não mudou em praticamente nada eu acabei voltando e deixando ela em stock, to meio decepcionado com a AMD. Over não serviu pra nada.

12. cesartoni

Registro:
    29/03/2006
    Curtidas recebidas:
    285
    Pontos de Troféu:
    0
    Nem eu... Só benchmark ganha!

13. lp.parente

lp.parente Active Member Registrado

Registro:
    08/10/2011
    Curtidas recebidas:
    172
    Pontos de Troféu:
    41
    Botei minha 8320e a 4.3Ghz com 1.4 Vcore e jogando batia uns 60ºC, só não tava pegando fogo pq uso water cooler.

Mas como meu desempenho em jogos não mudou em praticamente nada eu acabei voltando e deixando ela em stock, to meio decepcionado com a AMD. Over não serviu pra nada.
    Eu tinha um i7 920 de 2,6ghz stock (primeira geração, comprado em 2009 eu acho), o meu desempenho está o mesmo nos jogos com esse 8320e overckloqueado pra 4,3ghz.

Vou ver como vai ser essa linha nova da AMD, se for mais do mesmo nunca masi vou de AMD.

14. Barr3l rid3r

Barr3l rid3r Active Member Registrado

Registro:
    05/02/2003
    Curtidas recebidas:
    884
    Pontos de Troféu:
    41
    basta mudar o multiplicador do HT de 12 para 13, mas não muda nada em desempenho de nada, já testei entre 2000-2800 e a diferen'ça é nula seja pra SSD ou para VGA, desempenho de processador e memória também não muda nada, mas eles não usam esses barramento mesmo pois o controlador de memória já está no processador.

15. hundroog

hundroog New Member Registrado

Registro:
    03/01/2014
    Curtidas recebidas:
    7
    Pontos de Troféu:
    0
    Bao tarde galera, estou com uma duvida aqui, estou querendo colocar meu Fx 6300 a @4.5 na bios esta o vcore a 1.41 mais no cpuz mostra ele a 1.440 , qual dos dois esta correto ?

16. Dalai Brahma

Registro:
    30/06/2010
    Curtidas recebidas:
    995
    Pontos de Troféu:
    42
    Ambos.. você seta 1,41 e o L oad L ine C alibration adiciona um % ( a depender do nível setado) quando exigido. Assim, 1,44 deve ter ser o máximo, neste caso. CPU-z vai mostrar o valor instantâneo utilizado.

17. hundroog

Registro:
    03/01/2014
    Curtidas recebidas:
    7
    Pontos de Troféu:
    0
    A minha placa mãe é uma ga-970a-d3 rev 1.1 ela não tem o LLC tem um tal de load line control, que tem apenas 3 opções ( auto, regular e extreme) eu set pra regular então o vcore fica fixo.
    --- Double Post Merged, 17/01/2017 ---
    Outra pergunta a respeito dá temperatura máxima do fx6300 . Qual seria essa temperatura. No hwmonitor tem uma temperatura que fica na casa dos 50 graus e outra que fica na casa dos 66 graus e tem tb o amdoverdriver que no margem térmica fica 22.

18. cesartoni

Registro:
    29/03/2006
    Curtidas recebidas:
    285
    Pontos de Troféu:
    0
    http://products.amd.com/pt-br/search/CPU/AMD-FX-Series/AMD-FX-6-Core-Black-Edition/FX-6300/136

Temperatura máxima até 70 graus.

19. Dalai Brahma

Registro:
    30/06/2010
    Curtidas recebidas:
    995
    Pontos de Troféu:
    42
    O amigo acima está correto: 70,5ºC.. postei recentemente que FX's com tdp 95 W têm temp máx de trabalho 70,5ºC e FX's com tdp 125W, 61,5ºC.
    L oad L ine C ontrol = L oad L ine C alibration... FX tem bug de sensor... geralmente Tcpu (package) - Tcore (núcleo, soquete) = ~ 8 a 14ºC . Considere a mais alta aí.
    Basta ver que ocioso (idle) a Tcore fica abaixo da temp. ambiente às vezes, o que é impossível em sistemas que dependem do ar atmosférico.

.

cesartoni curtiu isso.
  20. hundroog

Registro:
    03/01/2014
    Curtidas recebidas:
    7
    Pontos de Troféu:
    0
    Eu geralmente me baseio pela temperatura maior no hwmonitor, mais recentemente vi que os fx tem bug nos sensores e o mais indicado segundo esse vídeo
    era ir pela margem térmica e de acordo com esse calculo do vídeo o fx 6300 teria a temperatura máxima em 90º. ai surgiu outra duvida essa margem térmica se ela tiver positiva no caso do programa em azul ta de boa ou vale a mesma regra dos 70º ?

21. Dalai Brahma

Registro:
    30/06/2010
    Curtidas recebidas:
    995
    Pontos de Troféu:
    42
    Garanto que dá drop antes do 70ºC e desearma a partir disso. 90ºC nem fhu..!

cesartoni curtiu isso.
  22. Brow87

Brow87 New Member Registrado

Registro:
    03/02/2014
    Curtidas recebidas:
    62
    Pontos de Troféu:
    0
    Pessoal, estou com dificuldade em fazer overclock no meu FX.

Sou leigo no assunto OC, então pesquisei bastante e encontrei alguns bons tópicos que ajudaram a entender o que devo fazer.

No entanto, cheguei num impasse aqui. Tentei setar @4.2ghz com 1.300v, mas quando o PC reinicia, ele não dá boot de primeira. Tenho que apertar o botao de reiniciar e após isso ele inicia normal. Ao carregar o Windows e abrir o CPU-Z, o Core Speed, Multiplier, HT link, BUS speed indicados não correspondem aos valores que eu setei na BIOS. Core Speed e Multiplier ficam oscilando, como se tivesse Turbo Boost ativado, sendo que eu já desativei na BIOS.

Minha dúvida é:

É normal não dar boot normal na primeira vez que altera essas opções?
    A opção AMD Application Power Management está setada em AUTO, devo colocar DISABLE?

Gostaria muito de colocar meu FX6300 pelo menos em 4.2ghz, já que em tese esse minha MOBO (990fx) deveria segurar over mais alto.

23. Paulo.paz

Paulo.paz New Member Registrado

Registro:
    13/02/2013
    Curtidas recebidas:
    63
    Pontos de Troféu:
    0
    Galera, PC dando tela azul depois de umas 3 horas jogando, aparece 'MEMORY MANAGEMENT', pentes de memória com defeito?

24. sid_brain

sid_brain Hey ho, Let's go! Registrado

Registro:
    17/08/2009
    Curtidas recebidas:
    773
    Pontos de Troféu:
    43
    roda o Memtest ai pra verificar

Paulo.paz curtiu isso.
  25. cesartoni

Registro:
    29/03/2006
    Curtidas recebidas:
    285
    Pontos de Troféu:
    0
    Não precisa desliga, deixa em auto sempre.

Só desligue Turbo Boost. Faça overclock, começa aumentar multiplicador, se estabilizou, continua multiplicador, se estabilizou, deu erro ou tela azul ou travo, vai aumentar voltagem, se estabilizou, continua multiplicador, se estável e pronto. Fica de olho nas temperaturas.

4.2 GHz com 1.3v não foi estabilizado.. Tem que aumentar até 1.4v ou 1.45v. Mas cuidado com voltagem muito alta. 1.5v nunca... Só Watercooler!

É normal. Caso falhar um vez!

Compartilhe esta Página